ATIVIDADE 2 – DI – PROJETOS COMERCIAIS, INSTITUCIONAIS E DE SERVIÇOS – 53-2024

1ª QUESTÃO
Segundo Flávio Radamarker em entrevista para a AEC web a respeito da circulação o profissional indica que:
“Um bom design do mobiliário é o primeiro passo para atender os quesitos de circulação e acessibilidade.
“Muitas vezes, a circulação só é pensada como o espaço útil onde o consumidor transita, mas deve ser
considerado também o local onde o consumidor para na frente do produto”, indica o arquiteto. Ordenar
racionalmente os espaços é um dos grandes desafios em ambientes comerciais. “O tamanho e o tipo
adequado de acesso, a distribuição do mobiliário expositor e o posicionamento de elementos como o caixa
são alguns dos pontos chave no layout”, ressalta.
Radamarker comenta ainda que um ambiente de varejo eficiente e agradável deve levar em conta a
observação e interpretação das características dos produtos comercializados e do comportamento do
consumidor. “Os padrões de comportamento do público-alvo e as características do mix de produtos serão
os pontos que demandarão mais atenção em relação à ocupação e distribuição espacial”.
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/arquitetura-comercial-pode-impulsionar-o-movimento-daslojas/10667
Refletindo sobre o layout e circulação por uma loja analise as afirmações a seguir:
I. A circulação livre do cliente pela loja permite que ele estabeleça seu roteiro dentro da mesma, sem
definição de limitadores.
PORQUE
II. Quanto maior a distância percorrida por consumidores entre os produtos expostos, maiores serão as
conversões de venda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
Segundo Gurgel (2013), podemos classificar a circulação como principal ou secundária, considerando a sua
prioridade e intensidade de uso. A circulação principal é o trajeto por onde todos os clientes da loja irão
circular para chegarem a outros setores, já a circulação secundária diz respeito àqueles trajetos específicos,
que guiam os clientes a determinados e definidos espaços.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar,
2018.
Ainda falando sobre os tipos de circulação a partir do fluxo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. Quando a circulação é natural, nenhum elemento determina e bloqueia seu trajeto quanto a área de
exposição ou salão de vendas. É um espaço aberto e sem muitos limitadores que definem o fluxo.
PORQUE
II. Quando o cliente é conduzido por elementos, que podem ser móveis ou até mesmo fixos, que definem
qual é o trajeto a ser feito, estabelecemos como uma circulação forçada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO
Segundo Camargo (2017) “Para que a instalação de uma cozinha profissional atenda adequadamente às
demandas desse serviço, funcional e legalmente, é preciso que sejam estipuladas áreas específicas, de
acordo com o fluxo das atividades e os alimentos envolvidos.”
CAMARGO, Larissa. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá – PR.: UniCesumar, 2017.
A respeito da setorização em cozinhas profissionais, analise as afirmações a seguir:
I. A área de estoque de materiais que não precisam de refrigeração, precisa ser instalada em ambiente com
janelas protegidas com tela de proteção e da entrada direta de luz solar mantendo uma temperatura interna
não superior à 26ºC, entre outras proteções.
PORQUE
II. Ela exige um ambiente bem arejado e ventilado, que não passe por grandes variações de temperatura e
seja livre de umidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
O projeto comercial é um tanto quanto complexo, então, além de aplicar toda a base de princípios, teoria,
fundamentos, elementos e metodologia do Design, conhecer as questões do local, o organograma, a
circulação e os mobiliários, existem alguns outros pontos a serem considerados.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar,
2018.
Avalie as afirmativas a seguir quanto aos ambientes comerciais e suas particularidades.
I. É indispensável pesquisar as leis locais aplicáveis ao caso da instalação de um novo comércio no município
de instalação. Importante que o designer compreenda que, caso ocorra alguma questão não cumprida, o
seu cliente não receberá a licença para a abertura do negócio, e assim, ficará impedido de atuar.
II. As cores são fundamentais em um projeto de interiores de uma loja ou PDV e podem determinar a
qualidade do resultado final desses espaços. A cor é um elemento presente em tudo que compõe o
ambiente, do piso ao teto, dos móveis ao produto exposto. Deve ser pensada em conjunto, buscando uma
paleta de cores que se complete e se harmonize, equilibrando as essências e o significado de cada uma
delas.
III. De nada adianta projetar e executar um projeto de interiores incrível para uma loja, oferecer um mix de
produtos diferenciado e de qualidade e uma equipe bem treinada se a fachada não é capaz de atrair
clientes. O projeto da fachada deve ser elaborado seguindo a metodologia, ferramentas e princípios do
projeto de interiores, considerando inicialmente o briefing, para, assim, ser definido cada elemento, entre
materiais, cores, texturas e iluminação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
Para a elaboração da proposta da área destinada ao uso dos clientes, devemos levar em consideração
diversos pontos, desde os produtos e forma de serviço até a média de tempo estimada para o consumo.
Entretanto, o maior objetivo será sempre o conforto dos usuários, garantindo a permanência e o retorno ao
estabelecimento. Apresenta-se no livro a técnica chamada de marketing sensorial, a qual buscamos, por
meio da ambientação, atingir os cinco sentidos dos consumidores.
Elaborado pelo professor.
Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir.
I. Visão: demonstrar limpeza e higiene por meio da escolha dos materiais adequados, podendo também
influenciar sensações através da escolha das cores e iluminação.
II. Audição: isolar ruídos desagradáveis e incluir som ambiente, promovendo uma atmosfera pertinente ao
produto a ser consumido.
III. Olfato: promover aberturas estratégicas que possibilitem aos clientes sentir o cheiro do preparo de certos
alimentos, assim como, isolar odores desagradáveis.
IV. Tato: além de promover conforto térmico, a escolha dos materiais de acabamentos pode demonstrar
assepsia por meio do toque.
V. Paladar: mesmo antes de comer, os outros sentidos podem ativar o paladar que percebe o sabor.
É correto o que se afirmar em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV, apenas.
IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

6ª QUESTÃO
Ao se iniciar os estudos de layout de uma loja ou ponto de venda é necessário considerar a setorização dos
ambientes e atividades a serem desenvolvidas para que, ao ser executado, o ambiente seja mais funcional e
adequado aos processos que acontecerão ali.
CAMARGO, Larissa. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá – PR.: Unicesumar, 2017
Fonte: Unspalsh
Link: https://unsplash.com/photos/IzIME1jwjCY
A respeito do espaço de interiores comerciais analise as afirmações a seguir:
I. A setorização se trata da estratégia de criar divisões com paredes sobre um espaço.
II. A circulação com fluxo forçado permite que o cliente seja conduzido pelos corredores da loja
promovendo maior exposição dos produtos e a conversão de vendas.
III. O marketing sensorial promove um estímulo dos sentidos capaz de criar um apelo emocional com o
cliente.
IV. O Fluxograma é um diagrama de organização dos setores conforme as atividades ou departamentos.
V. A estimulação do olfato, texturas ou conforto acústico podem promover um ambiente mais aconchegante
e memorável.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e V, apenas.

 

 

7ª QUESTÃO
Com as ideias estabelecidas, sabendo o que se deseja ao projeto, é preciso dar o início a sua elaboração,
retomando todas as informações levantadas no processo do briefing. Resgate os objetivos estabelecidos, o
perfil, objetivos e prioridades do projeto e todas as outras informações já obtidas.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar,
2018.
Com todas as informações retomadas, irá avaliar e fazer as definições para o ambiente, e assim, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Entre os elementos arquitetônicos já existentes, o primeiro que deve ser avaliado é o piso, considerando
que ele é uma das maiores superfícies em um ambiente, e o que mais influencia no resultado final do
projeto.
PORQUE
II. Isso se dá não simplesmente por questões estéticas, mas também por questões acústicas, de reflexão de
luz e na própria manutenção dos ambientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

8ª QUESTÃO
A criatividade hoje é aplicada a praticamente todos os seguimentos, sendo considerada uma forte
ferramenta na busca de soluções. Ela é amplamente utilizada na busca de inovações. O ambiente em que o
profissional atua pode estimular de forma bastante produtiva a criatividade, sendo que todas as escolhas no
projeto de interiores são itens envolvidos, seja a distribuição no layout, o formato de móveis e
equipamentos, as cores (de tudo) e demais itens que forem inseridos nesse espaço.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar,
2018.
Avalie as afirmativas a seguir quanto ao estímulo da criatividade em ambientes corporativos.
I. As cores e formas são elementos amplamente utilizados para o estímulo da criatividade. Encontramos
diferentes referências em espaços corporativos de grandes empresas, que acreditam nessa estratégia como
meio de produção.
II. Muitos espaços empresariais e corporativos incluem em seus escritórios alguns itens
mobiliários/equipamentos, como mesas de bilhar, jukeboxes e puffs, para momentos de descontração,
reuniões informais ou pequenas comemorações.
III. Para cada tipo de atividade desenvolvida nos ambientes corporativos, se faz necessário um tipo e
quantidade de estímulos visuais. Ainda, é necessário avaliar qual é o grau de criatividade que se pretende
alcançar, entender as tarefas e perfil dos funcionários/usuários de determinado ambiente, e mais, saber o
que o gestor pensa e deseja com isso.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

9ª QUESTÃO
Com as informações inicias do cliente, público-alvo e espaço de alocação e suas características, é hora de
dar início ao processo de criação em si, com as definições iniciais do projeto, o que se faz necessário o
resgate das ferramentas de processo criativo, principalmente com a retomada dos elementos e princípios do
Design.
Elaborado pelo professor.
Analise as alternativas que correspondem aos elementos e princípios do Design e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
Planejamento, direção, execução e controle.
Escala, proporção, degradação e restauração.
Movimento, direção, repetição, conjunto e unidade.
Movimento, textura, equilíbrio, ritmo e repetição.
Textura, padronagem, contraste, bloco e cadência.

 

 

10ª QUESTÃO
Analisando os ambientes corporativos temos que considerar a importância do branding e sua função junto
ao design de interiores como observamos:
“A maioria das empresas, principalmente aquelas de porte maior, aposta em uma identidade visual forte
para passar uma mensagem clara ao seu público. Recentemente, elas começaram a perceber que o local de
trabalho também deve refletir esta identidade, tanto para a integração dos funcionários quanto para a
experiência de clientes, investidores e parceiros que são convidados ao escritório. O branding em
arquitetura
edesigndeinteriores
é fundamental para criar essa conexão entre o espaço corporativo e a identidade de uma empresa, tornando
o escritório uma representação física do que a marca representa”.
https://macdesign.com.br/blog/branding-em-arquitetura-o-que-e-e-como-aplicar/
A respeito do design de interiores nos espaços corporativos, analise as afirmações a seguir:
I. O design de interiores é outro ponto de contato do cliente com uma marca, por isso ele deve criar
experiências próprias, independentes da identidade da marca.
II. O branding é a percepção que os clientes fazem da marca, a função do designer de interiores e auxiliar na
construção positiva dessa identidade.
III. A recepção de uma empresa pode ser um bom ponto de contato para criar uma boa impressão e passar
o estilo ou conceitos da marca para seus clientes e visitantes.
IV. O estudo da identidade visual da empresa (logotipo, papelaria, embalagem etc) auxilia o designer na
criação de um projeto consistente.
V. Todos os ambientes da empresa devem ter forte impacto visual para os clientes e visitantes, assim como
espaços de trabalho como escritórios refeitórios etc.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e III, apenas.
I e V, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas

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