1ª QUESTÃO
É possível vivermos e convivermos de maneira harmoniosa, tanto com nossos semelhantes quanto com a
natureza a nossa volta? A sociedade moderna, com toda a sua diversidade, pode ser um lugar de justiça,
equidade e, ainda, respeito ao meio ambiente? Nossos atos, os fatos que ocorrem a partir das relações
sociais, podem expressar uma humanização necessária para o bom convívio em sociedade? Certamente,
você já se voltou para esses questionamentos em vários momentos de sua vida pessoal e profissional, seja
por conta de suas experiências ou pela busca de conhecimento sobre os assuntos abordados.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A sociedade moderna, com toda a sua diversidade, sempre será um lugar de justiça, equidade e respeito
ao meio ambiente.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
II. As ações e as relações que construímos são o reflexo da nossa humanidade, fundamental para a
construção de uma sociedade justa e pacífica.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
2ª QUESTÃO
Entre essas ações, podemos salientar as chamadas “políticas afirmativas”, programas, ações e projetos do
poder público, que visam estabelecer uma igualdade e uma justiça social para grupos menos favorecidos ou
marginalizados. Podemos citar as cotas raciais, os auxílios sociais que visam prover uma melhor distribuição
de renda, bolsas de estudos e financiamento estudantil, entre vários outros. O viver e o conviver em
sociedade não estão margeados apenas pelos aspectos políticos e jurídicos, mas também por processos de
empatia, reconhecimento e cuidado.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o texto na íntegra, analise as asserções a seguir e assinale a que descreve corretamente.
I. As políticas afirmativas são ineficazes e nunca contribuem para a justiça social.
II. Os grupos mais favorecidos são os principais beneficiários das políticas afirmativas.
III. Segundo o texto, a vida em sociedade é governada apenas por aspectos políticos e jurídicos, sem
consideração por processos de empatia, reconhecimento e cuidado.
IV. As políticas afirmativas, como cotas raciais e auxílios sociais, são estratégias do poder público para
promover igualdade e justiça social para grupos menos favorecidos ou marginalizados.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Para o liberalismo, o fator determinante para definir a situação econômica de um indivíduo é seu mérito, seu
esforço, o qual não se prende a definições de classes sociais.A solução, então, seria proporcionar cada vez
mais liberdade para que as pessoas pudessem desempenhar suas potencialidades, seus esforços,
alcançando, assim, uma ascensão social justa.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A chave para a justiça social reside na ampliação da liberdade individual para que cada pessoa possa
desenvolver todo o seu potencial e alcançar o progresso social de forma justa e equitativa.
PORQUE
II. A perspectiva liberal defende um Estado minimalista, focado na garantia da liberdade individual e do livre
mercado, sem intervenção direta na distribuição de renda ou na redução das desigualdades sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
4ª QUESTÃO
O consumo excessivo de água, energia, recursos naturais em geral, o esgotamento de áreas verdes pela
degradação são problemas que se agravam com o crescimento dos centros urbanos. Mais áreas são
demandadas para produção de energia, mais rios e riachos são comprometidos para o abastecimento,
agravados por um consumo desordenado.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O aumento dos centros urbanos intensifica problemas como o uso excessivo de água, energia e outros
recursos naturais, além do esgotamento de áreas verdes.
PORQUE
II. O crescimento dos centros urbanos leva a uma redução no consumo de água, energia e outros recursos
naturais, além de resultar em um aumento das áreas verdes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
Quando entramos em uma discussão sobre classes sociais, consumo, responsabilidade social e relações
sociais, são indelével uma ferrenha dicotomia entre duas visões hegemônicas. De um lado, uma perspectiva
mais liberal, que aponta para uma meritocracia que define os lugares sociais dos indivíduos, tanto
econômica quanto politicamente. Em outra ponta, uma perspectiva tida como mais progressista,
principalmente de vertente socialista, que apresenta a sociedade dividida em duas classes sociais.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O texto apresenta uma dicotomia fundamental em relação à análise das classes sociais.
PORQUE
II. Embora a dicotomia entre meritocracia e luta de classes apresente visões iguais, ambas jamais terão
divisões sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
6ª QUESTÃO
O modo de produção capitalista veio corroborar a visão liberal, dando subsídios para se acreditar que é
apenas o mérito, a livre iniciativa e o esforço, o caminho para se alcançar uma boa situação econômica e
social. Como indicamos no início, na outra ponta dessa discussão, temos uma perspectiva tida como mais
progressista. Seja de cunho plenamente socialista, seja em uma vertente menos radical, a noção de luta de
classes é o oposto teórico da chamada meritocracia defendida pelo liberalismo clássico e o neoliberalismo.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o texto na íntegra, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente,
quem aderiu a essa perspectiva.
ALTERNATIVAS
Nenhum país aderiu a essa perspectiva.
Somente um país aderiu a essa perspectiva.
Vários países da América latina aderiram a essa perspectiva.
Apenas países com economias emergentes aderiram a essa perspectiva.
Apenas países com economias desenvolvidas aderiram a essa perspectiva.
7ª QUESTÃO
Os indivíduos que pertencem a classes sociais de baixo poder aquisitivo, em geral, consomem os bens,
produtos e serviços que estão acessíveis. Na maioria das vezes, são produtos de marcas mais baratas,
majoritariamente itens de primeira necessidade, ou seja, não são bens supérfluos.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o texto na íntegra, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente, os
indivíduos que pertencem a classes sociais de baixo poder aquisitivo.
ALTERNATIVAS
Indivíduos de baixo poder aquisitivo não consomem itens de primeira necessidade.
Indivíduos de baixo poder aquisitivo geralmente consomem apenas bens supérfluos.
Indivíduos de baixo poder aquisitivo geralmente preferem produtos de marcas caras.
A acessibilidade de bens, produtos e serviços não é um fator para indivíduos de baixo poder aquisitivo.
Geralmente, as pessoas de classes sociais com menor renda utilizam bens, produtos e serviços que estão ao seu
alcance.
8ª QUESTÃO
E se tratando de equidade, o que se pode argumentar? Bem, a noção de equidade tem gravitado entre
vários polos distintos. Para algumas vertentes, trata-se apenas do resultado prático da justiça; para outras, é
um tipo de igualdade social que vai além do universalismo e da normatividade da justiça presente no Estado
Moderno. Em termos gerais, pode-se asseverar que a noção de “equidade” se relaciona com a noção de
“igualdade”, uma vez que esta última não está totalmente realizada no âmbito da “justiça normativa”. Bem,
tendemos clarificar um pouco essa relação.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o texto na íntegra, analise as asserções a seguir e assinale a que descreve corretamente.
I. A noção de equidade é multifacetada e interpretada de maneiras diferentes.
II. A justiça sempre abrange todos os indivíduos, colocando-os em um patamar de desigualdade.
III. A equidade é um conceito que foi completamente realizado e não requer mais discussão ou análise.
IV. A equidade é uma noção que se opõe completamente à ideia de igualdade e justiça, representando um
conceito totalmente distinto e independente.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apen
as.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Os nossos grandes centros urbanos estão cheios de exemplos das relações sociais que estamos destacando
neste tema de aprendizagem. Talvez, um dos cenários mais conhecidos é a flagrante desigualdade social
expressa pela divisa de dois bairros extremamente diferentes. Na grande cidade de São Paulo, temos o
bairro de Paraisópolis fazendo divisa com o bairro do Morumbi. O primeiro expressa o quadro de extrema
pobreza de inúmeras das comunidades brasileiras de periferia, o segundo é o quadro da extrema riqueza de
alguns indivíduos da população.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A desigualdade social é uma característica marcante dos grandes centros urbanos, como evidenciado pela
proximidade de bairros extremamente ricos e pobres em São Paulo.
PORQUE
II. As disparidades significativas de riqueza e pobreza em nossas cidades são frequentemente o resultado
das relações sociais e econômicas que as configuram.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
10ª QUESTÃO
A equidade deve ser entendida como uma condição necessária para se arrefecer os desdobramentos da
“questão social”, inibindo, assim, o desarranjo social que poderia advir de uma desigualdade extrema. Para
tentarmos ilustrar, de maneira interpretativa, a diferença entre justiça e equidade, podemos pensar na
seguinte situação: imagine um grupo com cinco pessoas, o qual recebe um bolo para ser dividido entre
essas pessoas. Se dividirmos o bolo em dez pedaços iguais e dermos dois para cada pessoa, estaremos
sendo justos, dentro de uma visão normativa e universal de justiça igualitária.
Fonte: NETTO, Alfredo Pieritz; LOPES, Guilherme Augusto Hilário. Estudo Contemporâneo e Transversal:
Autonomia Intelectual, Relação de Consumo e Sustentabilidade. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o texto na íntegra, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente
sobre a justiça.
ALTERNATIVAS
A equidade promove o desarranjo social resultante de uma desigualdade extrema.
A justiça significa tratar cada indivíduo de acordo com suas necessidades específicas.
A equidade é a prática de tratar todos igualmente, independentemente de suas necessidades individuais.
Justiça refere-se ao tratamento igualitário, onde todos recebem o mesmo, independentemente de suas necessidades
individuais.
Justiça e equidade são sinônimos e têm o mesmo significado, ambos se referem ao tratamento igualitário de todas
as pessoas, independentemente de suas necessidades individuais