1ª QUESTÃO
A perspectiva da proposta bilíngue de educação para surdos, depois de desenvolver a língua de sinais como
primeira língua, presume que a criança surda deve iniciar o processo de aprendizagem escolar tendo a
língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua (L2). Em síntese, para que o surdo aprenda a
língua portuguesa, deverá, antes, apropriar-se da língua de sinais, sua língua materna (FERNANDES, 2003).
Fonte: FERNANDES, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003 .
Assim, para determinar se estão alinhadas com os princípios e objetivos fundamentais da abordagem
bilíngue na educação de surdos, analise as afirmativas a seguir:
I. Prioriza o desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua (L1), reconhecendo-a como língua
materna dos surdos.
II. Proporciona o ensino da língua majoritária do país, como o português no contexto brasileiro, como
segunda língua (L2), com foco na modalidade escrita.
III. Promove um ambiente de aprendizagem que respeita e valoriza a cultura surda, incluindo a língua de
sinais e as experiências dos surdos.
IV. Reconhece que o bilinguismo é uma forma eficaz de garantir o acesso à informação, à educação e à
participação social plena para os surdos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
Na educação dos surdos, foram exploradas três das principais abordagens educacionais, cada uma delas
com seus respectivos criadores, recomendações e pressupostos. Essas abordagens abrangem uma variedade
de métodos e estratégias destinados a atender às necessidades específicas dos surdos (Novais, 2024).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. Abordagens pedagógicas da educação de pessoas surdas: um olhar nas práticas
educativas. Indaial: Arqué, 2024.
Considerando essas abordagens educacionais, analise as afirmativas a seguir:
I. Oralismo: método imposto aos surdos após o Congresso de Milão. É o processo pelo qual se pretende
capacitar o surdo na compreensão e na produção de linguagem oral.
II. Comunicação Total: há uma mesclagem na qual são admitidas práticas educativas, ora com ênfase no
desenvolvimento da língua gestual, ora na utilização da língua oral, embora prevaleça para a transição na
língua oral.
III. Bilinguismo: é a concepção adotada atualmente no Brasil. A abordagem bilíngue surge como uma
metodologia de ensino em que se propõe tornar acessível ao surdo duas línguas – a língua de sinais (L1) e a
Língua Portuguesa (L2), na modalidade escrita.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
A história da educação das pessoas surdas e as correntes pedagógicas se dividiram em dois caminhos
distintos. Avançando até o século VI, as abordagens pedagógicas para pessoas surdas ainda não estavam
claramente definidas.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira Novais. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: Um panorama
mundial. Libras – Indaial, SC : Arqué, 2024.
Nesse sentido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ora o uso dos gestos eram empregadas como estratégias de ensino, ora preconizavam as práticas na
oralização.
PORQUE
II. O surdo não pertencia à comunidade ouvinte, pois não ouvia e nem falava e não fazia parte de uma
comunidade surda, porque as línguas de sinais eram proibidas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
Com base nas informações de Strobel (2008), considere as iniciativas relevantes no processo de educação de
surdos ao longo da história. Destaque a influência de John Beverly, um bispo inglês, no desenvolvimento da
comunicação para os surdos por volta dos anos 700 d.C., assim como o reconhecimento formal dado a
Pedro Ponce de León (1520–1584) como pioneiro na educação de pessoas surdas.
Fonte: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira Novais. Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024.
Com base no exposto, analise as afirmações a seguir:
I. John Beverly, um bispo inglês, não é reconhecido como um dos pioneiros no processo de educação dos
surdos ao ensinar a comunicação a um surdo por volta dos anos 700 d.C.
II. Apesar do reconhecimento de John Beverly, o título formal de primeiro professor para surdos é atribuído
a Pedro Ponce de León, um monge beneditino que viveu entre 1520 e 1584.
III. As contribuições de John Beverly e Pedro Ponce de León destacam-se como marcos importantes na
história da educação de surdos, influenciando o desenvolvimento de abordagens educacionais para pessoas
com deficiência auditiva.
IV. Tanto John Beverly quanto Pedro Ponce de León desempenharam papéis significativos no avanço da
educação de surdos, cada um contribuindo de maneira única para o desenvolvimento das técnicas de
comunicação e instrução.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
As contribuições de Charles Michael de l’Épée começaram quando ele conheceu duas irmãs gêmeas surdas,
cuja comunicação se dava por meio de gestos. Em Paris, o abade l’Épée intensificou seu trabalho ao se
envolver com os surdos pobres e andarilhos pelas ruas da capital francesa.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: Um panorama
mundial. Libras – Indaial, SC : Arqué, 2024.
Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I. Observou como os surdos se comunicavam e percebeu que os gestos cumpriam as mesmas funções das
línguas faladas, permitindo a comunicação efetiva entre os surdos.
II. L’Épée seguiu suas pesquisas, ampliando o conhecimento no sentido de compreender que a língua
utilizada pelos surdos era eficaz e legítima.
III. L’ Épée percebeu que os sinais permitiam a comunicação com os surdos e favorecia a aprendizagem, ele
idealizou o alfabeto manual francês em conformidade com os sinais usados pelos surdos.
IV. L’Épée não dava importância às línguas de sinais, pois acreditava que os surdos deveriam se expressar
verbalmente (priorizava a oralização) para uma comunicação adequada nas escolas, na igreja e na
sociedade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
A morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras. Sendo
assim, o estudo da estrutura preocupa-se em compreender o reconhecimento e a descrição dos elementos
constitutivos do vocábulo, que são chamados de morfemas: raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo,
sufixo e desinência. Os princípios do uso das estruturas linguísticas permitem aos surdos e usuários de
línguas de sinais o uso dos componentes pragmáticos que são codificados no léxico que compõe a
estrutura da Libras.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. A gramática da língua de sinais: morfologia. Libras. Indaial, SC:
Arqué, 2024.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Fonologia: refere-se ao quirológico, que nas línguas de sinais é constituído no corpo dos sinalizantes, por
meio da face e das mãos, por ser de modalidade visual, assim a informação é recebida pela visão e
produzida pelas mãos.
II. Morfológico: sinal ou item lexical.
III. Semântico: significado.
IV. Sintático: refere-se a frases.
V. Pragmático: uso do significado/sentido.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III, IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
7ª QUESTÃO
A Lei Federal número 10.436, de 24 de abril de 2002, define no seu Parágrafo único que a Língua Brasileira
de Sinais – Libras é uma forma de comunicação e expressão. Esta forma de comunicação utiliza um sistema
linguístico visual-motor, com uma estrutura gramatical própria, para transmitir ideias e informações. A Libras
tem origem nas comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Aspectos Legais da Educação do Surdo. Libras. Indaial, SC: Arqué,
2024.
Com bas eno exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Para se comunicar com os outros, o ser humano expressa seus pensamentos por meio da linguagem,
utilizando uma língua.
II. A língua possui uma gramática própria, com estrutura e forma específicas. É importante ressaltar que a
língua é dinâmica, está em constante evolução e enriquecimento. Por essa razão, é natural que haja
discrepâncias entre as normas prescritas por uma gramática tradicional e o que é de fato utilizado pelos
seus falantes.
III. A aquisição da língua de sinais não deve ser considerada língua natural do surdo, a primeira língua, e a
aprendizagem da língua portuguesa como a segunda língua.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
8ª QUESTÃO
A surdez é classificada em quatro graus: leve, moderada, severa e profunda, determinados pelos decibéis
que o indivíduo é capaz de perceber após um exame audiométrico. Portanto, considerando a gravidade da
surdez, concluiu-se que esses indivíduos não se desenvolveram satisfatoriamente pois, apesar dos esforços,
demonstraram uma fala inadequada naquela época.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: Um panorama
mundial. Libras – Indaial, SC : Arqué, 2024.
Considerando as categorias de perda de audição, analise as afirmativas a seguir:
I. Perda auditiva leve 26 a 40 dB.
II. Perda auditiva moderada 41 a 55 dB.
III. Perda auditiva severa 70 a 90 dB.
IV. Perda auditiva profunda + 91 dB.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
9ª QUESTÃO
Inclusão significa garantir que TODOS os alunos tenham acesso a todas as oportunidades oferecidas pela
escola. Esse impulso é particularmente forte para as pessoas com deficiência, que há muito lutam por uma
educação de qualidade. É notório que, desde o ano 2002, o fomento na expansão dos debates e a
implementação das políticas públicas resulta, de forma prática, na consolidação de projetos, sonhos e ideais
que rompem com as ações excludentes nas escolas.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Aspectos Legais da Educação do Surdo. Libras. Indaial, SC : Arqué,
2024.
Dessa forma, analise as afirmativas a seguir:
I. Agora, os alunos surdos têm leis que os amparam, a diversidade, que até então era mantida fora das
escolas comuns a todos, passou a ser ambiente para todos, sem distinção.
II. A partir desse período, vimos como foi necessário pensar sobre as adaptações na metodologia de ensino
para atender às demandas educacionais de alunos surdos.
III. As discussões na esfera educacional foram ampliadas, com os professores se preparando melhor e
reconhecendo que a inclusão está se tornando cada vez mais uma realidade nas escolas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
10ª QUESTÃO
O termo “cultura” está tão relacionado ao cultivo da terra que falamos em agricultura, em “cultura da canade açúcar”, “cultura de milho”, “cultura de soja” etc. Considerando este uso para esta palavra, a
pesquisadora surda Karim Strobel (2008) afirma que o “cultivo da linguagem” é fundamental à existência da
cultura surda.
Dentre as afirmações a seguir, considerando as que se referem à cultura surda, analise as afirmativas a
seguir:
I. Cultura surda é a maneira de o surdo entender o mundo.
II. A cultura do povo surdo é visual.
III. É simples definir a cultura surda, porque não tem relação com a forma como o povo surdo se comunica.
IV. Para entender a cultura surda, é necessário conceber a surdez como diferença.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV