ATIVIDADE 3 – ADM – NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS – 52-2024

1ª QUESTÃO
Tornar-se um empreendedor e desenvolver um novo empreendimento é o passo inicial e mais completo
para oferecer um produto ou serviço. Essa parte do processo de criação do novo empreendimento é talvez a
mais difícil de realizar. Quais serão as características específicas do novo produto ou serviço? Um protótipo
básico ou um modelo conceitual pode ser gerado internamente através de pesquisa e desenvolvimento, mas
outras fontes de novas ideias podem ser usadas para obter a ideia do novo produto (HISRICH, PETERS,
2004).
Fonte: HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Com base no material de estudos, criadores de startups podem recorrer a diversas fontes para identificar ou
desenvolverem suas ideias. No que podem representar fontes para novas ideias, analise as afirmativas a
seguir:
I. Cientistas, fornecedores e representantes de vendas.
II. Clientes, concorrentes, funcionários, intermediários.
III. Ideias fracassadas do mercado ou de concorrentes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

2ª QUESTÃO
Na jornada de iniciar uma startup, o valor das parcerias, do trabalho árduo e dos conselhos é crucial para o
sucesso. As parcerias podem abrir portas para novos clientes, recursos e oportunidades de crescimento.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mentoring é um processo de orientação e aconselhamento, onde empreendedores iniciantes recebem
orientação e suporte de indivíduos mais experientes, geralmente empreendedores bem-sucedidos,
investidores ou profissionais da indústria.
PORQUE
II. Também chamado de investidor-anjo, a figura do mentoring é um indivíduo de alta renda ou uma rede de
investidores que fornece capital inicial para startups em troca de participação acionária na empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO

Quando uma startup decide tomar outros rumos e testar novas hipóteses sem alterar a sua base, para não
correr o risco de perder a posição já alcançada, e passa a explorar diferentes opções e estratégias ela está
utilizando uma ferramenta bastante conhecida. É uma tática muito importante utilizada nos negócios e
pode assegurar a manutenção e crescimento da startup ou causar sua derrocada.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: UniCesumar, 2018.
No ambiente das startups, esta técnica recebe o nome de:
ALTERNATIVAS
Pivotar.
Design thinking.
Open innovation.
Negócio inovador.
Diferencial competitivo.

 

 

4ª QUESTÃO
O design thinking é uma abordagem metodológica que auxilia os empreendedores na busca por inovação,
sendo amplamente empregada na concepção de novos produtos, serviços, processos ou na resolução de
problemas. Ao adotar o design thinking, as empresas direcionam seus esforços para investigar
profundamente o problema antes de desenvolverem soluções.
SEBRAE. Entenda o design thinking. 2023. Disponível
em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-designthinking,369d9cb730905410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 07 mar. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O design thinking é um método colaborativo que permeia as atividades de inovação, com foco no ser
humano, promovendo interação e práticas criativas.
PORQUE
II. O processo do design thinking deve continuamente considerar como o que está sendo criado responderá
às necessidades do cliente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

5ª QUESTÃO
Depois de uma ideia de um novo produto ser identificada como viável, ela deve ser desenvolvida e
aperfeiçoada através da interação com os consumidores. Este estágio é conhecido como estágio do
conceito, quando a ideia do produto é aperfeiçoada e testada para determinar a aceitação do consumidor,
sem necessariamente incorrer em custos de fabricação do produto. As reações iniciais ao conceito são
obtidas dos clientes em potencial ou dos membros da cadeia de produção. Características, preço e
promoção devem ser avaliados quanto ao conceito que está sendo examinado e em relação aos principais
produtos dos concorrentes (HISRICH, PETERS, 2004). Esta etapa corresponde à validação da ideia.
Fonte: HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Considerando as fases para criação de uma startup constantes no material de estudos, assinale as etapas
posteriores de criação de uma startup:
ALTERNATIVAS
Depois da validação da ideia, a startup constrói a sua marca e contrata a equipe.
Depois da validação da ideia, a startup faz a construção de equipe e cria um modelo de negócio.
Depois da validação da ideia, a startup define indicadores de inovação e passa a atuar no mercado.
Depois da validação da ideia, a startup faz uma pesquisa de mercado e faz a campanha de marketing.
Depois da validação da ideia, a startup cria um protótipo, seguido de um modelo de negócio e da construção da
equipe.

 

 

6ª QUESTÃO
Startups podem ser compreendidas como empresas emergentes que apresentam como características um
modelo de negócios repetível e escalável, atuando em condições de extrema incerteza. As startups devem
representar um alto potencial de crescimento, além de buscar soluções inovadoras para problemas
existentes ou necessidades latentes no mercado.
SEBRAE. O que é uma startup? 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-quee-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 04 mar. 2024.
Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir:
I. Um cenário de incerteza significa que fatores como mercado, tecnologia e concorrência são voláteis e
difíceis de prever, não sendo possível garantir que o projeto será exitoso.
II. Ser repetível refere-se à capacidade da startup de reproduzir suas operações e resultados de forma
consistente para atender a uma demanda crescente, sendo capaz de ser replicada em diferentes contextos e
momentos.
III. Ser escalável é a capacidade de uma startup crescer rapidamente sem aumentar proporcionalmente seus
custos ou recursos, de modo a expandir sua base de clientes, receitas e operações sem enfrentar limitações
significativas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

7ª QUESTÃO
A inovação pode ser caracterizada como um sistema, que precisa ser considerada em um processo que
possui caráter interativo, e é parte de um conjunto de ações e atores. Ela engloba as múltiplas dimensões da
gestão do negócio e do próprio modelo de negócio utilizado, haja visto que cria e gera valor a todos os
seus stakeholders. Esse valor é percebido de forma distinta por cada um deles.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: Unicesumar, 2018. (Adaptado).
A partir do exposto acima, as principais dimensões de um sistema de negócio que busca oportunidades
para a geração da inovação são:
ALTERNATIVAS
Tipologia, justificativa, meios e feedback.
Oferta, consumidores, presença e processos.
Fases, objetivos, resultados, meios e natureza.
Contexto, objetivos, metodologia, tipos e oferta.
Relacionamento, parceiros, conhecimento e pesquisa.

 

 

8ª QUESTÃO
O modelo de inovação enxuta utiliza o conceito de mínimo produto viável e testagem rápida,
prioritariamente em condições reais de mercado. A ideia é ir refinando o conceito inicial com velocidade e
custo baixo, aprendendo com as interações no mercado.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Sobre a abordagem de inovação enxuta ou lean innovation, avalie as afirmações a seguir:
I. Engloba a atuação sob processos ágeis de construção de empresas e produtos que usam os princípios de
manufatura enxuta aplicada à inovação.
II. É uma metodologia que busca maximizar o valor entregue aos clientes enquanto minimiza o desperdício
de recursos durante o processo de desenvolvimento de produtos ou serviços.
III. Lean Startup tem como premissa realizar tudo de maneira mais simples possível, utilizando o mínimo de
recursos e o máximo de velocidade para economizar dinheiro e diminuir riscos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

9ª QUESTÃO
A inovação aberta, ou open innovation em inglês, é uma abordagem estratégica que reconhece que as
ideias valiosas não são limitadas apenas ao interior de uma organização, mas podem ser encontradas e
aproveitadas em todo o ecossistema empresarial.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A abordagem da inovação aberta amplia os horizontes das organizações, ao fomentar a colaboração com
parceiros externos, visando enriquecer o conjunto de conhecimento e recursos disponíveis para a empresa.
PORQUE
II. O foco da inovação aberta é considerar que ao serem realizadas descobertas dentro da empresa, é
possível melhor se posicionar para ela ser pioneira na introdução dessas inovações no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

10ª QUESTÃO
O Customer Development Model (CDM), ou modelo de desenvolvimento do cliente, é uma abordagem que
visa reduzir o risco de falha ao garantir que as soluções desenvolvidas estejam alinhadas com as
necessidades reais do mercado, resultando em produtos ou serviços mais bem-sucedidos e com maior
aceitação pelos clientes.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Customer Development Model é um método sistemático para entender as necessidades do cliente e
validar hipóteses fundamentais antes de investir recursos significativos no desenvolvimento de um produto
ou serviço.
PORQUE
II. Em vez de seguir um caminho linear de desenvolvimento de produto, o CDM propõe um processo
iterativo e orientado pelo feedback dos clientes, abrangendo a descoberta de clientes, validação dos
clientes, criação dos clientes e criação da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp