ATIVIDADE 3 – MKT – NOVAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MARKETING – 53-2024

1ª QUESTÃO
As mudanças trazidas pela “revolução da internet” e pela difusão dos dispositivos digitais, sobretudo os
dispositivos móveis, afetam todos esses negócios, pois se há quem prefira conferir o pão, diretamente, na
padaria, há aqueles, também, que optam pela conveniência da entrega em casa pelo WhatsApp ou por
aplicativos de entrega de alimentos. O que esses exemplos pretendem demonstrar é que nem sempre a
relação do empresário com o ambiente digital é de total adesão ou rejeição.
Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre essas mudanças no mercado e a sua influência no mundo do marketing, avalie as asserções a seguir e
a relação proposta entre elas.
I. A síntese das mudanças são os seguintes pontos: as estruturas e relações horizontais estão dando lugar às
estruturas verticais; a exclusividade passa a dar lugar à inclusão; por fim, o social, tão característico do
capitalismo, passa a segundo plano, em um mundo mais individualista.
PORQUE
II. O marketing 4.0 é um marketing atento à dimensão individual, o que significa, também, atenção ao meio
ambiente e à responsabilidade individual das empresas, indicando um conjunto composto por relações e
estruturas técnicas, as chamadas redes sociotécnicas.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
O Modelo Canvas corresponde ao tradicional “plano de negócios”, e trata-se da fase que deverá definir as
principais informações a respeito de seu negócio. A diferença fundamental entre o Modelo Canvas e o plano
de negócios tradicional é que o Canvas é mais ágil, visualmente mais amigável e favorece o
desenvolvimento mais rápido. Isso é importante para contribuir com o seguinte desafio: é preciso organizar
as informações disponíveis e as metas do negócio desde o primeiro momento; por outro lado, é importante
que a empresa parta para a ação o quanto antes.
Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os componentes que compõem o Modelo Canvas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A proposta de valor é o preço que se coloca nos produtos ou serviços firmados para a venda.
As parcerias principais são os fornecedores, parceiros na promoção do produto, na entrega, entre outros.
O segmento de mercado é o ponto que o empreender deverá definir de onde virão as receitas para o negócio.
As atividades-chave são o planejamento de custos que devem ser dimensionados para a operação das atividades.
Os canais são as formas de relacionamento de forma geral, que dizem respeito a toda interação entre empresa e
cliente.

 

 

3ª QUESTÃO
Bianca Almeida, uma gestora de marketing em uma empresa com tradição no mercado varejista, a qual
precisa aperfeiçoar a sua presença e participação digital. Sabendo que tal presença não é o forte da sua
empresa, Bianca Almeida decidiu aprofundar o entendimento a respeito dos processos de gestão de
marketing digital. Ao pesquisar sobre o assunto, a gestora leu sobre uma estratégia que envolve a criação
de um jogo para os consumidores com regras, objetivos e recompensas. Caso, os consumidores, consigam
atingir os objetivos, conforme as regras, eles receberão recompensas, premiações. Esta estratégia é muito
importante para aumentar o engajamento dos clientes.
Diante das ferramentas de marketing digital e das estratégias estudadas, assinale a alternativa correta que
melhor representa a estratégia lida pela Bianca Almeida:
ALTERNATIVAS
A estratégia apresentada no enunciado se refere a Gamificação.
A estratégia apresentada no enunciado se refere a Advergames.
A estratégia apresentada no enunciado se refere a Indução Lúdica.
A estratégia apresentada no enunciado se refere a Inbound Marketing.
A estratégia apresentada no enunciado se refere a Jogos de Marketing.

 

 

4ª QUESTÃO
No mundo digital, o conteúdo pode ser classificado em estático e dinâmico. Conteúdo estático é fixo e não
muda com o tempo, como páginas informativas, artigos, e imagens. Ele oferece consistência e é ideal para
informações que não precisam ser atualizadas frequentemente. Já o conteúdo dinâmico é interativo e pode
mudar com base em interações do usuário, dados em tempo real, ou outras variáveis, como feeds de redes
sociais, resultados de busca personalizados e anúncios direcionados.
SILVA, Cecília A.; AMARAL, Diego G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá – PR.:
UniCesumar, 2021.
Sobre conteúdo estático, analise as afirmativas a seguir.
I. Um exemplo são os vídeos ao vivo no YouTube.
II. Os resultados de pesquisa personalizados do Google são um exemplo.
III. A página de contato de um website é um exemplo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

 

 

5ª QUESTÃO
É uma técnica de projeção de conteúdos audiovisuais que pode ser aplicada a praticamente qualquer
superfície, e possui elevada adaptabilidade, podendo ser usada para exibições em ambientes externos, como
a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou dentro de uma loja em um shopping, por exemplo. Essa
tecnologia tem sido bastante usada em grandes eventos, como desfiles de moda, exposições, shows,
museus; também em vitrines de shopping e pontos de varejo.
Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre essa técnica, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Video Mapping.
Machine Learning.
In Game Advertise.
Business Intelligence.
Customer Relationship Management.

 

 

6ª QUESTÃO
Ao se aprofundar em questões relativas à gestão de marketing e às novas metodologias para elevar a
satisfação do público interno e dos consumidores, duas ferramentas são fundamentais e complementares
para o marketing atual: a gamificação e o storytelling. Estas estratégias aparecem na esteira do marketing
4.0, que substitui o P de promoção pelo C de conversa.
Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre as estratégias de gamificação e storytelling, analise as afirmativas a seguir.
I. O storytelling entende que a marca faz parte do cotidiano dos consumidores e, por isso, a relação entre ela
e o consumidor pode ser explorada como um momento na trajetória do público-alvo.
II. O objetivo do storytelling é envolver o público em um relacionamento afetivo com a marca, de modo que
a ligação entre ela e o consumidor seja mediada por um propósito comum. Logo, o storytelling contribui
para humanizar a relação entre público e empresa.
III. A gamificação é um termo usado para descrever o uso de mecanismos lúdicos em práticas empresariais.
Atualmente, é uma prática amplamente difundida em empresas, e é aplicada no relacionamento tanto com
o cliente interno quanto com o externo.
IV. A gamificação envolve o colaborador em um jogo com regras e recompensas claras. O objetivo principal
no jogo é o ganho da empresa, mas esse resultado final é, também, partilhado com os funcionários.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
“A mídia compartilhada é qualquer conteúdo sobre sua marca replicado nas mais variadas esferas online.
Embora as redes sociais sejam o principal canal para ela, outras plataformas de terceiros podem fazer
referência à sua empresa.
SAMPAIO, Daniel. Conheça os diferentes tipos de mídias digitais e seus benefícios. Cortex. 22, abr. 2022.
Disponível em: https://www.cortex-intelligence.com/blog/comunicacao/os-diferentes-tipos-de-midiasdigitais-e-seus-beneficios. Acesso em: 05, jul. 2024.
Sobre mídia compartilhada, analise as afirmativas a seguir.
I. Corresponde a anúncios comprados em plataformas de mídia social.
II. É composta por comunicados de imprensa enviados aos jornalistas.
III. Postagens de usuários sobre a marca nas redes sociais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

8ª QUESTÃO
“Conteúdo dinâmico, ou dynamic content, é um modelo de informação oferecida ao cliente de acordo com
suas preferências em interações anteriores em sites e aplicativos, e entregue de forma personalizada com o
auxílio da tecnologia. O objetivo é criar uma experiência individualizada, que costuma se definir pelas
próprias preferências de um único indivíduo. Seria impossível fazer isso de forma manual, com o volume de
dados que são gerados diariamente em sites, aplicativos e redes sociais.”
CURVELO, Rakky. Conteúdo dinâmico: o que é e por que é importante para comunicação digital. Hubspot.
20, jan. 2023. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/conteudodinamico#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20conte%C3%BAdo%20din%C3%A2mico,com%20o%20aux%C3
%ADlio%20da%20tecnologia. Acesso em: 05, jul. 2024.
Sobre conteúdo estático, analise as afirmativas a seguir:
I. Um exemplo são os vídeos ao vivo no YouTube.
II. Os resultados de pesquisa personalizados do Google são um exemplo.
III. A página de contato de um website é um exemplo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

9ª QUESTÃO
A publicidade em jogos de videogame ou IGA – In Game Advertise é um exemplo de publicidade
ultrassegmentada. Um exemplo disso foi o anúncio da equipe de comunicação do ex-presidente dos
Estados Unidos, Obama, que tinha como propósito chamar a atenção do público masculino jovem, de 18 a
34 anos. A marca usou o espaço de videogames conhecidos como espaços publicitários da campanha, que
podem ser de dois tipos: estático ou dinâmico.
Fonte: SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Novas Mídias e Tecnologias em Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base no IGA e seus tipos, analise as afirmativas a seguir.
I. A publicidade estática é aquela nativa do jogo, isto é, contratada durante a fase de produção do game e
sempre aparecerá ali. Um exemplo seriam algumas placas laterais no campo de futebol de um jogo, cujas
algumas marcas sempre se repetem.
II. A publicidade dinâmica varia de acordo com as necessidades do anunciante, ou seja, é possível segmentar
o anúncio de acordo com critérios geográficos, como horário e dia da semana.
III. A publicidade dinâmica destaca-se por algumas boas práticas: o tempo de exibição do anúncio, tamanho,
localização na tela de jogo e a angulação do anúncio, de forma que ele seja legível e facilmente identificado
pelo jogador.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

 

 

10ª QUESTÃO
“Atualmente, um dos métodos mais eficazes de medição de resultados em comunicação é o PESO – criação
de Gini Dietrich, CEO da empresa americana de RP Arment Dietrich e autora do livro Spin Sucks:
Communication and Reputation Management in the Digital Age (ainda sem edição nacional), que trata como
empresas podem se comunicar de modo mais honesto, responsável e aberto, sem comprometer a confiança
de seus stakehloders.
PESO é a sigla em inglês para os tipos de mídia que poderão ser geradas a partir do trabalho de RP
e marketing. São respectivamente: Paid media (mídia paga), Earned media (mídia ganha), Shared
media (mídia compartilhada) e Owned media (mídia própria). O conceito marca a intersecção entre os
resultados dos trabalhos de relações públicas, social media e comunicação digital.”
ANDRADE, João Pedro. O que é PESO e por que utilizá-lo nas agências é urgente? Race Comunicação.
Disponível em: https://racecomunicacao.com.br/o-que-e-peso-e-por-que-utiliza-lo-nas-agencias-eurgente/#:~:text=Shared%20(m%C3%ADdia%20compartilhada)%3A%20se,grande%20parte%20de%20seu%
20tempo. Acesso em: 05, jul. 2024.
Sobre as mídias do modelo PESO , analise as afirmativas a seguir.
I. Retweets de postagens da empresa no Twitter são mídias compartilhadas.
II. A mídia própria requer pagamento para distribuição.
III. Postagens no blog corporativo são mídia conquistada.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

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