ATIVIDADE 2 – TEOL – MODELOS DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS – 54-2024

1ª QUESTÃO
Cosmovisão é a forma como um ajuntamento de pessoas enxerga e interpreta o universo que o cerca.
Grupos diferentes, expressam diferentes cosmovisões quanto ao tempo, localização, relacionamento
pessoal, princípios e valores da vida.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e definição de cosmovisão, analise as afirmações a seguir.
I. A definição de cosmovisão não se aplica ao contexto missionário e ao plantio de igrejas em novas culturas.
II. A cosmovisão compreende a percepção que o indivíduo e tem sobre o mundo que o cerca e suas
múltiplas interações.
III. O conceito de cosmovisão, serve ao plantador de igrejas para que se tenha uma noção real mundo o
qual está sendo explorado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

2ª QUESTÃO
Plantadores de igrejas precisam estar alertas às necessidades, as fraquezas de caráter e aberturas espirituais
daqueles com quem estão trabalhando para interceder com foco e persistência. A oração também está
ligada ao evangelismo. A intercessão não é apenas o meio para o serviço efetivo é o coração e a alma de um
ministério.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso (adaptado).
Considerando o texto apresentado e vida de oração dos plantadores de igrejas, avalie as afirmações a
seguir.
I. Plantadores de igrejas erram quando deixam de priorizar a vida de oração, para priorizar as atividades
relacionadas a igreja local e as necessidades de seus membros.
II. Plantadores de igrejas estão rodeados de pessoas e tarefas que facilmente podem diminuir a níveis
preocupantes sua vida de oração, por isso tal aspecto da vida cristã deve ser prioridade.
III. Plantadores de igrejas devem se preocupar com as necessidades espirituais daqueles com quem estão
trabalhando, suas próprias necessidades são supridas totalmente pela igreja enviadora.
IV. Plantadores de igrejas precisam desenvolver uma vida de oração personalizada, além de atender suas
próprias necessidades espirituais, eles devem focar nas carências das pessoas com quem trabalham
diretamente.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 

3ª QUESTÃO
Entramos no século XXI com o desafio de restabelecer paradigmas concretos para atendimento da missão
de Deus. Conforme Bosch (2002, p. 17) aponta em sua obra, desde os anos 1950, tem havido uma notável
escalada no uso do termo “missão” entre os cristãos. De acordo com os significados do termo missão,
notados pelo autor, assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso para as proposições abaixo.
I.Envio de missionários para evangelização e plantio de igrejas.
II. As atividades que um missionário faz.
III. A missão cristã é o testemunhar da fé para as pessoas.
IV. Uma base geográfica local num campo missionário, a partir da qual os missionários trabalham com os
nativos.
V. Atendimento de carências sociais, como alimentação, vestimentas e etc, com o propósito de evangelizar
pessoas.
As afirmações I, II, III, IV e V, são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
V, V, V, F, F.

 

 

4ª QUESTÃO
O método do apóstolo Paulo de plantio de igrejas, ensinado nas suas Epístolas, seguem uma sequência
lógica: Ir para onde as pessoas estão, pregar o evangelho, ganhar convertidos, reuni-los nas igrejas, instruílos na fé, escolher líderes e recomendar os crentes à graça de Deus.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o método paulino de plantação de igrejas, analise as afirmações a
seguir.
I. Paulo criou um sistema religioso onde seus seguidores se tornavam dependentes de sua liderança.
II. Paulo estabeleceu um sistema lógico de plantio de igrejas, mostrando que tal atividade exige dos cristãos
planejamento conciliado a obra do Espírito Santo.
III. Paulo consolidou um método de plantio de igrejas, onde cada igreja plantada desenvolvia autonomia
possuindo liderança, recursos e estruturas independentes.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
Na abordagem pioneira de plantio de igrejas, temos o plantador solo. Em linhas gerais, esse é modelo mais
comum de plantação de igrejas. O pioneiro ou solo, é responsável pelo evangelismo, discipulado e reunião
dos novos cristãos para formação da igreja. Essa abordagem funciona bem, quando o plantador está
atuando em sua própria cultura e possui uma capacidade excepcional de relacionamento interpessoal, ou
quando o público é altamente receptivo. No entanto, essa abordagem não é eficaz em contextos culturais
diferentes do plantador, ou entre populações resistentes ao Evangelho.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, o plantador solo e sua atuação, avalie as afirmações a seguir.
I. O plantador solo depende de sua capacidade de relacionamento interpessoal e receptividade do público
para ser bem sucedido.
II. O plantador solo, parte do individual para o coletivo, nos primeiros estágios da igreja plantada as
atribuições ficam centralizadas em sua pessoa.
III. A figura do plantador solo tende ser a mais comum, porque nas leituras feitas em Atos dos Apóstolos,
vemos Pedro, Paulo e outros missionários atuando para o nascimento de novas igrejas.
IV. O público que tem uma cultura diferente a do plantador de igrejas e os mais resistentes ao Evangelho, se
tornam os mais eficazes ao método do plantador solo, porque naturalmente ele possui facilidade de
desenvolver relacionamentos e adentrar em novos ambientes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

6ª QUESTÃO
Quando uma pessoa ou um povo passa a ter uma experiência real com Jesus Cristo e o conhece como
salvador pessoal, encontrará uma forma de expressá-lo e adorá-lo em sua cultura e aplicará a palavra de
Deus em sua cosmovisão. Assim, nascem as igrejas multiculturais. Por isso, o que mais importa na vida de
um plantador de igrejas é que ele proclame a palavra de salvação, o Evangelho de Cristo, considerando a
teologia da contextualização.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A mensagem do Evangelho em sua essência é aplicável a todos os povos da terra, muito mais que
conhecimento teórico, tal mensagem produz transformação na vida daqueles que entram em contato com
ela.
PORQUE
II. Expressar a mensagem de Cristo na cultura de cada povo é contrário a exclusividade que o Evangelho
exige de seus seguidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

7ª QUESTÃO
A vocação ministerial ensinada no Novo Testamento, diz respeito aquilo que o Cristão irá fazer e não para
onde ele irá. No contexto missionário, um ledo engano cometido por cristãos é pensar em localidades e não
na função ministerial. Se a função se cumprirá no país de origem ou além do mar, entre tribos indígenas ou
comunidades imigrantes, isso não é definido pela vocação, mas sim pelo direcionamento de Deus.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso (adaptado).
Considerando o texto apresentado, a vocação ministerial e a geografia, avalie as afirmações a seguir.
I. A vocação ministerial só pode ser vivida em sua plenitude se o cristão se encontrar na localidade
geográfica para qual foi chamado.
II. A vocação ministerial ocorre no coração do cristão, assim se alguém é vocacionado para plantar igrejas,
esse o fará seja no Brasil ou no Vietnã.
III. A vocação ministerial estabelece um marco divisor na vida do cristão, por ela é possível compreender que
o chamado de Deus é funcional e não geográfico.
IV. A vocação ministerial e a localidade geográfica onde será exercido o ministério são diferentes, porém,
ambos são estabelecidos pelo Senhor Deus na vida do cristão.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 

8ª QUESTÃO
Lidório faz a citação de Van Rheenen: “plantar igrejas e o ato de reproduzir comunidades de adoração que
refletem o Reino de Deus no mundo, através da proclamação do evangelho vivo” (LIDORIO, 2011, p. 05).
Entretanto historicamente esse processo vem sendo limitado devido a diversidade de termos e definições
utilizados no estudo desse assunto. Lidório (2011) aponta algumas dessas limitações.
JUNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Analise as afirmativas a assinale a sequência que se refere as limitações apresentadas por Lidório no livro
texto da disciplina:
ALTERNATIVAS
Abordagem sociológica, abordagem missiológica e abordagem eclesiológica.
Abordagem teológica, abordagem missiológica e abordagem antropológica.
Abordagem missiológica, abordagem sociológica e abordagem eclesiológica.
Abordagem pragmática, abordagem sociológica e abordagem eclesiológica.
Abordagem eclesiológica, abordagem teológica e abordagem antropológica.

 

 

9ª QUESTÃO
O Espírito Santo é quem convence o homem (humanidade) do seu pecado. O homem natural sabe que é
pecador, apenas com a intervenção do Espírito Santo, ele passa a se sentir perdido e ver a gravidade do seu
pecado. Portanto, em toda apresentação do evangelho e plantio de igreja, se o Espírito Santo não convencer
o homem do pecado e do juízo, a exposição da verdade de Cristo não passará de uma apologia humana.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a obra do Espírito Santo na conversão, analise as afirmações a seguir.
I. O homem por si só, consegue desenvolver o conceito de que é pecador, de modo que a intervenção do
Espírito Santo é opcional.
II. A obra do Espírito Santo é tão profunda no coração humano e somente a partir dela que o homem
consegue a compreensão de que é pecador.
III. A humanidade pode ser convencida pela força da argumentação sobre seu estado pecaminoso, logo, a
preocupação deve estar na estrutura da mensagem.
IV. A mensagem do Evangelho é simples, mostrando que pela obra do Espírito Santo o homem é
convencido de seu estado condenatório, esperar que pela complexidade da mensagem o homem mude de
vida é um ensino contrário as Escrituras.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

10ª QUESTÃO
O plantador de igrejas deve manter constância e permanência no acompanhamento dos trabalhos
realizados. Muitos projetos de plantio de igrejas são interrompidos, porque na fase do ajuntamento dos
convertidos o plantador se ausenta. O momento de ajuntar é essencial para a consolidação do projeto.
Mesmo depois de plantada é necessário manter a continuidade. Esse era o modus operandi do ministério
do apóstolo Paulo. Ele plantava uma igreja, voltava para ajustar, mandava alguém para visitar, escrevia e
enviava cartas e articulava o estabelecimento de lideranças.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.
Reimpresso (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Continuar a fazer é tão essencial quanto começar a fazer no contexto do plantio de igrejas, um trabalho
interrompido torna-se um ralo de desperdício de recursos, tempo e pessoas.
PORQUE
II. Desde os primórdios da igreja no Novo Testamento, os apóstolos de Cristo em especial Paulo de Tarso,
equilibrava sua preocupação de plantar novas igrejas e manter as que ele arduamente plantou.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

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