1ª QUESTÃO
Para dar início às celebrações do centenário do Itaú Unibanco, o time de marketing liderado pelo diretor
Eduardo Tracanella não economizou esforços para dar vida ao conceito “Feito de Futuro” e ao rebranding
que trouxe protagonismo para a cor laranja, após alguns anos com o fundo azul e tipografia amarela. O
projeto também coloca pingo no i, ausente na trajetória da marca. O pipeline dos 100 anos terá publicidade
(campanha com Madonna, Ronaldo Fenômeno e Jorge Ben Jor, por exemplo; no ar nos próximos dias),
promoções, endomarketing e patrocínios. Na semana passada, antes de ir à mídia e redes sociais, os 90 mil
funcionários, cerca de cinco mil de forma presencial, acompanharam a explanação sobre as mudanças
estratégicas no branding. O ritual da primeira ação envolveu ousadia para a definição do plano de mídia. A
apresentação do filme ocorreu no prime time da TV Globo durante a novela ‘Terra e paixão’, no último dia
6. O filme mostra a nova identidade criada pelo time de design do banco, sob coordenação do head Clayton
Caetano, que contou com apoio da empresa Pentagram. Além de pessoas sorridentes e se confraternizando,
um content lúdico e emocional tangibiliza a consistência que o banco propõe para ter resultado por meio de
relações humanizadas.
Fonte: MEIO E MENSAGEM. Itaú celebra 100 anos com rebranding e o novo conceito “Feito de futuro”.
Disponível em: https://propmark.com.br/itau-celebra-100-anos-com-rebranding-e-o-novo-conceito-feitode-futuro/. Acesso em: 26 Mar. 2024.
A partir do nosso Estudo de Caso, compreendemos o Planejamento de Comunicação do Itaú que envolveu
estratégias de Rebranding em comemoração aos 100 anos da marca. O Planejamento de Comunicação é
fundamental para que se estabeleçam os objetivos e resultados pretendidos com as ações comunicacionais
que serão desenvolvidas. Neste sentido, a partir do contexto apresentado, responda as questões a seguir:
1) Defina o que é rebranding e explique qual foi o principal objetivo do Itaú para utilizar essa
estratégia?
2) Qual a principal mensagem que o Itaú quis passar para seu público e como ele se posicionou em
relação a concorrência.
Orientações:
– Assista o ESTUDO DE CASO.
– Assista o vídeo explicativo na SALA DO CAFÉ.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua compreensão sobre o que foi pedido.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
Boa atividade!