1ª QUESTÃO
Determine o diagrama de Hasse, sobre o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5}, cuja matriz da relação R é:
Assinale a alternativa correta, que corresponde ao diagrama Hasse.
ALTERNATIVAS
2ª QUESTÃO
A função inversa, também denominada de invertível, indica uma função bijetora – injetora e sobrejetora ao
mesmo tempo. Denotada por f-¹, essa função desfaz a operação executada pela função f. Uma das
principais características da função inversa é a capacidade de criar funções a partir de outras. Isso acontece
porque os elementos de uma dada função podem ser invertidos (Caiusca, 2019).
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/funcao-inversa. Acesso em: 19 fev. 2024.
Dada a função f de R em R definida por f(x) = −2x² + 5, se f-¹ é a função inversa de f, qual é o valor de f-
¹(5)+ f-¹(4)?
ALTERNATIVAS
√1/2.
2.
√1/3.
0.
√1/5.
3ª QUESTÃO
Para a relação R = {(1,1),(2,3),(3,7),(5,1),(7,7)} definida sobre A={1,2,3,5,7}, qual das alternativas representa a
imagem de R?
ALTERNATIVAS
Im(R) = {1,2,3,5,7}.
Im(R) = {1,3,5,7}.
Im(R) = {1,2,5}.
Im(R) = R.
Im(R) = {1,3,7}.
4ª QUESTÃO
O grafo de interseção de uma coleção de conjuntos A1, A2, . . . , An é o grafo que tem um vértice para cada
um dos conjuntos da coleção e tem uma aresta conectando os vértices se esses conjuntos têm uma
interseção não vazia. Sejam os conjuntos:
Considere um grafo não direcionado G com os vértices V={A,B,C,D,E,F} e as arestas E={(A,B),(B,C),(C,D),(D,E),
(E,F),(F,A)}.
É possível dizer que os valores apresentados na sexta linha da matriz adjacência relacionada ao grafo é
melhor representada em:
ALTERNATIVAS
0,0,0,1,1,0.
1,1,1,0,0,1.
1,0,0,0,1,0.
0,1,1,0,1,0.
1,0,0,1,0,0.
5ª QUESTÃO
No conjunto A = {a ,b, c, d, e, f}, R é uma relação de ordem parcial, e seu diagrama de Hasse é:
Determinar a matriz da relação R, bem como os pares ordenados da relação inversa R .
ALTERNATIVAS
-1
6ª QUESTÃO
Numa feira livre de local fixo, estabeleceu-se um acordo entre os feirantes, sendo rigorosamente cumprida a
seguinte ordem:
“Se não chover, então, todas as barracas deverão ser abertas”.
Nas proposições a seguir, marque com V ou F, conforme se possa concluir corretamente que a proposição é
verdadeira ou falsa, respectivamente.
I) Se todas as barracas da feira estão abertas, então, choveu.
II) Se todas as barracas da feira estão abertas, então, não choveu.
III) Se choveu, então, todas as barracas da feira não estão abertas.
IV) Se choveu, então, todas as barracas da feira estão abertas.
V) Se uma barraca da feira não está aberta, então, choveu.
Assinale a única alternativa verdadeira.
ALTERNATIVAS
I.
II.
III.
IV.
V.
7ª QUESTÃO
Em matemática, o gráfico de uma função f é o conjunto de pares ordenados, onde f(x)=y. No caso comum
onde x e f(x) são números reais, esses pares são coordenadas cartesianas de pontos no espaço
bidimensional e, assim, formam um subconjunto deste plano.
Em um caso mais especifico de função, sendo ela do segundo grau, temos que o sinal de “b” implica em
como a função corta o eixo y (crescente ou decrescente) e mostra em qual “lado” do eixo y o vértice da
parábola estará; o valor de “c” mostra qual o ponto de intersecção do gráfico com o eixo y, ou seja o ponto
(0,c) sempre pertence ao gráfico.
Fonte: https://hospeda.fc.unesp.br/math/funcao_2_grau_coef_01.php. Acesso em: 16 fev. 2024.
Considerando que uma determinada função possui como zeros os valores -2 e 5, é possível dizer que a
função associada a esses valores é melhor representada em:
ALTERNATIVAS
f(x) = -x²+2x+10.
f(x)=x²+3x-10.
f(x)=-x²-3x+30.
f(x) = x²+3x-10.
f(x)=x²-3x-10.
8ª QUESTÃO
Função composta é composição de duas funções obtendo como resulta uma outra função. A função
composta é a aplicação de uma função na outra função, combinando as variáveis. Sejam as funções f: A → B
e g: B → C, a composição dessas duas funções, ou seja, a composta de g com f é uma função h: A → C, tal
que h(x) = g(f(x)) (Novaes, c2024).
Fonte: https://matematicabasica.net/funcao-composta/. Acessada em: 18 fev. 2024.
Considere f: R→R e s: R→R sendo f(x) = x+1 e g(x) x-2. Pode-se dizer que os valores, respectivamente, de
gof(1) e fog(-2) são:
ALTERNATIVAS
0 e -1.
0 e -3.
-3 e 1.
2 e 0.
0 e 0.
9ª QUESTÃO
Metodologia muito usada para planejamento, especialmente na gestão da construção, o método PERT/CPM
permite uma melhor visualização de como as atividades serão alocadas, auxiliando na diminuição de
imprevistos e na realização de um cronograma realista para a obra. O processo é usado para determinar
quanto tempo levará um projeto e qual seu caminho crítico, ou seja, quais tarefas devem ser priorizadas
para não ocorrerem atrasos. Assim, como resultado, também é possível identificar folgas, ou seja, laborações
que podem ter sua duração programada estendida sem qualquer prejuízo ao cronograma (Buss Construção,
2022).
Fonte: https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/pert-cpm/. Acesso em: 15 fev. 2024.
Um determinado projeto tem por atividade de execução a seguinte ordem das atividades A, B, C, D e E:
* A deve ser concluída antes que B possa começar.
* C só pode começar depois que A for concluída.
* D depende da conclusão bem-sucedida de B.
* E só pode começar depois que C e D forem concluídas.
As estimativas de tempo para cada atividade são:
I) A: 4 dias.
II) B: 6 dias.
III) C: 3 dias.
IV) D: 5 dias.
V) E: 7 dias.
Considerando essa situação é possível dizer que o caminho crítico e seu tempo é determinado pelo seguinte
caminho:
ALTERNATIVAS
A-B-D em um total de 10 dias.
A-C-E em um total de 14 dias.
A-C-E em um total de 22 dias.
A-B-D-E em um total de 14 dias.
A-B-D-E em um total de 22 dias.
10ª QUESTÃO
Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A.
{2, 7, 8}.
{-1, 6, 8}.
{2, 6, 7, 8}.
{-1, 2, 6, 8}