ATIVIDADE 2 – MODELAGEM DE SOFTWARE – 51-2024

1ª QUESTÃO
A modelagem de software é necessária em todas as etapas do processo de desenvolvimento e requer a
visão dos engenheiros, desenvolvedores e a parceria com o cliente. Os modelos devem evoluir juntamente
com o processo de desenvolvimento a fim de introduzir a complexidade do projeto nos modelos aos
poucos.
PERSEGUINE, Vanessa Ravazzi; NASCIMENTO, Erinaldo Sanches. Modelagem de Software. Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2021.
Considerando o texto acima e dentre a proposta que contempla três tipos de modelo, assinale a alternativa
correta que define o modelo detalhado.
ALTERNATIVAS
Essa proposta representa a solução do problema, mas abstrai os detalhes de implementação.
Representa todos os detalhes do projeto, chegando até a uma correspondência da implementação.
Nesse modelo a equipe reúne todos os conceitos inerentes ao problema em um nível menor de abstração.
Essa proposta representa uma versão automatizada da solução do problema, mas abstrai os detalhes de
implementação.
Constroi a representação para a solução do problema em alto nível de abstração, considerando os limites e o
ambiente do sistema.

 

 

2ª QUESTÃO
A UML desempenha um papel fundamental no ciclo de vida do desenvolvimento de software, fornecendo
uma linguagem comum e eficaz para a representação e análise de sistemas complexos, independentemente
da linguagem de programação ou metodologia de desenvolvimento utilizada. Os elementos em um
diagrama de estrutura representam os conceitos significativos de um sistema e podem incluir abstrato,
mundo real ou conceitos de implementação.
Pacutti, M. C. D.; Freitas, J. A. de; Gasparotti, T. T.; Pedroso, V. de M. Engenharia de Software. PR:
Unicesumar, 2019. (adaptado)
Qual é a função dos diagramas de estruturais na UML?
ALTERNATIVAS
Detalhar os casos de uso do sistema.
Descrever a estrutura estática do sistema.
Representar o comportamento dinâmico do sistema.
Definir as restrições de integridade do banco de dados.
Mostrar a interação entre os objetos em tempo de execução.

 

 

3ª QUESTÃO
O levantamento de requisitos consiste em realizar reuniões, fazer entrevistas, aplicar questionários, levantar
a documentação, acompanhar in-loco para observar o processo, até que os requisitos funcionais, nãofuncionais e as regras de negócio estejam validadas e homologadas.
PERSEGUINE, Vanessa Ravazzi; NASCIMENTO, Erinaldo Sanches. Modelagem de Software. Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2021.
Em um determinado sistema que estava sendo analisado foi observado o seguinte:
1. O vendedor pode consultar o status de um pedido.
2. O gerente pode alterar informações de um registro.
3. O módulo de informações cadastrais deve estar disponível em modo off-line.
4. Cheques até R$ 100,00 reais podem ser compensados sem verificar a assinatura.
5. A compra deve ser liberada se a operadora indicar que o cartão tem limite disponível.
6. O tempo limite para processamento de todos os lotes de fatura na rotina diária deve ser de 4 horas.
O levantamento de requisitos consiste em:
(F) Requisito funcional
(N) Requisito não funcional
(R) Regra de negócio
Associe cada requisito observado com a siga correspondente.
ALTERNATIVAS
1 (F), 2 (F), 3 (N), 4 (N), 5 (R), 6 (R)
1 (F), 2 (F), 3 (N), 4 (R), 5 (R), 6 (N)
1 (F), 2 (N), 3 (R), 4 (F), 5 (N), 6 (R)
1 (R), 2 (R), 3 (N), 4 (F), 5 (F), 6 (N)
1 (R), 2 (N), 3 (F), 4 (R), 5 (N), 6 (F)

 

 

4ª QUESTÃO
As arquiteturas de software são projetadas considerando padrões relevantes como as arquiteturas de
software orientadas a objetos, cliente-servidor, orientadas a serviços e de tempo real. A arquitetura de
software de um projeto orientado a objetos aplica os conceitos de encapsulamento, abstração de dados,
classes e herança.
Fonte: PERSEGUINE, V. R.; NASCIMENTO, E. S. Modelagem de Software. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o padrão de comunicação sequencial entre objetos indicado por Pressman, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Entrada e saída.
Cliente e servidor.
Parâmetro e retorno.
Chamadas e retorno.
Sequencial e simultânea.

 

 

5ª QUESTÃO
O diagrama de implantação representa a distribuição dos pacotes de sistema em execução nos
equipamentos em implementações de ambientes de desenvolvimento, teste ou de produção com os nomes
de compilação específica ou servidores ou dispositivos de implantação.
PERSEGUINE, Vanessa Ravazzi; NASCIMENTO, Erinaldo Sanches. Modelagem de Software. Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2016.
Reimpresso em 2021.
Observe o diagrama de implantação abaixo:
Fonte: SQL Magazine 68 – Utilizando UML: Diagramas de Implantação, Comunicação e Tempo. Disponível
em <https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-68-utilizando-uml-diagramas-de-implantacaocomunicacao-e-tempoartigo-sql-magazine-68-utilizando-uml-diagramas-de-implantacao-comunicacao-etempo/16353>. Acessado em: 11 fev. 2022.
Considerando a figura acima, assinale a alternativa correta sobre o nome do elemento ilustrados por
retângulos.
ALTERNATIVAS
Nó.
Decisão.
Artefato.
Associação.
Estereótipo.

 

 

6ª QUESTÃO
Os pilares da orientação a objetos são os princípios fundamentais que guiam a programação orientada a
objetos. Eles são:
Abstração: Consiste em simplificar a complexidade do sistema, focando nos aspectos relevantes e ignorando
os detalhes desnecessários.
Encapsulamento: Refere-se à proteção dos atributos e métodos de um objeto, permitindo o acesso
controlado apenas através de interfaces específicas.
Herança: Permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, facilitando a reutilização de
código e a criação de hierarquias de classes.
Polimorfismo: Permite que objetos de classes diferentes possam ser tratados de forma uniforme,
possibilitando que um método tenha diferentes comportamentos em contextos distintos.
Pacutti, M. C. D.; Freitas, J. A. de; Gasparotti, T. T.; Pedroso, V. de M. Engenharia de Software. PR:
Unicesumar, 2019.
Qual dos seguintes itens descreve corretamente o encapsulamento na programação orientada a objetos?
ALTERNATIVAS
É a capacidade de uma classe herdar atributos e métodos de outra classe.
É a capacidade de um objeto assumir diferentes formas em tempo de execução.
Refere-se à capacidade de uma classe ser instanciada em várias partes do código.
Consiste em ocultar a implementação interna de um objeto e expor apenas a interface para interação.
Refere-se à capacidade de uma classe ser dividida em módulos independentes para facilitar a manutenção do
código.

 

 

7ª QUESTÃO
Os diagramas comportamentais na UML representam o comportamento dinâmico dos objetos em um
sistema, enquanto os diagramas estruturais mostram a estrutura estática do sistema e de suas partes. Os
diagramas comportamentais descrevem como os objetos interagem e evoluem ao longo do tempo,
enquanto os diagramas estruturais mostram os elementos do sistema e seus relacionamentos. Ambos os
tipos de diagramas são essenciais para a modelagem abrangente de sistemas de software, fornecendo uma
visão clara do comportamento e da estrutura do sistema.
Pacutti, M. C. D.; Freitas, J. A. de; Gasparotti, T. T.; Pedroso, V. de M. Engenharia de Software. PR:
Unicesumar, 2019.
Quais são os tipos de diagramas de comportamento mais comuns na UML?
ALTERNATIVAS
Diagrama de Atividades e Diagrama de Estados.
Diagrama de Implantação e Diagrama de Objetos.
Diagrama de Classes e Diagrama de Componentes.
Diagrama de Pacotes e Diagrama de Comunicação.
Diagrama de Casos de Uso e Diagrama de Sequência.

 

 

8ª QUESTÃO
Os modelos de software oferecem a interpretação e visualização de um projeto de software sob diferentes
perspectivas e níveis de abstração. Sommerville considera quatro perspectivas ou visões: externa, de
interação, estrutural e comportamental.
Fonte: PERSEGUINE, V. R.; NASCIMENTO, E. S. Modelagem de Software. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nos modelos de contexto que representam o relacionamento do software a ser construído com
elementos exteriores a ele, que irão impactar e sofrer impactos pelo seu funcionamento, analise as
afirmativas a seguir com elementos externos ao sistema:
I. Fluxos.
II. Eventos.
III. Sensores.
IV. Atuadores.
V. Requisitos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
III, IV e V, apenas.

 

 

9ª QUESTÃO
Para a modelagem e arquitetura de um software é fundamental definir a metodologia de desenvolvimento,
a utilização de alguma ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering), definir o ciclo de vida de
desenvolvimento do software, levantar, classificar e validar os requisitos. O software deve ser projetado com
base em diferentes visões, que auxiliam na compreensão da equipe de desenvolvimento e dos diferentes
stakeholders envolvidos na aquisição do produto.
Fonte: PERSEGUINE, V. R.; NASCIMENTO, E. S. Modelagem de Software. Maringá: UniCesumar, 2021.
Quando a equipe de engenharia de software trata de processo de software, ela está se referindo a um
conjunto de atividades de trabalho, ações e tarefas associadas à conclusão do software.
Sobre o processo de software, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Oferece uma linguagem única no processo de desenvolvimento de software.
É a metodologia utilizada em cada ação para se alcançar o artefato de software.
Se refere a um conjunto de conceitos, terminologias e atividades de uma área do conhecimento.
A escolha varia de organização para organização e serve para identificar os subsistemas do projeto.
Permite elaborar especificações estruturadas, evitando uma compressão ambígua da equipe de desenvolvimento.

 

 

10ª QUESTÃO
Um engenheiro de software foi convidado a trabalhar em um projeto de bioinformática para descoberta e
categorização de genes de uma bactéria útil na composição de bioinseticida. A ferramenta computacional a
ser desenvolvida utiliza outros software de bioinformática, que serão acessados via uma API REST
(Representational State Transfer). A partir de uma entrada de dados, que é uma sequência genética, os
outros software devem devolver respostas biológicas específicas, de tal forma que a ferramenta,
posteriormente, possa categorizar ou apontar uma nova descoberta genética.
A partir da descrição do problema acima, assinale a alternativa que indica o melhor padrão de arquitetura
de software para essa solução.
ALTERNATIVAS
Arquitetura pipe-filter
Arquitetura em camadas
Arquitetura em camadas
Arquitetura orientada a objetos
Arquitetura centralizada em dados
Arquitetura para sistemas distribuído

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