TEXTO 1
Com isso, surge a pergunta diante do exposto anteriormente e do já discutido até aqui: é possível que as
escolas públicas, de um estado Laico ou secular, tenham em seu currículo escolar o ensino religioso?
A religião faz parte sociedade humana, desde os seus primórdios, como vimos anteriormente. Ela é parte da
cultura como um todo. Desse modo, sendo expressão do próprio ser humano, deve ser estudada,
pesquisada e analisada, porque se projeta em quase todas as áreas do saber da sociedade. Resumidamente,
é perfeitamente possível o ensino religioso comprometido com o respeito e diálogo religioso, sem
proselitismos, no Estado laico, sem com isso se estar infringindo a lei. Assim, há uma interação saudável
entre o Estado e a tradição, sem que um interfira e atrapalhe o outro.
GREGGERSEN, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso
2021. (p. 141-142).
TEXTO 2
No tempo das senzalas os negros para poderem cultuar seus orixás, usavam como camuflagem um altar
com imagens de santos católicos e por baixo os assentamentos escondidos, segundo alguns pesquisadores
este sincretismo já havia começado na África, induzida pelos próprios missionários para facilitar a conversão.
Depois da libertação dos escravos começaram a surgir as primeiras casas de candomblé, e é fato que o
candomblé de séculos tenha incorporado muitos elementos do cristianismo. Imagens e crucifixos eram
exibidos nos templos, orixás eram frequentemente identificados com santos católicos, algumas casas de
candomblé também incorporam entidades caboclos, que eram consideradas pagãs como os orixás. Mesmo
usando imagens e crucifixos inspiravam perseguições por autoridades e pela Igreja, que viam o candomblé
27/06/2023, 12:48 Unicesumar – Ensino a Distância
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como paganismo e bruxaria, muitos, mesmo não sabendo o que era isso. Nos últimos anos, tem aumentado
um movimento em algumas casas de candomblé que rejeitam o sincretismo aos elementos cristãos e
procuram recriar um candomblé “mais puro” baseado exclusivamente nos elementos africanos.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Paraná). Universo Simbólico Religioso. In: DIA A DIA EDUCAÇÃO: Ensino
Religioso. [S. l.],
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. Disponível em: http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=279
Comando da atividade:
Você acaba de ser contratado(a) para ministrar aulas de Ensino Religioso no 7º ano após passar no concurso
público. A notícia foi recebida com muita alegria e gratidão por sua família, amigos e colegas de profissão.
O primeiro desafio que você vai enfrentar é a elaboração de um texto dissertativo com introdução,
desenvolvimento e conclusão, o texto (entre 1000 e 1100 palavras) será disponibilizado na revista da escola.
A temática solicitada pela equipe pedagógica deve contemplar: “A diversidade religiosa brasileira e as 4
matrizes”.
Você pensou bastante sobre os conteúdos que seriam abordados no texto, mas ficou claro que a
valorização da diversidade religiosa seria o ponto de partida. O objetivo é que os leitores compreendam a
importância do respeito às crenças e práticas religiosas de cada indivíduo.
As aulas iniciarão em breve, você tem poucos dias para elaborar seu texto, mas é um trabalho muito
importante que pode ajudar os alunos a aprenderem a respeitar à religião do outro.
Seu texto deverá (2 parágrafos para cada item):
– Apontar quais são as 4 matrizes que contemplam a espiritualidade brasileira.
– Identificar e descrever quais as origens de cada uma delas.
– Relacionar cada matriz a uma religião presente nos dias de hoje no Brasil.
– Conceituar o que significa diversidade.
– Descrever as implicações do desrespeito à diversidade de crenças
– Avaliar a importância do respeito às crenças diferentes.
– Utilizar as técnicas de citação e referência conforme o padrão da norma ABNT e apresentar as referências
utilizadas no material produzido