1ª QUESTÃO
“O marketing mobile está presente em quase tudo hoje. O que começou somente com mensagens de texto,
hoje, se expande por diversas formas, com marketing em redes sociais (Facebook, Twitter, SnapChat etc),
sites de vídeos, aplicativos de celulares e outros. É inegável a concorrência que cada produto tem e utilizar
desses meios digitais para um melhor marketing acaba sendo um diferencial que trará frutos e,
consequentemente, consumidores a sua marca.”
Fonte: SAES, Danilo Xavier; FREITAS, Janaína Aparecida de; FLORINDO, Rafael Alves; VANSO, Rafael
Maltempe da; GASPAROTTI, Talita Tonsic. Tópicos em Computação I. Maringá: Unicesumar, 2021.
O marketing móvel, ou mobile marketing, tornou-se uma ferramenta indispensável no arsenal das
estratégias de marketing digital das empresas. Esta modalidade de marketing aproveita a ubiquidade dos
dispositivos móveis para alcançar os consumidores de maneira mais eficaz e direta, adaptando-se às suas
rotinas e preferências pessoais. As empresas, reconhecendo a crescente dependência dos consumidores em
seus smartphones e outros dispositivos portáteis para tomar decisões de compra, têm adaptado suas
campanhas para serem mais interativas e personalizadas. Com a expansão das capacidades dos
smartphones e o aumento da conectividade, o marketing móvel evoluiu de simples SMS para complexas
integrações com redes sociais, aplicativos dedicados, e até realidade aumentada, proporcionando
experiências imersivas que engajam os consumidores de maneiras inovadoras.
Ação:
Para realizar essa atividade responda as seguintes perguntas.
a) Explique como a evolução dos dispositivos móveis contribuiu para a transformação das estratégias de
marketing digital das empresas.
b) Discuta a importância da personalização nas campanhas de marketing móvel e como isso pode afetar a
percepção do consumidor sobre uma marca.
c) Analise os potenciais riscos e desafios que as empresas enfrentam ao implementar estratégias de
marketing móvel.
Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois após a
finalização da atividade, não será possível realizar alterações nas respostas. Verifique antes de finalizar e
salve uma cópia da resposta em sua máquina.
• Para responder às perguntas utilize no máximo 15 linhas.
• Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de
cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também
faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para
evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo!
ALTERNATIVA