Considere a figura a seguir:
Fonte: PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 41.
A figura ilustra as três estratégias genéricas de Porter, discutidas no livro didático. Através dessas
estratégias, empresas tomam a decisão do seu alvo e vantagem estratégica. Partindo do contexto das
estratégias genéricas de Porter, elabore um texto apresentando um caso de uma empresa real para
cada uma das estratégias, ou seja, um caso para a estratégia de diferenciação, um caso para a
estratégia de liderança no custo total e um caso para a estratégia de enfoque, justificando a sua
resposta para cada caso.
Exemplo (não utilize os mesmos, a intenção é que você faça uma pesquisa e traga casos diferentes):
Como exemplo de estratégia de diferenciação, pode-se citar a Apple, uma vez que ela possui o foco na
inovação tecnológica, investindo em produtos inovadores e diferenciados no mercado. Já a rede fast food
Habib’s é uma empresa voltada para a estratégia de liderança no custo total, tendo uma operação eficiente
e produtos com baixo custo a seus clientes. Pensando na estratégia de enfoque, as academias voltadas para
o crossfit ganham destaque. Esse tipo de empresa possui enfoque no público que deseja um programa de
treinamento de força e condicionamento para ampla adaptação fisiológica.