1ª QUESTÃO
Atualmente, como arquitetos, estamos em um momento de reflexão e mudança, no que diz respeito ao
papel fundamental que a arquitetura desempenha no modo de vida em que vivemos, através do ambiente
construído. O momento é de reflexão e mudança, na busca direta de qualidade de vida, no qual o grande
desafio é a criação de espaços que sejam acessíveis e utilizáveis por todas as pessoas, independentemente
de suas habilidades físicas.
Nesse contexto, é essencial que o arquiteto compreenda a importância de se projetar uma arquitetura
inclusiva e como ela pode impactar positivamente a sociedade. Devemos pensar em como um edifício ou
espaço público pode ser concebido, desde o início, para atender às diversas necessidades de seus usuários,
não só por meio da acessibilidade, mas também como aplicar as normas e legislações relacionadas a ela,
além da busca de maneiras inovadoras de promoção de Design Universal, a integração de elementos
sustentáveis, como eficiência energética, uso de materiais ecologicamente corretos e considerações sobre o
ciclo de vida do edifício, beneficia o meio ambiente e contribui para a criação de espaços tão saudáveis
quanto duradouros.
A arquitetura de média complexidade abrange uma variedade de tipologias, incluindo escolas, edifícios
multifamiliares, centros esportivos e outros. Cada uma dessas tipologias apresenta desafios únicos, e o
profissional de arquitetura deve constantemente explorar novas tecnologias e materiais, a fim de garantir
que seus projetos atendam às necessidades de uma sociedade diversificada, de modo a melhorar a
qualidade de vida de todos as pessoas, bem como criar um ambiente construído verdadeiramente inclusivo
e acessível.
Elaborado pelo professor, 2024.
Vamos então para o desenvolvimento de sua atividade!
Apoiando-se na unidade 1 do seu livro, bem como em pesquisas em sites de projeto, faça um apanhado de
informações sobre a evolução do projeto de escolas tradicionais até os ambientes físicos de aprendizado
dos dias atuais. Para que essa análise seja completa, analise os seguintes itens:- A funcionalidade dos espaços de ensino, a segurança dos alunos, a acessibilidade e a criação de ambientes
propícios à aprendizagem;- A disposição das salas de aula, áreas comuns, áreas de recreação e instalações esportivas;- A flexibilidade da sala e espaços de trabalho para instruções em grupo, trabalhos em grupos pequenos e
grandes e também trabalhos individuais em silêncio;- Design Universal do mobiliário, com mesas que podem ser reorganizadas para diferentes finalidades,
estantes que armazenam materiais de sala de aula e separam o resto da sala da área de silêncio ou uma
mesa para construir maquetes são exemplos ótimos de móveis flexíveis;- Mudanças de paradigmas e pensamento em relação à concepção de escolas.
COMO APRESENTAR O TRABALHO?
Este trabalho deve ser apresentado em formato de pranchas A3 (mínimo 1 e no máximo 5 pranchas). As
pranchas NÃO devem apresentar apenas textos. Você pode se apoiar em croquis, imagens, desenhos,
diagramas e outros elementos visuais para identificar a sua ideia.
LEMBRE-SE DE QUE O DESENHO E AS IMAGENS SÃO A MELHOR FORMA DE COMUNICAÇÃO DO
ARQUITETO!
Por isso, este trabalho NÃO deve ser um relatório!
Não há formatação padrão das pranchas. A criação é livre.
Todas as pranchas devem ser enviadas em formato PDF único. Não serão aceitos arquivos WORD,
POWERPOINT, ZIP, RAR ou quaisquer outros! Lembre-se de que a responsabilidade de verificar se o arquivo
não está corrompido é unicamente do aluno!
DICA: este trabalho pode ser um bom princípio para a análise de obras correlatas de seu mapa. Portanto,
fique a vontade em se utilizar dessa atividade para iniciar o seu MAPA.
ALTERNATIVAS
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