1ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho funcionam como ferramentas que transformam informações complexas
sobre diversos assuntos em medidas simples e fáceis de entender. Essa simplificação facilita a comunicação
entre diferentes partes interessadas, como gestores, colaboradores e clientes, promovendo um diálogo mais
claro e objetivo sobre o desempenho de um projeto, equipe ou organização.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
ALTERNATIVAS
Os indicadores de qualidade avaliam a capacidade de um processo de resposta.
entregas realizadas.
indicador de capacidade.
De posse dessas informações e considerando os tipos de indicadores de desempenho, analise as alternativas
a seguir e indique a correta:
Os indicadores produtividade auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante aos objetivos que foram definidos.
Os indicadores de estratégicos associam-se a eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa perante as
A quantidade de produtos que uma determinada máquina é capaz de embalar durante um período é um exemplo de
Os indicadores de produtividade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades encontradas
durante o processo de produção.
2ª QUESTÃO
O acompanhamento e a verificação constantes em relação aos indicadores são ações essenciais para que se
tenham benefícios com a sua utilização para a gestão do desempenho organizacional. Na concepção de um
indicador de desempenho, é imprescindível que sejam utilizados dados corretos, de forma acertada, para
que exista uma simetria entre o controle e o objeto desse controle, entretanto, a elaboração e utilização
incorretas de indicadores de desempenho, financeiros ou não, podem ser tão danosas ao processo de
controle quanto à ausência delas.
FACCO, Giuliani. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão de Indicadores. Santa Catarina: Arqué,
2023. p 21.
Sobre os indicadores de desempenho nas empresas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
A precisão dos dados é fundamental na criação de indicadores de desempenho, pois garante que o controle
exercido reflita verdadeiramente o objeto que está sendo monitorado.
PORQUE
Erros na elaboração ou uso de indicadores de desempenho podem comprometer seriamente a eficácia do
sistema de controle, assim como a falta total de indicadores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
Imagine navegar em um mar de dados, buscando entender o desempenho de um projeto, equipe ou
organização. A tarefa pode ser árdua, mas os indicadores de desempenho surgem como bússolas, guiando a
compreensão e a comunicação.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O índice de avarias pode ser considerado um exemplo de indicador de qualidade.
PORQUE
II. Os indicadores de qualidade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades
encontradas durante o processo de produção.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
O Canva é uma ferramenta amplamente utilizada por empreendedores e empresas para visualizar e analisar
a estrutura de seus modelos de negócios de forma simplificada e abrangente. Sendo composto por nove
elementos-chave que cobrem os principais aspectos de um negócio.
Fonte: adaptado de: BPM CBOK. Versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013.
De posse dessas informações e considerando alguns dos elementos-chave que permeiam o Canvas de
Levantamento de Indicadores, indique a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Material e Métodos.
Objetivo e métodos.
Parceiros e material.
Objetivo e Necessidade Problema.
Necessidade Problema e Metodologia.
5ª QUESTÃO
O 5W2H é uma ferramenta de gestão utilizada para planejar e executar projetos de forma eficiente e
organizada. O termo é um acrônimo que representa sete perguntas essenciais que devem ser respondidas
para garantir o sucesso de um projeto.
Fonte: adaptado de: SEBRAE. 5W2H: o que é, para que serve e por que usar na sua empresa. 2024.
De posse dessas informações e considerando as perguntas que se pretendem responder utilizando esse
método, analise as opções a seguir:
I. Pergunta: há riscos?
II. Pergunta: onde será executado?
III. Pergunta: o que deve ser feito?
IV. Pergunta: quando será implementado?
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
6ª QUESTÃO
Imagine um emaranhado de dados, um universo de informações sobre diversos aspectos de um projeto,
equipe ou organização. Como navegar nesse labirinto e entender o que realmente importa?
É aí que entram os indicadores de desempenho, como faróis que guiam a compreensão e a comunicação.
Em vez de se afogar em dados brutos, os indicadores transformam essa complexidade em medidas simples
e objetivas. São números, gráficos e outros formatos que traduzem o desempenho em termos claros e fáceis
de entender.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A quantidade de peças que determinada máquina produziu por hora é um exemplo de indicador de
produtividade.
PORQUE
II. Os indicadores de produtividade associam-se à eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa
perante as entregas realizadas.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Indicadores são ferramentas essenciais em diversas áreas, fornecendo dados quantitativos ou qualitativos
para avaliar e medir o desempenho, progresso ou qualidade de um processo, projeto ou atividade
específica. Seu uso é amplo, abrangendo desde o ambiente empresarial até políticas públicas e até mesmo o
acompanhamento do desempenho individual.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
De posse dessas informações e considerando os indicadores direcionadores (drivers) e os indicadores de
resultados (outcome), analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores de resultados focam no passado.
II. Os indicadores direcionadores acompanham a causa antes do efeito.
III. Os indicadores de resultados fazem com que sejam tomadas atitudes reativas.
IV. Os indicadores direcionadores fazem com que sejam tomadas atitudes proativas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho buscam simplificar dados sobre situações complicadas, com o objetivo de
aprimorar a comunicação. Eles fornecem uma imagem instantânea de uma situação específica e apresentam,
através de uma métrica, o que está em andamento ou o que se planeja realizar.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A porcentagem de expansão de uma dada empresa em relação ao ano anterior pode ser considerada um
indicador estratégico.
PORQUE
II. Os indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante os objetivos que foram
definidos.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho simplificam as informações sobre fenômenos complexos, tentando
melhorar, com isso, o processo de comunicação. O resultado de um indicador é uma fotografia de um dado
momento e demonstra, sob uma base de medida, aquilo que está sendo feito, ou o que se projeta para ser
feito.
Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH,
2018.
De posse dessas informações e considerando os tipos de indicadores de desempenho, analise as afirmativas
a seguir:
I. Os indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição perante aos objetivos que foram
definidos.
II. Os indicadores de produtividade associam-se a eficiência na qual são utilizados os recursos da empresa
perante as entregas realizadas.
III. A quantidade de produtos que uma determinada máquina é capaz de embalar durante um período é um
exemplo de indicador de capacidade.
IV. Os indicadores de qualidade ajudam no entendimento de eventuais desvios ou não conformidades
encontradas durante o processo de produção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
O Canva é uma ferramenta fundamental para empreendedores e empresas que desejam planejar, visualizar
e analisar seus modelos de negócios de forma abrangente e estratégica. Oferece uma estrutura simples,
composta por nove elementos-chave, que permitem uma compreensão clara e holística de como uma
empresa cria, entrega e captura valor.
Fonte: adaptado de: BPM CBOK: versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013.
De posse dessas informações e considerando alguns dos elementos-chave que permeiam o Canvas de
Levantamento de Indicadores, analise as afirmativas a seguir:
I. Parceiros e material.
II. Objetivo e Necessidade Problema.
III. Necessidade Problema e Metodologia.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III