1ª QUESTÃO
O Fator de Empolamento é mais utilizado para determinar o volume de solo que deverá ser transportado
pelos caminhões no processo de terraplenagem. Com base no conhecimento adquirido no livro e durante as
aulas, assinale a alternativa que representa melhor o conceito de Fator de Empolamento.
ALTERNATIVAS
Representa a expansão ao realizarmos o corte em um solo natural; ele relaciona o volume de solo solto, com o
volume que era ocupado no estado natural.
Representa a tração ao realizarmos o um solo natural encharcado; ele relaciona o volume de solo molhado, com o
volume do solo no leito do rio.
Representa a retração ao realizarmos aterro sem compactação; ele relaciona o volume de solo solto, com a área do
solo molhado.
Representa a compressão ao realizarmos o corte em um solo aterrado; ele relaciona a área do solo solto, com o
volume que era ocupado no molhado.
Representa a extração ao realizarmos no aterro em um solo molhado; ele relaciona a área de solo solto, com o
volume que era ocupado no compactado.
2ª QUESTÃO
O estaqueamento é um tipo de medida nas obras rodoviárias. Sabendo que cada estaca tem o valor de 20
m, calcule qual a estaca para a distância de 8414,42 m partindo do zero e assinale a alternativa que
representa a estaca correta:
ALTERNATIVAS
436 + 15, 42
420 + 14, 42
436 + 14, 42
128 + 13, 42
314 + 10, 42
3ª QUESTÃO
A distância percorrida na frenagem “d”, em metros, é a distância que o veículo percorre quando se inicia a
frenagem, ainda com a velocidade em que trafegava, até o momento da total parada, igual a zero. Portanto,
calcule a distância percorrida de frenagem “d” em metros, para um trecho de rodovia com velocidade de
projeto “Vp” de 110 km/h, com um aclive “i” (veículo subindo) de 5% e com coeficiente de atrito pneupavimento “f” igual a 0,28. Utilize a equação a seguir e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
143 m.
153 m.
183 m.
123 m.
168 m.
4ª QUESTÃO
Para determinarmos o comprimento mínimo de uma curva vertical é preciso testar duas hipóteses: I)
O comprimento da curva é maior que a distância de frenagem; II) O comprimento da curva é menor que a
distância de frenagem. A hipótese que se apresentar correta será o comprimento mínimo da curva vertical.
Com base no conhecimento adquirido durante as aulas e no livro, qual o comprimento mínimo para uma
curva vertical côncava, sabendo que a distância de visibilidade de frenagem Df = 196,5 m e que para os
testes de hipóteses obteve-se os resultados de:
Assinale a alternativa que representa qual o comprimento mínimo da curva vertical:
ALTERNATIVAS
562,31 m.
283,33 m.
196,50 m.
232,28 m.
485,24 m.
5ª QUESTÃO
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), qual das afirmações a seguir
caracteriza a velocidade de projeto:
ALTERNATIVAS
É a velocidade máxima em que se garante que um veículo transite em segurança por aquele trecho.
É a velocidade média que os veículos atingem em determinada via, quando se tem altos volumes de tráfego.
É a velocidade do veículo ponderada em um instante determinado, em que basicamente o trecho referente à
distância percorrida tende ao infinito.
É a velocidade determinada pela média ponderada da velocidade instantânea de todos os veículos passantes por
uma determinada seção sem controle.
É a velocidade determinada pela proporção entre o comprimento de um trecho e a média dos tempos gastos pelos
veículos para atravessá-lo, incluso tempo de passeio