Leia com atenção o poema de Eduardo Galeano:
O corpo: a beleza, o pecado e a doença
A Igreja diz: O corpo é uma culpa.
A Ciência diz: O corpo é uma máquina.
A publicidade diz: O corpo é um negócio.
O corpo diz: Eu sou uma festa.
Ao interpretar e analisar o poema mencionado, percebe-se que compreender o corpo, em especial, o
conceito que a ele lhe é atribuído, remete a questões atreladas desde a aspectos ligados à natureza como
aspectos ligados à cultura, o que possibilita abrir um leque diferenciado de posicionamentos teóricos,
filosóficos e antropológicos. Nesse sentido, o corpo humano se constitui por várias formas de linguagem e
expressividade que caracterizam seus sentimentos e sensações, marcadas por uma carga histórico-cultural
herdada por gerações. Compreendendo a importância de estudarmos o corpo e seus sentidos e significados
ao longa da história, para a Atividade de Estudo 1 da disciplina de História da Educação Física, você
precisará fazer a leitura atenta da Unidade 2 de nosso material didático, identificando as diversas
características mencionadas sobre o corpo nos diferentes períodos da humanidade. Após ler e verificar os
elementos/características que são destinados ao corpo em cada época da história, elenque dois desses
elementos/características e faça uma relação deles com o mundo do trabalho do profissional de Educação
Física, isto é, identifique como esse corpo se apresenta (ou pode se apresentar) na nossa profissão e/ou
atuação profissional.