ATIVIDADE 3 – PIND – MAPEAMENTO DE PROCESSOS – 53-2024

1ª QUESTÃO
O mapeamento de fluxo de valor é um método poderoso para identificar desperdícios em qualquer processo, não apenas na manufatura. Essa é a sua função
principal. Você detalha cada etapa significativa do processo e avalia como está agregando valor – ou não agregando valor – do ponto de vista do cliente.

Fonte: https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-mapeamento-de-fluxo-de
valor#:~:text=O%20mapeamento%20de%20fluxo%20de%20valor%20%C3%A9%20um%20m%C3%A9todo%20poderoso,ponto%20de%20vista%20do%20cliente.

Nesse sentido, imagine que você é o novo gerente da VR Usinados e é responsável direto do gestor da qualidade. Você iniciou o mapeando do fluxo de valor
do processo produtivo que tem como objetivo propor melhorias para o processo, de maneira a reduzir atividades que não agregam valor. Após conhecer todas
as etapas do processo produtivo de fabricação do parafuso você criou uma tabela com os tempos de ciclo das etapas de processo para posterior análise:

Etapa Tempo de ciclo
Liberação de compra de matéria-prima89 horas
Estampagem 1,5 horas
Lavagem do parafuso 2 horas
Aquecimento 2 horas
Têmpera do óleo 0,5 hora
Revenimento 2 horas
Movimentação para estoque 6 horas
Estocagem 720 horas
Inspeção 230 horas
Fonte: a autora (2024).
Com base na tabela anterior, assinale a alternativa que demonstra o tempo gasto apenas com as atividades que agregam valor para o cliente.

ALTERNATIVAS
8 horas
7,5 horas
14 horas
950 horas
1.045 horas

 

 

2ª QUESTÃO
O Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping, VSM) é um método poderoso para identificar
desperdícios em qualquer processo, não apenas na manufatura, para isso, esta ferramenta utiliza-se de
símbolos gráficos para mapear e documentar de forma visual a ordem de movimentos de materiais e
informações que ocorrem dentro de uma empresa.
Nesse contexto, a seguir é apresentado um exemplo de Mapeamento do Fluxo de Valor:

ROTHER, M.;HARRIS R. Criando Fluxo Contínuo. Lean Institute Brasil. São Paulo.105p, 2002.

Após observar o mapa de fluxo de valor apresentado na figura anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. A demanda unitária/dia da Montadora São Jorge é de 920 unidade por dia.
II. A etapa “Montagem 1” possui um tempo de ciclo de 62 segundos.
III. O tempo de processamento é de 24,2 dias.
IV. A disponibilidade do setor de solda 1 é 100%.
V. O estoque observado no setor de montagem II é 2.700 peças tipo E e 640 peças do tipo D.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

3ª QUESTÃO
O termo qualidade tem um fator de subjetividade, com vários entendimentos, sendo assim identificar as
necessidades dos clientes como também entender suas expectativas é um item básico para que as
organizações atendam o padrão definido pela empresa. Neste sentido, o mapeamento do fluxo de é uma
ferramenta poderosa na melhoria da qualidade em processos industriais e de negócios.
Elaborado pela professora, 2024.
Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O Mapeamento do fluxo do valor pode ser entendido como uma representação gráfica que apresenta o fluxo de
materiais.
O Mapeamento do fluxo do valor pode ser entendido como uma representação gráfica que apresenta o fluxo de
informações.
O Mapeamento do fluxo do valor pode ser entendido como uma representação gráfica que apresenta o fluxo
específico da área de serviços.
O Mapeamento do fluxo do valor pode ser entendido como uma representação gráfica que apresenta o fluxo
específico da área industrial.
O Mapeamento do fluxo do valor é representado por símbolos e segue um padrão, de forma a representar também o
fluxo de informações e materiais.

 

 

4ª QUESTÃO
Imagine que em uma indústria de produção de massas de lasanha, o mapeamento de processos foi
elaborado de maneira a permitir melhorias a serem realizadas no processo produtivo, visando o aumento da
eficiência e a eliminação de atividades que não agregam valor ao processo produtivo.
Elaborado pela professor, 2024.
Sendo assim, com base no fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
I. O fluxo de informações deve ser definido considerando as estratégias adotadas pela organização de
maneira a alcançar os melhores resultados para a organização.
PORQUE
II. Por meio desta definição, a organização determina o fluxo mais eficiente, permitindo eliminar
desperdícios de forma a permanecer atividades que agregam valor ao produto final.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

5ª QUESTÃO
Para saber onde é possível juntar processos e tornar o fluxo contínuo, é preciso avaliar o Tempo de Ciclo
(TC) em cada processo. Esta avaliação é feita por meio de um gráfico denominado gráfico de balanceamento
do operador (operator balance chart). Em uma situação hipotética, em uma indústria que implementou o
Mapa de Fluxo de Valor (MFV) na etapa do Mapa de Estado Futuro, foi elaborado um gráfico de
balanceamento do operador e concluíram que todos os processos possuem um Tempo de Ciclo (TC) menor
que o Takt Time.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o
desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003. Adaptado.
Considerando a situação hipotética apresentada e a medida mais adequada que o gerente de fluxo de valor
deve tomar, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
Os processos não conseguem atender a demanda, e será necessário o uso de supermercados.
Os processos ficam ociosos, e precisam serem juntados linearmente até o TC superar o Takt Time.
Os processos conseguem atender satisfatoriamente a demanda, e nenhuma ação deve ser tomada.
Os processos ficam ociosos e alguns ou todos precisam serem juntados para criar um fluxo contínuo.
Os processos não conseguem atender a demanda, e precisam serem juntados criando um fluxo contínuo.

 

 

6ª QUESTÃO
A gestão de processos de negócios (BPM) consiste na gestão e transformação das operações de forma
sistêmica, para atender da melhor forma o cliente. Foi concebida para um uso generalizado, como uma
estratégia empresarial dentro da busca por uma melhora nos serviços prestados, uma padronização e
documentação de normas e procedimentos. Entender a dinâmica das operações e documentá-la, facilita a
visualização de possíveis falhas e gargalos no processo, eliminando atividades que não agregam valor e
manter a melhoria contínua. A BPM tem por caracteristica que a comunicação dos componentes de um
negócio é feita pelo BPMN (Business Process Management Notation) descrevendo as etapas e o fluxo ponta a
ponta de um processo, como o uso de uma série de ícones padronizados, trazendo uma visão única para
todos os envolvidos. Para fazer esta representação, o professional responsável precisa obter dados
confiáveis do processo de diferentes fontes, analisá-los e representá-los.

PIZZA, W. R. A metodologia Business Process Management (BPM) e sua importância para as
organizações. São Paulo: Faculdade de Tecnologia de São Paulo, p. 16, 2012. Adaptado.

Considerando o texto anterior e as fontes de coleta de dados para a modelagem do BPMN, avalie as
afirmações a seguir:
I. De entrevistas aos envolvidos indiretamente na execução do processo.
II. Das observações diretas aos locais ou setores onde o processo é executado.
III. Dos feedbacks escritos por meio de formulários que são respondidos pelos executores do processo.
IV. De reuniões dirigidas e estruturadas com os executores envolvidos, e o processo vai sendo modelado de
forma participativa.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 

7ª QUESTÃO
Uma indústria de estofados está implantando o processo de cronometragem e cronoanálise, e com o
levantamento dos tempos dos seus produtos conseguiu fazer uma análise mais aprofundada dos seus
processos.
Elaborado pela professora, 2024.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O tempo de produção dos produtos devem ser analisados para efeito de planejamento, apenas.
O conteúdo de trabalho é definido como sendo o tempo necessário para atender um pedido no prazo combinado.
Entender o tempo de ciclo é essencial para fazer essa análise, já que é considerado como sendo o tempo de
preparação do produto.
Entender o tempo de ciclo é essencial para fazer essa análise, já que é considerado como o tempo total para
produção de uma peça.
O tempo de ciclo também deve ser compreendido, já que é considerado como a velocidade que o processo apresenta
para atendimento da demanda.

 

 

8ª QUESTÃO
O mapa de estado futuro, visa através da evidência, eliminar as fontes de desperdícios por meio da
implementação de um fluxo de valor “futuro” que pode tornar-se uma realidade em um curto período de
tempo. Portanto, o objetivo principal é construir um fluxo entre processos onde se possa aproximar ao
máximo de se produzir apenas na necessidade do cliente, ou seja, fluxo contínuo ou puxado.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e
eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.

Considerando o fragmento apresentado sobre o Mapa do Estado Futuro, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A criação de um Mapa do Estado Futuro é uma tarefa realizada exclusivamente pelos analistas de processos.
O Mapa do Estado Futuro é uma ferramenta estática e não requer atualizações à medida que o processo evolui.
Uma das principais finalidades do Mapa do Estado Futuro é identificar e eliminar desperdícios no processo produtivo.
Ao criar um Mapa do Estado Futuro, é essencial focar apenas em aspectos de curto prazo, evitando considerações a
longo prazo.
O Mapa do Estado Futuro é exclusivamente utilizado para documentar as condições atuais de um processo, não
sendo aplicável a futuras melhorias.

 

 

9ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação hipotética:
Uma indústria de aço possui um sistema de produção empurrada, ou seja, cada setor produz uma
quantidade de itens que não reflete a demanda exata diária do cliente, diante disso, foi criada uma equipe
para mudar o sistema de produção para um enxuto seguindo metodologias lean. A figura 1 a
seguir corresponde ao Gráfico de Balanceamento de Operador (GBO) em uma das entregas da equipe ao
setor executivo.
Figura 1 – Gráfico de Balanceamento de Operador.
Considerando a situação hipotética apresentada, a quantidade de operadores necessários é de
aproximadamente
ALTERNATIVAS
2,3 operadores.
3,5 operadores.
4,2 operadores.
4,4 operadores.
5,1 operadores.

 

 

10ª QUESTÃO
Modelagem de processos tem a finalidade de elaborar documentos ou diagramas que contenham as
informações pertinentes à organização contribuindo no monitoramento de variáveis, permitindo revisão
constante, facilitando o aprimoramento, por meio da descrição de atividades e mensuração dos resultados
desses processos.
PEREIRA, M. F. et al. Modelo de produção de material didático: o uso da notação BPMN em curso a
distância. Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 4, p. 45-66, 2011.
Considerando o fragmento apresentado e o conhecimento sobre a modelagem de processos como sendo
uma prática fundamental para compreender, analisar e melhorar operações de um processo, assinale a
alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Modelagem de processos não é aplicável a ambientes de produção, sendo mais útil em setores de serviços.
A principal desvantagem da modelagem de processos é a sua rigidez, tornando difícil a adaptação a mudanças nas
operações.
A modelagem de processos geralmente se concentra apenas na eficiência, não considerando aspectos de qualidade e
satisfação do cliente.
Diagramas de Ishikawa são uma ferramenta comum na modelagem de processos, especialmente para representar a
sequência de atividades.
A notação BPMN (Business Process Management Notation) é amplamente utilizada na modelagem de processos,
proporcionando uma linguagem visual padronizada, que descreve etapas e o fluxo de ponta a ponta de um process

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp