1ª QUESTÃO
. . .
a crença era a de que, para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de
escolaridade e depois o aluno já saberia ler qualquer texto. Hoje já se sabe que a leitura é uma atividade
complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do
texto e seus conhecimentos. Leitura não é apenas decodificação, é também compreensão e crítica.
Disponível em: t.ly/ZMJn. Acesso em: 21 jul. 2023.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O operador do discurso jurídico não pode simplesmente ao ler decodificar as palavras, é necessário um
olhar crítico, ter uma base consolidada de conhecimento de mundo para operar, adequadamente, as suas
funções.
PORQUE
II. Nem todos os leitores produzirão o mesmo sentido em relação ao mesmo texto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, ou de extrair
sentidos que supostamente estariam prontos no texto. Ao se pensar desse modo, a crença era a de que,
para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de escolaridade e depois o
aluno já saberia ler qualquer texto. Hoje já se sabe que a leitura é uma atividade complexa, em que o leitor
produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos.
Leitura não é apenas decodificação, é também compreensão e crítica.
BICALHO, Delaine Cafiero. Leitura. Disponível em: t.ly/ZMJn. Acesso em: 11 jan. 2023.
Avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Nem todos os leitores produzirão o mesmo sentido em relação ao mesmo texto. O leitor é considerado
ativo, é um sujeito que realiza ações a fim de contribuir com o fato de um conjunto de palavras produzir
sentido.
II. O operador do discurso jurídico, no ato de leitura, não pode simplesmente decodificar as palavras, é
necessário um olhar crítico, ter uma base consolidada de conhecimento de mundo para operar,
adequadamente, as suas funções.
III. A estratégia de antecipação e hipóteses não se adequa ao âmbito jurídico, uma vez que o profissional
dessa área precisa se ater, exclusivamente, ao que está no texto materializado.
As afirmações I, II, III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F.
V, F, V.
V, V, F.
F, F, V.
F, V, V.
3ª QUESTÃO
A argumentação jurídica é a capacidade de gerar uma interpretação convincente do conteúdo de uma lei,
através de um discurso escrito ou oral. Sem dúvidas, essa é um dos artifícios legais mais importantes para a
atuação dos profissionais da área do direito.
Disponível em: t.ly/x_ChF. Acesso em: 21 jul. 2023.
Avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. A argumentação jurídica serve para defender o seu posicionamento frente a um processo judicial, não
necessitando de um profissional do direito para isso.
II. Há diferentes tipos de argumentos que podem ser utilizados, mas se recomenda fazer o uso do
argumento de autoridade em todo caso concreto.
III. A argumentação jurídica precisa ser bastante convincente e apresentar provas que deem embasamento a
sua oratória.
IV. Há certas limitações nos discursos jurídicos, o que exige que as partes envolvidas argumentem de forma
racional, com base em ordenamento jurídico válido.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
4ª QUESTÃO
A linguagem jurídica é difundida em todo processo de criação e aplicação do direito, seja em processos,
contratos, ou em atuações acadêmicas. Contudo, a linguagem jurídica muito rebuscada pode tornar os
textos legais inacessíveis ao leitor cotidiano, em razão das complexidades linguísticas existentes.
Disponível em: t.ly/1gLwE. Acesso em: 21 jul. 2023.
Analise as afirmações a seguir:
I. O conjunto dos termos especializados empregados na linguagem técnica jurídica caracteriza o vocabulário
jurídico.
II. A linguagem jurídica consiste em toda linguagem específica usada pelos(as) operadores(as) do direito.
III. O discurso jurídico é compreendido como todo enunciado jurídico expresso na modalidade oral da
língua.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
O que é comunicação?
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem)
e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse
contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas. Uma pessoa
com uma boa habilidade de comunicação consegue transmitir e receber informação com mais clareza. Ou
seja, ela entende mais facilmente o que os outros tentam comunicar e compreende melhor o que recebe.
CONTENT, Rock. Tipos de comunicação.Disponível em: t.ly/ynxx. Acesso em: 12 jan. 2023.
Assinale a alternativa que apresenta o primeiro axioma da comunicação:
ALTERNATIVAS
Comunicação é comportamento.
Comunicação é a base do pensamento.
É impossível não comunicar.
Comunicação gera interação.
Comunicação é transmissão de mensagens.
6ª QUESTÃO
A parte da gramática que se preocupa com as regras de colocação dos termos nas frases, orações e
períodos é a Sintaxe. Ela estuda esses padrões de estruturação das frases em vigor na língua portuguesa.
Essas regras de formação das frases são motivadas pelas relações que os termos exercem entre si, na oração
e nos textos.Essas regras são motivadas pelas relações que os termos exercem entre si, na oração e nos
textos.
PETRI, Maria José Constantino. Manual de Linguagem Jurídica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Analise as afirmações a seguir:
I. Frase: todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação.
II. Oração: (simples) quando encerra um pensamento completo.
III. Período: às vezes é sinônimo de frase.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
7ª QUESTÃO
linguagem
substantivo feminino
1. LINGUÍSTICA
qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros,
gráficos, gestuais etc.
“l. humana”
2. qualquer sistema de símbolos ou sinais ou objetos instituídos como signos; código.
“l. da dança”
OXFORD LANGUAGES. Linguagem. Disponível em: t.ly/Vkij. Acesso em: 11 jan. 2023.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Sendo o idioma o uso social dos fenômenos mais complexos — a linguagem — o discurso é
compreendido como a execução individual, ou seja, a língua em uso por um indivíduo.
PORQUE
II. O discurso poderia ser exemplificado pelas escolhas que cada falante realiza, quando ele decidir usar um
ou outro formato de frase, uma ou outra palavra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
Argumentação consiste em uma atividade discursiva (falada ou escrita) utilizada no intuito de influenciar
determinado interlocutor por meio de argumentos. A argumentação é um processo linguístico que envolve
a defesa de uma ideia ou ponto de vista por parte de quem argumenta. Ela é usada em diversas situações
do cotidiano, como em debates formais ou informais ou mesmo em situações familiares.
Fonte: Argumentação. Disponível em: t.ly/3bME. Acesso em: 12 jan. 2023.
Avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. Argumento ad absurdum: trata-se do tipo de argumento em que um resultado impossível leva o
interlocutor a questionar a sua origem.
II. Argumento contrario sensu: o argumentador da linguagem jurídica pode, por exemplo, usar o ridículo
quando não quiser contrapor, diretamente, um colega operador do Direito ou não quiser se alongar em
temas não tão relevantes, então, ridiculariza algum argumento específico.
III. Argumento de autoridade: é aquele que invoca o prestígio dos atos ou juízos de uma determinada
pessoa ou grupo a partir do qual a afirmação ganha relevância.
IV. Argumento de analogia: é o argumento que apresenta contraposição, previamente, de modo a deixar a
outra parte sem argumentos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
9ª QUESTÃO
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar
algo, tornar comum”. Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes
informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Disponível em: t.ly/TYSOe. Acesso em: 21 jul. 2023.
Assinale a alternativa que apresenta o segundo axioma da comunicação:
ALTERNATIVAS
É impossível não comunicar.
Comunicação gera interação.
Comunicação é comportamento.
Comunicação é a base do pensamento.
Comunicação é transmissão de mensagens.
10ª QUESTÃO
. . .
o a principal vantagem de empregarmos a ordem direta diz respeito à produção de textos claros. Existe,
então, certa liberdade para que o falante construa as frases, mas como o(a) estudante da área jurídica deve
saber, a nossa liberdade não é absoluta. Desse modo,nossa liberdade para construir frases é condicionada
pelas regras da sintaxe e também por um princípio muito relevante, em especial para a Linguagem Jurídica:
a inteligibilidade.
POLLA, Daniela. Linguagem jurídica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Analisando o fragmento de texto exposto anteriormente, ressalta-se que o inteligível pode ser
compreendido como:
ALTERNATIVAS
enunciado que segue a ordem indireta das frases.
enunciado que segue as normas gramaticais e produz sentido facilmente.
enunciado que não possui gramaticalidade e, portanto, não produz sentido.
enunciado que apresenta ponto de vista metafórico.
enunciado que busca o sentido denotativo das palavras