1ª QUESTÃO
A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica
da reprodução social, nas formas de reprodução do ser social, e numa sociedade organizada a partir da
contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores
e expropriam sua produção
. . .
Sua função social, portanto, é marcada pelas contradições, pelos projetos e pelas lutas societárias e não se
esgota nas instituições educacionais, embora tenha nelas um espaço privilegiado de objetivação (CFESS,
2012, p. 16).
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na
Política de Educação. Brasília, 2012.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No sistema capitalista os projetos societários encontram-se em disputa, o que implica, também, em
disputas de projetos educacionais.
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II. É necessário que o Assistente Social durante sua atuação na Política de Educação defenda um projeto
educacional que esteja em consonância com o Projeto Ético Político da Profissão, no sentido de uma
educação pautada na emancipação.
A respeito dessas asserçãoes, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não complementa a I.
As asserções I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
A Questão Social se constitui como um objeto direto da intervenção profissional, independente do campo
de trabalho. Logo, os processos entre as políticas públicas em ações setoriais contribuem para a efetividade
da sustentação de que a garantia de direitos seja para todos os seres humanos. Observe a imagem seguir,
que ilustra o cotidiano de muitos brasileiros:
Fonte: VON SIMSON, O. R. de M. (Orgs.). Educação Não-Formal: Cenários da criação. Campinas: Unicamp,
2001.
Considerando a imagem e o estudo realizado acerca da Proteção Social Especial de Média Complexidade, o
qual se constitui como o trabalho voltado para famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos
vínculos familiares e comunitários não foram rompidos, analise as assertivas a seguir:
I. A política prevê três níveis no atendimento de média complexidade: primária, secundária e terciária. A
classificação para um posterior encaminhamento se dá a partir do número de benefícios recebidos pela
família;
II. A política prevê quatro serviços de média complexidade: serviço de acolhimento institucional; serviço de
acolhimento em república; serviço de acolhimento em família acolhedora e o serviço de proteção em
situação de calamidade pública e emergência;
III. A política prevê cinco serviços de média complexidade, os quais são divididos por público: adolescentes
em cumprimento de medida socioeducativa; indivíduos que enfrentaram afastamento do convívio familiar
devido à aplicação de alguma medida judicial; pessoas com deficiência e/ou idosas, as quais as suas famílias
também encontram acompanhamento específico; serviço de orientação e apoio sociofamiliar; plantão social
e abordagem de rua.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
ALTERNATIVAS
I, apenas
II apenas
III, apenas
I e II apenas
II e III apenas
3ª QUESTÃO
A participação popular e do controle social nas políticas públicas constituem em diretrizes constitucionais,
enquanto enfrentam muitas problemáticas para sua efetivação, essa participação requer um processo _____,
assim como deve buscar transpor os impasses da _____, que também enfrenta restrições, para se aproximar
das massas e de suas reais necessidades, visando o _____ popular.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a. ( ) desarticulado/ democracia participativa/ conformismo
b. ( ) amplo/ assistência social/ antagonismo
c. ( ) controlado/ assistência social/ protagonismo
d. ( ) amplo/ democracia participativa/ protagonismo
ALTERNATIVAS
a. desarticulado/ democracia participativa/ conformismo
b. amplo/ assistência social/ antagonismo
c. controlado/ assistência social/ protagonismo
d. amplo/ democracia participativa/ protagonismo
4ª QUESTÃO
Leia a seguinte situação hipotética: A realizar uma visita domiciliar, a Assistente Social da Unidade Básica de
Saúde se depara com a seguinte composição familiar, ou seja, a família era formada por: pai, mãe, filhos,
avós e netos ou outros parentes. Sendo possível constatar que essa família era formada por três ou quatro
gerações. A assistente social finaliza a visita domiciliar de acordo com os objetivos propostos e retorna para
a UBS, onde inicia a realização do relatório de visita. Começa a descrever a situação social e econômica
apresentada entre outras informações coletadas e observadas na realidade daquela família.
SOARES, Daniele Moraes Cecílio,
et. al
. Estágio Supervisionado: Políticas Públicas. Maringá: Unicesumar, 2017
Considerando o exposto acima, ao finalizar o seu relatório de visita domiciliar a assistente social classifica
aquela família como sendo uma:
ALTERNATIVAS
Família Solidária;
Família Extensa;
Família Homoafetiva;
Família Pluriparental
Família Reconstituída
5ª QUESTÃO
A 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, a partir do projeto da Reforma ____________ foi um marco para
o Sistema Único de Saúde (SUS) que conhecemos hoje, neste período conturbado da história, através dos
movimentos sociais e de muita luta foram definidas as diretrizes que hoje norteiam o SUS. Com a
inauguração da Constituição Federal de 1988, as políticas públicas ganharam força no campo dos direitos
sociais. Todavia, esses direitos alcançados logo começariam a perder espaço com a entrada de um novo
projeto político no Brasil, denominado _________________, nos governos dos então presidentes
________________________ e _________________________, através de privatizações de estatais, desresponsabilização
do Estado no que tange as políticas públicas, com isso houve a diminuição dos repasses em todas as áreas e
o aumento das expressões da questão social no país.
KRÜGER, Tânia Regina. SUS: da perda da radicalidade democrática ao novo desenvolvimentismo. Revista
katálysis, 2014.
Disponivel em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802014000200218 Acesso
em: 16 set. 2020.
A partir ads informações referente ao processo de construção do SUS em um cenário de desmonte das
políticas públicas, complete as lacunas com as informações corretas:
ALTERNATIVAS
Privatista, Keynesianismo, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Constitucional, liberalismo, Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva.
Psiquiátrica, pluralismo, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Político, neoliberalismo, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.
Sanitária, Neoliberalismo, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso