ATIVIDADE 2 – BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA – ESTÉTICA – 52-2024

1ª QUESTÃO
O processo saúde-doença é um conceito utilizado para descrever a relação dinâmica entre a saúde e a
doença ao longo da vida. Esse processo é influenciado por diversos fatores, como genética, estilo de vida,
ambiente, fatores sociais, e econômicos que impactam tanto no desenvolvimento das doenças como na
promoção da saúde. Compreender os períodos e fases do processo saúde-doença é importante para o
desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate a diversas doenças como também na promoção
da saúde, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmações abaixo:
I. O período pré-patogênico consiste nas fases pré-clínica, clínica e residual. Esse período corresponde às
primeiras ações do agente patogênico por meio de alterações celulares e nas funções do organismo.
II. Os fatores do hospedeiro que influenciam o processo saúde-doença estão relacionados com a genética,
anatomia e fisiologia do organismo. Já os fatores ambientais podem ser classificados em relação ao aspecto
físico, biológico e social.
III. A partir do conceito de multicausalidade no processo saúde-doença foi estabelecido uma tríade
ecológica para identificar fatores de risco representados pelo hospedeiro, agente e o meio ambiente. A
saúde de um ser vivo reflete o resultado de equilíbrio e a doença é devido ao desequilíbrio desses três
fatores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apena

 

 

2ª QUESTÃO
Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à
saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Ou seja, responder às perguntas:
“quando, onde e quem adoece?”. Quando queremos compreender as causas da ocorrência da doença na
população, realizamos estudos analíticos.
Fonte: COSTA, M. F. L.; BARRETO, S. M. Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na
área do envelhecimento. Epidemiologia e Serviços da Saúde, v. 12, n. 4, 2003.
A medida de associação aplicada em estudos analíticos que permite inferir causalidade é:
ALTERNATIVAS
Risco relativo, utilizada em estudos transversais e de coorte.
Odds ratio, utilizada em estudos de coorte e ensaios clínicos.
Risco relativo, utilizada em estudos de coorte e ensaios clínicos.
Odds ratio, utilizada em estudos transversais e de caso-controle.
Risco relativo, utilizada em estudos transversais e de caso-controle.

 

 

3ª QUESTÃO
Em saúde pública, existe uma hierarquia de conceitos: o dado é a unidade primária (input) que, ao ser
trabalhada, gera um indicador; este, ao ser analisado, produz informação que, ao ser interpretada, gera
conhecimento. O conhecimento precisa ser divulgado por processos de comunicação adequados e
eficientes para influenciar a tomada de decisão em saúde e produzir uma ação.
Fonte: OPAS. Indicadores de Saúde: elementos conceituais e práticos. Washington, DC: OPAS, 2018.
Considerando as informações anteriores, bem como o conhecimento obtido ao longo dos estudos sobre os
indicadores de saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O indicador de saúde tem a capacidade de mensurar uma característica de saúde em uma determinada
população.
PORQUE
II. Os indicadores de saúde são dinâmicos e respondem a determinadas situações e contextos culturais e
temporais.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
Você é o gestor do hospital universitário do seu município e solicitou à equipe de profissionais de saúde
realizar um levantamento dos dados dos pacientes da ala pediátrica diagnosticados com H1N1 nas últimas
quatro semanas, devido a sua percepção sobre o aumento do número de casos da doença nesta faixa etária
recentemente. Isso ajudaria você a preparar o hospital para melhorar o atendimento da população. As
variáveis que deveriam ser investigadas seriam: sexo (masculino e feminino), idade (em anos), estatura (em
cm), peso (em kg), além de outras informações consideradas importantes, como sinais e sintomas
observados durante o primeiro atendimento (como febre maior ou menor do que 40 graus), necessidade de
internação, tempo de permanência no hospital e complicações do quadro clínico.
Elaborado pela professora, 2024.
Considerando as variáveis investigadas, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
O “sexo” se trata de uma variável qualitativa nominal.
A “febre” se trata de uma variável quantitativa ordinal.
A “idade” corresponde a uma variável qualitativa discreta.
A “estatura” corresponde a uma variável quantitativa nominal.
O “peso” é considerado como uma variável quantitativa discreta.

 

 

5ª QUESTÃO
Analise o gráfico a seguir, que representa os motivos que levaram clientes a quererem mudar de plano de
saúde durante o período pandêmico de COVID-19 no Brasil (mar/2020 a abr/2021).
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 2022.
Qual a classificação desde gráfico apresentado pela ANS?
ALTERNATIVAS
Histograma.
Gráfico de linhas.
Gráfico de barras.
Gráfico de setores.
Gráfico de colunas.

 

 

6ª QUESTÃO
Você é gestor de uma clínica de ginecologia e obstetrícia. Você solicitou à equipe de profissionais de saúde
da clínica que investigasse os casos de gestantes com complicações durante o parto atendidas no último
ano. Eles perceberam que a maioria delas tinha alterações no exame de glicemia, com resultados acima dos
valores de referência considerados normais. Os valores encontrados para as pacientes foram:
Jéssica: 120 mg/dL.
Paula: 127 mg/dL.
Izabel: 110 mg/dL.
Débora: 122 mg/dL.
Emanuelle: 130 mg/dL.
Nicole: 105 mg/dL.
Elaborado pela professora, 2024.
Com os dados fornecidos acima, qual o valor médio de glicemia das pacientes?
ALTERNATIVAS
114 mg/dL.
116 mg/dL.
119 mg/dL.
122 mg/dL.
126 mg/dL.

 

 

7ª QUESTÃO
Uma equipe de pesquisadores da área da saúde de uma universidade pública do seu município entrou em
contato com você para realizar um trabalho em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde você
trabalha como gestor. Eles estavam propondo atividades para conscientizar a população sobre a
importância de hábitos de vida saudáveis para controlar os casos de diabetes na comunidade.
Primeiramente, eles aplicariam um questionário para conhecer melhor cada participante da pesquisa. Entre
as variáveis analisadas, eles investigariam: sexo (masculino e feminino), idade (em anos), estatura (em cm),
peso (em kg) e glicemia (em mg/dL) dos participantes, bem como a prática de atividades físicas e consumo
de alimentos saudáveis.
Elaborado pela professora, 2024.
Considerando as variáveis investigadas pelos pesquisadores, analise as alternativas a seguir e assinale a
opção correta:
ALTERNATIVAS
O “sexo” se trata de uma variável quantitativa contínua.
A “glicemia” se trata de uma variável qualitativa discreta.
A “idade” corresponde a uma variável qualitativa nominal.
A “estatura” corresponde a uma variável quantitativa nominal.
O “peso” é considerado como uma variável quantitativa contínua.

 

 

8ª QUESTÃO
Durante o levantamento dos salários mensais dos profissionais de saúde e do setor administrativo da clínica
de cardiologia onde você trabalha como gestor, os seguintes valores foram registrados:
Profissional 1: R$ 3.000,00.
Profissional 2: R$ 3.500,00.
Profissional 3: R$ 3.500,00.
Profissional 4: R$ 4.000,00.
Profissional 5: R$ 4.500,00.
Profissional 6: R$ 5.000,00.
Profissional 7: R$ 5.500,00.
Profissional 8: R$ 6.000,00.
Profissional 9: R$ 6.500,00.
Elaborado pela professora, 2024.
Com base nos dados fornecidos acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A moda dos salários é R$ 3.000,00.
II. A mediana dos salários é R$ 4.500,00.
III. A moda e a mediana dos salários são iguais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

9ª QUESTÃO
Um pesquisador deseja avaliar a relação entre a altura dos indivíduos e o seu desempenho em uma
determinada atividade física. Para realizar esse estudo científico, o pesquisador coletou os dados de uma
amostra de indivíduos e calculou o coeficiente de correlação de Pearson (r) entre a altura e o desempenho.
Ele mediu a altura de uma amostra formada por 20 pessoas, sendo homens e mulheres, e também avaliou o
desempenho deles em relação ao tempo gasto para correr 200 metros. Após montar a tabela com essas
informações, foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson que teve como resultado o valor de +1.
Elaborado pelo professor, 2023.
Baseado texto acima e na classificação dos valores do coeficiente de correlação linear, como é interpretado
o valor de r= +1:
ALTERNATIVAS
Forte e positiva.
Fraca e negativa.
Perfeita e positiva.
Perfeita e negativa.
Ausência de associativa.

 

 

10ª QUESTÃO
Os estudos descritivos nos permitem identificar quem adoeceu, em que momento e onde a pessoa estava
quando ficou doente. Ou seja, os estudos descritivos trabalham com as variáveis pessoa, tempo e lugar,
permitindo-nos obter um panorama geral do estado de saúde da população.
Com base em seus conhecimentos sobre as variáveis investigadas pelos estudos descritivos, analise as
afirmativas a seguir:
I. Em relação à variável pessoa, podemos investigar os seguintes aspectos: sexo, faixa etária, grupo étnico,
estado civil, ocupação, dentre outros.
II. Sobre a variável tempo, podemos analisar séries temporais e tendências gerais, observando variações
cíclicas e sazonais em algumas situações.
III. Quando queremos investigar a variável lugar, podemos desenvolver estudos epidemiológicos localizados,
como em bairros de um município, ou englobar grandes áreas, como diversas regiões do país.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

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