1ª QUESTÃO
O ano de 2024 marca o final do decênio do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014. Algumas
metas foram alcançadas de forma integral, outras de forma parcial, mas também temos as que não foram
alcançadas. Enquanto futuro profissional da Educação, você já parou para analisar essas metas e seus
andamentos?
Vejamos os objetivos e resultados parciais das três primeiras metas do PNE (2014-2024):
Educação
Infantil
Objetivo 1 da meta – matricular todas
as crianças de 4 a 5 anos na Pré-escola
até 2016.
Objetivo 2 da meta – atendimento de 50% dos
menores de 3 anos e 11 meses na Creche até
2024.
Resultado parcial
94,1% das crianças de 4 a 5 anos
estavam na escola em 2019.
Resultado parcial
37,8% das crianças de 0 a 3 anos estavam na
creche em 2019.
Ensino
Fundamental
Objetivo 1 da meta – matricular todas
as crianças e jovens de 6 a 14 anos na
escola.
Objetivo 2 da meta – Garantir, até 2024, que 95%
dos alunos concluam o Ensino Fundamental até os
16 anos.
Resultado parcial
98% das crianças e jovens de 6 a 14
anos estavam na escola em 2020.
Resultado parcial
82,4% dos jovens de 16 anos concluíram essa
etapa em 2020.
Ensino Médio
Objetivo 1 da meta – matricular todos
os jovens de 15 a 17 anos na escola até
2016.
Objetivo 2 da meta – Garantir, até 2024, que 85%
dos jovens de 15 a 17 anos estejam no Ensino
Médio.
Resultado parcial
94,5% dos jovens de 15 a 17 anos
estavam na escola em 2020.
Resultado parcial
75,4% dos jovens de 15 a 17 anos cursavam essa
etapa em 2020.
Fonte: adaptado de: OPNE (2024).
Convido você a experimentar uma consulta no site do Observatório do Plano Nacional de Educação
(https://www.observatoriodopne.org.br/), que mostra a análise parcial de todas as metas mensuráveis.
Depois, reflita sobre o que precisaremos repensar para nossa Educação nas próximas décadas.
As discussões do novo Plano Nacional de Educação estão em discussão, por meio da Conferência Nacional
de Educação (CONAE), e têm como tema na Edição 2024: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política
de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento
socioambiental sustentável”. Eles estabeleceram sete eixos de discussão, sendo o Eixo II – A garantia do
direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em
todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Considerando o exposto, sua ação nessa atividade consiste em tecer uma análise crítica sobre os resultados
parciais de uma das três primeiras metas do PNE (2014-2024), apresentando as reflexões que acredita serem
necessárias para as novas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, conforme a discussão do Eixo
II elencado pelo Conae, edição 2024. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.
Você pode utilizar outras fontes bibliográficas para elaboração do texto, desde que as citações sejam
indiretas, ou seja, com suas palavras. No final do texto, deve constar as referências utilizadas conforme a
ABNT.
Bons estudos!
Importante:
– A resposta deve ser elaborada em um texto único, não em tópicos ou separadamente.
– O texto deve ser escrito no campo em branco abaixo (caixa de resposta).
– Ao usar citações indiretas de outras fontes bibliográficas, faça seguindo as normas da ABNT. As referências
precisam aparecer no final do seu texto.
– Construa sua resposta de 15 a 20 linhas, baseando-se no livro didático, nas aulas conceituais e no vídeo
indicado.
– Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de
resposta não permite formatações).
– Caso esteja escrevendo a resposta pelo celular, considere o dobro de linhas, tendo em vista que a tela do
celular é menor