ATIVIDADE 2 – FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA – 54/2023

1ª QUESTÃO
Considerando o ritmo um fenômeno presente em tudo o que está em movimento e, principalmente,
inerente ao ser humano, entendemos que a disciplina Rítmica, inserida nos cursos de Graduação em
Educação Física, tem por objetivos fundamentais proporcionar aos alunos o reconhecimento da atividade
rítmica como contribuição valiosa na educação integral do indivíduo.
Fonte: SOUZA JR., O. D. A disciplina rítmica no processo de formação dos alunos do curso de Educação
Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2002 (adaptado).
Compreendendo os conceitos de ritmo e rítmica, avalie as afirmações a seguir:
I. A movimentação é o que condiciona os momentos de relaxamento ou tensões que caracterizam o ritmo
vital.
II. A rítmica pode estar relacionada às estruturas emocionais, fisiológicas e intelectuais.
III. O ritmo é a grande área, bem como é o objeto de estudo da rítmica.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

2ª QUESTÃO
Independente da área de formação ou atuação do professor/profissional de Educação Física, é
extremamente importante que, assim como no ensino dos outros conteúdos estruturantes da área, o ensino
da dança deve ser pautado em um processo educativo.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
De acordo com o contexto apresentado acima, analise as asserções abaixo sobre o ensino da dança:
I. A garantia de aprendizado do aluno estará atrelada à forma de condução do Professor/Profissional de
Educação Física, sendo que a Dança deve estar pautada em um processo de ensinar e aprender muito bem
estruturado.
PORQUE
II. Por ser uma habilidade que se desenvolve com o tempo e também uma atividade física, o sucesso da
aprendizagem está relacionado apenas a execução perfeita dos movimentos.
21/11/2023, 16:24 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/6
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

3ª QUESTÃO
“O som depende do movimento e não existe na ausência dele. Em termos físicos, o som é uma vibração que
chega a nossos ouvidos na forma de ondas que percorrem o ar que nos rodeia” (JEANDOT, 1993, p. 12).
Dentro da complexidade dos elementos que podem ser abordados sobre o assunto sons e ritmos, nosso
interesse se concentra nos sons musicais, pois é em consonância com a música que a maioria das atividades
rítmicas se desenvolvem. Na prática musical, o som assume 4 (quatro) propriedades.
Fonte: JEANDOT, N. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Scipione, 1993.
Dessa forma, associe as duas colunas, relacionando as propriedades do som às suas classificações:
1. Altura
2. Timbre
3. Intensidade
4. Duração
( ) Forte e Fraco
( ) Curto e Longo
( ) Grave, Agudo e Médio
( ) Caracteriza o som
A sequência correta desta classificação é:
ALTERNATIVAS
3, 4, 1, 2.
4, 3, 1, 2.
3, 2, 1, 4.
1, 2, 3, 4.
2, 3, 4, 1.

4ª QUESTÃO
O ritmo não existe somente na música, constitui também um fenômeno orgânico-biológico. Nós não só
ouvimos, mas vemos, sentimos, vivemos com todos nossos sentidos.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Existem diversas classificações de ritmo. Assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos dessas
classificações:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 16:24 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/6
Predeterminado e espontâneo.
Disciplinado e automatizado.
Universal e mecânico.
Individual e natural.
Coletivo e vegetal.

5ª QUESTÃO
A mitologia grega consiste na forma mais antiga de crença e conhecimento do homem ocidental. Os gregos
buscavam explicar a realidade através de entes sobrenaturais e figuras mitológicas. Nesse sentido, podemos
dizer que a mitologia surge a partir do espanto do ser humano com o mundo.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando as relações da dança com a antiguidade ocidental e a mitologia grega, avalie as asserções a
seguir:
I. Dionisio é a personificação do vinho e do pão, o que enfureceu Zeus.
PORQUE
II. A relação mais direta é observada com o deus Dionisio, o qual viajava acompanhado de um cortejo de
demônios masculinos e femininos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

6ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:24 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/6
No final da Idade Média, a dança perde seu caráter de ritualismo e passa a ocupar importante papel nos
eventos sociais da aristocracia. Essa dança ficou conhecida como Dança da Corte e deu origem,
posteriormente, ao ballet clássico.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre as características do ballet, analise as afirmativas a seguir:
I. Ballets de Repertório são peças de ballet que narram histórias e foram conservadas pela tradição.
II. O ballet é um ótimo exemplo de ritmo grupal, pois é exigido do “corpo de baile” um sincronismo nas
coreografias.
III. O ballet romântico, frequentemente dividido em dois planos, bem distintos: o mundo real, no qual as
personagens viviam e sofriam, e o mundo dos sonhos.
IV. O nome ballet tem sua origem no termo italiano ballo que significa baile, dança. É na Itália que, a partir
do século XV, o ballet começa a se constituir como tal.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I e IV apenas.
I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
Algumas grandezas são muito importantes na caracterização do som e são chamadas de qualidades
fisiológicas do som. Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano,
sendo elas: altura, intensidade, duração e timbre.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Relembre as qualidades do som e avalie as asserções a seguir:
I. A intensidade é a responsável por diferenciar os sons e é dependente da energia que é distribuída nas
frequências de vibração do som.
II. A altura está relacionada às classificações de sons graves e agudos e é determinada pela frequência dos
sons.
III. Em suma, o timbre pode ser resumido em fraco ou forte, visto que é a energia da fonte de som.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 16:24 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/6
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

8ª QUESTÃO
Para compreender a história da dança primeiramente é necessário avaliar a história da humanidade e do
próprio ser humano. Antes do homem se expressar através de uma linguagem oral, ele dançou. A dança foi
a expressão do homem através da linguagem gestual. O homem estabeleceu posteriormente todo um
código de sinais, gestos e expressões fisionômicas ao qual imprimiu vários ritmos. A dança, então, foi à
primeira manifestação de comunicação do homem.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
A dança funcionava como parte da sobrevivência dos humanos pré-históricos. Além disso, propiciava
também a preservação da vida e da __________. O homem na __________ eternizou nas paredes das cavernas,
figuras dançantes, que faziam parte dos __________. A dança operava importante função na vida do __________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto:
ALTERNATIVAS
Vida espiritual, idade da pedra, rituais religiosos, homem primitivo.
Sociedade, pré-história, rituais religiosos, homem das cavernas.
Sociedade, idade da pedra, rituais, homem das cavernas.
Vida espiritual, era das cavernas, rituais de dança, homem primitivo.
Sociedade, pré-história, rituais, homem das cavernas.

9ª QUESTÃO
A educação corporal pode ser pensada dentro do cenário escolar e a construção de uma coreografia nesse
contexto necessita de: idealização/imaginação e execução.
Fonte: BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, n. 48. p.
72, 1999. Disponível em: Acesso em: 01 mar. 2017.
No entanto, considerando que você trabalhará com a dança em uma perspectiva educativa, analise as
afirmativas e identifique as experiências que deverão ser proporcionadas aos praticantes:
I. A interpretação requer que o praticante mobilize todas suas potencialidades em prol de um trabalho que
possibilite a criação/elaboração de uma mensagem a ser transmitida.
II. Execução, reprodução de coreografias para que os praticantes construam seus repertórios motores.
III. Criação, que deve ser compartilhada com os praticantes na composição coreográfica.
IV. Fruição, para que os praticantes tenham conhecimento da dança a ponto de apreciá-la.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 16:24 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/6
I e II apenas.
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.

10ª QUESTÃO
Falar em consciência em relação ao corpo é não somente perceber as suas estruturas físico-funcionais, mas
principalmente compreendê-lo em relação direta consigo e com os outros.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com relação à consciência corporal, analise as afirmações a seguir:
I. A expressão corporal exerce um papel fundamental em nossas vidas e desempenha um papel de suma
importância no contexto da comunicação.
II. Por meio da expressão corporal as pessoas que estão ao nosso redor entendem/compreendem nossos
desejos, ideias, pensamentos e gestos.
III. Funciona como meio de reforçar uma ideia que está sendo transmitida.
IV. Conseguimos nos comunicar e expressar sensações e sentimentos.
V. É necessário recurso verbal para expressar-se por meio da dança.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, III e V apenas.
I, II, III e IV apenas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp