1ª QUESTÃO
Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, durante a minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu
agitavam o mar Grande. Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
Bíblia, Daniel 7.2-3.
Considerando o que foi estudado na Unidade 5 do Livro da Disciplina, e na aula sobre o Apocalipse,
podemos afirmar o seguinte sobre esse trecho do Livro de Daniel:
E correto, o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I – A visão que Daniel teve foi semelhante ao sonho de Nabucodonosor. Em ambos os casos, as imagens se
referem a reis que governarão por um tempo, mas cujos reinos cairão.
II – Esses quatro animais se referem, pela ordem, ao Egito, Pérsia, Grécia e Babilônia.
III – O livro de Daniel fala de um futuro distante, como uma visão profética dele sobre o que vai acontecer.
IV – Daniel fala do passado como se fosse no futuro, uma forma própria para lidar com a situação do
presente.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
2ª QUESTÃO
O percurso do senhorio, iniciado na encarnação, possibilita ao escravo Messias criar as condições para que o
mundo criado por Deus possa experimentar a liberdade nele. O reconhecimento de que uma pessoa tornou
se cristã é medido pela fidelidade ao Messias-Soberano, pela entrega da sua própria subjetividade e
identidade ao único Senhor que possibilita uma nova vida. A confissão de que o Messias é o Senhor,
publicamente expressa pelo crente por meio de palavras e obras, é o sinal de sua conversão e entrada no
Reino do Filho amado.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O desdobramento da fidelidade ao Messias-Soberano é a autoridade que a pessoa tem nesse mundo
para conquistar territórios para Deus.
PORQUE
II – A obediência a Jesus implica numa entrega total da vida da pessoa e da comunidade, em humildade e
disposição até mesmo de morrer pela causa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
A esperança cristã não pode ser confundida com uma atitude passiva resignada ante os fatos da vida, ela é,
isto sim, uma antecipação do futuro, este vivido criativamente na imaginação e amado na pré-captação. A
Esperança cristã faz irromper no coração humano o desejo por aquilo que ainda não foi vivido, inundando a
existência presente de vitalidade. Pode-se, por isso, dizer que, sem Esperança, a vida perverte em apatia.
Fonte: BASTOS, Levy da Costa. Esperança, in: BORTOLETTO FILHO, Fernando (org.). Dicionário Brasileiro de
Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A morte, na concepção cristã, é parte da existência humana, fruto do pecado, mas não representa o fim
de tudo.
PORQUE
II – Após a morte, a pessoa ficará em um estado intermediário, aguardando a ressurreição dos mortos, na
Vinda definitiva de Cristo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
De acordo com Zabatiero (2016), quando pensamos na natureza carismática da Igreja, temos de vinculá-la à
missão do povo de Deus. A igreja é edificada em duas direções simultâneas. Leia as afirmativas abaixo
referente a essas direções.
I. Na direção externa e horizontal do exercício da missão, demonstrando o amor de Deus ao mundo
submetido ao poder do pecado.
II. Na direção externa e vertical do exercício da missão, demonstrando o amor de Deus ao mundo
submetido ao poder do pecado.
III. Na direção interna e horizontal do aperfeiçoamento espiritual de todos os seus membros na vida com
Deus.
IV. Na direção interna e vertical do aperfeiçoamento espiritual de todos os seus membros na vida com Deus.
É correto, o que se lê em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
Gálatas 3.28 deve ser lido como relato de experiência sobre o que realmente se realiza nas comunidades
paulinas: ali está surgindo um novo convívio de pessoas, que não mais obtém sua estrutura, como nas
formas habituais da vida social, a partir de delimitações e distinções pelas quais as pessoas até ali haviam
definido a sua identidade. Ali não mais operam as relações de superioridade e inferioridade, de dominar e
ser dominado. Determinante agora é unicamente o pertencimento a Cristo.
Fonte: ROLOFF, Jürgen. A Igreja no Novo Testamento. São Leopoldo: Editora Sinodal, EST, CEBI, 2005, p.
102.
Considerando essa citação acima, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. A Igreja para Paulo superava a ideia de um grupo religioso formal, tornando-se uma família, vinculada a
Cristo.
PORQUE
II. Ela tinha se desligado do judaísmo e não tinha mais que responder à Torá como norma do grupo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
A asserção I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
6ª QUESTÃO
1Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado
ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 Apareceu-lhe o Anjo de YHWH numa chama
de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3
Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4
Vendo YHWH que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele
respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar
em que estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o
Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. 7 Então disse YHWH: Com efeito vi
a opressão do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores, porque
conheço os seus sofrimentos; 8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra
para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do
amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim;
e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Agora, pois, vem e eu te enviarei a
Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. 11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu,
para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12 Respondeu-lhe: Certamente eu serei contigo; e isto
te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, adorareis a Deus neste
monte. (BÍBLIA, Êxodo, 3,1-12).
Fonte: ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Teologia Bíblica. Reimpressão – 2018. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
O relato do chamado e envio de Moisés como parceiro de YHWH para libertar os hebreus do Egito possui
duas partes. Analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) A primeira parte é uma teofania identificando YHWH com o Deus dos ancestrais.
( ) A segunda parte destaca o papel de Moisés como profeta na libertação do povo.
( ) A santidade de Deus, no texto acima, é usada para impor respeito pelo medo e pavor do sagrado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
F, F, V
F, V, F
V, V, F
V, F, F
V, F, V
7ª QUESTÃO
Em relação às datas de origem do corpus paulino, Zabatiero (2016, pg 30) afirma que não existe uma
datação exata de cada carta, de modo que uma das tentativas da pesquisa acadêmica é formar uma
cronologia da vida e das cartas do apóstolo, cujas hipóteses de datação apresentas são:
I. Datação na perspectiva histórico-gramatical, que atribui a Paulo 13 cartas canônicas que teriam sido
escritas entre os anos 46 e 64.
II. Datação na perspectiva histórico-crítica, que considera as cartas II Ts, Ef, Cl, I e II Tm e Tito, antes
atribuídas a Paulo, como dêutero-paulinas, ou seja, teriam sido escritas por discípulos do apóstolo entre os
anos 60 e 64, aproximadamente.
III. Datação alternativa, que aponta, para os anos 50 a 52, a autoria das epístolas, afirmando que I e II
Timóteo e Tito seriam também de autoria paulina.
É correto o que se lê em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
A confissão de que o Messias é o Senhor, publicamente expressa pelo crente por meio de palavras e obras,
é o sinal de sua conversão e entrada no Reino do Filho amado. Consequentemente, a espiritualidade cristã
tem como cerne, ou núcleo, a entrega de vida ao Messias, o andar n’Ele. Ser espiritual significa, basicamente,
viver e morrer para o Messias e como o Messias Jesus – mediante a ação do Espírito de Deus em nós e por
meio de nós. Sendo Ele o único Senhor, podemos viver em plena e perfeita liberdade.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá, PR: UniCesumar, 2016, Unidade 3, p. 117.
A partir desse excerto acima, e pensando nas dimensões do Messias na literatura paulina, analise as
afirmações seguintes:
I – A dimensão soteriológica do senhorio de Cristo é consequência da própria encarnação do Messias em
forma de servo.
II – A fé no messias não deve ser pensada em termos de expansão de poder religioso ou eclesiástico, mas
como nova forma de viver as relações.
III – O Messias não estabelece nenhum parâmetro para a vida em liberdade, podendo ser vivida de acordo
com o desejo pessoal.
IV – Existe uma relação entre escatologia e soteriologia no senhorio de Cristo, pois ele só irá governar
plenamente quando vier pela Segunda vez.
V – O senhorio de Cristo tinha claras implicações políticas, tendo em vista que tanto ele quanto o César
eram denominados kyrios.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV.
I, II e V.
II, III e V.
II, IV e V
I, II e IV.
9ª QUESTÃO
A luta que os cristãos enfrentam é contra poderes já derrotados, mas ainda não aniquilados, que se
manifestam contrariamente ao reinado de Deus. Nessa luta, o papel dos cristãos é resistir (v. 11.13.14) e não
se deixar enredar pelos esquemas, artimanhas do diabo e dos poderes celestiais.
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
…o fato de que a discussão de 13.1-7 culmina no pagamento de impostos presumivelmente não é acaso. De
fato, sabemos por fontes quase contemporâneas que os abusos de taxação indireta causavam crescente
inquietação na capital daquele tempo. (…) O não pagamento de imposto mesmo inflacionado por parte de
certo número de cristãos poderia bem chamar a atenção das autoridades para as pequenas congregações e
pô-las em grave risco.
Fonte: DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
ALTERNATIVAS
O cristão está em meio a um conflito, entre os poderes deste mundo e Deus, por isso deve manter seu testemunho
com sabedoria.
Não há compatibilidade entre os governos humanos e o governo divino, logo, o cristão deve ser contra qualquer
governo.
O cristão é uma pessoa que vive sua cidadania neste mundo sem levar em consideração a relação com sua fé.
Obediência ao governo é uma ordem divina, mesmo quando ele se coloca contra a vontade de Deus.
A igreja tem um compromisso no mundo com o testemunho, e para isso deve se envolver na política.
10ª QUESTÃO
Desde seus primeiros livros, a maioria dos teólogos e teólogas cristãos, de várias correntes e tendências
teológicas, têm reconhecido que a compreensão neotestamentária do tempo possui essa característica
paradoxal, do fim já iniciado, mas não consumado. As expressões já e ainda não tornaram-se uma
expressões comuns nos escritos sobre Escatologia e resumem a visão bíblica…
Fonte: ZABATIERO, Julio. Teologia Bíblica. Maringá: UniCesumar, 2016.
A respeito dessas informações, a ideia de já e ainda não, ela está representada em quais textos bíblicos
abaixo?
I. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. (Jo
19.30).
II. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (Jo 10.9).
III. Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (G 4.4).
IV. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.2).
V. Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva
autoridade; (At 1.7).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
II, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.