1ª QUESTÃO
O desenvolvimento planimétrico consiste na representação horizontal da estrutura. Nesta fase, engenheiros
e projetistas determinaram a localização exata da ponte ou viaduto em relação às vias de acesso, cursos
d’água, terrenos adjacentes e outros elementos da paisagem. Isso envolve a criação de plantas baixas que
indicam a largura, o comprimento, a posição das pilhas ou estacas, como vias de tráfego, como calçadas e
outras características importantes. A topografia da área também é levada em consideração para garantir que
uma estrutura esteja alinhada com o terreno circundante. Já o desenvolvimento altimétrico diz respeito à
representação vertical da ponte ou viaduto. Nesta fase, os engenheiros determinaram a altura relativa da
estrutura em relação ao solo e a variação da elevação ao longo de seu comprimento. Isso é essencial para
garantir que uma estrutura seja projetada de forma a permitir a passagem segura de veículos e pedestres
sob ela e para acomodar a topografia do terreno. Os perfis detalhados são criados, mostrando as rampas de
acesso, os vãos livres sobre obstáculos, como rios ou ferrovias, e as inclinações permitidas para a adequada
drenagem das águas pluviais.
MARCHETTI, O. Pontes de concreto armado. São Paulo: Blucher, 2008.
De acordo com o exposto e utilizando os conhecimentos obtidos na disciplina, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Segundo o desenvolvimento planimétrico, ou seja, o traçado longitudinal em perfil, as pontes podem ser
classificadas em pontes retas, curvas e sinuosas.
O desenvolvimento planimétrico consiste na representação em corte da estrutura. Já o desenvolvimento altimétrico
diz respeito à representação em planta baixa da ponte ou viaduto.
As pontes retas podem, ainda, ser classificadas em pontes retais verticais, ou seja, aquelas cujo perfil longitudinal é
reto e não tem nenhuma declividade, e pontes retas em rampa, caracterizadas pelo alto grau de declividade.
Um elemento retangular curvo com a concavidade para cima é representado para indicar uma ponte curva com
tabuleiro convexo. Já um elemento retangular curvo com a concavidade para baixo é representado para indicar uma
ponte curva com tabuleiro côncavo.
As pontes curvas podem ser classificadas, de acordo com a concavidade do tabuleiro, em pontes curvas com
tabuleiro convexo, em que a região central da ponte é mais alta que ambas as extremidades, e pontes curvas com
tabuleiro côncavo, cuja região central é mais baixa que as extremidades da ponte.
2ª QUESTÃO
Sabemos que o dimensionamento das estruturas de pontes de concreto armado são semelhantes aos
métodos utilizados para as demais estruturas. Para que os elementos estruturais possam se comportar de
maneira adequada frente às solicitações, a quantidade de aço a ser utilizada deve ser calculada por meio do
processo de dimensionamento, no qual a obtenção da quantidade de armadura a ser utilizada favorece o
comportamento adequado do elemento estrutural e propicia um maior desempenho dos materiais a serem
utilizados no projeto.
MARCHETTI, O. Pontes de concreto armado. São Paulo: Blucher, 2008.
Utilizando seus conhecimentos a respeito do cálculo das armaduras longitudinais de flexão e o exposto no
texto-base, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A fadiga é um fenômeno associado às ações permanentes, o que promove uma modificação abrupta na estrutura
interna de um material submetido à oscilação de tensões provenientes dessas ações.
Como, normalmente, a armadura longitudinal resulta em uma grande quantidade de barras, recomenda-se que a
altura útil (d) seja da ordem de 65% da altura da seção transversal para os cálculos de dimensionamento.
Deve-se realizar o dimensionamento da estrutura utilizando-se o estado-limite último (ELU), sendo esta a pior
situação possível a qual a estrutura estaria submetida. Esse procedimento utiliza hipóteses que consideram a
ruptura do elemento estrutural.
Para concretos com resistência característica à tração (fck) de até 80 MPa, admite-se que a distribuição de tensões
no concreto seja feita de acordo com o diagrama elíptico-parábólico, com base no diagrama tensão-deformação
completo do concreto, com tensão máxima igual a 1,4 fcd.
Para o dimensionamento das armaduras longitudinais de flexão deve-se realizar a consideração de que o elemento
estrutural atingiu o estágio I de fissuração. Nesse estágio, a região mais comprimida da seção transversal estará
plastificada, sustentado apenas pela armadura tracionada.
3ª QUESTÃO
Durante o projeto de uma ponte, devemos levar em consideração diversos tipos de ações. Além das ações
atuantes consideradas estáticas é necessário considerar as ações dinâmicas em decorrência da
movimentação dos veículos sobre o tabuleiro da ponte. Isto requer um veículo específico e padronizado, a
fim de otimizar o procedimento de cálculo e o posicionamento do veículo em regiões críticas da ponte,
possibilitando o cálculo de esforços críticos na estrutura.
NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: UniCesumar, 2022.
Acerca dos seus conhecimentos e a partir do exposto, identifique e assinale a alternativa correta no que se
refere a definição das ações em estruturas de pontes.
ALTERNATIVAS
Ações variáveis são aquelas que têm duração rápida e menos de 10% de probabilidade de ocorrência ao longo da
vida útil da estrutura.
Ações variáveis não apresentam variações significativas ao longo da vida útil da estrutura. Podemos citar como
exemplo o peso próprio, as forças de protensão e força centrífuga.
Ações permanentes ocorrem com grandes variações durante toda a vida útil da estrutura. Como exemplos, podemos
citar as cargas móveis, impacto de veículos e carregamentos de construção.
Ações permanentes são as que ocorrem com valores constantes ou pouca variação na média durante o tempo de
vida útil da estrutura. Estas ações permanentes podem, ainda, ser divididas em ações permanentes diretas e em
ações permanentes indiretas.
As ações excepcionais são aquelas que têm 60 minutos ou mais de duração e acima de 50% de probabilidade de
ocorrência ao longo da vida útil da estrutura. Não é necessário ser considerada no projeto destas estruturas. Nesse
grupo de ações, podem ser consideradas as seguintes cargas: Peso próprio, cargas móveis e explosões.
4ª QUESTÃO
Sabe-se que a mesoestrutura de uma ponte é composta principalmente pelos pilares e pelos aparelhos de
apoio. Os pilares são os elementos lineares responsáveis pela transmissão dos esforços que atuam na
superestrutura para a infraestrutura. Já os aparelhos de apoio são dispositivos são dispositivos usualmente
compostos por materiais flexíveis que possibilitam certas movimentações na superestrutura, as quais podem
acontecer devido às deformações provenientes da variação de temperatura, por exemplo.
Fonte: EL DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introdução às pontes de concreto. São Carlos: Universidade de São Paulo,
2010.
A partir do exposto no texto-base, assinale a alternativa que descreve corretamente o posicionamento e
função dos aparelhos de apoios nas estruturas de pontes de concreto armado.
ALTERNATIVAS
O aparelho de apoio é o elemento colocado sobre a superestrutura. Destina-se a transmitir as reações do tráfego
para a superestrutura e permitir determinados movimentos da ocasionados por diversos fatores, tais como tráfego e
efeitos sísmicos.
O aparelho de apoio é o elemento colocado entre a mesoestrutura e infraestrutura. Destina-se a transmitir as
reações da mesoestrutura para a infraestrutura e permitir determinados movimentos da ponte ocasionados por
diversos fatores, tais como as deformações ocasionadas pela variação de temperatura.
Aparelho de apoio: elemento inserido entre a região da superestrutura e a mesoestrutura. Sua função é transmitir
as reações da superestrutura para a mesoestrutura e permitir determinados movimentos da superestrutura gerados
por fatores como deformações decorrentes de variação de temperatura.
O aparelho de apoio é o elemento colocado entre a superestrutura e a infraestrutura. Destina-se a transmitir as
reações da superestrutura para a infraestrutura e permitir determinados movimentos da superestrutura ocasionados
por diversos fatores, tais como as deformações ocasionadas pela variação de temperatura.
O aparelho de apoio é o elemento colocado entre a superestrutura e a mesoestrutura. Destina-se a transmitir as
reações da superestrutura para a mesoestrutura e permitir determinados movimentos da superestrutura
ocasionados por diversos fatores, tais como peso próprio da estrutura e ações decorrentes do processo construtivo.
5ª QUESTÃO
De acordo com a ABNT NBR 6122/2019, a grandeza fundamental para o projeto de fundações rasas é a
tensão admissível, se o projeto for desenvolvido considerando o fator de segurança global e os valores
característicos, ou a tensão resistente de cálculo, quando o projeto for desenvolvido considerando
coeficientes de ponderação e valores de cálculo. Assim, essas tensões devem satisfazer simultaneamente aos
estados limites últimos (ELU) e aos estados limites de serviço (ELS) para cada elemento isolado de fundação
e para o conjunto.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
.
A partir das informações apresentadas sobre o projeto de fundações rasas, assinale a alternativa que
apresenta corretamente as informações importantes deste tipo de projeto.
ALTERNATIVAS
Fundações rasas não são economicamente viáveis, pois possuem baixa resistência e sempre estão sujeito a
recalques.
Fundações rasas não são economicamente viáveis, pois nenhum solo apresenta tensão admissível suficiente para
projetos de pontes.
Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 3 MPa, e
em regiões onde o solo não seja sujeito a recalques.
Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 0,3 MPa, e
em regiões onde o solo não seja sujeito a recalques.
Fundações rasas são economicamente viáveis quando o solo apresenta tensão admissível de, no mínimo, 3 MPa, e
em regiões onde o solo seja sujeito a pequenos recalques.
6ª QUESTÃO
A mesoestrutura de uma ponte é composta principalmente pelos pilares e pelos aparelhos de apoio. Os
processos construtivos envolvem a montagem de formas de concreto, o posicionamento das armaduras, a
concretagem e a cura adequada para garantir a durabilidade e a integridade da ponte. A precisão e a
qualidade da mesoestrutura são fundamentais para garantir a segurança e a funcionalidade da ponte ao
longo de sua vida útil.
NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre os processos construtivos da mesoestrutura de uma ponte, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Formas saltantes: processo bastante econômico para pilares de altura média (entre 10 até 30 m). A
seção transversal pode ser constante ou variável.
Observa-se que o processo executivo mais empregado é o de formas convencionais, o qual é mais econômico em
pilares de grandes alturas (acima de 50 metros).
Formas deslizantes: processo executivo com procedimento manual de concretagem no qual as formas são
desmontadas e retiradas de forma completa a cada 3 metros.
Formas convencionais: não é possível nem permitido por norma a reutilização das formas em decorrência da rápida
degradação causada pelo concreto que está em contato.
Formas deslizantes: consiste em uma forma desmontável de painéis metálicos ou de madeira, com altura da ordem
de 20 metros. Desliza-se a forma para cima de maneira contínua e manual.
7ª QUESTÃO
Você, futuro engenheiro (a), está realizando os cálculos para efetuar a construção de uma ponte de 20
metros de vão livre, e está na etapa de dimensionamento a flexão das longarinas de concreto armado. Ao
calcular a posição da linha neutra (z), obteve uma medida de 180 cm com um momento fletor Md máximo
de 588000 kN.cm. A partir destas informações, calcule os itens solicitados e assinale a alternativa correta:
Elaborado pelo Autor (2024).
1. A área de aço necessária para a armadura longitudinal a flexão na seção. Considere Fyd = 43,48 Mpa.
2. A quantidade de barras de aço necessárias. Adotar As = 4,91 cm² para diâmetro de 25 mm
ALTERNATIVAS
75,13 cm² e 4 barras.
75,13 cm² e 12 barras.
75,13 cm² e 16 barras.
84,52 cm² e 14 barras.
84,52 cm² e 16 barras.
8ª QUESTÃO
Ações variáveis são aquelas que ocorrem com valores que apresentam variações significativas na média ao
longo da vida útil da estrutura e são divididas em ações variáveis normais e ações variáveis especiais. Ações
variáveis normais são aquelas cuja probabilidade é suficientemente grande para que sejam
obrigatoriamente consideradas no projeto das estruturas de um dado tipo de construção, enquanto as
ações variáveis especiais são advindas dos efeitos sísmicos ou das cargas acidentais de natureza ou de
intensidade especiais.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
Conforme a ABNT NBR 7187:2021, assinale a alternativa que representa corretamente as ações variáveis que
podem ser consideradas.
ALTERNATIVAS
Cargas lentas, permanentes, rápidas, fixas e temporárias.
Cargas cinemáticas, de mobilização e desmobilização, de vento e variações de temperatura.
Cargas móveis, de construção, de vento, pressão e efeito dinâmico provocado pela variação de temperatura e cargas
permanentes.
Cargas móveis, de construção, de vento, pressão e efeito dinâmico provocado pelo movimento das águas e
variações de temperatura.
Cargas de peso próprio, de construção, de vento, pressão e efeito dinâmico provocado pelo movimento das águas e
variações de temperatura.
9ª QUESTÃO
As estruturas de pontes são geralmente construídas em regiões de difícil acesso, o que dificulta a execução
de todos os tipos de fundações. Escolher uma fundação não inclui somente os aspectos relacionados aos
elementos estruturais de concreto armado abaixo da superfície do terreno, mas também diversas
especificidades ligadas ao solo, às rochas subjacentes, à erosão e às condições de construção. Assim, um
problema comum durante a realização dos projetos de infraestrutura é a limitação do conhecimento acerca
do solo onde a fundação será implantada, seja pela sondagem reduzida, seja pelo método de análise
adotado, seja pelas condições de erosão presentes.
NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
Você, futuro engenheiro(a), foi solicitado a realizar um projeto de fundações para a estrutura de uma ponte.
Para isto, precisa conhecer previamente os tipos de fundações disponíveis para utilização. A partir desta
informação e de seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor representa os tipos de fundações
que você poderá trabalhar.
ALTERNATIVAS
Fundações estáveis e fundações críticas.
Fundações esbeltas e fundações robustas.
Fundações simples e fundações complexas.
Fundações estáticas e fundações dinâmicas.
Fundações rasas ou superficiais e fundações profundas.
10ª QUESTÃO
Durante a elaboração do projeto de uma ponte, engenheiros e projetistas determinaram a localização exata
da ponte ou viaduto em relação às vias de acesso, cursos d’água, terrenos adjacentes e outros elementos da
paisagem. Para isto, o desenvolvimento planimétrico consiste na representação horizontal da estrutura, a
partir da criação de plantas baixas que indicam a largura, o comprimento, a posição das pilhas ou estacas,
como vias de tráfego, como calçadas e outras características importantes. Outro elemento fundamental é a
topografia da área, a partir da qual deve-se garantir que uma estrutura esteja alinhada com o terreno
circundante. Já o desenvolvimento altimétrico corresponde a representação vertical da ponte ou viaduto,
onde se determinam a altura relativa da estrutura em relação ao solo e a variação da elevação ao longo de
seu comprimento. Já os perfis são criados para mostrar as rampas de acesso, os vãos livres sobre obstáculos,
como rios ou ferrovias, e as inclinações permitidas para a adequada drenagem das águas pluviais.
Fonte: NETO, J. A. D. F. Pontes e Estruturas Especiais. Maringá: Unicesumar, 2022.
De acordo com o exposto no texto base, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Pontes retas podem ser classificadas em pontes retais verticais e pontes retas em rampa.
Segundo o desenvolvimento planimétrico, ou seja, o traçado longitudinal em perfil, as pontes podem ser
classificadas em pontes retas, curvas e sinuosas.
Podemos classificar as pontes curvas conforme a concavidade do tabuleiro, sendo estas: pontes curvas com
tabuleiro côncavo e pontes curvas com tabuleiro convexo.
Desenvolvimento planimétrico consiste na representação em corte da estrutura. Já o desenvolvimento altimétrico diz
respeito à representação em planta baixa da ponte ou viaduto.
Elemento retangular curvo com concavidade para cima: utilizado para indicar uma ponte curva com tabuleiro
convexo. Elemento retangular curvo com a concavidade para baixo: utilizado para representar uma ponte curva com
tabuleiro côncavo