ATIVIDADE 2 – MDIG – DESIGN NA WEB E DISPOSITIVOS MÓVEIS – 54-2024

1ª QUESTÃO
“Além de princípios e recomendações gerais para o design de interfaces e usabilidade, é importante
conhecermos os princípios e as recomendações específicas para o contexto dos dispositivos móveis”.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024,
p. 61.
Diante do trecho exposto e em relação as principais restrições e recomendações para o design de sites e
aplicativos considerando o uso nesse tipo de dispositivo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas:
I. Se tratando das telas sensíveis ao toque, os gestos representam uma forma de interação alternativa que,
quando construída com recursos adequados, podem tornar a interação prazerosa e eficiente.
Diferentemente dos recursos do mouse, a partir dos quais é possível pré-visualizar uma informação sem
precisar clicar, esse recurso não é disponível em telas sensíveis ao toque. Esse fato exige que o usuário tenha
de clicar para descobrir.
PORQUE
II. Se tratando do tamanho das telas, a limitação exige que designers e engenheiros de tecnologia avaliem o
impacto que cada nova funcionalidade, elemento de interface e pedaço de informação têm sobre a
experiência dos usuários, já que cada nova informação ocupa um espaço considerável na tela.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
São muitas as formas de abordar os processos, os métodos e as técnicas de design. É preciso adotar um
recorte. Dessa forma, é possível entender que o processo de design centrado no usuário (DCU) nos garante
que as soluções criadas para a web e para os dispositivos móveis sejam fáceis, agradáveis e assertivas.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, se tratando dos 3 aspectos que envolvem o design centrado no usuário, analise as afirmações abaixo.
I. Quando o foco está no usuário, os designers sabem que os usuários finais são o verdadeiro foco das
soluções. O foco nos usuários consiste em exercitar a apatia, procurando entender as necessidades da forma
mais rasa possível, quanto ao perfil das pessoas que utilizarão o produto.
II. No uso de protótipos e ideação, os designers exploram soluções e comunicam as próprias ideias por meio
de protótipos, rascunhos, esquemas e outras representações visuais. Esses recursos são usados não apenas
para materializar ideias, mas também como ferramenta para uma melhor compreensão do problema que
será solucionado.
III. Na colaboração, os designers, normalmente, colaboram com outros profissionais para materializar
soluções. Os perfis envolvidos no processo de design podem ser variados. Podem envolver, por exemplo,
profissionais de tecnologia e engenharia, especialistas em produtos e marketing, redatores, conteudistas,
revisores, empresários, gestores, dentre outros.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

 

 

3ª QUESTÃO
É considerável que, nas últimas décadas, a evolução dos computadores e das interfaces foi muito grande.
Desde as primeiras telas monocromáticas até os atuais smartphones, houve uma considerável mudança na
interação com o usuário. As alterações ocorreram para tornar o design mais intuitivo, fácil, ágil e agradável
na relação entre o usuário e a interface dos aparelhos, seja um computador de mesa, seja um dispositivo
móvel. Muito da evolução tecnológica tem focado na relação entre o usuário e o dispositivo.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do exposto, pode-se entender em relação aos fundamentos e a evolução do design de interfaces:
ALTERNATIVAS
A evolução tecnológica das últimas décadas possibilitou menor disponibilidade de informações.
A evolução tecnológica das últimas décadas possibilitou a otimização do trabalho e melhorias consideráveis nas
tarefas do nosso dia a dia.
Aevolução tecnológica das últimas décadas possibilitou a otimização do trabalho, porém, não houveram melhorias
nas tarefas do nosso dia a dia.
A evolução tecnológica das últimas décadas não busca qualidade das interações entre usuários e a tecnologia, além
disso, não há acessibilidade da informação em diversos dispositivos.
A evolução tecnológica das últimas décadas não apresenta desafios nem facilidade de uso dos sistemas, a qualidade
das interações entre usuários e a tecnologia e a acessibilidade da informação em diversos dispositivos.

 

 

4ª QUESTÃO
Para projetar boas interfaces e proporcionar uma boa UX, uma série de recomendações são propostas pela
literatura, como por exemplo, em IHC, são muito conhecidos os princípios de usabilidade propostos por
Nielsen (1994 apud DRUMOND, 2024), conhecidos como as “10 heurísticas de Nielsen”. O estudioso se
baseia nas melhores práticas recolhidas ao longo de muitos anos de análise e experimentos realizados. No
referido método de avaliação proposto, conhecido como avaliação heurística, cada elemento de interface de
um sistema ou conjunto de elementos devem ser analisados para verificar a conformidade com as
heurísticas.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, em relação as recomendações propostas para projetar boas interfaces e proporcionar uma boa UX,
podemos considerar que:
ALTERNATIVAS
Para flexibilidade e eficiência de uso, torne objetos, ações e opções visíveis e compreensíveis.
Na correspondência entre o sistema e o mundo real, deve-se utilizar conceitos, vocabulário e processos familiares
aos usuários.
Para Prevenção de erro, o sistema deve manter os usuários informados sobre o que está acontecendo mediante
feedback adequado e no tempo certo.
Para Reconhecimento, ao contrário de memorização, ofereça aceleradores e caminhos alternativos para uma mesma
tarefa. Permita que os usuários customizem ações frequentes.
Para consistência e padronização, tente evitar que o erro ocorra, ao informar ao usuário as consequências das
próprias ações ou, se possível, impedindo ações que levariam a uma situação de erro.

 

 

5ª QUESTÃO
“Os designers, normalmente, trabalham em conjunto com equipes de desenvolvedores. Ambos precisam se
comunicar continuamente, para que a comunicação e a colaboração ocorram da melhor forma possível.
Logo, é fundamental que ambos saibam os princípios e os fundamentos de ambas as áreas”.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
p.34
Assim, referente à introdução ao desenvolvimento web, pode-se afirmar que:
ALTERNATIVAS
Front-end e back-end são duas partes não complementares de um mesmo sistema web.
Os principais componentes do front-end são: linguagens de marcação, linguagens de programação, e linguagem
web.
Os sites, aplicativos e plataformas são sistemas web que realizam uma série de funções e auxiliam os usuários a
realizar tarefas e atividades cotidianas.
O HTML é considerado uma linguagem de programação, não podendo ser compreendido como uma linguagem de
formatação de textos ou de definição da estrutura de um documento.
Os designers de interfaces devem ter um conhecimento básico de como a tecnologia funciona, porém, esse
conhecimento não ajuda a criar interfaces que são mais eficazes e tecnicamente viáveis e responsivas.

 

 

6ª QUESTÃO
Uma forma de conceituar o espaço de design é em termos dos tipos de interação, estando na base da
experiência de usuário. Com isso, pode-se dizer que os estilos de interação são divididos em quatro tipos
principais, sendo: Interação por meio da instrução; Interação por meio da conversação; Interação por meio
da manipulação; e Interação por meio da exploração. Dessa forma, conhecer os tipos de interação ajudam
os designers a decidir qual modelo deve ser utilizado em cada contexto específico.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e se tratando da interação por meio da instrução, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas:
I. É o tipo de interação que engloba um processo de comunicação de duas vias.
PORQUE
II. Uma das vantagens desse tipo de interação é a falta de clareza, visto que nem sempre é fácil descobrir
quais os comandos usar para realizar uma tarefa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

7ª QUESTÃO
A partir do desenvolvimento e da evolução das interfaces gráficas, o design passou a ser pouco a pouco
uma atividade de destaque e altamente especializada, no desenvolvimento de sistemas interativos. Dessa
forma, a relação do usuário com os sistemas começou a ser objeto de estudos dos designers e
desenvolvedores de sistemas, como vimos no breve histórico descrito anteriormente.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e do desenvolvimento das primeiras interfaces gráficas, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas:
I. O uso dos primeiros computadores era principalmente feito por técnicos ou profissionais treinados na
linguagem utilizada nos computadores.
PORQUE
II. As telas dos primeiros computadores eram monocráticas e continham somente texto, a principal interação
era feita por meio de linhas de comandos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

8ª QUESTÃO
A Arquitetura da Informação produz documentos similares à planta baixa, como os protótipos de baixa
fidelidade, como os wireframes. Nesses documentos, assim como em uma planta baixa, é possível visualizar
a organização geral de uma página web ou de um dispositivo. Além disso, há a definição de elementos, tais
como a estrutura de navegação, a hierarquia da informação e a definição de alguns rótulos e nomenclaturas
básicas das páginas do sistema.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e dos principais componentes da Arquitetura da Informação, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas:
I. Para a criação de um esquema de organização ambíguo, é fundamental a realização de testes com
usuários, com o objetivo de verificar se a forma como está sendo organizado está de acordo com o modelo
mental da maioria dos usuários.
PORQUE
II. A organização da informação é considerada muito simples, mesmo havendo certa ambiguidade e
heterogeneidade das informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

9ª QUESTÃO
Como se pode perceber, o design abrange diversos saberes e dialoga com outras áreas do conhecimento,
como a ciência da computação, a comunicação e a psicologia cognitiva. Outras áreas e especialidades do
design também dialogam e fazem parte desse campo multifacetado do design de interfaces.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, referente ao desenvolvimento do Design e as áreas relacionadas a ele, avalie as afirmações abaixo.
I. A usabilidade refere-se às atividades de organização, estruturação e categorização de conteúdos em
sistemas de informação complexos, tais como portais de intranet, websites, aplicativos, repositórios digitais,
dentre outros.
II. O Design de interfaces é definido pela Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, é a eliminação de
barreiras na web. O conceito pressupõe que os sites e os portais sejam projetados, de modo que todas as
pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.
III. O Design gráfico refere-se ao arranjo e à composição dos elementos gráficos na tela, tais como
identidade visual, logomarca, imagens, ícones, cores, vídeos, dentre outros.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II apenas.
III apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

 

 

10ª QUESTÃO
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Elas podem nos afastar ou nos
aproximar das pessoas. Além disso, podem ser fonte de muita satisfação e realização, ao mesmo tempo em
que podem causar frustração e até dificuldades em nossas vidas. Fato é que, independentemente da
situação ou do impacto que elas têm em nosso cotidiano, devemos nos recordar que grande parte dos
produtos que usamos foi planejada e projetada por outras pessoas. Da mesma forma que engenheiros de
software se dedicam em desenvolver a melhor tecnologia, os UX designers se dedicam a projetar a melhor
experiência do usuário, dado um determinado contexto.
Fonte: DRUMOND, Karine Coutinho. Design na Web e Dispositivos Móveis. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto em relação as noções de desenvolvimento para mobile, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os UX designers adotam uma abordagem de design centrado no usuário.
PORQUE
II. Muito além de projetar interfaces mais bonitas ou esteticamente impactantes, o UX designer se preocupa
com as experiências que as pessoas terão com o produto digital, o que pode envolver toda a jornada de
uso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp