OBJETIVOS
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: – Reconhecer e identificar as estruturas anatômicas do sistema tegumentar; – Relacionar as estruturas anatômicas identificadas com suas respectivas funções
fisiológicas; – Identificar os princípios da cosmetologia e sua aplicabilidade; – Conhecer os diferentes tipos de pele e saber aplicar os cuidados adequados para
cada tipo; – Entender os mecanismos de fotoproteção e sua aplicação prática; – Identificar as características das estrias e saber escolher e aplicar os diferentes
tratamentos.
RECURSOS
Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual.
Folha sulfite A4.
Folhas impressas com as imagens.
Lápis de cor (cx. 12 cores).
Caneta esferográfica azul ou preta.
Sistema Tegumentar – Base OVID
Software OVID -Visible Body
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Atividade proposta
Aprofundamento prático em cosmetologia
Procedimentos para a realização da atividade
1) Atividade para identificação das estruturas anatômicas do sistema tegumentar e
as respectivas funções:
Neste momento você deverá identificar e reconhecer as estruturas presentes no
sistema tegumentar.
A pele é configurada como o maior órgão humano devido ao seu tamanho e com
peso aproximado de 4,5 kg no adulto. Composta por duas camadas ou extratos
que são denominadas epiderme e derme. Abaixo e em continuidade com a derme
encontra-se o tecido subcutâneo.
Para a realização do procedimento, deverão ser realizadas as atividades listadas
a seguir. As atividades deverão ser impressas e preenchidas conforme solicitado
no roteiro. Após a realização das atividades, digitalizar e enviar o arquivo (formato
em pdf) para avaliação. Para a digitalização, poderá ser utilizado aplicativo de uso
livre para celular. Não esqueça de enviar a atividade em pdf. Arquivos em
formatos diferentes não serão aceitos.
a) Identificação das camadas da pele e suas respectivas funções. Na figura,
identifique as camadas da pele listadas a seguir e pinte cada um deles com a cor
solicitada no roteiro: – Epiderme: cor azul claro; – Derme : cor verde; – Tecido Subcutâneo: cor vermelha
b) Identificação das camadas da epiderme:
A epiderme é a camada mais superficial da pele, é avascular e dividida por
estratos. A divisão dos seus estratos representa o processo de queratinização.
Fonte: Wikimedia Commons.
Faça um desenho apresentando os cinco estratos da epiderme, identifique-os e
cite uma característica de cada um deles.
2) A pele é o maior órgão do corpo humano, que tem como funções proteger do
ambiente externo, controlar a perda de água, regular a temperatura corporal e
tem função sensorial. É composta de 3 camadas teciduais principais: a epiderme,
a derme e o tecido subcutâneo e os anexos cutâneos: folículos pilosos, glândulas
sebáceas e glândulas sudoríparas. Cada camada possui características e funções
específicas. Os diferenciais fisiológicos da pele são resultados de uma série de
fatores intrínsecos e extrínsecos.
Preencha a tabela abaixo com as características de cada pele e o tipo de
cosmético recomendado.
Tipo de Pele
Características
Tipo de Cosmético
Recomendado
Normal-
Eudérmica
Seca-
Alipídica
Oleosa-
Lipídica
Mista
3) Fundamentação teórica sobre princípios ativos e as formulações cosméticas e a
classificação dos cosméticos.
Para o procedimento, o aluno deverá utilizar as referências bibliográficas que
estão na biblioteca virtual, buscando assuntos relacionados a cosmetologia para a
realização do procedimento 2.
Passo 01: Digital login e senha para acesso ao portal, ao acessar clicar em
biblioteca.
Passo 02: O aluno será direcionado para esta página, clicar em minha biblioteca.
Passo 03: Na lupa, digitar o assunto a ser pesquisado (utilize palavras chaves
como cosmetologia, cosméticos, ativos cosméticos, princípios ativos) e clicar
enter.
Passo 04: Irá aparecer em sua tela os livros que contém a palavra selecionada.
Passo 05: Feita a busca, você deverá ler, interpretar e separar os conceitos e
evidências que embasem as atividades que realizará.
Agora, você deverá realizar as seguintes atividades:
a) Embora exista uma gama de componentes químicos usados em cosméticos,
eles podem ser organizados, de forma geral, em quatro grupos: ativos, produtos
de correção, aditivos e veículos. Com base na sua pesquisa, defina o que são
princípios ativos e qual/ quais as funções deste dentro de uma formulação
cosmética?
b) Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “Cosméticos,
Produtos de Higiene e Perfumes são preparações constituídas por substâncias
naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele,
sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas
mucosas da cavidade oral, com o objetivoexclusivo ou principal de limpá-los,
perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigirodores corporais e/ou protegê-los
ou mantê-los em bom estado” (Anexo I da Resolução 211-DOU 14/07/05 –
ANVISA). Os produtos cosméticos são classificados e devem ter controle
regulatório em todos os países, visando garantir a segurança de uso dos produtos
e evitar efeitos adversos sobre a saúde dos consumidores. Os produtos
cosméticos, de higiene pessoal e perfume são classificados de acordo com o grau
de risco. Cite cada grau de risco dos cosméticos exemplificando.
c) Escolha um produto cosmético de grau 1 e 1 cosmético grau 2 e monte um
rótulo para a embalagem com as seguintes informações: nome do produto, tipo,
grau de risco, indicações, modo de uso, restrições de uso, prazo de validade, e a
composição.
d) A permeabilidade cutânea é a capacidade que a pele possui de deixar passar,
seletivamente, determinadas substâncias de acordo com a sua natureza
bioquímica ou determinados fatores. De acordo com esta informação, responda a
pergunta: Quais são as vias de penetração dos ativos e cite as características
destas.
4) Experiência prática
Detergência é a propriedade de limpar e retirar as sujidades e a gordura de
superfícies sólidas, atribuída aos tensoativos. Na superfície da pele, existem
secreções lipofílicas das glândulas sebáceas, resíduos de poeira, poluição,
cosméticos, entre outras substâncias, e por não terem afinidade com a água, elas
não saem facilmente quando em contato. Os tensoativos facilitama retirada, pois
diminuem a tensão superficial entre a gordura/sujeira e a água, permitindo que se
misturem e promovam a limpeza.
Caro aluno(a), realize uma experiência em sua casa, para isto você precisará de
um copo transparente, água, óleo e detergente. Inicie colocando água dentro do
copo, em seguida acrescente o óleo. Após acrescentar o óleo observe o que
acontece.
➔ O que aconteceu quando foi adicionado óleo? Explique o porquê do achado.
Em seguida, acrescente no copo que já contém a água e o óleo, o detergente, e
observe o que acontece após acrescentar o detergente colorido.
➔ O que aconteceu quando foi adicionado o detergente no copo que continha a
água e o óleo? Explique o porquê do achado.
5) Entendendo os mecanismos de fotoproteção e sua aplicação prática.
a) Quais são os mecanismos de fotoproteção
b) O que são protetores solares? E bloqueadores solares?
c) As terapias integrativas e complementares trabalham com muitos fatores
relacionados ao envelhecimento intrínseco.
d) Já o envelhecimento extrínseco está diretamente relacionado ao
fotoenvelhecimento, que pode ser prevenido e retardado com o uso correto de
proteção solar.
e) Monte um quadro apresentando mitos e verdades sobre a proteção solar
contendo 5 mitos e 5 verdades.
f) Faça um vídeo de aproximadamente 2 minutos apresentando um tutorial de
como aplicar filtro/ bloqueador solar. Apresente a quantidade correta, modo de
aplicação e áreas que devem receber a proteção.
Checklist
Principais etapas para a completude da atividade prática: – Identificação das estruturas anatâomicas do sistema tegumentar e suas funções; – Diferentes tipos de pele e suas características; – Princípios ativos, formulações csméticas e classificação dos cosméticos; – Experiência prática; – Fotoproteção e o envelhecimento cutâneo.
RESULTADO
Entrega de um arquivo word que contemple todas as etapas da atividade prática,
conforme apresentado no checklist.