DISCIPLINA: Metodologia e Prática de Ensino de Mecânica e Termodinâmica
TEMA: Projeto Interdisciplinar abordando a Cinemática e a Termodinâmica.
OBJETIVO: Utilizar a metodologia de Projeto Interdisciplinar para a construção de uma
proposta de Ensino de Cinemática e da Termodinâmica visando despertar nos
estudantes do Ensino Médio uma Aprendizagem Significativa (David Ausubel, 1968)
COMPETÊNCIA: Compreender o processo de elaboração de um recurso didático
destinado ao Ensino Médio; Selecionar conteúdos e produzir recursos didáticos;
Elaborar um jogo didático que envolva conceitos da Termodinâmica; Identificar formas
de interação entre professores e estudantes; Reconhecer-se como futuro professor de
Física
EXPERIMENTE E PRODUZA
Como futuro professor, você precisa conhecer diferentes formas de utilizar
metodologias e contribuir para a construção do conhecimento científico dos seus
estudantes. Você enfrentará os desafios da sala de aula e, portanto, deve ser capaz de
aplicar as diversas metodologias estudadas no decorrer da disciplina. Para praticar o que
aprendeu na disciplina, você irá elaborar um Projeto Interdisciplinar, com enfoque na
Aprendizagem Significativa. Veja os passos a seguir:
1. Escolha um conceito de Cinemática e um conceito de Termodinâmica para o
desenvolvimento do seu projeto interdisciplinar;
2. Seu trabalho deve ser baseado na metodologia de Projeto Interdisciplinar,
com enfoque na Aprendizagem Significativa. Portanto, revise sua
compreensão teórica sobre esses temas;
3. A metodologia de Projeto Interdisciplinar e a teoria da Aprendizagem
Significativa devem ser o centro do seu trabalho;
4. Você deve desenvolver um projeto totalmente autoral, para isso utilize como
problemáticas no seu projeto, situações da sua região, ou cidade.
5. É necessário seu projeto apresentar relações interdisciplinares com pelo
menos três disciplinas distintas.
6. Para a construção do projeto siga as seguintes recomendações:
• Defina duas situações problemas que nortearão o desenvolvimento
do seu projeto;
• Defina os conteúdos a serem abordados;
• Defina os atores do seu projeto (alunos, professores, especialistas de
áreas distintas para te ajudar nas situações problema);
• Defina como colocará em prática o projeto. Nessa etapa deixamos de
pensar teoricamente, realizamos pesquisas, entrevistas, visitas que
permitam interligar a teoria com a prática, objetivando uma análise
da situação no contexto fora de sala de aula fornecendo uma visão
mais concreta para o aluno.
• Defina os autores que darão sustentação teórica ao seu projeto,
obrigatoriamente você de usar Ausubel para a teoria da
Aprendizagem Significativa, para o Projeto Interdisciplinar escolha
dois autores que mais se identificar (deixo como sugestão nas
referências Gerald Fourez);
• Defina como as 3 disciplinas vão se relacionar com os conceitos
problematizados;
• Proponha no seu projeto a construção de algo concreto com os
estudantes;
• Escolha materiais de estudo, como entrevistas, documentários, com
o intuito de fazer com o seu estudante desenvolva a capacidade de
tomada de decisão;
• Descreva como a problemática foi resolvida, ao perpassar por todas
as etapas;
7. O projeto deve ter no máximo 8 páginas.
No link TRABALHOS do seu AVA, você deve postar:
Um arquivo em Word ou PDF com seguindo o template disponibilizado: O Projeto
Interdisciplinar abordando a Cinemática e a Termodinâmica.
Material de apoio:
SIQUEIRA, B.J;GAERTNER.R Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: conceito de
proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos
alimentícios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v.8, nº2, Curitiba,
2015.
BARUMBY,J.C. Ilha Interdisciplinar de Racionalidade como estratégia para o ensino e
aprendizagem do Eletromagnetismo. Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em
Educação em Ciências e em Matemática, Setor de Ciências Exatas. Universidade Federal
do Paraná, 2021, p.124