ATIVIDADE 2 – MKT – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 53-2024

1ª QUESTÃO
O composto de Marketing está vinculado aos quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing de
sucesso, sendo: Produto, Preço, Praça e Promoção. São também chamados de Mix de Marketing. Eles
definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus
objetivos. Dentre os elementos do composto, um destaque para o Produto – sendo ele (produto) a base da
existência das empresas. É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios
para a sua vida. E é em torno dele que os outros elementos do composto são criados.
Fonte: adaptado de: https://rockcontent.com/br/blog/4-ps-do-marketing. Acesso em: 23 jan. 2024.
Os produtos são classificados levando em consideração características de durabilidade, tangibilidade e uso.
Sobre os bens não duráveis, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I. Ao contrário dos bens duráveis, os bens não duráveis possuem uma longa vida útil e são usados por
longos períodos.
II. Produtos como xampus, refeições, combustíveis, bebidas e creme dental são exemplos de bens não
duráveis.
III. Geralmente, aqueles que compram bens não duráveis dão mais importância à conveniência, à variedade
e ao acesso (disponibilidade) ao produto.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

2ª QUESTÃO
Posicionamento de marca é o conjunto de estratégias de comunicação voltadas para construir a percepção
do público-alvo sobre uma marca. Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente do consumidor.
Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes. O
posicionamento de marca faz parte do branding, uma estratégia de gestão da marca para que ela seja
percebida e lembrada pelos clientes de forma positiva. Desse modo, é realizado um trabalho para que,
idealmente, sua empresa seja a primeira opção na mente do consumidor quando ele pensar nos tipos de
produto ou serviço que oferece. Em um mercado tão concorrido, grande parte das lojas online são
lembradas por diferenciais mais práticos, como preços atrativos, boas opções de frete, descontos e
promoções, dificultando a construção de uma relação emocional com o cliente final. Poucas marcas digitais
conseguem estabelecer uma conexão que vá além da transação.
Fonte: Nuvemshop. 8 exemplos de posicionamento de marca para você se inspirar. Disponível em:
https://www.nuvemshop.com.br/blog/posicionamento-de-marca/. Acesso em: 22 fev.2024.
Analise as asserções a seguir.

I. O posicionamento significa apresentar o produto ao mercado garantindo que os lucros da empresa sejam
atingidos.
PORQUE
II. As organizações precisam se basear em produtos existentes no mercado, caso queiram sucesso
organizacional.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO
Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) é um sistema de dados, que fornece informações para
tomadas de decisões na área mercadológica da empresa. Las Casas (2001, p. 82) descreve que o SIM pode
ser definido “como os recursos humanos e tecnológicos da empresa envolvidos de forma sistemática na
coleta, qualificação, análise, disseminação e arquivo de informações relevantes às decisões de marketing”.
Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pesquisa de marketing tem a mesma função do sistema de informação de marketing, pois ambas
buscam descobrir a causa de um problema que está acontecendo na empresa para encontrar soluções.

PORQUE
II. A importância do SIM na empresa se dá por meio da velocidade com que as informações se modificam,
lançamentos constantes de produtos, resultado de desenvolvimento tecnológico, técnicas de
comercialização mais eficientes, além de outros fatores que determinam a necessidade de um sistema
organizado que pode constantemente monitorar estas mudanças.

Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
Na era do marketing 5.0, a tecnologia merece destaque, assim como a interconexão da sociedade. Nesse
contexto, deve-se enfatizar a essencialidade do uso da tecnologia, não apenas externamente, mas também
internamente, garantindo dados e informações instantâneas e precisas para embasar decisões acertadas e
facilitar a comunicação em tempo real com os consumidores.
Fonte: BLANCO, T. H. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos do Marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre marketing 5.0, analise as afirmativas a seguir:
I. Os profissionais deverão ir além da gestão tecnológica, ou seja, aquela que se baseava na busca de dados
e na inteligência artificial e automações.
II. Empresas e profissionais precisarão se adequar, criar, comunicar e entregar valor ao cliente por meio de
ofertas ao bem-estar humano.
III. Nesse novo cenário, o uso da inteligência artificial se demonstra de suma importância para potencializar
as conexões com o público.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
Segundo Churchill e Peter (2014), os planos de marketing oferecem vários benefícios, por exemplo, um
plano bem-feito ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecerem onde seus esforços
devem estar concentrados e a observarem e tirarem o melhor proveito das oportunidades no mercado, além
de proporcionar um meio, de medir o desempenho de marketing pela comparação dos resultados
alcançados com os objetivos propostos. Para os autores, os gerentes de marketing geralmente são
responsáveis por assegurar que as atividades de marketing alcancem os objetivos organizacionais, o que,
por sua vez, envolve analisar, planejar, implementar e controlar atividades de marketing de forma a criar
valor para os clientes e alcançar os objetivos da empresa.
Fonte: CHURCHILL, G. A.; PETER, P. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os planos de marketing ajudam os membros do departamento de marketing a entender onde devem
concentrar seus esforços, o que é crucial para evitar dispersão de recursos e focar nas oportunidades mais
promissoras do mercado.
PORQUE
II. A comparação dos resultados obtidos com os objetivos estabelecidos no plano de marketing fornece uma
maneira clara de medir o sucesso das iniciativas, o que permite ajustar e melhorar de forma contínua as
estratégias, garantindo que a empresa esteja progredindo na direção certa.
A respeito dessas asserções, assinale alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

6ª QUESTÃO
O ambiente de marketing envolve forças externas, que de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente,
vão influenciar as estratégias da organização. Portanto, é necessária uma análise desse ambiente de
marketing, que envolve aspectos do ambiente geral e, ao mesmo tempo, vinculando-os ao marketing. A
partir dessa análise, então, será possível estabelecer as estratégias para alcançar os objetivos.
Fonte: BLANCO, T. H. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos do Marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o ambiente de marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O avanço da tecnologia da comunicação contribuiu para que o ambiente competitivo deixasse de ser local
e passasse a ser global.
PORQUE
II. Uma empresa, que antes competia somente com empresas do seu bairro, passou a competir
mundialmente.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

7ª QUESTÃO
Kotler e Keller (2013) afirmam que há basicamente dois caminhos para segmentar o mercado, pelas:
características descritivas (pelos fatores demográficos, socioeconômicos e/ou geográficos) e/ou pelas
características comportamentais (pelos fatores psicográficos, comportamentais e/ou sentimentos) do
consumidor. Churchill e Peter (2014, p. 214) defendem que, ao escolher a base para a segmentação, que “o
profissional de marketing se apoie em seu conhecimento do mercado, nas tendências de compra, na
pesquisa de marketing e no bom senso.

Fonte: VIEIRA, M. C.; BLANCO, T. H. M. Fundamentos do Marketing. Maringá – PR: UniCesumar, 2022.
Unidade 4, p. 131.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I – Características Geográficas envolvem a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como
nações, estados, regiões, cidades ou bairros.
PORQUE
II – Características Psicográficas envolvem a divisão do mercado em grupos com base em traços de
personalidade, estilo de vida, valores pessoais, atitudes, atividades, interesses ou opiniões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
Ambas as asserções são falsas.
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ambas as asserções são verdadeiras, e II não é uma justificativa da I.

 

 

8ª QUESTÃO
Análise ambiental é a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar uma organização e
seus mercados. Essas mudanças ocorrem em todas as dimensões do ambiente externo – econômica, política
e legal, sociocultural, natural, tecnológica e competitiva. Uma das dimensões do ambiente externo se refere
às pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos (CHURCHILL; PETER, 2012).
Fonte: Adaptado de: CHURCHILL, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São
Paulo: Saraiva, 2012.
Assinale a alternativa que corresponde à dimensão do ambiente externo descrita no enunciado:
ALTERNATIVAS
Ambiente natural.
Ambiente econômico.
Ambiente competitivo.
Ambiente sociocultural.
Ambiente político-legal.

 

 

9ª QUESTÃO
Os estudos sobre Marketing abordam aspectos importantes que estão relacionados às estratégias das
organizações. Nesse contexto, o consumidor é tido como um dos objetivos centrais, que norteará tais
estratégias. De uma forma mais especifica, podemos afirmar que o Marketing dedica seu esforço no
processo de troca que ocorre entre aquele que compra e aquele que vende. Assim, podemos entender que
a essência do marketing está no desenvolvimento de trocas, onde, tanto o cliente quanto a organização, se
sintam beneficiados e fiquem satisfeitos. O cliente busca nessa relação obter recompensa, ou benefício,
maior do que os custos da compra, e a organização, por sua vez, espera pelos ganhos provenientes dessa
transação.
Fonte: BLANCO, T. H. M.; VIEIRA, M. C. Fundamentos do Marketing. Maringá: UniCesumar, 2022.
A essência do marketing está no desenvolvimento de trocas e, para que isso ocorra, existem algumas
condições necessárias. Sobre essas condições, analise as afirmativas a seguir:
I. Há pelos menos duas partes envolvidas.
II. Cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra.
III. Ambas as partes são livres para aceitar ou não a oferta.
IV. Cada parte acredita estar em condições de lidar com a outra.
V. Cada parte tem capacidade de comunicação e de entrega.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

10ª QUESTÃO
A criação de valor corresponde a estratégias utilizadas para aumentar o valor percebido de um determinado
produto, marca, serviço ou empresa. Por exemplo, uma empresa com o conceito de sustentabilidade
inserido cria valor frente aos concorrentes, é um diferencial competitivo. Este valor é “agregado”, visto pelos
consumidores. A criação de valor pode se dar pela necessidade do consumidor pelo produto, é o caso dos
medicamentos. Neste caso você pode se perguntar: Quanto o consumidor deseja/precisa do seu produto?
Quais são os problemas que está enfrentando? A calvície é vista por muitos homens e mulheres como o mal
do século, denegrindo a “imagem” e um produto que realmente funcione tem alto valor percebido, pois
solucionará um problema íntimo e importante para a pessoa. Por isso, dizemos que criação de valor é todo
“plus”, à mais, percebido pelos consumidores, e que pode ser considerado um diferencial do produto.
Fonte: Blog Casa da Consultoria. Como criar valor empresarial. Disponível em:
https://casadaconsultoria.com.br/criacao-de-valor-empresarial. Acesso em: 22 fev. 2024.
Sobre a criação de valor e os benefícios percebidos assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Benefício Social não é um benefício percebido pelo cliente no momento da compra.
Benefícios Pessoais são aqueles que estão relacionados aos dados demográficos do cliente.
Benefícios Funcionais são aqueles percebidos pelos clientes por terem cumprido bem seu papel.
Benefícios Experimentais são pouquíssimos valorizados quando falamos em comportamento do consumidor.
A criação de valor depende muito mais do produto em si do que da explicação dos benefícios que cada cliente
valoriza

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