ATIVIDADE 2 – EPROD – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 53-2024

1ª QUESTÃO
Sobre Atividades e Operações Insalubres.
A atividade é considerada insalubre quando ocorre além dos limites de tolerância, isto é intensidade,
natureza e tempo de exposição ao agente, que não causará dano a saúde do trabalhador, durante a sua vida
laboral. As atividades insalubres estão contidas nos anexos dessa Norma e são considerados vários agentes
que podem gerar doenças ocupacionais. Sobre qual NR estamos falando no texto acima? Assinale a
alternativa correta.
ALTERNATIVAS
NR 15
NR 17
NR 14
NR 18
NR 21

 

 

2ª QUESTÃO
As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância
obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta,
bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela
Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Fonte: Disponível em: https://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nrs.htm. Acesso em 15 de jul. 2019.
Considerando as informações que trata sobre ergonomia, avalie as afirmações a seguir.
I. É papel do setor de segurança do trabalho estabelecer um ambiente ergonomicamente apto para o
desempenho das funções do trabalhador.
II. Essa norma visa estabelecer parâmetros que permitam adaptar as características psicofisiológicas dos
trabalhadores às condições de trabalho.
III. Os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados as características
psicofisiológicas dos trabalhadores e a natureza do trabalho a ser executado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

 

 

3ª QUESTÃO
O acidente de trabalho ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou do empregador
doméstico, provocando lesões de diversos tipos, podendo levar a morte.
Fonte: Disponível em: SILVA, Mailson José da; PEDROZA, Samuel Sales. Ergonomia e Segurança do
Trabalho. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre acidentes de trabalho, avalie as afirmações a seguir.
I. Doenças, por não apresentarem manifestação imediata, ainda que relacionadas ao trabalho, não são
consideradas acidentes de trabalho.
II. Um acidente de trabalho pode causar inaptidão total do trabalhador para desenvolver suas atividades, ou
pode deixar sua capacidade reduzida.
III. Quem classifica o tipo de acidente e determina o tempo de afastamento do trabalhador é o Engenheiro
de Segurança do Trabalho contratado pela empresa.
É correto que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

4ª QUESTÃO
Observe a seguinte figura que representa um equipamento para leitura do IBUTG.
Fonte: adaptado de Fundacentro (2017, p. 31).
Em relação aos termômetros A, B e C do equipamento, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O termômetro A mede a temperatura de bulbo seco.
O termômetro B mede a temperatura de bulbo seco.
O termômetro C mede a temperatura de bulbo úmido.
O termômetro A fornece a temperatura com maior peso na obtenção do IBUTG.
O termômetro B fornece a temperatura com maior peso na obtenção do IBUTG.

 

 

5ª QUESTÃO
Os agentes químicos ocorrem nos ambientes de trabalho na forma de poeira, fumos, névoas, gases e
vapores. Eles podem penetrar no organismo por meio das vias aéreas, via cutânea e pela ingestão de
alimentos contaminados. Hoje, existem uma infinidade de agentes químicos produzidos artificialmente. Caso
queira conhecer o total de agentes químicos registrados, acesse o site do CAS, nele há o registro de 143
milhões de substâncias orgânicas e inorgânicas divulgadas na literatura, desde os anos de 1800 (CAS, 2018).
São considerados agentes químicos nos ambientes de trabalho na forma de :
ALTERNATIVAS
Poeira, fumos, névoas, gases e vapores.
Fumos, névoas, gases e vapores.
Somente névoas, gases e vapores.
Somente gases e vapores.
Poeira, fumos, névoas, gases e vapores, microorganismos.

 

 

6ª QUESTÃO
Métodos e ferramentas diversos são usados na Ergonomia para avaliar o risco nas atividades laborais.
Dentre eles, existem o métodos NIOSH e RULA.
Sobre eles, avalie as afirmações a seguir.
I. O método RULA fornece o valor de Limite de Peso Recomendado (LPR).
II. No método NIOSH, o Índice de levantamento (IL) é obtido pela divisão do peso levantado (em kg) pela
massa do trabalhador (em kg).
III. O método RULA é usado para avaliar posturas do corpo assumidas no trabalho.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.

 

 

7ª QUESTÃO
Quanto a NR 26 – Sinalização.
Determina as cores e serem observadas na segurança do trabalho como forma de prevenção evitando a
distração, confusão e fadiga do trabalhador, bem como cuidados especiais quanto a produtos e locais
perigosos. Em relação a agentes químicos, a mesma NR orienta sobre: Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A NR-26 diz também que os produtos químicos utilizados nos locais de trabalho devem ser classificados com relação
aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema
Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos ou Globally Harmonized System
(GHS), da Organização das Nações Unidas.
A NR-26 não faz nenhuma referência a agentes químicos
A NR-26 diz também que os produtos químicos utilizados nos locais de trabalho devem ser classificados com relação
somente aos critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de
Produtos Químicos ou Globally Harmonized System (GHS), da Organização das Nações Unidas.
A NR-26 diz também que os produtos químicos utilizados nos locais de trabalho devem ser classificados com relação
aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores, porém não existe a necessidade de utilização de critérios
estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos ou
Globally Harmonized System (GHS), da Organização das Nações Unidas.
A NR-26 diz também que os produtos químicos utilizados nos locais de trabalho devem ser classificados somente
conforme normativas internas da empresa.

 

 

8ª QUESTÃO
A Higiene Ocupacional pode ser definida como a “ciência e arte dedicada à antecipação, reconhecimento,
avaliação e controle de fatores ambientais ou fatores estressantes presentes ou originários do ambiente de
trabalho, que podem causar doenças, prejudicar a saúde e bem-estar ou trazer desconforto significativo
entre trabalhadores ou cidadãos de uma comunidade”. Diante de tal informações quais são os principais
fatores ambientais. Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Ruído, radiação ionizante, radiação não ionizante, calor e vibração.
Radiação ionizante, calor e vibração
Ruído, radiação não ionizante, calor e vibração.
Somente vibração.
Radiação não ionizante e ionizante.

 

 

9ª QUESTÃO
Dentre os efeitos produzidos pelo ruído no organismo humano, há a perda auditiva induzida pelo ruído.
Para evitar este efeito, deve ser feito o controle de dose diária recebida de ruído. No entanto, existe uma
intensidade ao ruído que representa risco grave e iminente. Quando ocorre situação, o trabalhador se expõe
a esta intensidade de ruído sem proteção adequada.
Fonte: Disponível em: SILVA, M.J. Ergonomia e Segurança do Trabalho. Maringá-PR: Unicesumar, 2019
Qual é o valor dessa intensidade? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
85 dB(A).
95 dB(A).
99 dB(A).
110 dB(A).
115 dB(A).

 

 

10ª QUESTÃO
Os profissionais que lidam com Segurança do Trabalho fazem o gerenciamento de riscos diariamente. É
preciso estar atento para identificar riscos de acidentes e doenças do trabalho, independentemente de sua
gravidade. A análise e avaliação de cada risco são realizadas de forma sequencial, após a identificação, ou
de forma paralela, isto é, ao mesmo tempo em que se identifica o risco já é feita a sua análise e avaliação.
Diante desta afirmação assinale qual alternativa abaixo encaixa-se ao gerenciamento de risco: Assinale a
alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Identificação de riscos, Análise de riscos, Avaliação de riscos e Tratamento de riscos.
Análise de riscos, Avaliação de riscos e Tratamento de riscos.
Identificação de riscos, Análise de riscos, Avaliação de riscos.
Análise de riscos, Identificação de riscos

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