1ª QUESTÃO
A teoria psicossocial, que avalia e analisa o comportamento do consumidor, envolve o estudo da psicografia
na qual se analisa e compreende os diferentes estilos de vida dos indivíduos, e que são capazes de
influenciar em suas escolhas e no seu processo de compra. Com isso, a psicografia compreende o
consumidor analisando seus valores, interesses e modalidade de vida, tendo como base o Modelo AIO
(Atividade, Interesse e Opinião).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do
consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando o Modelo AIO (Atividade, Interesse e Opinião), avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas:
I. A Atividade ocorre por meio da resposta emitida pelo individuo, com base em uma questão lhe foi
realizada.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
II. É por meio da atividade que a resposta é emitida pelo consumidor, e que as organizações são capazes de
interpretar e analisar as expectativas e avaliações de seus públicos.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
Durante as análises referentes ao comportamento do consumidor, é preciso compreender que o consumidor
possui um conhecimento a respeito dos produtos e/ou serviços existentes no mercado, e que é definido
com base em suas experiências e nas informações que possui. Os conhecimentos adquiridos pelos
consumidores são formados com bases nos conceitos que acumulam e nos conhecimentos que aprendem
durante suas experiências de compra e consumo. Entre os diferentes tipos de conhecimentos existentes,
verificamos a existência do Conhecimento da Existência do Produto.
Referência bibliográfica: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S.
Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No Conhecimento da Existência do Produto, o consumidor avalia dois fatores, sendo esses o que ele é
capaz de lembrar e o que está relacionado ao reconhecimento do nome e da marca do produto.
PORQUE
II. Ao realizar ações direcionadas ao consumidor, é preciso apresentar um conjunto de características dos
produtos e/ou serviços, e que permita ao consumidor associá-lo a uma determinada marca existente no
mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
Além de consumidores finais, é preciso avaliar e compreender os consumidores organizacionais, ou seja,
empresas que compram de outras organizações para que possam realizar, produzir e vender seus produtos
e/ou serviços a seus públicos. Com isso, o processo de tomada de decisão das organizações também se
utiliza de etapas que auxiliam na identificação, avaliação e escolha de marcas e fornecedores. Outro ponto a
ser avaliado nesse momento envolve os diferentes tipos de mercados organizacionais existentes, sendo
esses: (1) Mercado de Produtor; (2) Mercado de Revendedor; (3) Mercado de Governo; e (4) Mercado
Institucional.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do
consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando o Mercado de Produtor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Trata-se das organizações que compram, de outras empresas, produtos que serão usados na produção de
outros produtos para vender a seus consumidores.
PORQUE
II. São organizações que compram matérias-primas e itens acabados ou semiacabados de outras empresas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
É preciso identificar o que leva o consumidor a realizar a busca por um determinado produto e/ou serviço
no mercado, compreendendo suas necessidades e desejos de consumo. Com essas informações, se deve
traçar ações e estratégias que auxiliem na venda, comunicação e marketing das marcas, produtos e/ou
serviços no mercado, gerando lucratividade às empresas, e mantendo-as ativas frente a seus concorrentes.
Com isso, se compreende que o consumidor possui e apresenta necessidades que estão relacionadas ao seu
Estado Real e ao Estado Ideal.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do
consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os Estados Real e Ideal do consumidor, analise as afirmativas a seguir:
I. O Estado Real relaciona-se ao que o consumidor precisa; enquanto o Estado Ideal está relacionado àquilo
que o consumidor almeja e deseja.
II. O Estado Real envolve o desejo de consumo do indivíduo, sendo algo além do que precisa; enquanto o
Estado Ideal envolve sua necessidade básica de compra.
III. Tanto o Estado Real quanto o Estado Ideal trabalham apenas com o desejo de consumo, que é gerado
pelas ações de marketing e comunicação das empresas, levando o consumidor a comprar algo que não
necessita.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Leia o excerto a seguir:
Os dados da pesquisa também apontam que os consumidores da Geração Z se consideram conectados,
comunicativos, modernos e intelectuais. Com relação à moda consideram-se modernos, despojado,
conceituais, inovadores e possuem um estilo próprio, valorizando a moda sem gênero, àquela que condiz
com a neutralidade e pode expressar os anseios de pessoas que não se identificam com gênero algum.
Nesse sentido, estratégias de marketing devem considerar coleções com produtos despojados e unissex
para atingir este público.
Fonte: GOLLO, S. S.; SILVA, A. F. da; ROSA, K. C. da; BOTTONI, J. Comportamento de compra e consumo de
produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation
Z. Brazilian Journal of Development,
s.l.
, v. 5, n. 9, p. 14498-14515, 2019.
O excerto de pesquisa apresenta um caso concreto de elementos individuais utilizados para estabelecer
estratégias de marketing. Com base nesse exemplo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I. O que se percebe é que características gerais são observadas em cada faixa etária, conhecê-las é
importante para definir e aplicar as estratégias mercadológicas.
PORQUE
II. Cada geração, seja a Baby Bommer, a geração X, a geração Y, a geração Z ou a geração Alpha, apresenta
comportamentos de compra e consumo diferenciados.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Compreendemos a existência de diversos estágios da tomada de decisão do consumidor, e que devem ser
compreendidos pelas organizações para que possam contribuir na análise e entendimento do
comportamento do consumidor. Um desses estágios envolve analisar as opções e alternativas que
estão disponíveis no mercado para compra. Por exemplo, ao resolver que precisa comprar um relógio de
pulso novo, o consumidor pesquisa diversas marcas, avalia as opções existentes no mercado e verifica os
produtos que estão disponíveis para compra.
Assinale a alternativa correta que define a tomada de decisão do consumidor referida no texto-base:
ALTERNATIVAS
Reconhecer a Necessidade.
Busca de Informações.
Avaliação das Alternativas.
Escolha do Produto.
Resultados.
7ª QUESTÃO
Tomar uma decisão, do que será comprado ou não, envolve diversos estágios que o consumidor precisa
realizar. Além disso, a decisão do que será ou não comprado é baseada em diversas variáveis, e que
envolvem a análise da forma de pagamento, a marca, a fidelidade do consumidor, a necessidade e o desejo
de consumo, entre outros. Nesse momento, as tomadas de decisões do consumidor podem ocorrer de três
maneiras, sendo elas: (1) Tomada de Decisão Rotineira; (2) Tomada de Decisão Limitada; e (3) Tomada de
Decisão Extensiva.
Referência bibliográfica: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S.
Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os três tipos de tomada de decisão do consumidor, analise as afirmativas a seguir:
I. A Tomada de Decisão Rotineira ocorre com produtos que necessitam de pesquisa pelo consumidor, porém
não se trata de um envolvimento profundo em suas escolhas e compras.
II. A Toma de Decisão Limitada ocorre no momento em que o consumidor procura e escolhe produtos
usados em seu cotidiano, e que não demandam envolvimento em sua escolha e compra.
III. A Tomada de Decisão Extensiva ocorre com a análise de produtos considerados complexos e caros,
exigindo uma atenção especial e maior dedicação por parte do consumidor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
Carlos, após pesquisar, analisar e consultar seus amigos, adquiriu um novo carro para uso diário em seu
trabalho e com sua família em seus passeios. Um dos maiores motivos que o fez comprar o automóvel foi a
sua economia de combustível, que foi muito indicada pelos seus amigos e pelos vendedores da
concessionária, afinal esse era o maior risco (receio) que Carlos tinha em sua compra. Contudo, após um
mês de uso, Carlos percebeu que o carro adquirido não era tão econômico como tinham lhe dito e indicado,
e que já não estava mais satisfeito com o produto comprado.
A situação apresentada anteriormente exemplifica um dos riscos percebidos pelos consumidores durante a
aquisição de um produto e/ou serviço no mercado. Assinale a alternativa correta que define o risco
analisado e enfrentado por Carlos na aquisição de seu automóvel:
ALTERNATIVAS
Risco de Desempenho.
Risco Físico.
Risco Financeiro.
Risco Social.
Risco Psicológico.
9ª QUESTÃO
Vivemos em um mercado dinâmico, e que leva as organizações a se atualizarem constantemente. Além
disso, tanto produtos quanto serviços contam com um grande número de concorrentes, e que buscam seu
espaço no mercado, bem como conquistar consumidores. Para isso, as empresas contam com diversas
teorias que auxiliam no entendimento do comportamento de seus consumidores, para que com isso tracem
suas ações e estratégias de mercado. Uma dessas teorias é a Teoria Econômica.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do
consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando a Teoria Econômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Teoria Econômica avalia a taxa de utilidade marginal de um determinado produto.
PORQUE
II. É o momento em que o consumidor está adquirindo o produto pela primeira vez, o que não permite à
empresa realizar comparações e ter opiniões de seus públicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Vivemos em sociedade, na qual, os indivíduos apresentam a necessidade de se inserirem e pertencerem a
determinados grupos com os quais possuem identificação e compartilhem necessidades ou objetivos em
comum. E, um dos grupos refere-se ao grupo de referência que inclui indivíduos ou instituições que a
pessoa recorre para orientar seu comportamento, podendo afetá-lo de maneira positiva ou não. Assim, os
grupos de referências podem ser divididos em primário e secundário, devendo esses serem conhecidos e
analisados pelas organizações, para que possam compreender as influências que seus consumidores estão
expostos em suas decisões (Francisco; Coutinho; Domingues, 2021).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do Consumidor.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O grupo de referência Primário envolve a família e amigos, sendo esse o que exerce a menor influência
nos comportamentos e nas escolhas dos indivíduos.
PORQUE
II. O grupo de referência Secundário envolve as relações mais formais e impessoais dos indivíduos, fazendo
parte desse, por exemplo, os grupos religiosos e as associações profissionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas