ATIVIDADE 1 – COMEX – RELAÇÕES INTERNACIONAIS – 52-2024

1ª QUESTÃO
O processo de internacionalização
A internacionalização de um negócio pode aumentar os lucros, melhorar a competitividade da empresa e reduzir os riscos, graças a diversificação dos
clientes e parceiros. Organizações de grande, médio e pequeno porte podem seguir esse caminho com grande possibilidade de sucesso. Segundo
estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil das empresas exportadoras, as médias, micro e pequenas são responsáveis por 77,3%
das exportações, os outros 22,7% cabem às grandes.
O processo de internacionalização requer compromisso da empresa para conseguir, no menor espaço de tempo, responder às oportunidades de
negócios.
Planejar a investida internacional é determinante. O primeiro passo é escolher para que país ou países serão alvo da nova operação da empresa. Na
exportação, por exemplo, deve-se buscar informações, levantar estudos, realizar pesquisas ou contratar consultoria apropriada que auxiliem na definição
dos mercados convenientes para cada produto.
É importante estar ciente de que cada país tem regras específicas para importação e exportação e é preciso conhecê-las antes de tudo. Informações
estratégicas sobre possíveis parceiros ou concorrentes é muito valioso.
Assim como no marketing doméstico, quando a empresa quer vender seus produtos além-fronteiras precisa investigar os famosos quatros P´s no
mercado-alvo. São eles: produto, preço, promoção e praça.
Saber o nível de maturidade da empresa e definir bem os objetivos da internacionalização são etapas fundamentais. Ferramentas e informações
adequadas permitem uma boa preparação e a antecipação de tendências.
Depois de compreender todos os ajustes que serão necessários para o processo, é preciso definir prazos e preços de produtos, escolher o meio de
transporte que será utilizado, analisar o tempo de entrega e condições de pagamento, além de se preparar para o pagamento dos impostos cobrados no
destino.
A habilidade de negociação é muito valiosa. Ser flexível e ajustar as propostas a cada situação pode fazer toda a diferença. Quanto mais informações
sobre o mercado destino – como hábitos de consumo, preços, canais de distribuição – maior a chance de negociações bem-sucedidas.
É imprescindível formalizar o contrato com todas as condições acordadas – volume, prazo, descrição do produto, responsabilidades mútuas – para
reduzir riscos.
O processo é complexo e precisa ser bem planejado.
Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a
z/internacionalizacao/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20internacionaliza%C3%A7%C3%A3o,e%20servi%C3%A7os%20em%20outros%20pa%C3%ADses.
Acesso em 11 abr. de 2024
Orientações Gerais
Bons estudos!
ALTERNATIVAS
Diante do excerto apresentado e com base nas nossas discussões na disciplina de Relações Internacionais, redija um pequeno texto (cerca de 10 linhas)
explicando sobre a importância de as empresas que desejam se internacionalizar conheçam o país que será seu mercado-alvo e, além de conhecerem as
regras formais, conheçam também as regras mais relacionadas aos hábitos, costumes e às questões culturais, e o que pode acontecer caso as empresas
ignorem as diferenças culturais.- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no F

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