1ª QUESTÃO
Observe a seguinte atividade retirada de um material didático:
Relacionando esta atividade aos diferentes métodos e abordagens, analise as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. A atividade está mais relacionada à abordagem comunicativa.
PORQUE
II. A atividade tem foco na produção oral, simula uma situação de uso real da língua e promove interação.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
A Abordagem Comunicativa focaliza não só o sistema linguístico, mas também sua relação com o contexto e
com seus usuários. Desse modo, durante as aulas, expõe-se o aluno a situações que o levem a comunicar-se
na língua estrangeira, contemplando, também, as variações linguísticas.
Fonte: tradução nossa de: RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and Methods in Language
Teaching. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
Sobre a Abordagem Comunicativa no ensino da língua inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I. A Abordagem Comunicativa considera as variantes da língua a ser ensinada e situações reais de
comunicação com as quais o aluno possa ter contato.
II. Na Abordagem Comunicativa, as aulas propõem a realização de ações por meio da língua inglesa, de
modo que a função dessas ações seja priorizada.
III. Uma aula construída a partir da Abordagem Comunicativa é baseada, principalmente, na repetição de
áudios gravados por falantes nativos, para evitar erros de pronúncia.
IV. De acordo com a Abordagem Comunicativa, o trabalho com as estruturas gramaticais não é relevante,
uma vez que se consideram apenas os aspectos comunicacionais.
V. Pelo viés da Abordagem Comunicativa, o estudante é levado, primordialmente, a traduzir textos da língua
materna para a língua estrangeira e vice-versa, com foco na gramática normativa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e V, apenas.
IV e V, apenas.
3ª QUESTÃO
Com relação à estratégia cognitiva de ensino, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As estratégias cognitivas se referem à recepção, prática e ao uso da língua estrangeira por meio de
habilidades de compreensão e produção oral e escrita.
PORQUE
II. Práticas de sala de aula que tornam as tarefas mais agradáveis, lúdicas e fáceis, são essenciais para reduzir
a ansiedade do aluno.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma conclusão correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma conclusão correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
De acordo com a Teoria Cognitivista, a aquisição de línguas é uma atividade complexa, que envolve
representações internas que regulam e orientam as ações. Além disso, nessa perspectiva, para que se possa
adquirir uma língua, é necessário integrar as habilidades comunicacionais a outras sub-habilidades, como a
aplicação de regras gramaticais, a escolha de vocabulário adequado para cada situação e as convenções
pragmáticas que orientam o uso da língua.
Fonte: CALICCHIO, F. C.; FERNANDES, F. G. Prática de Ensino de Língua Inglesa I. Maringá: UniCesumar,
2018.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma aula de língua inglesa realizada à luz da Teoria Cognitivista tem como principal elemento a repetição
de frases emitidas pelo professor. Quando o aluno pronuncia tais frases corretamente, o professor o elogia.
Os erros, por sua vez, devem ser evitados a todo custo.
PORQUE
II. A Teoria Cognitivista apoia-se no princípio de que adquirir uma língua assemelha-se à aquisição de
hábitos, sendo que os hábitos corretos devem ser incentivados até que sejam automatizados por completo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
Na Teoria de Krashen, há uma diferenciação entre a aquisição e a aprendizagem de uma língua estrangeira.
Nessa proposta, a aquisição ocorreria de maneira natural. Krashen (1988 apud Calicchio; Fernandes, 2018)
diz que a aquisição de uma língua estrangeira ocorre em um processo natural, intuitivo, inconsciente,
bastante parecido com a maneira pela qual adquire-se a língua materna. A aprendizagem, por seu turno, se
daria de modo mais consciente, através de estudos formais da língua.
Fonte: CALICCHIO, F. C.; FERNANDES, F. G. Prática de Ensino de Língua Inglesa I. Maringá: UniCesumar,
2018.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. À luz da Teoria de Krashen, quando o professor explica aos alunos como o verbo work é conjugado no
Present Simple, ele está promovendo a aprendizagem da língua.
PORQUE
II. Trata-se de um processo no qual a língua é internalizada pelo aprendiz de maneira natural e inconsciente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Para que se possa compreender um pouco mais sobre os caminhos tomados no ensino de línguas
estrangeiras, em especial da língua inglesa – foco de nossos estudos –, é fundamental o conhecimento
acerca da distinção existente entre os termos abordagem e método. Com base nesse entendimento,
considere as assertivas que seguem:
I. Os termos abordagem e método nada mais são do que vocábulos sinônimos e que no contexto do Ensino
de Língua Inglesa expressam formas diferentes de tratar sobre o mesmo assunto;
II. Embora os termos abordagem e método sejam equivocadamente considerados como sinônimos no
contexto do Ensino de Língua Inglesa, ambos apresentam conceitos distintos e que devem ser conhecidos
pelos profissionais inseridos nessa área de atuação;
III. Enquanto a abordagem se respalda em uma ampla reflexão acerca do ensino e aprendizagem de uma
língua estrangeira, o método focará na organização e ações práticas do docente de modo a colocar a
abordagem escolhida em prática;
IV. A abordagem e método estão intimamente relacionadas e objetivam um processo de ensino e
aprendizagem significativo e efetivo ao educando.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
Fonte: https://www.indeed.com/career-advice/career-development/vygotsky-scaffolding. Acesso em: 06 abr.
2024.
Considerando a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A imagem representa um princípio da Teoria Sociointeracionista. A partir desse princípio, compreende-se
que apenas a zona chamada de “Can Do Alone” é relevante para a aprendizagem.
PORQUE
II. O sociointeracionismo apregoa que a zona chamada de “Can do With Help” não representa o alvo do
processo de ensino-aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
“Adults encounter writing tasks on a daily basis, especially informational or expository writing such as notes
to children’s teachers, grocery lists, work activity logs and forms, emails to family and co-workers, online
service forms, and so on. The pervasiveness of writing in daily life underscores the need for learners and
their instructors to focus on helping adults become flexible, confident writers.”
U.S. Department of Education, Office of Vocational and Adult Education. Just Write! Guide. Washington, DC:
Author. 2012, p. 8.
Com base no excerto apresentado e no conteúdo de nossa disciplina acerca da escrita em língua inglesa,
analise as seguintes afirmações:
I. No contexto apresentado, o ensino da escrita se justifica pelo envolvimento diário das pessoas com
atividades de escrita.
II. O desenvolvimento da escrita na aula de língua inglesa deve ficar restrito à escrita acadêmica.
III. O ensino da escrita em língua inglesa por meio dos gêneros textuais é desnecessário aos adultos.
IV. Bilhetes, listas de compra e e-mails são exemplos de gêneros textuais que podem ser abordados no
ensino da escrita.
Está correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, e IV, apenas.
9ª QUESTÃO
Calicchio e Fernandes (2018) explicam que a Teoria da Aculturação diz respeito ao modo pelo qual o
aprendiz de uma língua estrangeira é capaz de se adaptar à cultura da língua que está aprendendo. De
acordo com os autores, a aculturação é um fator que influencia no processo de aquisição da língua-alvo da
seguinte forma: à medida que o aprendiz mais se aproxima da cultura do falante nativo da língua estudada,
mais facilmente ele pode apropriar-se dessa língua.
Fonte: CALICCHIO, F. C.; FERNANDES, F. G. Prática de Ensino de Língua Inglesa I. Maringá, Unicesumar, 2018.
A respeito da Teoria da Aculturação, conforme explicam Calicchio e Fernandes (2018), avalie as afirmações a
seguir:
I. Quanto maior a semelhança entre a cultura da língua materna do aprendiz e a cultura da língua-alvo, mais
facilmente o aprendiz poderá adquirir a língua-alvo.
II. Os fatores socioafetivos que afetam o aprendiz de uma língua estrangeira podem tanto facilitar a
apropriação dessa língua quanto dificultá-la, a ponto, inclusive, de bloquear a aprendizagem.
III. O nível de distanciamento social entre a cultura dos aprendizes de uma língua e a cultura dos falantes
nativos dessa língua diz respeito aos fatores que afetam o aprendiz enquanto membro de um grupo social.
IV. A distância psicológica origina-se de elementos emocionais que impactam o aprendiz em nível
individual. Essa distância é definida pela experiência de choque linguístico, choque cultural, motivação e
limitações pessoais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Leia o texto a seguir.
Sell a product
Student A: The salesman
You are the salesman of a company that sells office supplies. Today you have a sales visit to a very big
company. If you get this company to buy office supplies from you it will be the sale of the year. Profits are
going to go through the roof. Talk to them about how good your supplies are, what kind of things you can
offer them, why the competition stuff is the worst, etc. Eventually, get them to sign the contract.
Student B: The possible buyer
You are in charge of hiring suppliers for a large multinational company. That means you deal with a lot of
money. Today you have the visit from a salesman who sells office supplies. You are interested in his products
but you want to get the best deal. And given how much money you are going to spend, you have power to
negotiate. Try to get the lowest possible price. If the salesman is reluctant to lower prices, tell him you know
other sellers who offer the same products cheaper.
Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/roleplaying-eng-v3-free-sample-busy-teacher.pdf.
Acesso em: 15 maio 2021.
A atividade apresentada é um exercício de speaking/role-play. Considerando a habilidade de speaking a ser
trabalhada em sala de aula e suas especificidades, analise as assertivas a seguir.
I. Essa proposta pode ser trabalhada em qualquer nível de ensino da língua.
II. É importante considerar o contexto de fala, a fim de retomar expressões específicas e direcionadas.
III. O discurso oral é diferente do escrito, portanto, outros aspectos precisam ser levados em consideração,
como adequação e ritmo de fala.
IV. Corrigir a pronúncia em qualquer contexto é essencial no desenvolvimento do aluno.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas