ATIVIDADE 3 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL GESTÃO DO CONHECIMENTO – 52-2024

1ª QUESTÃO
Uma professora de ensino fundamental consegue ensinar muito bem seus alunos e a sua sala é a melhor da
escola. No entanto, ela não consegue transpor seu conhecimento. Como a equipe pedagógica da escola
pode usufruir do conhecimento individual dessa professora e transformar em conhecimento compartilhado
para que toda a escola seja beneficiada?
Elaborado pelo professor 2024
Com base no texto, qual alternativa descreve a melhor estratégia para a equipe pedagógica da escola
transformar o conhecimento tácito da professora em conhecimento explícito?
ALTERNATIVAS
Ignorar o conhecimento tácito da professora, pois ele não pode ser transformado em conhecimento explícito.
Pedir à professora que escreva um livro didático com suas estratégias de ensino.
Organizar workshops regulares onde a professora possa compartilhar suas estratégias de ensino com outros
professores.
Contratar um consultor externo para avaliar a professora e fornecer feedback.
Pedir à professora que grave suas aulas para que outros professores possam assisti-las.

 

 

2ª QUESTÃO
De acordo com Nonaka e Takeuchi( 2008) apud Biazon (2024) , a gestão do conhecimento envolve a
transformação do conhecimento tácito em explícito. O conhecimento tácito, que é subjetivo e baseado na
experiência individual, é transformado em conhecimento explícito, que é formal e pode ser comunicado ou
compartilhado.
Elaborado pelo professor, 2024
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de uma organização de criar conhecimento novo e útil está diretamente relacionada à
eficácia com que ela transforma conhecimento tácito em conhecimento explícito.
PORQUE
II. A transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito permite que as experiências
individuais sejam acessíveis a todos na organização, potencializando a inovação e a vantagem competitiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO
Empreendedores estão atentos às tendências emergentes no campo organizacional. A inteligência artificial e
a automação remodelam a forma como as empresas operam, exigindo integração estratégica dessas
tecnologias. A aprendizagem contínua é crucial para se manter atualizado em um cenário em constante
evolução.
Elaborado pelo professor 2024
Considerando o texto, qual alternativa é verdadeira sobre a gestão do conhecimento no contexto
organizacional?
ALTERNATIVAS
A gestão do conhecimento se limita apenas ao conhecimento interno das organizações.
A gestão do conhecimento não considera informações externas.
Plataformas digitais e redes sociais corporativas não desempenham um papel relevante na disseminação do
conhecimento.
A gestão do conhecimento é irrelevante para a adaptação das organizações em um ambiente em constante
transformação.
A gestão do conhecimento é uma estratégia vital para prosperar no cenário organizacional atual.

 

 

4ª QUESTÃO
Nonaka e Takeuchi desenvolveram um modelo para explicar o ciclo de gestão do conhecimento nas
organizações, conhecido como a Espiral do Conhecimento. Este modelo é composto por quatro modos de
conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização (SECI).
Elaborado pelo professor, 2024
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.O modelo SECI é eficaz na promoção da inovação organizacional, pois facilita a conversão do
conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa.
PORQUE
II. A metodologia da Espiral do Conhecimento permite que o conhecimento seja constantemente atualizado
e adaptado às necessidades da organização, mantendo-a competitiva no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

5ª QUESTÃO
Considerando uma farmácia que precisou fazer uma fórmula para um remédio manipulado de alergia, e
reuniu todos os funcionários e juntos fizeram a fórmula. Os donos da farmácia perceberam que introduzir a
gestão por competência na farmácia é crucial, pois impulsionaria o desenvolvimento dos conhecimentos
técnicos, habilidades práticas e atitudes profissionais dos colaboradores. Ao focar nas competências
individuais poderão alinhar de forma mais eficaz as capacidades da equipe com as necessidades da
empresa, resultando em maior eficiência e qualidade. Além disso, ao identificar lacunas e habilidades,
poderão fornecer treinamento específico, impulsionando o aprendizado contínuo.
Elaborado pelo professor 2024.
Com base no texto, qual a afirmação que melhor descreve a importância da gestão por competência em
uma farmácia?
ALTERNATIVAS
A gestão por competência é importante apenas para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos dos
colaboradores.
A gestão por competência não tem impacto na eficiência e qualidade da farmácia.
A gestão por competência permite alinhar as capacidades da equipe com as necessidades da empresa, resultando
em maior eficiência e qualidade.
A gestão por competência é importante apenas para identificar lacunas e habilidades dos colaboradores.
A gestão por competência não tem impacto no aprendizado contínuo dos colaboradores.

 

 

6ª QUESTÃO
A abordagem estratégica de gestão do conhecimento está intrinsecamente conectada à aprendizagem
corporativa. Nesse contexto, as organizações buscam incessantemente ampliar seus horizontes de
conhecimento, explorando novas perspectivas por meio da reflexão sobre experiências anteriores e da
colaboração entre os membros da equipe. Essa dinâmica é essencial para a adaptação contínua em um
cenário empresarial em constante transformação.
Elaborado pelo professor 2024
Com base no texto, qual das seguintes afirmações melhor descreve a relação entre a gestão do
conhecimento e a aprendizagem organizacional?
ALTERNATIVAS
A gestão do conhecimento é um subconjunto da aprendizagem organizacional.
A aprendizagem organizacional é um subconjunto da gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional estão intrinsecamente ligadas, com a organização
buscando constantemente adquirir novos conhecimentos e inspirações para se adaptar às mudanças no ambiente
empresarial.
A gestão do conhecimento impede a aprendizagem organizacional ao restringir a aquisição de novos conhecimentos
e insights.
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional são conceitos completamente independentes e não
estão relacionados.

 

 

7ª QUESTÃO
No contexto organizacional,a competência representa um conjunto valioso de conhecimentos, habilidades e
atitudes que um indivíduo possui. No entanto, sua abrangência vai além disso. Segundo Zarifian (2001)
apud BIAZON (2024), a competência não se limita a um mero estoque de recursos; ela implica iniciativa e
responsabilidade, convertendo o conhecimento em ações práticas. Assim evoluiu a abordagem CHA(
Conhecimento, Habilidades e Atitudes). Em resumo, a competência é um fator crucial para o sucesso
organizacional, pois permite que os colaboradores apliquem seus conhecimentos de maneira eficaz e
contribuam para o crescimento da empresa.
BIAZON, Victor Vinicius. Estudo contemporâneo e transversal: gestão do conhecimento. Organizador:
Juliana Dalcin Donini e Silva. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Núcleo de Educação a Distância.
Com base no texto e no livro didático, qual das seguintes afirmações melhor descreve a evolução do
conceito de competência no cenário organizacional brasileiro?
ALTERNATIVAS
A competência é apenas um estoque de conhecimentos, habilidades e atitudes que a pessoa detém.
A competência envolve apenas tomar iniciativa, sem necessidade de assumir responsabilidade.
A competência, conforme definida pela abordagem CHA, foi adotada por empresas brasileiras nos anos 1980.
A competência envolve tomar iniciativa e assumir responsabilidade, transformando conhecimento em ações práticas,
conforme a abordagem CHA adotada por empresas brasileiras nos anos 1990.

A competência é um conceito que permaneceu estático ao longo do tempo, sem qualquer evolução.

 

 

8ª QUESTÃO
O modelo SECI de Nonaka e Takeuchi descreve a criação do conhecimento organizacional através de quatro
modos: Socialização (transferência de conhecimento tácito para tácito), Externalização (conversão de
conhecimento tácito em explícito), Combinação (síntese de conhecimentos explícitos) e Internalização
(transformação de conhecimento explícito em tácito).
Elaborado pelo professor, 2024
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os quatro modos de conversão do conhecimento são essenciais para a inovação e o desenvolvimento
contínuo nas organizações.
PORQUE
II. A combinação de conhecimento tácito e explícito permite que as empresas criem um ciclo virtuoso de
aprendizado e adaptação, promovendo a evolução constante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

9ª QUESTÃO

A gestão do conhecimento é um processo dinâmico que envolve a transformação e transferência de
conhecimento dentro de uma organização. Existem quatro modos principais de conversão do conhecimento
Socialização,Externalização,Combinação e Internalização conforme proposto por Nonaka e Takeuchi no
modelo SECI.
BIAZON, Victor Vinicius. Estudo contemporâneo e transversal: gestão do conhecimento. Organizador:
Juliana Dalcin Donini e Silva. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Núcleo de Educação a Distância.
Considerando o texto apresentado, qual dos seguintes modos de conversão do conhecimento envolve a
transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito?
ALTERNATIVAS
Socialização.
Externalização.
Combinação.
Internalização.
Fusão.

 

 

10ª QUESTÃO
Na empresa Solutions, o experiente desenvolvedor Sr. Carlos ficou doente e precisou se afastar do trabalho.
Ele era o único que entendia profundamente o sistema legado da empresa. A equipe estava preocupada
com a continuidade do trabalho sem o conhecimento tácito do Sr. Carlos.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024
Analisando a situação, refita como a gestão do conhecimento pode ser aplicada para transformar o
conhecimento tácito do Sr. Carlos em um conhecimento compartilhado com os demais funcionários da
Solutions? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A empresa deve contratar um novo especialista para substituir o Sr. Carlos imediatamente.
A equipe deve criar um manual detalhado apenas para os desenvolvedores mais experientes.
Os colegas do Sr. Carlos devem manter o conhecimento para si mesmos, evitando compartilhá-lo com outros
funcionários.
A Solutions pode documentar as abordagens, criar tutoriais, realizar treinamentos e incentivar a mentoria cruzada.
A gestão do conhecimento não é relevante nesse cenário

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