ATIVIDADE 2 – MKT – GESTÃO DE PREÇOS – 52-2024

1ª QUESTÃO
A Lei da Demanda é um princípio econômico que estabelece que a quantidade demandada de um produto
ou serviço varia inversamente com o preço, mantendo-se outros fatores constantes. Isso significa que, à
medida que o preço de um bem ou serviço aumenta ou diminui, a quantidade demandada pelos
consumidores tende a diminuir ou aumentar. Neste contexto, a elasticidade do preço da demanda mede a
sensibilidade da quantidade demandada em relação às variações de preço, sendo um indicador importante
para as empresas ao definir suas estratégias de preços e prever os impactos no consumo.
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A disposição dos consumidores em adquirir um produto é influenciada pelas variações de preço, pois
mudanças nos preços afetam sua percepção de valor e acessibilidade.
PORQUE
II. À medida que o preço de um bem ou serviço aumenta, a quantidade demandada pelos consumidores
tende a diminuir. Por sua vez, quando o preço diminui, a quantidade demandada tende a aumentar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
Por mais que possam ser parecidos, existe diferença entre custo e despesa. O custo se trata dos gastos que
a empresa tem com um determinado produto ou serviço de sua atividade principal, ou seja, tudo aquilo que
é gasto para produzir ou executar uma atividade pode ser definido como custo. Já a despesa engloba o
conjunto de gastos para manter a operação, ou seja, tem relação com tudo aquilo que mantém a estrutura
da empresa, no caso, em funcionamento. Esses gastos não estão diretamente ligados à produção do
produto ou serviço principal da organização.
Fonte: https://www.ticketlog.com.br/blog/diferenca-entre-custo-e-despesa/. Acesso em: 20 abr. 2023.
Com base na temática em discussão, assinale a alternativa que evidencia um custo e uma despesa,
respectivamente:
ALTERNATIVAS
Material direto e material auxiliar.
Multas por atraso e Energia da fábrica.
Energia da produção e comissão de vendedores.
Seguro do administrativo e material de embalagem.
Telefone da administração e máquinas e equipamentos.

 

 

3ª QUESTÃO
A margem de contribuição é uma medida fundamental para entender a rentabilidade de um produto ou
serviço. Ela é definida como a diferença entre o preço de venda e os custos e despesas variáveis associados
à produção ou prestação do serviço. A margem de contribuição contribui para a cobertura dos custos fixos
da empresa e a geração de lucro. É crucial para as empresas minimizar custos variáveis, pois isso aumenta a
margem de contribuição, permitindo uma maior absorção dos custos fixos e, eventualmente, um aumento
dos lucros.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A margem de contribuição é o lucro total de um produto ou serviço após considerar todos os custos e
despesas variáveis.
PORQUE
II. Uma margem de contribuição elevada indica que o produto ou serviço está contribuindo
significativamente para cobrir os custos fixos da empresa e gerar lucro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
O Sistema econômico é a união dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e
serviços que satisfazem as necessidades sociais, organizado não só apenas do ponto de vista econômico,
como também social, judicial etc. Todos os elementos de um sistema econômico não são apenas pessoas,
mas sim fatores de produção: Trabalho, capital e recursos naturais. Define-se um sistema econômico como
sendo a forma política, social e econômica pela qual organiza-se uma sociedade.
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/conceito-de-sistema-economico-e-as-trocas/336837351. Acesso
em: 20 abr. 2023.
Com base no assunto abordado no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas:
I. O Sistema Econômico pode ser compreendido como sendo a interação entre empresas e famílias.
PORQUE
II. Para que a economia esteja equilibrada, é necessário que haja equilíbrio entre o que é ofertado e o que é
demandado. A relação entre a oferta e a demanda formam o preço de mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

5ª QUESTÃO
Há uma diferença entre PREÇO e VALOR. O preço envolve estratégias da empresa que passam desde
aspectos mercadológicos, como econômicos e financeiros. Já o VALOR pode ser entendido como o preço
percebido pelo cliente/consumidor. Dentro desse contexto, o grande desafio está em atribuir valor aos
produtos, mercadorias e serviços.
Essa atribuição de valor aos bens, produtos e serviços pelos consumidores, segundo Beckert e Asper (2011),
possui diferentes formas, dependendo de como podem tornar-se economicamente importante para o
consumidor.
CHAVES, Vaníria Ferrari Pinheiro. Gestão de Preços. Maringá: Unicesumar, 2019.
Algumas variáveis são importantíssimas nesse processo de atribuição de valor. Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Margem de lucro
Falta de margem de lucro
Processos de distribuição
Obsolescência do produto
Maximização de faturamento.

 

 

6ª QUESTÃO
Urdan e Urdan (2006) destacam a importância das estratégias de preço para ajudar as empresas a
alcançarem seus objetivos de rentabilidade e competitividade. Uma dessas estratégias é o preço de mix de
produtos, que se refere à abordagem adotada por empresas que trabalham com várias linhas de produtos.
Em vez de focar no preço de um produto individualmente, essa estratégia envolve gerenciar os preços de
toda a linha de produtos para maximizar a lucratividade global. Por exemplo, em uma linha de cosméticos,
uma empresa pode precificar produtos básicos como sabonetes a preços mais acessíveis, enquanto
produtos premium, como cremes faciais, podem ter preços mais altos para maximizar as margens de lucro.
O objetivo é garantir que a linha de produtos como um todo seja lucrativa, mesmo que alguns produtos
individuais tenham margens de contribuição menores.
Fonte: URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
Nesse contexto, pode-se afirmar que uma estratégia relacionada ao preço de mix de produtos é:
ALTERNATIVAS
A estratégia de preço de mix de produtos foca apenas na definição do preço unitário de cada produto.
Na estratégia de preço de mix de produtos, o objetivo é maximizar o lucro de cada produto individualmente.
A estratégia de preço de mix de produtos busca obter lucratividade na linha de produtos como um todo,
considerando as diferenças nas margens de contribuição dos produtos.
A estratégia de preço de mix de produtos é usada para definir o preço de novos produtos com base na concorrência.
Na estratégia de preço de mix de produtos, o preço de cada produto é definido sem considerar sua elasticidade.

 

 

7ª QUESTÃO
A precificação de produtos e serviços é uma parte essencial da estratégia de qualquer empresa. Vários
fatores devem ser considerados ao definir um preço competitivo e lucrativo, como a margem de lucro, ou
markup, que é um elemento crucial que assegura a sustentabilidade do negócio. Outros fatores importantes
incluem impostos, preço dos concorrentes, perfil do consumidor, ciclo de vida do produto, market share,
posicionamento de mercado e valor da marca.
Sobre os fatores que compõem o preço, analise as afirmativas a seguir:
I. Os custos fixos e variáveis são fundamentais para a formação de preço, pois representam os gastos
necessários para manter a atividade da empresa em funcionamento.
II. A inflação pode impactar a margem de lucro, exigindo ajustes nos preços ou na margem para manter a
rentabilidade da empresa.
III. A política de marketing pode influenciar diretamente a estratégia de precificação, aumentando a
percepção de valor do produto pelos consumidores.
IV. A sazonalidade não influencia a precificação de um produto, pois o preço deve ser sempre constante ao
longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

8ª QUESTÃO
A definição de preços para produtos ou serviços é um processo complexo que requer a consideração de
fatores mercadológicos, econômicos e financeiros. O preço ideal deve ser competitivo, permitindo à
empresa conquistar mercado e sustentar-se a longo prazo. As políticas de preços devem visar à
maximização de lucro a longo prazo, participação de mercado e capacidade produtiva, além de garantir
retorno sobre o capital investido para gerar negócios autossustentáveis. As decisões de preços devem ser
estratégicas, equilibrando competitividade, rentabilidade e estabilidade financeira.
Sobre os princip

ais objetivos da política de preços, analise as afirmativas a seguir:
I. Proporcionar o maior lucro possível a longo prazo significa que a empresa deve focar principalmente em
práticas de curto prazo para maximizar lucros imediatos.
II. Permitir maximização da participação de mercado implica que a empresa deve praticar preços alinhados
com suas possibilidades financeiras, evitando práticas que possam comprometer sua saúde financeira.
III. Maximizar a capacidade produtiva requer que a empresa defina um preço de venda que esteja de acordo
com sua capacidade produtiva, evitando preços muito baixos ou muito altos que poderiam causar
problemas como capacidade ociosa ou estoques elevados.
IV. Maximizar o capital empregado para gerar negócios autossustentáveis é essencial para garantir retorno
para os acionistas ou proprietários, levando em consideração a gestão do preço ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

9ª QUESTÃO
O gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou
serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Um gasto pode se transformar num investimento que,
sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/economia/gastos-custos-despesas.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.
Imagine que uma determinada atividade de negócio acaba de realizar o pagamento de um gasto com
propaganda e marketing. Assinale a alternativa que indica como esse gasto deve ser classificado na
contabilidade:
ALTERNATIVAS
Custo.
Perda.
Receita.
Despesa.
Investimento.

 

 

10ª QUESTÃO
Os custos são gastos no processo produtivo, no caso de indústrias e fábricas, tais como: matéria-prima,
energia, água, pessoal da fábrica, frete, manutenção de máquinas e equipamentos, dentre outros. No caso
de empresas do setor de comércio, seriam os gastos que envolvem a compra de produtos, sua
armazenagem e distribuição, envolvendo pessoal diretamente ligado. No caso do setor de serviços, envolve
todo o gasto com a realização daquele serviço.
Fonte: CHAVES, Vaníria Ferrari Pinheiro. Gestão de Preços. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2023.
Baseando-se nesse tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A determinação da composição dos custos é extremamente estratégica para uma empresa.
II. Os campos de abrangência para o cálculo dos custos são divididos em financeiro, contábil, gestão e
controle.
III. Custo pode ser definido, então, como todo o gasto envolvido no produto a ser comercializado, seja ele
fabricado, embutindo custos de produção, ou apenas comercializado, envolvendo todo o gasto que viabiliza
sua venda.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

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