ATIVIDADE 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 53-2024

1ª QUESTÃO
A elaboração da visão estratégica também é uma etapa crucial do planejamento estratégico, ela declara
para onde a organização deseja ir, para qual rumo ela será direcionada .A visão estratégica vai além das
metas de curto prazo e projeção financeira, além disso, ela não aborda nenhuma estratégia e não se limita a
uma análise detalhada do ambiente interno organizacional.
PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre o conceito de visão estratégica de uma empresa analise as alternativas a seguir e assinale a opção
correta:
ALTERNATIVAS
A visão estratégica é uma declaração que estabelece as metas de curto prazo da empresa.
A visão estratégica é uma análise detalhada do ambiente interno da empresa.
A visão estratégica é uma projeção financeira para os próximos três anos.
objetivos ambiciosos.

 

 

2ª QUESTÃO
A visão estratégica é um documento que descreve as estratégias específicas que a empresa irá implementar.
A visão estratégica é uma descrição do que a empresa pretende alcançar a longo prazo, sua imagem futura e seus
O planejamento estratégico deve considerar as variáveis internas e externas da empresa, pois estas
influenciam o ambiente e as ações de seus respectivos stakeholders. Stakeholder significa público
estratégico e descreve uma pessoa ou um grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em
uma empresa, negócio ou indústria.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
De acordo com o que foi descrito acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Credores e fornecedores não podem ser considerados stakeholders, pois não afetam diretamente a
organização.
II. Os clientes são um dos principais stakeholders de uma empresa.
III. Os acionistas fazem parte dos stakeholders internos da empresa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

3ª QUESTÃO
Uma empresa de tecnologia está buscando aprimorar sua estratégia de negócios para se manter
competitiva no mercado. Diante dessa situação, a organização decide implementar o Balanced Scorecard
(BSC) para melhorar o alinhamento estratégico e monitorar o desempenho em diversas áreas.
Elaborado pelo professor, 2024.
Com base nesse cenário, qual perspectiva do BSC se concentraria principalmente em medir a eficácia do
treinamento e desenvolvimento de habilidades dos funcionários? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Perspectiva financeira.
Perspectiva de clientes.
Perspectiva de processos internos.
Perspectiva de inovação e tecnologia.
Perspectiva de aprendizado e crescimento.

 

 

4ª QUESTÃO
A matriz de Ansoff propõe diferentes estratégias de crescimento para uma empresa. A matriz ajuda a
identificar e avaliar oportunidades de crescimento, levando em consideração os produtos e mercados
existentes, bem como novos produtos e novos mercados.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto, sobre uma das estratégias de crescimento, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
Penetração de mercado.
Expansão dos concorrentes.
Ameaça de produtos substitutos.
Poder de barganha dos fornecedores.
Custo-benefício.

 

 

5ª QUESTÃO
Podemos destacar alguns tipos de estratégia mencionada por Mintzberg. São elas: estratégia pretendida,
estratégia deliberada, estratégia não realizada, estratégia emergente e estratégia realizada.

Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Analise as alternativas a seguir a assinale a opção correta sobre estratégia emergente:

ALTERNATIVAS
A estratégia emergente é cuidadosamente planejada e implementada de acordo com uma visão estratégica
claramente definida.
A estratégia emergente surge de forma não planejada, através de ações e interações das diferentes partes da
organização.
A estratégia emergente envolve somente parcerias ou alianças estratégicas com outras organizações para alcançar
objetivos comuns.
A estratégia emergente é um resultado direto das decisões tomadas pela alta administração da organização.
A estratégia emergente busca uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

 

 

6ª QUESTÃO
Dentro das organizações, mais especificamente, nas empresas, é necessário ter um propósito e esse
propósito é chamado de propósito organizacional, ou seja é a razão para ela funcionar, é o motivo principal,
o porquê de aquela empresa ter sido criada,e isso é totalmente estratégico.Portanto o negócio deve estar
relacionado à solução para alguma necessidade do cliente ou do mercado,é pensar no benefício e não
apenas no produto. É saber realmente qual é o negócio da empresa, isso prepara a organização para a
construção do seu propósito organizacional.

PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Sobre propósito organizacional e seus benefícios, analise as alternativas e assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS
O propósito organizacional é responsável pela implementação de estratégias de marketing.
O propósito organizacional está relacionado apenas ao aspecto financeiro da empresa.
O propósito organizacional tem impacto apenas no aspecto interno da empresa, não afetando sua imagem perante o
público externo.
O propósito organizacional desempenha um papel relevante na cultura e no engajamento dos funcionários.
O propósito organizacional é uma ferramenta exclusiva de empresas sem fins lucrativos.

 

 

7ª QUESTÃO
Igor Ansoff analisou os componentes do vetor de crescimento conforme apresentado no quadro abaixo.
PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo Silva. Planejamento Estratégico/ Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Reimpresso em 2023.
De acordo com o quadro acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Penetração de mercado refere-se à estratégia de expansão destinada a aumentar a parcela de participação
dos produtos em novos mercados.
II. Desenvolvimento de mercado é a estratégia de expansão resultante da identificação de novos produtos
que a empresa oferece.
III. Desenvolvimento de produto é a estratégia de expansão que visa lançar no mercado novos produtos
com a finalidade de substituir os existentes, muitas vezes por terem se tornado obsoletos, mas que atendem
às mesmas necessidades ou finalidades.
IV. Diversificação é quando os produtos, bem como seus usos e necessidades, são novos para a empresa.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

8ª QUESTÃO
A missão “descreve o que a empresa faz” (HILL; JONES, 2012, p. 45). Peter Drucker (1975 apudLUCCA, 2013,
p. 3,), considerado uma das maiores referências na Administração, declarou certa vez que “uma empresa não
se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma
definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos
da empresa”.A elaboração da missão organizacional é uma etapa muito importante do planejamento
estratégico, pois ela desempenha um papel crucial no estabelecimento da direção estratégica.

PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre o conceito de missão estratégica de uma empresa ,analise as alternativas a seguir e assinale a opção
correta
ALTERNATIVAS
A missão estratégica é uma declaração que define os objetivos financeiros e de curto prazo da empresa.
A missão estratégica é um documento que detalha todas as estratégias específicas que a empresa irá implementar.
A missão estratégica é uma análise detalhada do ambiente externo da empresa.
A missão estratégica é uma declaração concisa que expressa a razão de ser da empresa, sua identidade e seu
propósito fundamental.
A missão estratégica é uma projeção de receitas e despesas para os próximos cinco anos.

 

 

 

9ª QUESTÃO
Diferentemente da missão, que objetiva expressar a razão de existir da organização somada aos seus valores
e diferenciais competitivos, a visão é um macro objetivo estratégico a ser alcançado pela organização no
futuro.

PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo Silva. Planejamento Estratégico/ Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Reimpresso em 2023.

Considerando os estudos sobre o assunto, assinale a alternativa que descreve um exemplo de visão
estratégica.

ALTERNATIVAS
“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável.”
“Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.”
“Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e dos funcionários.”
“Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes.”
“Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o
empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.”

 

 

10ª QUESTÃO
A hierarquização consiste na distribuição de responsabilidades e de poder a partir de uma ordenação de
cargos e funções por meio de uma ordem de importância. A hierarquização permite identificar as
necessidades de responsabilidades e como serão processadas as responsabilidades da gestão do negócio e
de planejamento estratégico, tático e operacional.
A figura abaixo mostra os níveis do planejamento.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O nível estratégico abrange a organização como um todo.
PORQUE
II. O nível estratégico geralmente é gerido por operadores de primeira linha.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp