ATIVIDADE 1 – TEOL – ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 53-2024

1ª QUESTÃO
O estágio supervisionado obrigatório viabiliza a aplicação prática dos saberes teóricos obtidos durante a
formação acadêmica, favorecendo o desenvolvimento de competências profissionais fundamentais para o
exercício profissional. A vivência proporcionada pelo estágio permite a identificação de lacunas entre a
teoria e a prática, contribuindo para a reflexão sobre as práticas profissionais.
Fonte: VIANA JUNIOR, Carlos José. Da teoria à prática no estágio supervisionado obrigatório: itinerários
e potenciais cognitivos da formação integral. Maringá: UniCesumar, 2023.
De acordo com o enunciado e o texto em estudo, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O estágio supervisionado não possibilita o desenvolvimento de competências profissionais.
O estágio supervisionado obrigatório contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas voltadas estritamente
ao campo teórico.
sem remuneração e com curto de período experiencial.
de relacionamento social.
com maior engajamento e qualificação.

 

 

2ª QUESTÃO
O estágio supervisionado não propicia a vivência da rotina profissional de fato, por ser apenas um momento teste,
O estágio supervisionado obrigatório auxilia na identificação de lacunas entre teoria e prática, porém não deve o
aluno dar quaisquer opiniões no momento da prática executiva no estágio, para não despertar eventuais problemas
O estágio obrigatório viabiliza a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação. Isto é
importante na medida que o conhecimento aplicado à prática constrói uma vivência pessoal e profissional ampla e
A adaptação a distintos contextos é essencial para a formação integral dos estudantes, possibilitando o
desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exercício profissional, como flexibilidade e resiliência.
A exposição a diferentes realidades contribui para a compreensão das necessidades e demandas da
sociedade, colaborando para a formação de profissionais mais conscientes e com uma postura de diálogo.
Fonte: VIANA JUNIOR, Carlos José. Da teoria à prática no estágio supervisionado obrigatório: itinerários
e potenciais cognitivos da formação integral. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no fragmento do texto apresentado acima, analise as afirmações a seguir, e assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
A adaptação a diferentes contextos não favorece a compreensão das necessidades da sociedade.
A adaptação a diferentes contextos não contribui muito para o desenvolvimento de habilidades como flexibilidade e
resiliência.
A adaptação a diferentes contextos não contribui para o desenvolvimento de uma postura dialógica, o que é bom,
assim o estagiário pode focar em questões mais importantes como a formação de uma cosmovisão restrita.
A adaptação a diferentes contextos pouco colabora para a formação de profissionais mais conscientes, desse modo
deve-se destacar a formação de especialização e não aquela com visão multidisciplinar e com foco no sujeito.
A adaptação a diferentes contextos é fundamental para a formação integral. É justamente no estágio onde o
discente (aluno) poderá verificar o qual multifacetado é o Brasil e quão diferentes devem ser às aplicações teóricas
as realidades regionais.

 

 

3ª QUESTÃO
O estágio supervisionado obrigatório apresenta desafios que exigem estratégias adequadas para serem
superados. A exposição à realidade profissional pode gerar angústias e inseguranças nos estudantes,
requerendo apoio e orientação. A orientação e supervisão adequadas são fundamentais para o sucesso do
estágio e para a formação integral dos estudantes.
Fonte: VIANA JUNIOR, Carlos José. Da teoria à prática no estágio supervisionado obrigatório: itinerários
e potenciais cognitivos da formação integral. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base nos conhecimentos adquiridos pela leitura do enunciado e do texto de referência, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os desafios do estágio supervisionado obrigatório não demandam estratégias adequadas.
A orientação e supervisão adequadas não contribuem de modo efetivo para a formação integral dos discentes.
Os desafios do estágio supervisionado obrigatório requerem estratégias adequadas e apoio; momentos de reflexão,
controle emocional, ética e resiliência.
A orientação e supervisão adequadas não são relevantes para o sucesso do estágio supervisionado, afinal de contas
o que importa é o momento da prática.
A exposição à realidade profissional não gera angústias e inseguranças nos estudantes, uma vez que estes foram
preparados muito bem, para a experiência prática que o estágio proporcionará.

 

 

4ª QUESTÃO
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório é amplamente discutida na
literatura acadêmica. Embora seja reconhecida como uma ferramenta importante para o desenvolvimento
de competências profissionais e formação integral dos estudantes, existem autores que argumentam a
respeito do tempo dedicado ao estágio e os recursos pedagógicos empregados neste momento. A
discussão relaciona-se sobre se tais fatores são fundamentais para o bom aproveitamento no estágio.
Fonte: VIANA JUNIOR, Carlos José. Da teoria à prática no estágio supervisionado obrigatório: itinerários
e potenciais cognitivos da formação integral. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando essas diferentes perspectivas, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre
teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório:
ALTERNATIVAS
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório é irrelevante para o desenvolvimento de
competências profissionais e formação integral dos estudantes.
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório pode ser prejudicada pela falta de tempo e
recursos pedagógicos-práticos disponíveis para os alunos durante o estágio.
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório é desnecessária, pois os alunos podem
desenvolver competências profissionais e formação integral apenas por meio de estudos teóricos.
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório é sempre eficaz para o desenvolvimento de
competências profissionais e formação integral dos estudantes, e portanto é o único ponto a ser pensado neste
momento.
A integração entre teoria e prática no estágio supervisionado obrigatório é importante, mas não é a única forma de
desenvolver competências profissionais e formação integral dos estudantes, afinal de contas, muitas pessoas
conseguem se desenvolver apenas através da tentativa e erro.

 

 

5ª QUESTÃO
O estágio supervisionado obrigatório é uma etapa crucial na formação acadêmica. Nele o acadêmico poderá
realizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de habilidades profissionais.
Este momento de exposição à realidade profissional é estudado e sistematizado a partir dos fatores que
podem interferir nos resultados desta prática.
Fonte: VIANA JUNIOR, Carlos José. Da teoria à prática no estágio supervisionado obrigatório: itinerários
e potenciais cognitivos da formação integral. Maringá: UniCesumar, 2023.
Com base no exposto, assinale a única alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A exposição à realidade profissional no estágio supervisionado obrigatório não apresenta desafios significativos, pois
os estudantes já possuem conhecimentos e habilidades suficientes para enfrentá-los com sucesso.
Os desafios enfrentados durante o estágio supervisionado obrigatório não requerem estratégias e apoio adequados,
pois são inerentes ao processo de aprendizagem e devem ser superados exclusivamente pelos estudantes.
O estágio supervisionado obrigatório é uma etapa dispensável na formação acadêmica, uma vez que os estudantes
podem desenvolver habilidades profissionais e superar os desafios da realidade profissional apenas com o estudo
teórico.
O estágio supervisionado obrigatório é ineficiente para o desenvolvimento de habilidades profissionais, pois os
desafios da realidade profissional são intransponíveis e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos é sempre
limitada.
O estágio supervisionado obrigatório possibilita o desenvolvimento de habilidades profissionais e a aplicação prática
dos conhecimentos adquiridos, mas também apresenta desafios que demandam estratégias e apoio adequados,
sendo importante considerar fatores externos, como a qualidade da supervisão e a disponibilidade de recursos

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