Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem
fazer parte desta sua constituição é a ética profissional.
Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que
orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de
normas e padrões éticos que regem a conduta do professor com relação aos alunos, colegas, comunidade
escolar e à profissão em si.
A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e
respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma
justa e equitativa, respeitando suas individualidades, diversidades e necessidades educacionais.
Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude acadêmica e
qualquer forma de desonestidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica. Também
envolve a transparência na comunicação com os alunos, pais e colegas, assim como a preservação da
confidencialidade das informações pessoais e escolares dos alunos.
Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura
atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a
percepção deles quanto à ética docente.
Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade para incluir ou omitir algumas destas
questões. O importante é que, com os dados coletados nas entrevistas, você consiga traçar um panorama
referente à temática na realidade que o circunda.
– Como você define ética profissional no contexto docente?
– Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor?
– Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como
você lida com esses desafios?
– Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver
habilidades éticas nos alunos?
– Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula?
– Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos?
– Como você lida com a privacidade dos alunos e a confidencialidade das informações compartilhadas na
sala de aula?
– Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o
preconceito ou a discriminação?
Ao finalizar suas entrevistas, você organizará as informações coletadas em um texto dissertativo
argumentativo, evidenciando a “Ética Docente”. Considere:
1. Título: “Ética Docente”.
2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas.
3. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas.
4. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, sobre a realidade escolar
com relação à ética docente.