ATIVIDADE 3 – BIO – ENGENHARIA GENÉTICA – 52-2024

1ª QUESTÃO
A transgenia pretende modificar o genoma das espécies. Desde o início do desenvolvimento da tecnologia
do DNA recombinante, as plantas foram alvo de modificações genéticas. São duas as principais técnicas
utilizadas, a transformação com auxílio da Agrobacterium tumefaciens e a biobalística.
DOLINSKY, L. C. de. Engenharia Genética. Florianópolis–SC: Arqué, 2023.
Com relação à técnica de transgenia, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
A transgenia é uma técnica que acelera o processo de modificação genética natural.
As técnicas de transgenia são utilizadas para conservar o genoma de plantas ancestrais.
Mutações genéticas causadas por radiação são técnicas utilizadas no melhoramento por transgenia.
Técnicas de transformação por Agrobacterium, biobalística, CRISPR-Cas9, e eletroforese são utilizadas para a
recombinação de material genético utilizado para sintetizar transgênicos.
A transgenia é adotada para que uma alteração no material genético favoreça a expressão de uma característica de
interesse, e pode ser aplicada em células embrionárias ou de fases adultas.

 

 


2ª QUESTÃO
Atualmente, os organismos geneticamente modificados (OGMs) já estão contribuindo significativamente
para sustentar o aumento da demanda de produtividade por hectare, a área de plantio utilizada pelo
produtor. Como não restam muitas fronteiras agrícolas (terras novas para plantar), é necessário produzir
mais em cada hectare plantado. Porém, além do aumento da produtividade, a biotecnologia pode trazer
outros benefícios como plantas mais nutritivas ou com composição mais saudável.
Sobre o tema – Transgenia: quebrando barreiras em prol da agropecuária brasileira. Portal Embrapa.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/tema-transgenicos/sobre-otema#:~:text=Atualmente%2C%20os%20OGMs%20j%C3%A1%20est%C3%A3o>. Acesso em: 6 abr. 2024.
Figura 1. Charge
CARTUNS, P. POR A. Charge Alimentos Transgênicos. Disponível em:
<http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/03/charge-alimentos-transgenicos.html>. Acesso em: 11 abr.
2024.
Com relação aos alimentos transgênicos, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
Os impactos ambientais sobre o cultivo de transgênicos levantam várias possibilidades, entre elas, o risco sobre o
esgotamento nutricional do solo.
Agricultura orgânica e livre de transgenia não se preocupam com a distância entre as culturas, uma vez que os OGM
podem ser facilmente identificados e combatidos, caso ocorra cruzamento entre as espécies.
O investimento em sementes transgênicas é alto para o pequeno produtor, porém, é benéfico quanto a redução do
uso de agroquímicos e benefícios econômicos relacionados ao replantio das sementes geradas, que são férteis.
Plantas modificadas por Agrobacterium tumefaciens tiveram um gene selecionado e inserido em um plasmídeo Ti e a
infecção pode ocorrer em qualquer parte da planta, prosseguindo para uma regeneração, com a seleção e
multiplicação somente das plantas com modificação confirmadas.
Os transgênicos tem o benefício de aumentar a produtividade por hectare, contudo, os benefícios relacionados a
conseguirem se desenvolver em locais com estresse hídrico e nutricional e grandes variações de temperatura ainda
não é uma característica que foi alcançada, impactando na baixa produtividade, aumento de preços e aumentando a
fome na sociedade.

 

 


3ª QUESTÃO
O sequenciamento de regiões codificantes do DNA, juntamente com o advindo da proteômica,
possibilitaram o conhecimento acerca das expressões gênicas, e o melhoramento da expressão de proteínas
de interesse. Com esse objetivo, a tecnologia do DNA recombinante tem sido empregada para a obtenção
de proteínas heterólogas de alto valor agregado, em particular para uso em saúde humana, como a
produção de hormônio de crescimento humano, insulina, interferons, fator VIII (tratamento da hemofilia),
etc.
SCHMIDELL, W. et al. Biotecnologia Industrial. Volume II, Engenharia bioquímica. São Paulo–SP, Brasil:
Blucher, 2001.
Considerando os conhecimentos sobre proteínas heterólogas, avalie as afirmações a seguir.
I. Recebem o nome de proteínas heterólogas, as proteínas expressas por meio de um DNA que foi
recombinado, gerando uma cadeia de carboidratos alvo.
II. As etapas para a síntese de proteínas heterólogas, entre vários passos, passam pelo isolamento do gene
alvo, a síntese de um mRNA, produção de cDNA por meio da transcriptase reversa, clonagem do DNA
complementar no vetor adequado e inserção no hospedeiro.
III. As proteínas heterólogas são expressas nos hospedeiros, que são cultivados e denominados de
biofábricas.
IV. Os hospedeiros utilizados são incapazes de causar doenças, tem seu genoma e vias de expressão
conhecidos, alta tolerância ao estresse e precisam corresponder às especificidades das modificações póstraducionais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 


4ª QUESTÃO
O advento da utilização de enzimas de restrição, para clivar DNA e, posteriormente, a possibilidade de
combinar e clonar sequências de DNA modificadas, despertou temores na comunidade científica em relação
aos limites éticos da manipulação e à biossegurança.
DOLINSKY, L. C. de. Engenharia Genética. Florianópolis–SC: Arqué, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. DNA recombinante, é essencial para a produção de grandes quantidades de moléculas de DNA idênticas
em larga escala, sendo utilizada para obtenção de genes individuais purificados, utilizados no estudo do
gene.
PORQUE
II. Por meio do uso de enzimas como endonuclease de restrição e a ligase, o DNA recombinante é
desenvolvido em vetores de clonagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 


5ª QUESTÃO
Uma biblioteca de cDNA é um conjunto de clones de DNA preparado a partir de mRNAs isolados de um
determinado tipo de tecido. Uma biblioteca genômica é um conjunto de clones portadores de fragmentos
de restrição produzidos por clivagem do genoma inteiro.
LODISH, H. Biologia celular e molecular.
2014.
Considerando os conhecimentos apresentados sobre enzimas de restrição, avalie as afirmações a seguir.
I. As enzimas de restrição são compostos que fragmentam o DNA em locais específicos, permitindo a
manipulação da sequência clivada.
II. As enzimas de restrição se flanqueiam a um sítio de restrição, sendo esta sequência alvo, o local onde
ocorrerá a clivagem do DNA.
III. As clivagens das enzimas de restrição fornecem extremidades coesivas com cortes somente na dupla fita
de DNA.
IV. A descoberta das enzimas de restrição, ou endonucleases, permitiram o avanço da biotecnologia,
possibilitando a digestão do DNA para análises de eletroforese, e clivagens na sequência de genes de
interesse, bem como no DNA alvo em técnicas de DNA recombinante.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

 

 


6ª QUESTÃO
Célula-tronco (CT) é uma célula que tem a capacidade de se transformar em diferentes tipos de células. Por
exemplo, as CT do sangue, encontradas na medula óssea, produzem todos os tipos de células sanguíneas:
os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos, plaquetas, e assim por diante. Uma classe muito especial de
CTs são as chamadas células-tronco embrionárias. Como o nome sugere, estas células são derivadas de um
embrião nos estágios iniciais do desenvolvimento e por isso ainda não assumiram identidade própria, ainda
não se diferenciaram.
PEREIRA, Lygia V. Clonagem: reprodutiva ou terapêutica? Disponível em:
<https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/clonagem-reprodutiva-ou-terapeutica/>. Acesso em: 1
abr. 2024.
Com relação aos conteúdos abordados no material e em aula sobre clonagem reprodutiva, assinale a opção
correta:
ALTERNATIVAS
As células-tronco são derivadas de duas células iniciais.
Na clonagem terapêutica, o objetivo é a produção de embriões geneticamente iguais.
Em caso de doenças hereditárias, a aplicação da terapia precisa ser voltada para o doador da célula enucleada.
Após a inserção do núcleo na célula enucleada, o processo de embriogênese produz células-tronco, que se
diferenciarão em novos órgãos e tecidos, aplicados nas terapias.
O objetivo da clonagem terapêutica é a produção de tecidos e órgãos a partir das células-tronco, geradas pela
inserção de um núcleo de célula somática em um óvulo nucleado.

 

 


7ª QUESTÃO
Até 1997 e o surgimento da ovelha Dolly, a criação de um embrião animal começava obrigatoriamente com
a fusão de um óvulo com um espermatozoide. Essa fusão poderia ser natural ou assistida, como nos
processos de fertilização in vitro, porém sem o encontro dessas duas células muito especiais não havia a
possibilidade da geração da vida. Dolly foi a primeira demonstração de que a vida animal pode surgir de
outra forma: pela clonagem, a partir, não mais de duas, mas de uma única célula de qualquer parte do corpo
de um indivíduo adulto. Porém, através desse método de reprodução, ao invés de gerarmos indivíduos
inéditos, misturas de seus pais, geramos um clone, uma cópia daquele doador de célula: literalmente uma
“reprodução”!
PEREIRA, Lygia V. Clonagem: reprodutiva ou terapêutica? Disponível em:
<https://www.invivo.fiocruz.br/cienciaetecnologia/clonagem-reprodutiva-ou-terapeutica/>. Acesso em: 1
abr. 2024.
Com relação à clonagem reprodutiva, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
O processo de clonagem reprodutiva imita o processo ocorrido na formação de gêmeos bivitelinos.
É possível a combinação de óvulos anucleados e células somáticas de espécies diferentes na clonagem reprodutiva.
A clonagem reprodutiva é uma técnica utilizada para a recombinação de materiais genéticos, possibilitando a
inserção de características desejadas para um novo indivíduo.
Após a inserção de um núcleo somático em um óvulo anucleado, inicia-se o processo de embriogênese e o novo
indivíduo gerará um organismo com material genético idêntico ao núcleo somático.
Após a inserção de um núcleo somático em um óvulo anucleado, inicia-se o processo de embriogênese e o novo
indivíduo gerará um organismo com material genético idêntico ao óvulo enucleado.

 

 


8ª QUESTÃO
A análise do polimorfismo de tamanho para fragmentos de restrição (RFLP, do inglês, Restriction Fragment
Length Polymorphism), é uma técnica frequentemente utilizada para identificar as características e variações
no tamanho de fragmentos de DNA. As abordagens que podem utilizar RFLP incluem ocasionalmente as
análises forenses, exames genéticos e estudos de evolução molecular.
DOLINSKY, L. C. de. Engenharia Genética. Florianópolis–SC: Arqué, 2023.
Com base nos conhecimentos sobre as análises de RFLP, avalie as afirmações a seguir.
I. A técnica possibilita a apresentação de variações no fragmento analisado, identificando a variabilidade
genética, denominadas polimorfismos.
II. Embora não seja uma das técnicas de análise de material genético mais sensíveis e específicas, o perfil
gerado pela análise de RFLP é específico para cada indivíduo, sendo chamado de impressão digital do DNA
ou Fingerprint.
III. O sucesso da análise é dependente da utilização das enzimas de restrição, uma vez que, por meio delas,
os fragmentos cortados no mesmo sítio de restrição com as enzimas, vão fornecer sempre o mesmo
tamanho em pares de bases.
IV. A técnica de hibridação por RFLP pode seguir pela digestão do material genético extraído, separação por
eletroforese, transferência para membranas, adição de sondas radioativas e detecção por Raio-x. O DNA
extraído poderá ser amplificado por PCR, permitindo que poucas quantidades de materiais genéticos sejam
analisadas, o que beneficia as análises forenses.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 


9ª QUESTÃO
Um desafio no TikTok tem chamado atenção de milhares de seguidores: um usuário propôs “clonar” uma
pessoa por meio da saliva. A ideia é mais uma das brincadeiras do influenciador norte-americano Coby
Persin, que viraliza com assuntos polêmicos. Dessa vez, a ideia de Persin era convidar pessoas a lamberem
algum objeto ou local público para que ele se deslocasse e coletasse a saliva — prometendo, supostamente,
clonar o indivíduo a partir da coleta de DNA.
PADRÃO, M. Dá para clonar pessoas com saliva, como sugere tendência do TikTok? Disponível em:
<https://www.terra.com.br/byte/da-para-clonar-pessoas-com-saliva-como-sugere-tendencia-dotiktok,3c4c308b05fcf55b7f3a71f3fbc1a1aaaqv2xmur.html>. Acesso em: 1 abr. 2024.
A respeito da clonagem reprodutiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A clonagem reprodutiva ocorre pela transferência nuclear de células somáticas, recolhidas do indivíduo
doador e um óvulo anucleado, e cria organismos geneticamente idênticos ao doador do material genético.
Embora a clonagem animal tenha baixa eficiência, é uma técnica promissora no agronegócio e na de
conservação de animais em extinção.
PORQUE
II. A clonagem terapêutica é um caminho promissor para a obtenção de células-tronco na área da saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 


10ª QUESTÃO
O avanço dos métodos de bioinformática para identificação dos genes e a caracterização das cópias de
cDNA dos mRNAs isolados das centenas de tipos celulares humanos, provavelmente, levará à descoberta de
novas proteínas, e o seu estudo, a uma nova compreensão dos processos biológicos e das aplicações na
medicina e na agricultura.
LODISH, Harvey. Biologia celular e molecular.
2014
.
Com base nos conhecimentos adquiridos em aula e no livro didático, avalie as afirmações a seguir:
I. A Bioinformática combina biologia e ciência da computação para resolver problemas de biologia
molecular e problemas complexos da biologia.
II. A bioinformática clássica analisa sequências de DNA, RNA e aminoácidos, usando tecnologia moderna e
métodos tradicionais, como análise de sequências, alinhamento e identificação de assinaturas. Ainda, a
anotação genômica ocasionada pela bioinformática, ajuda a compreender sistemas biológicos complexos.
III. A bioinformática estrutural busca compreender as interações e terapias, modelando estruturas
tridimensional de moléculas e modelos preditivos.
IV. Bibliotecas genômicas são coleções de fragmentos de DNA clonados em fungos ou plasmídios, podendo
incluir o genoma, sequências funcionais ou cromossomos específicos, e identificadas por hibridização de
ácidos nucleicos. Utilizados para estudar e manipular segmentos específicos do genoma, genes expressos e
locais de splicing alternativos para indicar diferentes transcrições e proteínas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp