ATIVIDADE 2 – PSICO – INTERVENÇÕES INOVADORAS NA PSICOPEDAGOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM – 52-2024

1ª QUESTÃO
A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Os processos de ensino
e aprendizagem proporcionam o acesso da criança à cultura do meio em que vive, lhe traz conhecimentos
construídos e acumulados pela ciência.
Fonte: DANTAS, C.; RODRIGUES, C. C. Estratégias metacognitivas como intervenção psicopedagógica para o
desenvolvimento do automonitoramento. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo,
v. 30, 2013.
Sobre a intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A intervenção psicopedagógica é restrita ao paciente. São as atividades elencadas pelo psicopedagogo
para auxiliar no processo corretor da dificuldade de aprendizagem.
II. Nem sempre o paciente possui alguma dificuldade oriunda de um aspecto patológico evidente. É preciso
conhecer vários elementos para chegar a um diagnóstico e a um plano de intervenção que promova o
avanço do sujeito atendido.
III. Para cada caso e local de atuação, é necessária a definição de uma estratégia diferenciada para suprir as
dificuldades apresentadas. Além disso, caso o psicopedagogo sinta necessidade, cabe a indicação de outros
profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista etc.
IV. Alguns dos elementos que compõem o plano de intervenção psicopedagógico são: nome e idade do
paciente, queixa, diagnóstico inicial, previsão do tempo de intervenção, descrição das sessões, entre outras
informações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

2ª QUESTÃO
“Dado que oferecerá meios, nunca disponíveis, para a circulação e armazenamento de informações e para a
comunicação, o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação
. . .
. Simultaneamente, compete-lhe encontrar e assinalar as referências que impeçam as pessoas de ficar
submersas nas ondas de informações, mais ou menos efêmeras, que invadem os espaços públicos e
privados e as levem a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. À educação cabe
fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo
tempo, a bússola que permita navegar através dele” (Delors et al., 1998, p. 89).
Fonte: DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão
Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
Com base no contexto atual de ampliação da divulgação de informações acessíveis por intermédio das
tecnologias, assinale a afirmativa correta que melhor descreve os principais papéis que devem ser
desempenhados pelos docentes e psicopedagogos no contexto da contemporaneidade.
ALTERNATIVAS
Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de
oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento,
orientando as aprendizagens. Mentor: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de
curiosidade: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais.
Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de
oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: transferir o conteúdo necessário à aprendizagem. Mentor:
apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos
que despertem a vontade de saber mais.
Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de
oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento,
orientando as aprendizagens. Mentor: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais. Tutor de
curiosidade: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança.
Curador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento, orientando as aprendizagens. Mediador: selecionar
os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre
determinado tema. Mentor: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de
curiosidade: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais.
Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de
oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: transferir o conteúdo necessário à aprendizagem. Mentor:
exercer a liderança sobre o processo de aprendizagem de alguém. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos de
maneira mais resumida ao estudante.

 

 

3ª QUESTÃO
A atuação do profissional da psicopedagogia depende de algumas práticas e fatores, como a anamnese
inicial, a avaliação e o diagnóstico. Tais elementos são essenciais para o desenho da intervenção mais
adequada às necessidades do indivíduo. Embora cada profissional possa atuar de forma diferenciada, podese afirmar que toda intervenção psicopedagógica passa por algumas ações.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos
de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta das ações do psicopedagogo na
intervenção psicopedagógica:
ALTERNATIVAS
Anamnese Inicial; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Prognóstico
e Devolutiva.
Sessões psicopedagógicas; Anamnese Inicial; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Reavaliação; Prognóstico
e Devolutiva.
Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Prognóstico e Devolutiva;
Anamnese Inicial.
Prognóstico e Devolutiva; Anamnese Inicial; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas;
Reavaliação.
Anamnese Inicial; Av

 

aliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Prognóstico
e Devolutiva.

 

 

4ª QUESTÃO
Ao se falar de locais e ambientes de aprendizagem o espaço maker se torna um grande aliado da
psicopedagogia. Isso porque, ele pode ser caracterizado como momentos que abrangem uma diversidade
de atividades, desde artesanato até eletrônica avançada, aproximando o pensar do fazer, tendo como base
que todos são capazes de construir e fabricar objetos com as próprias mãos.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos
de Aprendizagem. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando o espaço maker e o trabalho psicopedagógico nesse ambiente de aprendizagem, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local e ambiente de aprendizagem, o segundo se limita a assistir
as vivências e o aprender do estudante.
Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local de aplicação de estratégias exclusivamente digitais, o
segundo deve mediar e otimizar as aprendizagens do estudante.
Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um ambiente de criação e recriação do aprender, o segundo não
interfere nas experiências ou vivências durante a aprendizagem.
Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro pode oferecer ao estudante o aprender explorando suas capacidades
de criação, o segundo será o elo entre o vivenciar e o aprender direcionado.
Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local de aplicação de métodos tradicionais, o segundo não
interfere nas experiências e ou vivências durante a aprendizagem.

 

 

5ª QUESTÃO
As provas e testes podem ser usadas, se necessário, para especificar o nível pedagógico, estrutura cognitiva
e/ou emocional do sujeito.
Fonte: adaptado de: MORAES, D. N. M. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica. Revista de educação do
IDEAL, [s. l.], v. 5, n. 10, jan./jun. 2010.
Uma vez recolhida toda a informação, é necessário avaliar o peso de cada fator na ocorrência do transtorno
da aprendizagem.
Fonte: adaptado de: PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4. ed. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1992.
A utilização de diferentes testes psicopedagógicos no momento de avaliação do aprendente permite colher
dados que possibilitem a elaboração do diagnóstico. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Com a anamnese inicial (que possibilita o contato com a queixa inicial e com o histórico de
desenvolvimento e aprendizagem da criança), a avaliação e o diagnóstico das necessidades dos estudantes
são os próximos passos para o planejamento e a intervenção psicopedagógica.
II. Os testes psicopedagógicos tratam-se de recursos que ajudam o profissional na identificação dos
problemas e seus níveis de dificuldades de aprendizagem. Atualmente, temos uma série de tipos de
abordagens e testes psicopedagógicos. O psicopedagogo deve então aplicar o maior número possível
desses testes, visando realmente entender qual o diagnóstico do cliente/paciente.
III. Por meio da aplicação dos testes, ocorrem as primeiras interações entre o profissional e o sujeito
atendido. Cabe ao psicopedagogo garantir que esse contato inicial seja agradável, fazendo com que a
criança ou o adolescente manifeste, entre outros aspectos de seu desenvolvimento e aprendizagem,
preferências, aversões, nível de independência emocional e cognitivo, linguagem e conhecimentos
adquiridos.
IV. Durante a realização de uma brincadeira previamente planejada, o psicopedagogo pode analisar a forma
como a criança reage, sistematiza ou demonstra seu nível de conhecimento (ou a falta dele) sobre algum
conteúdo por meio de um processo de interação e investigação.
É correto o que se afirmar em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

6ª QUESTÃO
O Psicopedagogo é o profissional que ajudará aos alunos/clientes a alcançarem seus objetivos no que tange
a aquisição do conhecimento. Invariavelmente o Psicopedagogo é acionado quando há uma dificuldade de
aprendizado coletiva ou individual em sala de aula ou em outros contextos de ensino. As causas dessas
dificuldades podem ser muitas e para isso o Psicopedagogo atua para identificar as causas dessas
dificuldades e os caminhos necessários para transpassar essas barreiras educacional.
Elaborado pelo professor, 2022.
Essa ação desenvolvida por esse profissional tem o nome de:
ALTERNATIVAS
Intervenção Familiar
Intervenção Psicológica
Intervenção Educacional
Intervenção Psiquiátrica
Intervenção Psicopedagógica

 

 

7ª QUESTÃO
Crianças e adolescentes chegam ao profissional com o Fixed Mindset e modificar essa forma de pensar
deverá compor o trabalho durante a intervenção psicopedagógica em várias áreas do conhecimento. Para
desenvolver um mindset de crescimento dos estudantes, existem muitas coisas que se pode fazer durante a
intervenção psicopedagógica.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos
de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Aproveite cada dificuldade ou fracasso apresentado pelos seus pacientes para desenvolver sua capacidade
atencional.
É dever do estudante ter sucesso, portanto, ao concluir as atividades, não cabe ao psicopedagogo valorizar suas
conquistas e evoluções.
É importante ter em mente que a recompensa deve ser atribuída sempre pelo esforço dispendido, e não pelos
ganhos de aprendizado e progresso atingido.
Quando o estudante inicia o atendimento psicopedagógico, é natural ele tentar apresentar muito empenho e
dedicação diante das dificuldades que encontra.
O estudante precisa compreender a necessidade de manter uma atitude de curiosidade, fazer perguntas, questionar,
se possível, o tempo todo, mantendo assim o aprendizado constante.

 

 

8ª QUESTÃO
Toda a ação psicopedagógica deve estar embasada em eixos teóricos, pois sua apropriação clarividencia a
interpretação da realidade, atrelada à correlação dos sintomas apresentados, sejam de causas endógenas
e/ou exógenas, o que permite ao profissional obter um diagnóstico fidedigno e contribuindo eficazmente
nos resultados da intervenção psicopedagógica.
Fonte: adaptado de: DISTLER, R. R. Contribuições de David Ausubel para a intervenção
psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, [s. l.], v. 32, n. 98, p. 191-199, 2015.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta que melhor descreve os passos para a realização de
uma intervenção psicopedagógica:
ALTERNATIVAS
Anamnese; avaliação; diagnóstico; devolutiva para a família.
Realização da avaliação (evidenciando as causas que deram origem à dificuldade apresentada); definição da base
teórica que subsidiará a prática; desenvolvimento do projeto de intervenção; elaboração e aplicação das estratégias
de intervenção; devolutiva ao pais e à escola.
Realização da avaliação (evidenciando as causas que deram origem à dificuldade apresentada); definição da base
teórica que subsidiará a prática; desenvolvimento do projeto de intervenção; elaboração e aplicação das estratégias
de intervenção. Deve-se proceder a avaliação do desenvolvimento do estudante durante todo o processo de
aplicação da intervenção, bem como após a finalização de sua realização.
Levantamento da queixa e de informações pré-natais; histórico de doenças; dados sobre o desenvolvimento da
criança e sobre a aprendizagem a partir da perspectiva da família.
Levantamento da queixa; realização da sessão lúdica centrada na aprendizagem; análise do ambiente; aplicação dos
testes psicopedagógicos; devolutiva.

 

 

9ª QUESTÃO
O trabalho psicopedagógico que prioriza o desenvolvimento da criatividade no contexto educacional é
fundamental para atender às demandas sociais, em especial daquelas que exigem uma nova postura do
sujeito nos ambientes em que atua – como estudante, trabalhador, membro de uma família, entre outros.
No entanto, ao falar em criatividade no processo educativo, é preciso estar atento ao seu verdadeiro
significado e suas implicações pedagógicas de modo que não se banalize esse conceito ou seja tratado
como simplismo, permeado por mitos e crenças que lhe podem conferir uma visão restrita.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos
de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, sobre inovação e criatividade na intervenção psicopedagógica, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Define-se inovação como uma influência exercida sobre as pessoas que permite incentivá-los a trabalhar com
entusiasmo por um objetivo comum.
As habilidades criativas não são de crucial importância no processo de preparação dos alunos, pois o acesso à
internet já possibilita seu desenvolvimento.
A implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora na prática educativa não deve conter um caráter
intencional e não necessita de planejamento e sistematização.
Criatividade significa fazer o novo, renovar, alterar a ordem das coisas, ou, de maneira simplificada, ter novas ideias
ou mesmo aplicar uma ideia já conhecida em um novo contexto.
Pode-se afirmar que enquanto a criatividade está no plano das ideias, a inovação é a capacidade de materializar
essas ideias em produtos, artefatos ou soluções em um determinado contexto.

 

 

10ª QUESTÃO
Quando a criança ou adolescente inicia o atendimento psicopedagógico, é comum que tenha dificuldades
de expor seus problemas, expressar suas dificuldades por acumular sentimento de insegurança sobre si
mesmo e sobre sua performance. Nesse sentido, existem muitas possibilidades para intervir
psicopedagogicamente e a ludoterapia é uma das abordagens mais aplicadas nesse processo.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos
de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa que faz parte do universo lúdico, com V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Jogos.
( ) Brinquedos.
( ) Análise do ambiente.
( ) Brincar e brincadeira.
ALTERNATIVAS
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, F, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F,V.

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