ATIVIDADE 2 – DM – DESIGN DE PRODUTO – 53-2024

1ª QUESTÃO
Uma coleção equilibrada, oferece ao consumidor diversas opções de peças que, preferencialmente, são
dispostas de maneira coordenada e com informação de moda e personalidade. As cores, por sua vez, são
selecionadas de modo que contribuam para esse equilíbrio criado, em que o designer dispõe de uma gama
de cores de fabricantes de tecidos, provenientes das tendências de moda. Além disso, o designer pode
optar pelo desenvolvimento de uma cor específica que gostaria de trabalhar dentro da coleção, o que traz
personalidade à criação.
FURLAN, Ana Paula; LEVINTON, Sabrina Giselle. Design de Produto. Maringá – PR: UniCesumar, 2019.
Sobre o exposto pelo enunciado e conforme o material didático estudado, analise as seguintes afirmações:
I – As cores de uma coleção associam-se à estação trabalhada e influenciam o aspecto emocional de uma
coleção de moda, o que pode ser um aspecto decisivo para as vendas.
PORQUE,
ALTERNATIVAS
II – Uma coleção de moda apresenta, em média, de 8 a 9 cores, como também pode chegar a ter entre 6 e
12 opções, o que depende da escolha criativa do designer de moda e do tamanho da coleção trabalhada. A
cartela de cores deve conter todas as cores que serão utilizadas, com o destaque até mesmo das cores preto
e branco, além das variações irão aparecer ao longo das peças.
A partir da análise das afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
As afirmativas I e II são afirmações corretas, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As afirmativas I e II são afirmações corretas, e a II é uma justificativa correta da I.
A afirmativa I é uma afirmação incorreta, e a II é uma afirmação correta.
A afirmativa I é uma afirmação correta, e a II é uma afirmação incorreta.
As afirmativas I e II são afirmações incorretas e não estabelecem relação entre si.

 

 

2ª QUESTÃO
Para buscar maior assertividade no desenvolvimento de coleções o designer deve considerar um fator em
específico: ter um mix de produto adequado, mas, para alcançar esse objetivo, é imprescindível muito
planejamento. Atualmente não se tem mais espaço para criar opções de produtos na tentativa de erro e
acerto este formato já levou muitas empresas ao prejuízo.
FURLAN, Ana Paula; LEVINTON, Sabrina Giselle. Design do Produto. Maringá – PR: UniCesumar, 2019.
Considerando o exposto acima, analise as afirmativas e assinale a que corresponde aos critérios que devem
ser levados em consideração na composição de um mix de produto.
I. Verificar se o mix de produto da última coleção foi satisfatório.
II. Analisar as estações alternadamente é importante, ou seja, verão com inverno e inverno com verão.
III. Definir os produtos que serão comercializados pela empresa, conforme as necessidades e expectativas do
consumidor.
IV. Verificar quais peças de maior valor na coleção foram as mais vendidas e qual a classificação delas.
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS
I, III e IV apenas.
I, III apenas.
II e III apenas.
I, II, III e IV.
I e II apenas.

 

 

3ª QUESTÃO
O mercado da moda é marcado por mudanças constantes, para que o desejo e a expectativa do consumidor
sejam alcançados. Mas, essas rápidas mudanças geram impactos negativos ao meio ambiente, como o
descarte rápido das peças e poluição no processo de confecção. Desta forma, a proposta sustentável que
vem ganhando espaço mercado são os Guarda Roupas Compartilhados. Por isso ao pensar em alternativas
que reduzam os impactos ambientais e de que forma é possível consumir sem gerar desperdícios, percebe
se que a economia compartilhada está diretamente ligada à sustentabilidade, uma vez que leva em
consideração o descarte constante e irresponsável de produtos, o acúmulo de bens e a bolha do
hiperconsumo.

GIMENEZ, Ana Carolinna; CARVALHAES, Ana Goldenstein. In: 16ª Congresso Nacional de Iniciação Científica.
CONIC, SEMESP, 2017. São Paulo. Disponível em: https://conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho
1000022095.pdf. Acesso em 8 fev.2021.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir, com base na proposta dos guarda-roupas compartilhados.
I. Manzini e Vezzoli (2002), afirmam que o uso coletivo de produtos e seu compartilhamento, permite que
sua vida útil seja prolongada e seu uso intensificado.
II. Os guarda roupas compartilhados funcionam como uma locadora: o indivíduo assina um plano, e nele
tem o direito de usar peças por um determinado período de tempo contratado (RODARTE, 2018).
III. O modelo de compartilhamento é uma alternativa sustentável viável, já que implica em vantagens
ambientais com a redução de poluentes, vantagens econômicas ao reduzir o consumo, e vantagens sociais
ao estimular a troca e o desprendimento ao bem material.
IV. Neste modelo de negócio o produto passa, assim, a ter um ciclo de vida maior no ambiente, uma vez
que não são descartados em curto período de tempo, como demanda o consumo fast-fashion.
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

 

 

4ª QUESTÃO
A busca pela satisfação através do consumo excessivo tem instigado uma parte dos consumidores de moda,
paradoxalmente, a ficarem insatisfeitos com o seu estilo de vida. Com isso, as empresas tem cada vez mais
apostado na extensão de coleção que atua como um complemento no meio desse ciclo para que sempre
haja novidades no mercado, mesmo tendo lançado uma coleção sazonal.

SOBREIRA, Érica Maria Calíope; DA SILVA, Áurio Lúcio Leocádio; DA COSTA COELHO, Pedro Felipe.
SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA E ARMÁRIO-CÁPSULA: VALORES E MOTIVAÇÕES NO CONSUMO DE
VESTUÁRIO. Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 2, 2018.

Considerando os aspectos que norteiam o desenvolvimento de uma “coleção cápsula”, a seguir, analise as
asserções:

I – Uma coleção cápsula deve ser lançada sempre no final da coleção principal de uma marca de moda.

POIS
II – A coleção cápsula é uma pequena coleção lançada durante a temporada de uma coleção, podendo ou
não ser associada a ela.
A partir da análise das afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

 

5ª QUESTÃO
Há muitos empreendedores buscando sobreviver em um setor bastante disputado, em que milhares de
marcas competem pela atenção dos consumidores. Neste sentido, a pesquisa vem sendo uma das mais
importantes ferramentas de gestão, com papel fundamental na estruturação do negócio, bem como do mix
de produtos. Para diferenciar-se nesse mercado competitivo, é preciso um comportamento pesquisador
constante e, para isso, vários tipos de pesquisa podem contribuir, trazendo informações sobre tendências,
mercado e comportamento do consumidor, por exemplo. Entre os vários tipos de pesquisa em moda,
podemos considerar a pesquisa de mercado de extrema importância.

Fonte: FURLAN, A. P.; LEVINTON, S. G. Design do Produto. Maringá: UniCesumar, 2019.

Sobre a pesquisa de mercado e a tecnológica, analise as afirmativas a seguir:
I. A pesquisa de mercado serve para verificar marcas concorrentes e suas estratégias com relação ao
produto.
II. A pesquisa tecnológica serve para identificar trabalhos manuais existentes em cada região do Brasil, e
aplicá-la na coleção.
III. A pesquisa tecnológica serve para direcionar com quais materiais e tecnologias pode-se contar no
momento do planejamento de uma coleção.
IV. A pesquisa de mercado serve para verificar como o concorrente precifica seus produtos e utiliza os
mecanismos de promoção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.

 

 

6ª QUESTÃO
As tendências têm origem nas macrotendências, que, ao pé da letra, significam tendências maiores, mais
amplas. Em oposição às tendências de moda que se referem a um período relativamente mais curto, por
exemplo, uma estação do ano, uma temporada, um tempo determinado, essas são tendências observadas
em um nível mais extenso e global. Trata-se de uma referência a grandes movimentos ou correntes
socioculturais que influenciam as sociedades, a cultura, a economia e o consumo. E é exatamente por dar as
diretrizes das tendências que as macrotendências são fundamentais e estratégicas para o mundo da moda.

Fonte: FURLAN, A. P.; LEVINTON, S. G. Design do Produto. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre as macrotendências, analise as afirmativas a seguir:

I. As macrotendências são fundamentais e estratégicas para o mundo da moda. Elas identificam
posicionamentos mundiais de comportamento, indicando oportunidades de produção para o consumo, o
que inclui o desenvolvimento de novos produtos para o mercado.
II. Diversos profissionais analisam e traçam um panorama global de quais serão as tendências de consumo,
os hábitos de vida e as escolhas que as pessoas estarão propensas a fazer por infl uência do contexto no
qual elas estão inseridas. A partir disso, são indicadas as perspectivas das macrotendências.
III. As macrotendências tratam de um comportamento definido com base em influências globais que
envolvem desde o modo de agir das pessoas até movimentos da economia, infl uências de arte etc.
IV. As macrotendências regem um trabalho realizado para o desenvolvimento de produtos dos mais
diversos nichos de mercado, como carros, da indústria automotiva. Muitas áreas nutrem-se dessas
informações, permitindo que esses negócios aprofundem a pesquisa sobre quais conteúdos são mais
relevantes para os seus segmentos.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
O planejamento e a criação de uma coleção de moda envolvem muitas etapas. Afinal, estamos falando de
um trabalho de meses, que envolve uma série de processos e normalmente uma equipe de pessoas. Para
isso, a organização é essencial, mas não o único ponto necessário. Durante o planejamento e execução de
uma coleção, passamos por diversas etapas. Conhecê-las também é parte fundamental para o
sucesso. Quando falamos de uma coleção, é preciso saber que o seu desenvolvimento começa muito antes
da definição de referências, ou da criação das peças piloto. Existem alguns fatores primordiais que devem
ser analisados, e a análise de coleções anteriores é uma delas.
Fonte: FURLAN, A. P.; LEVINTON, S. G. Design do Produto. Maringá: UniCesumar, 2019.

Sobre a etapa de análise de coleções anteriores, analise as afirmativas a seguir:
I. Deve-se considerar a satisfação sobre o mix de produtos
II. Analisar se o mix de moda ainda permanecerá o mesmo.
III. Sempre analisar coleções da mesma estação, ou seja, inverno-inverno e verão-verão.
IV. Analisar coleções anteriores não faz parte do planejamento, e pode ser descartada do processo.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.

 

 

8ª QUESTÃO
Diante da atual conjuntura social, atrelados aos conceitos de design, se faz necessário que trabalhemos em
nossos projetos o que podemos chamar de Sustentabilidade e Ecologia. Sejam projetos de interiores, sejam
de moda ou ainda de produto, precisamos de propostas que pensem a questão da sustentabilidade e da
ecologia.

Sobre o motivo pelo qual precisamos pensar no Design Sustentável, analise as afirmativas a seguir:
I. Se faz necessário porque a ergonomia do produto deve ser adaptada às necessidades ambientais de nosso
planeta.
II. É importante, pois o designer deve pensar na diminuição dos recursos da biodiversidade, na escassez de
água, no aquecimento global, bem como no descarte inadequado do lixo.
III. Pensar o design sustentável implica em baratear o produto utilizando sempre os resíduos apenas como
combustível para as indústrias.
IV. O design sustentável deve ser aquele em que os produtos são 100% novos, elaborados com materiais
novos e não renováveis.
V. É relevante pensar o design sustentável, pois é aquele que trabalha com o menor tempo e a maior escala
de impacto ambiental, causando inúmeras perdas nas diversas esferas do design.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

9ª QUESTÃO
Tendência é um estado transitório, nasce sabendo que vai um dia morrer. Sua adoção cresce lentamente, de
maneira constante e duradoura. É posta à prova e se torna um hábito ou morre. Os estilos e peças que
resistem a esta seleção natural são os que se tornam um clássico. A camiseta, por exemplo, ao longo de
anos, foi deixando de ser uma peça íntima e hoje está presente na vida de quase todas as pessoas. Os que
não resistem caem no esquecimento.
Fonte: FURLAN, A. P.; LEVINTON, S. G. Design do Produto. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre as Fad, analise as afirmativas a seguir:
I. Fad são objetos ou comportamentos que são adotados rapidamente, atingindo grande popularidade, e
somem na mesma velocidade que surgiram.
II. Fad não são baseadas em benefícios reais, mas na mania coletiva, no efeito manada.
III. Fad são tendências duradouras que chegam a durar cinco anos.
IV. Fad são tendências passageiras.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

10ª QUESTÃO
Uma vez definida a coleção, é realizada a prototipagem das peças selecionadas para averiguar fisicamente
se há algum ajuste a ser realizado ou como essa peça fica no tecido selecionado. A prova de roupa é uma
etapa importante no processo de desenvolvimento de produto. O modelo de prova deve seguir as
especificações físicas determinadas pela empresa em relação a qual é o seu público-alvo, mantendo a
fidelidade quanto aos conceitos e abordagens da empresa.
Elaborado pela professora.

Assim, considerando o que deve ser observado e os objetivos de uma prova de roupa, analise as seguintes
asserções:
I – A prova de roupa serve para avaliar itens como custo, vestibilidade e coerência da peça em relação à
coleção.

LOGO,

II – Toda prova de roupa é feita somente pela equipe de estilo e o departamento comercial.

A partir da análise das afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

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