ATIVIDADE 2 – MKT – INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 53-2024

1ª QUESTÃO
No decorrer dos nossos estudos nos deparamos com os conceitos dados e informações. Agora,
abordaremos um novo aspecto, o conhecimento, que é um apêndice derivado das concepções anteriores.
RODRIGUES, Fábio da Silva; NOGAMI, Vitor Koki da Costa; VAN DAL, Jorge. Inteligência de
Mercado. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019 (Adaptado).
Com base nos seus estudos identifique as afirmativas corretas.
I. O conhecimento representa os fatos obtidos de uma instituição qualquer, os quais, quando são
processados, organizados e interpretados transformam-se em informações.
II. O processo de geração do conhecimento está apoiado em dois aspectos: na quantidade de dados
obtidos, em que quanto mais dados advindos, melhor, e na obtenção de informações através de fontes
confiáveis mesmo que não tenha utilidade ao tomador de decisões.
III. O conhecimento pode ser entendido como a informação processada no interior de um indivíduo ou
dentro de uma instituição, consiste na representação da percepção e da compreensão de determinadas
informações e como estas podem ser úteis na realização de uma tarefa específica.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

2ª QUESTÃO
A falta de informação dificulta a tomada de decisões, porém o excesso de informação também prejudica o
gestor, pois pode causar ambiguidade e confusão. Em um mundo em que as informações transitam de
forma tão rápida e, muitas vezes, desordenada, o SIM filtra e categoriza a compreensão das informações
para o gestor. Quando se tem pouca informação, é difícil tomar decisões, pois não existe suporte para que a
decisão seja assertiva, aumentado o risco de insucesso. Chiusoli e Ikeda (2010) apresentaram um quadro
com as principais informações necessárias para um profissional de Marketing, tendo em vista o ambiente
externo, o ambiente interno e os elementos de Marketing.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2020.
De acordo essas principais informações necessárias, avalie as afirmações a seguir.
I. As vendas estão no ambiente externo, pois estão relacionadas diretamente ao público alvo, ou seja, aos
clientes em si.
II. A distribuição faz parte dos elementos de marketing, pois se relaciona à força de vendas, lojas, logística
de transporte e atacado.
III. Promoções se referem ao ambiente interno, já que depende da gestão determinar medidas que
impulsionem a venda dos produtos.
IV. Os competidores são enquadrados como ambiente externo e definem a participação de mercado,
produtos, estrutura de custos e estrutura industrial.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

3ª QUESTÃO
Os subsistemas que envolvem o cenário de marketing é composto por variáveis semi controláveis e
incontroláveis. As variáveis incontroláveis são externas a organização, como: tecnológica, política, legal,
ambiental, social entre outras. Por sua vez as variáveis semi controláveis estão relacionadas aos fatores
internos da organização, conhecidos como os 4 P´s, isto é produto, preço, praça e promoção sobre os quais
os gestores controlam de forma que podem manipular os objetivos organizacionais.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto apresentado e os subsistemas do marketing, analise as afirmações a seguir.
I. São dados obtidos de maneira estruturada e planejada, partindo da própria organização ou pela
contratação de prestação de serviço especializado.
II. Integra todo o processo de coleta, armazenamento, análise e comunicação das informações para dar
suporte à tomada de decisão isto é o Sistema de Apoio às Decisões e Marketing.
III. Tem como objetivo manter os profissionais de marketing atualizados em relação às condições e
modificações do ambiente externo da empresa, as fontes de dados, neste caso, são obtidas por meios
estruturados e formais.
IV. Este componente é específico sobre as informações referentes aos concorrentes da empresa.
Informações de mercado, tendências, novos produtos, novas tecnologias, estratégia de preço entre outras
são informações que os gestores de marketing têm que saber para tomar decisões competitivas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

4ª QUESTÃO
Os avanços tecnológicos provocaram enormes mudanças nos consumidores, nos mercados e no marketing
ao longo do último século.
RODRIGUES, F. S.; NOGAMI, V. K. C.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.
De acordo com esse texto, analise as afirmativas a seguir.
I. No marketing 1.0 o marketing dizia respeito a vender os produtos da fábrica a todos que quisessem
comprá-los.
II. No marketing 2.0 os consumidores têm muito mais acesso a informações e podem facilmente comparar
várias ofertas de produtos semelhantes.
III. No marketing 3.0 os consumidores também fornecem informações para as empresas e para outros
consumidores em um ato, havendo muito mais troca de informações entre produtor e consumidor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
Atualmente, existem várias metodologias e ferramentas utilizadas para a sistematização dos saberes e da
decisão em todos os níveis gerenciais. São infraestruturas capazes de identificar, qualitativa e
quantitativamente, informações a partir de técnicas de busca, seleção e análise automática. Uma das
principais, o data warehouse, é utilizado para armazenar informações relacionadas às atividades de uma
organização, possibilitando analisar de grandes volumes de dados, ou seja, pode ser entendido como um
Banco de dados organizado para dar suporte à tomada de decisões estratégicas da empresa.
RODRIGUES, Fábio da Silva; NOGAMI, Vitor Koki da Costa; VAN DAL, Jorge. Inteligência de
Mercado. Maringá-Pr: UniCesumar, 2019 (Adaptado).
Conforme expõe Ribeiro (2011 apud. Rodrigues, Nogami e Van Dal, 2019), há alguns conceitos, missão,
requisitos e estrutura do data warehouse. Sobre o data warehouse considere as alternativas abaixo.
I. O data warehouse é uma infraestrutura que deve ser implantada em qualquer tipo de empresa, mesmo
que não contribua para a tomada de decisões, haja vista sua notoriedade no mercado.
II. A importância do data warehouse é nítida para as organizações, sobretudo, no departamento de
marketing, já que a gestão do tempo é essencial, e não se pode levar dias, semanas ou meses, para tomar
decisões ou identificar indicadores que apoiarão a decisão.
III. O data warehouse busca unir partes menores em um conjunto de informações a fim de analisá-lo como
um todo, em que se pode obtê-lo a partir da soma de todas as partes, dessa forma o gestor tem uma visão
panorâmica integral dos dados, auxiliando na tomada de decisões.
IV. Uma das missões do data warehouse é consolidar e possibilitar que os dados que são
importantes fiquem disponíveis para a tomada de decisão. Nesse processo é importante a oferta de
informações sustentadas em fatos concretos, e que esta apoie o processo decisório.
V. Uma finalidade do data warehouse é disponibilizar dados distorcidos para que as informações
privilegiadas fiquem nas mãos dos gestores da alta cúpula e os demais funcionários que tenham acesso não
vazem dados sigilosos, prezando assim a segurança do conhecimento organizacional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.

 

 

6ª QUESTÃO
Com o avanço do conhecimento em Administração, o Marketing passou a integrar a área de TI com o
objetivo de contribuir com a tomada de decisões nas organizações. Esta por sua vez, acompanhou a
evolução com base nos recursos tecnológicos. Para isto, é imprescindível que o profissional de Marketing
tenha conhecimentos sobre informática, softwares, dentre outros. Assim como o profissional de Tecnologia
de Informação precisa ter familiaridade com os conceitos de Marketing para auxiliar no processo decisório.
Para facilitar essa integração, Chiusoli e Ikeda (2010) elaboraram um roteiro para uma construção de um SIM
com base em quatro etapas: estágio preliminar, de banco de dados, de banco estatístico e de banco de
modelos.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2019.
Com base no texto anterior, avalie os excertos, a seguir, e identifique as características dos estágios
apresentados por Chiusoli e Ikeda (2010).
I. No estágio de banco estatístico prevalece a busca pelas informações. Em que é dividido em dois tipos de
fontes: secundária e primária.
II. No estágio preliminar deve-se ter de forma clara, para toda a organização e sua equipe, o intuito da
criação de um sistema de informação de marketing.
III. O estágio de banco de modelos é a última etapa de todo o processo, após coletar, executar e melhorar
os dados captados nas fases anteriores.
IV. O estágio de banco de dados é objetivo e simples e, em grande maioria das vezes, negligenciado pela
alta gerência no momento de definições de estratégias organizacionais. Este por sua vez, traz um ponto
focal de análise da confiabilidade e a validade de dados.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
A tecnologia da informação pode ser definida como todo software e hardware na qual a empresa necessita
para atingir seus objetivos empresariais. Essa tecnologia pode ajudar a empresa a implementar cinco
estratégias competitivas básicas, são elas: redução de custos, diferenciação, inovação, promover o
crescimento e a desenvolver alianças.
Adaptada de: RODRIGUES, F. da. S.; NOGAMI, V. K. da. C.; VAN DAL, J. Inteligência de
Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.
Com base nos aspectos das cinco estratégias competitivas básicas, avalie as afirmações abaixo.
I. Na ótica da redução de custos, a tecnologia da informação pode não somente reduzir o custo de
processos empresariais, mas também os custos dos clientes ou fornecedores.
II. Quanto a promoção de crescimento, a TI não tem muita eficácia na administração da expansão dos
negócios, pois não há a diversificação e a integração necessária em outros produtos e serviços.
III. A TI pode ser utilizada na diferenciação, ou seja, no desenvolvimento de novos dispositivos para
diferenciar produtos e serviços e além disso utilizar estes dispositivos para reduzir vantagens de
diferenciação dos concorrentes.
IV. No aspecto da inovação, pode-se criar novos produtos e serviços que incluam componentes de TI, fazer
alterações radicais nos processos empresariais utilizando TI ou desenvolver novos mercados ou nichos de
mercado exclusivos com a ajuda de TI.
V. A TI pode desenvolver alianças utilizando-as para criar organizações virtuais de parceiros comerciais,
desenvolver sistemas de informação interorganizacionais conectados pela internet, extranets ou outras
redes que apoiem relações empresariais estratégicas com clientes, fornecedores, subcontratados e outros.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

8ª QUESTÃO
Em sua construção, todas as visões são válidas no processo de busca pelo acúmulo e aumento do nosso
nível de dados, informações e, sobretudo, na construção e enriquecimento do conhecimento a respeito da
gestão nas organizações.
NOGAMI, Vitor; RODRIGUES, Fábio; VAN DAL, Jorge. Inteligência de Mercado. Maringá-PR.: UniCesumar,
2019. (adaptado)
Sabendo da nossa dinâmica de estudos, de maneira objetiva, os termos informações, dados e conhecimento
se relacionam entre si, considere o texto acima e analise as afirmações.
I. Dados é o conjunto de fatos ordenados de modo a terem um valor considerável além dos fatos
propriamente ditos.
II. O caminho para gerar o conhecimento está subordinado a dois aspectos: o valor que uma informação
nos dá e a validade desta no poder decisório.
III. Dados auxiliam no processo de decisão das organizações, em qualquer nível de departamento ou, ainda,
nas questões de direcionamento das estratégias.
IV. Informação é o resultado de eventos ocorridos dentro de uma organização, antes de serem organizados
e estruturados de forma que as pessoas possam entendê-los e utilizá-los.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

9ª QUESTÃO
O gestor de marketing tem como função tomar diversas decisões, frente as etapas do processo decisório
(DAL, NOGAMI e RODRIGUES, 2020), comenta uma dessas etapas: a busca de informações e alternativas
para solucionar o problema identificado.
Adaptada de: RODRIGUES, F. da. S.; NOGAMI, V. K. da. C.; VAN DAL, J. Inteligência de
Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o texto anterior sobre a busca de informações e alternativa, avalie as afirmações a seguir.
I. A segunda etapa do processo de tomada de decisão é a ação.
II. São meios para se passar da situação atual para uma situação desejada.
III. Muitas vezes, assumir uma alternativa tem vantagens que outras não têm, todavia também o inverso é
verdadeiro.
IV. Esta etapa consiste em levantar, formular e reunir possíveis alternativas que proporcionarão a resolução
do problema.
V. É válido recorrer à criatividade, experiências anteriores, contatos, amigos, empresas, entre tantas outras
fontes de informação. Assim, é possível gerar diversas alternativas para solucionar o problema.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

10ª QUESTÃO
Um dos recursos mais valiosos para a gestão de qualquer organização é a informação, ela é a matéria-prima
para todo o processo de decisão dentro da empresa, seja em qualquer nível departamental. A informação
pode ser compreendida também como um recurso redutor de incertezas nos processos decisórios e
estratégicos, pois funciona como um elo integrado a todos os departamentos da empresa, de forma
interativa, visto que os setores não trabalham isolados, mas sim integrados, gerando informações precisas.
RODRIGUES, Fabio da Silva ; NOGAMI Vitor Koki da Costa. Inteligência de Mercado. Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2019. (adaptado)
Considerando os tipos característicos da informação, analise as afirmações a seguir.
I. A informação deve ser precisa sem erros, pois caso haja o contrário, decisões ruins podem ser tomadas e
gerar altos custos para a empresa.
II. A informação deve ser condizente com o setor em que a empresa atua, pois pelo contrário, ela não
auxiliaria muito nos negócios, isto é relevante.
III. Ela pode ser usada para vários propósitos e em diversos setores da organização, sendo econômica, e
também deve ser obtida no momento em que é necessária, sem atrasos de forma pontual.
IV. A informação deve estar disponível para os indivíduos que irão utilizá-la, isto é acessível, pois quando
obtida no tempo hábil e da forma correta atenderá as necessidades, porém deve estar disponível somente
para as pessoas autorizadas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV

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