1ª QUESTÃO
A respeito da descida do Espírito Santo, apresentada em Atos 2, leia e analise as asserções abaixo.
I. Pessoas aceitam indiscriminadamente a explicação de que o que aconteceu no dia de Pentecoste foi de
uma vez para sempre, para nunca mais para se repetir. É importante que examinemos esta questão porque,
se isso é realmente verdade, então está errado orar por avivamento.
PORQUE
II. Há somente um sentido em que o que aconteceu no dia de Pentecoste não pode ser repetido, e é que
simplesmente foi o primeiro de uma série. Mas o de que não podemos repetir o primeiro evento não
significa por um momento sequer que o que aconteceu na primeira ocasião não possa acontecer de novo.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Considerando a reflexão proposta pelas asserções acima, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
Um dos assuntos mais polêmicos que permeiam correntes de pensamento no cristianismo protestante é a
contemporaneidade dos dons espirituais, observe que nenhum ramo do cristianismo nega que os dons
espirituais foram amplamente derramados na igreja primitiva pelo Espírito Santo e que os dons foram um
fator determinante na pregação e expansão do evangelho de Jesus Cristo no primeiro século.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
A respeito do conceito de Dons Espirituais, avalie as afirmativas.
I. Não basta acreditar nos dons, é preciso saber da sua serventia a igreja.
II. Os dons espirituais são dados simplesmente para adornar a igreja do Senhor
III. Sem os dons do Espírito Santo a Igreja seria apenas e tão somente mais uma das inúmeras organizações
sociais com fins filantrópicos.
IV. O conceito de Trindade pode ser compreendido racionalmente, desde que seja feito a partir da teologia
sistemática que valorize a ação do Espírito Santo.
É correto o que se afirma apenas em:
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ALTERNATIVAS
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
3ª QUESTÃO
Do ponto de vista hermenêutico, a Biblioteca ganha relevância na formação da escola alexandrina, pois o
seu acervo imenso traz a ideia de que há muito a ser investigado para que a compreensão humana seja
descortinada e liberta do desconhecimento. Mas, afinal, como é possível conhecer o conteúdo do texto? A
esta pergunta, os cristãos de Alexandria sustentavam que havia um conhecimento oculto no texto que
deveria ser objeto de busca. A Escola de Alexandria teve dois grandes expoentes: Clemente (150 – 215) e
Orígenes (185 – 254). O primeiro tornou-se célebre por entender que a Filosofia Grega foi uma dádiva
divina para que os gregos chegassem à verdade.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base as escolas de hermenêutica antiga, avalie as afirmativas e identifique a correta:
ALTERNATIVAS
Para Orígenes, o resultado hermenêutico aponta para apenas dois sentidos, o literal e o espiritual.
Para Clemente, o processo intelectual hermenêutico passa por três etapas, sendo na ordem correta: preparação;
pedagógica; e didascália.
A hermenêutica de Orígenes era estritamente científica, sem nenhuma influência das disciplinas teológicas, como
eclesiologia e cristologia.
Em Clemente, a hermenêutica se popularizou, tendo em vista, que sua premissa básica, em que, qualquer pessoa
poderia alcançar o sentido do texto, logo na primeira leitura.
Orígenes, é considerado pelos pesquisadores, como o hermeneuta mais rigoroso com a literalidade do texto,
repreendendo tenazmente, quem se atrevesse a dar sentidos alegóricos as passagens bíblicas.
4ª QUESTÃO
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Nas páginas da Bíblia encontramos alguns símbolos que identificam o Espírito Santo, tais como: fogo, sopro,
vento e pomba, tais símbolos nos fornecem meios para compreendermos a pessoa e sua obra. Embora
alguns tentem ver uma espécie de diferenciação entre o ensino do Antigo e Novo Testamento em relação à
pessoa do Espírito Santo, vemos em ambos os Testamentos que o mesmo Pai, o mesmo Filho, e o mesmo
Espírito estão ativamente envolvidos no processo de salvação do ser humano, mas isso não significa que
não haja distinções em relação à sua obra.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
Tendo como base a doutrina do Espírito Santo, avalie as afirmativas, considerando V, para verdadeiro e F
para falso.
I. Mesmo o Espírito Santo, sendo denominado como a terceira Pessoa da Trindade, isso não o rebaixa a uma
posição inferior em relação ao Pai e o Filho.
II. A expressão usada para Espírito Santo, segundo o léxico hebraico, tem o sentido de (shamain) traduzido
como água, estritamente ligado a função purificadora do Espírito.
III. O Espírito Santo criou o homem, sustenta toda a criação e renova a terra, o Espírito de Deus é o poder
divino e sua expressão de energia, o Espírito se constitui também na força interior do homem e é aquele
que o mantém vivo.
IV. O Espírito Santo separava e inspirava os profetas para profetizarem as palavras do Senhor e para
predizerem eventos futuros. Muitos deles tinham esta consciência e sua função primária era chamar a nação
de Israel ao arrependimento.
afirmativas acima, são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, F, F, V.
F, V, V, F.
5ª QUESTÃO
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É bem verdade que o moderno movimento pentecostal registra, não poucas vezes, grandes excessos e erros
no exercício dos dons espirituais. Cabe lembrar, porém, que isso não é novo na história da Igreja. Basta
abrirmos nossa Bíblia nas cartas do apóstolo Paulo aos Coríntios para confirmarmos esta nossa afirmação.
Apesar de ser abundante nos dons espirituais, a Igreja de Coríntios possuíam, na mesma proporção de seus
dons, exageros, meninices e pecados.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base na Contemporaneidade dos Dons Espirituais, avalie as afirmativas.
I. Os dons expressam a liberalidade do Espírito Santo, desde modo os fies não precisam ser acompanhados
pela liderança da igreja na execução dos dons.
II. Quem nega a ação do Espírito Santo em relação aos dons, é equilibrado, racional e sensato.
III. O Cessacionismo é a forma de pensar teológica que crê que alguns dons do Espírito Santo estavam
restritos à era da Igreja Primitiva e que após esse tempo cessaram em grande parte.
IV. O Continuísmo entende que tudo aquilo que Atos e o Novo Testamento apresentam como dons
espirituais e/ou dons extraordinários expressos nas Escrituras Sagradas continuam disponíveis para qualquer
cristão inserido na igreja.
É correto o que se afirma apenas em:
ALTERNATIVAS
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
6ª QUESTÃO
O apóstolo Paulo escreveu: “não proibais o falar em línguas estranhas” e mais, “eu quero que todos falais
em línguas estranhas” então é evidente que ele não considerava o Dom de línguas estranhas como um mal
no meio cristão. Observe que ele não só listou o Dom de línguas como um Dom espiritual, mas também
deixou claro que o dom de língua não deveria ser proibido na igreja, mas sim disciplinado.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base no texto, indique a afirmativa que compreenda corretamente o dom de Falar em Línguas.
ALTERNATIVAS
O dom de línguas edifica ao que fala, mas quando há interprete edifica toda a igreja.
Para a teologia paulina, falar em línguas perante o incrédulo ajuda-o a crer nos mistérios de Deus.
A teologia pentecostal compreende que não existiu um milagre do “falar” em línguas, mas sim do “ouvir” as línguas.
Mesmo que não haja interprete é necessário o falar em línguas audíveis na congregação para que o dom não seja
extinto.
Todas as denominações pentecostais brasileiras sabem administrar com sabedoria o dom de falar em línguas
proposto pelas Escrituras.
7ª QUESTÃO
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Pelo dom de discernimento que dá capacidade ao possuidor deste dom para determinar se o profeta está
falando ou não pelo Espírito de Deus. Esse dom capacita para “enxergar” todas as aparências exteriores e
conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração. É preciso lembrar que o Discernimento de Espíritos
existe com a finalidade de deixar o crente fiel saber e reconhecer que certas obras e certas doutrinas não
provêm de Deus.
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base no dom de discernimento de espíritos, analise as afirmativas considerando V para Verdadeiro e F
para Falso.
I. O dom é imprescindível para a saúde da igreja, pois inibe a ação de falsos profetas, mestres e pastores.
II. Crentes imediatistas são os mais protegidos contra a ação de falsos mestres,
III. Um dos maiores proveitos deste dom é a possibilidade de conhecer os pecados escondidos e a má
natureza do homem.
As afirmativas I, II e III são respectivamente.
ALTERNATIVAS
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
8ª QUESTÃO
Em que pese a hermenêutica apresentar-se relacionada com a cognição humana, ela não deixa de estar
vinculada a uma divindade grega, fato que era muito comum no contexto da Grécia Antiga. Neste sentido, o
termo é vinculado Hermes, filho de Zeus com Maia. A função de Hermes era decodificar as mensagens dos
deuses gregos aos seus destinatários humano, sendo assim, Hermes é apresentado no imaginário grego
como um intérprete daquilo que é incompreensível, como uma espécie de favor divino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
A partir da compreensão das técnicas hermenêuticas, avalie as afirmativas:
I. Na técnica literal vale o que está estritamente manifesto no texto, não cabendo acréscimos, suposições ou
crítica ao seu conteúdo.
II. Na técnica histórica, o hermeneuta considera um conteúdo além do texto, inserindo-o em um
determinado momento histórico em que o texto se refere.
III. Na técnica sistemática, hermeneuta considerará a finalidade da mensagem constante no texto,
atribuindo-lhe significado em relação aos princípios em que ela foi pronunciada.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
9ª QUESTÃO
“O Dom da Profecia que nenhum dom liga os crentes do Velho Testamento aos crentes do Novo mais que o
dom de profecia” (MILLS,
2018
, p.1).
BITUN, Ricardo. Teologia dos Dons Espirituais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base no dom de profecia, analise as afirmativas considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Os profetas foram sempre bem aceitos pelo seu povo, na igreja no Novo Testamento e Israel no Antigo.
II. Nenhum profeta contemporâneo tem autoridade maior que às Escrituras.
III. As profecias servem para consolar, encorajar e edificar.
As afirmativas I, II e III são respectivamente.
ALTERNATIVAS
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, F, V.
10ª QUESTÃO
Ao lermos o que Paulo escreveu sobre o papel do Espírito Santo na eclesiologia, na vida do crente e no
mundo, percebemos que ele segue os mesmos princípios expostos por Jesus, seguindo também os
princípios expostos em Atos. Porém, coube a Paulo uma tarefa muito importante — sistematizar uma
doutrina referente ao Espírito Santo —, daí o título conferido ao apóstolo: o teólogo do Espírito.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; BITUN, Ricardo. Teologia dos
dons espirituais. Maringá.: UniCesumar, 2022.
A partir da compreensão da doutrina do Espírito Santo, avalie as afirmativas:
I. Para o apóstolo Paulo, o Espírito era a marca principal de alguém que pertencia a Cristo.
II. Pertencer ao Espírito é o fator que une os cristãos entre si e na igreja.
III. Pelo Espírito Santo somos libertos do pecado, contudo não temos poder para resistir às tentações.
IV. Pelo Espírito Santo somos santificados, transformados de fé em fé, por ele somos cheios
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas