ATIVIDADE PRÁTICA ORIENTADA (APO) – ECONOMIA E SOCIEDADE

Atividade Prática Orientada (APO) – Economia e Sociedade
Disciplina: Economia e Sociedade
Atividade: Análise e resolução de problemas
Temática: Desafios macroeconômicos brasileiros
Professora: Renata Cattelan
1 Contextualização
À medida que discutimos a economia brasileira e as ações políticas durante as aulas,
possivelmente você tenha pensado sobre como podemos melhorar a economia brasileira. Tenho
convicção também que você já criticou ou já ouviu alguém criticar as ações governamentais no que
diz respeito à economia, independente da equipe de governo. Mas e aí? O que você faria de diferente
do que o governo faz?
O objetivo geral dessa atividade é possibilitar a sua reflexão crítica sobre os desafios ou
problemas econômicos brasileiros e pensar em soluções que poderiam ser implementadas para a
melhoria da qualidade de vida da população. É a sua hora de ser presidente do Brasil e tomar todas
as decisões!
Para que isso seja possível, vamos retomar conceitos importantes dos grandes objetivos
perseguidos pelos governos, bem como os instrumentos, necessários para atender a esses objetivos
governamentais. Com estes conceitos claros, você será o novo presidente do Brasil, e estando nesse
lugar, terá total controle sobre os instrumentos de política para desenvolver a sua ideia de melhoria
da economia brasileira.
A abordagem de estudo adotada é análise e resolução de problemas, o que vai proporcionar
uma visão crítica da política brasileira e sua relação com a economia.
Parabéns! Você é presidente do Brasil!
Agora precisa resolver os problemas econômicos brasileiros.
Os objetivos educacionais específicos desta atividade são divididos em etapas:
Etapa 1: Conceituação
O objetivo é conceituar os objetivos de política macroeconômica e explicar por que são um
problema para o governo e por que há um tradeoff entre eles.
Etapa 2: Elaboração do quadro de relação entre objetivos e instrumentos
O objetivo desta etapa é criar um quadro para especificar qual instrumento pode ser utilizado
pelo governo para atender a cada um dos objetivos.
Etapa 3: Resolução do problema
O objetivo da terceira etapa é elaborar um texto indicando como você resolveria um desses
problemas ou objetivos do governo.
A partir disso e dos objetivos educacionais da atividade, a intenção é que você possa
desenvolver a habilidade reflexão sobre a nossa realidade, definindo alguns conceitos importantes e
buscando informações que vão possibilitar o entendimento da importância dessas variáveis para todas
as áreas profissionais.
Além disso, espera-se que seja possível desenvolver a competência de exercício do
pensamento crítico, analisando as dificuldades enfrentadas pelas equipes de governo e como as
decisões tomadas afetam a nossa vida, além da economia.
Para que você possa pesquisar, conceituar, comparar, avaliar e refletir sobre esses objetivos
do governo, indico um roteiro de aprendizado e realização das atividades, que está descrito na seção
seguinte.
2
2 Etapas e roteiro da atividade
Esta atividade deve ser realizada na ordem de desenvolvimento das 3 etapas propostas, visto
que proporciona compreensão dos conceitos estudados, visualização prática de instrumentos usados
para resolução dos problemas, e, posteriormente, exercita sua capacidade de reflexão e crítica.
Etapa 1: Conceituação
Conceituar os objetivos de política macroeconômica e explicar porque são um problema para
o governo, e porque há um tradeoff entre eles.
Considere os quatro grandes objetivos de política macroeconômica de um país: alto nível de
emprego; estabilidade de preços; distribuição de renda socialmente justa; e crescimento econômico.
Para atender a essa etapa, realize essa conceituação utilizando o quadro que é modelo para a
atividade (veja o anexo APO – Quadro – Economia e Sociedade), preenchendo a coluna B
(Conceito/Porque é um problema?).
Além disso, indique porque há um tradeoff entre os objetivos de curto prazo (inflação x
desemprego) e de longo prazo (distribuição de renda x crescimento), preenchendo a coluna C do
quadro.
Para que isso seja realizado, sugiro que você acesse as aulas e conteúdos referentes aos
objetivos e utilize suas palavras e seu entendimento, se possível, para descrever esses conceitos e
caracterizar essa situação de escolha conflitante.
A bibliografia da disciplina pode (e deve) ser usada (SULIVAN; SHEFFRIN; NISHIJIMA,
2004; MELO; SAMUELSON; NORDHAUS, 2012; FRANK; BERNANKE.2012; SILVA; SILVA,
2018; SILVA; AZEVEDO, 2017), mas também podem ser realizadas pesquisas online e em outros
materiais de sua escolha. Fique à vontade, é o seu momento de explorar o conhecimento!
Sugiro os seguintes vídeos para contribuir com a realização dessa etapa, conforme links nas
referências dos materiais complementares. Observação: considere o período em que esses vídeos
foram produzidos, alguns são de antes da pandemia, então algumas coisas podem ter mudado.
– Para alto nível de emprego: FABRICIO ROCHA (2021), MANUAL DO BRASIL (2022b).
– Para estabilidade de preços: DW BRASIL (2023), BANCO CENTRAL DO BRASIL (2022a),
NEXO JORNAL (2016), MANUAL DO BRASIL (2022a), IBGE (2015).
– Para crescimento econômico: BBC NEWS BRASIL (2023), IBGE (2017), CANAL DO POR
QUÊ? (2023).
– Para distribuição de renda socialmente justa: FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO OFICIAL (2023),
BBC NEWS BRASIL (2022), CASA DO SABER (2016), CANAL DO POR QUÊ? (2019).
Etapa 2: Elaboração do quadro de relação entre objetivos e instrumentos
Na segunda etapa o objetivo é especificar qual instrumento pode ser utilizado pelo governo
para atender a cada um dos objetivos.
Observe o objetivo descrito na primeira etapa e indique como cada instrumento pode
contribuir para resolver o problema.
Vamos usar como exemplo o nível de emprego e a estabilidade de preços, no Quadro 1. Veja
que o preenchimento pode ser bem objetivo. A intenção é que você compreenda o que são os
objetivos, qual é a situação de escolha conflitante e quais instrumentos podem ser utilizados.
Utilize o quadro do modelo (veja o anexo APO – Quadro – Economia e Sociedade)
preenchendo a coluna D, depois de preenchido, copie o quadro e cole no arquivo em Word (APO –
Economia e Sociedade – Modelo de entrega.docx), que vai ser utilizado para a análise e reflexão da
etapa 3 e é o documento de entrega final.
Quadro 1 – Quadro da relação entre objetivos e instrumentos do governo
3
Objetivo Conceito/Por que é um
problema? Tradeoff Instrumentos
Alto nível de
emprego
Alto nível de emprego
quer dizer que o
governo precisa manter
a maioria das pessoas
empregadas. O
desemprego é um
problema, pois ….
Há uma situação de
escolha conflitante entre
desemprego e inflação,
porque quando o
governo tentar reduzir a
inflação…
Para aumentar o nível de
emprego: aumento dos gastos
do governo, redução da taxa
de juros….
Estabilidade de
preços
Para reduzir a inflação:
aumentar a taxa de
redesconto…
Distribuição de
renda
socialmente
justa
Crescimento
econômico
Fonte: elaboração do autor.
Para realizar essa etapa, sugiro os materiais complementares conforme links nas referências.
– Para instrumentos de política fiscal: MARCOS DALPRÁ (2023), ÓRAMA TV (2016),
MERCADO FINANCEIRO, (2021).
– Para instrumentos de política monetária: MAIS RETORNO (2022), BANCO CENTRAL DO
BRASIL (2022b), FINANÇAS 101 (2016).
– Para instrumentos de política cambial: ECONOMIA & NEGÓCIOS (2022), CANAL
PROJETOX (2018), T2 EDUCAÇÃO (2023).
– Para instrumentos de política de rendas: SAMUEL CAMPOS (2021), REINALDO CAFEO
SOLUÇÕES EM GESTÃO (2018), XAV XAVIER (2014).
Etapa 3: Resolução do problema
O objetivo da terceira etapa é elaborar um texto indicando como você resolveria um desses
problemas ou objetivos do governo.
Nesta etapa você deverá se colocar no lugar de presidente do Brasil, imaginando que você
tem o poder de utilizar todos esses instrumentos (conforme seu levantamento da etapa 2) para atingir
o(s) objetivo(s) que você considera importante.
Para isso, escolha um dos objetivos macroeconômicos que você considera mais importante,
ou urgente, para ser melhorado no Brasil. Explique porque você considera importante melhorar esse
aspecto (busque por dados e informações a respeito disso para deixar seu texto mais embasado).
A partir do objetivo escolhido, elabore um texto especificando ações que o seu governo faria
para melhorar isso. Faça isso sendo bem específico, ou seja, se é necessário melhorar a educação,
como o governo faria isso? Construindo escolas? Capacitando melhor os professores? Oferecendo
cursos de especialização?
Lembre-se que há um tradeoff, então se você escolheu reduzir o desemprego, tem pelo menos
uma outra variável que será afetada negativamente. Explique no texto também quais seriam essas
consequências das ações do seu governo.
A entrega final do arquivo, conforme modelo (veja o anexo APO – Economia e Sociedade –
Modelo de entrega), deverá conter o quadro comparativo completo e o texto elaborado (máximo 2
páginas digitadas).
4
3 Materiais complementares e anexos
Indico aqui a lista de materiais com suas referências que deverão ser utilizadas na elaboração
da atividade. Os materiais obrigatórios abrangem os livros que usamos como base para as aulas da
disciplina. A indicação é que sejam estudados os conceitos a partir das aulas e, portanto, da indicação
dos capítulos correspondentes desses livros. Essa bibliografia ajudará, principalmente, na primeira
etapa e segunda etapa.
Os materiais complementares são indicações de vídeos que abordam os objetivos e
instrumentos de política. São indicações, logo, você pode pesquisar também em outros locais. Nos
materiais complementares indico também os nomes dos arquivos que serão base para a produção da
atividade.
3.1 Materiais obrigatórios
FRANK. R. H.; BERNANKE, B. S. Princípios de Economia. 4ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
SAMUELSON, P. A.; NORDHAUS, W. D. Economia. 19ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
SILVA, D. F da.; AZEVEDO, I. S. S. Economia. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
SILVA, D. F. da; SILVA, R. A. da. Fundamentos da economia. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
SULIVAN, O. A; SHEFFRIN, M, S; NISHIJIMA, M. Introdução à economia princípios e
ferramentas. São Paulo: Pearson, 2004.
3.2 Leituras e materiais complementares
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Política Monetária no Brasil #1 – O que é inflação? 2022a.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l7znThOnfOM Acesso em 03 abr. 2024.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Política Monetária no Brasil #5 – Política monetária (Episódio
Final). 2022b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LiUOk90e710 Acesso em: 03
abr. 2024.
BBC NEWS BRASIL. 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do
mundo. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KPzfMAsAzmA Acesso em: 03
abr. 2024.
BBC NEWS BRASIL. O ceticismo do mercado mesmo com bons resultados da economia
brasileira. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uMhmwsIigT4 Acesso em 03
abr. 2024.
CANAL DO POR QUÊ? Os fatores levam ao crescimento econômico – Economia Animada –
Episódio 24. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qNyUnNUQc5M Acesso
em: 03 abr. 2024.
CANAL DO POR QUÊ? Por que a desigualdade é um problema? – Fala, Dudu #08. 2019.
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=CQEa4xZ2eBA Acesso em: 03 abr. 2024.
CANAL PROJETOX. Política Cambial. 2018. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=xJDbaTHcRT0 Acesso em: 03 abr. 2024.
5
CASA DO SABER. Grandes questões da economia: a desigualdade de renda – Julio Pires. 2016.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8a0N7siH2zE Acesso em: 03 abr. 2024.
DW BRASIL. O outro problema da inflação no Brasil. 2023. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=NX4fzN15mXU Acesso em 03 abr. 2024.
ECONOMIA & NEGÓCIOS. Política cambial? O que é? 2022. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=OGZNv9jUTcs Acesso em: 03 abr. 2024.
FABRICIO ROCHA. Desemprego e seus impactos. 2021. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=dBjB5j_64xA Acesso em 03 abr. 2024.
FINANÇAS 101. Instrumentos de Política Monetária. 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ND__f49rPuE Acesso em: 03 abr. 2024.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO OFICIAL. Desigualdade de renda. 2023. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ZqIWjwSqiUI Acesso em: 03 abr. 2024.
IBGE. O que é inflação – IBGE explica IPCA e INPC. 2015. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=JVcDZOlIMBk Acesso em 03 abr. 2024.
IBGE. PIB: o que é, para que serve e como é calculado. 2017. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=lVjPv33T0hk Acesso em 03 abr. 2024.
MAIS RETORNO. Política Monetária: o que é e como funciona. 2022. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=gyNzcXB–m8 Acesso em: 03 abr. 2024.
MANUAL DO BRASIL. O que é inflação? 2022a. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=JmTv8C4xXyE Acesso em 03 abr. 2024.
MANUAL DO BRASIL. Raio-X do desemprego no Brasil. 2022b. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=GFdsi9S_t3Y Acesso em 03 abr. 2024.
MARCOS DALPRÁ. Entenda a política fiscal expansionista e a política fiscal contracionista.
2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8mSmhc93oRA Acesso em: 03 abr. 2024.
MERCADO FINANCEIRO. 7 Política fiscal. 2021. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=peZSRFR-YB8 Acesso em: 03 abr. 2024.
NEXO JORNAL. O que é inflação. 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ZZEFReskU0Y Acesso em 03 abr. 2024.
ÓRAMA TV. O que é política fiscal? 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=UV8BLoiZrHI Acesso em: 03 abr. 2024.
REINALDO CAFEO SOLUÇÕES EM GESTÃO. Descomplicando a Economia – Política de
Renda. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MbcfyDMOlDc Acesso em: 03
abr. 2024.
SAMUEL CAMPOS. #10 Política de Rendas. 2021. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rr-hAXqywZY Acesso em: 03 abr. 2024.
6
T2 EDUCAÇÃO. Aula 6: noções de economia – o que é política cambial? Entenda. 2023.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yxvN7b9YJk4 Acesso em: 03 abr. 2024.
XAV XAVIER. Política de Rendas. 2014. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=K3mQdLw9THg Acesso em: 03 abr. 2024.
Modelos de arquivos para elaboração da atividade
APO – Quadro – Economia e Sociedade: esse arquivo é uma planilha do Excel (.xlsx) e deve ser
usado como modelo para preenchimento. Esse arquivo não precisa ser entregue, mas o quadro deve
ser copiado e colado no arquivo APO – Economia e Sociedade – Modelo de entrega, para ser enviado
como atividade final.
APO – Economia e Sociedade – Modelo de entrega: esse arquivo é um documento do Word (.docx)
e deve ser usado como modelo para a entrega da atividade. Na hora de enviar a atividade, observe o
nome do arquivo e mude para APO – Economia e Sociedade – seu nome.
4 Cronograma de orientações
Você pode buscar por orientações a qualquer momento por intermédio dos tutores, contudo,
aproveite as aulas online para sanar todas as suas indagações. O Quadro 2 é uma indicação de períodos
para elaborar a atividade e procurar por orientações adicionais, caso surjam dúvidas.
Na primeira aula online, a profª Renata buscará explicar pormenorizadamente toda a
atividade, logo, antes da primeira aula é interessante fazer a leitura da atividade e elencar dúvidas que
tenham surgido, a partir da semana seguinte já é ideal que comece a elaboração da atividade, para
que, a cada aula online se possa identificar uma parcela das indagações e solucioná-las.
Quadro 2 – Cronograma de orientações
Etapas Período ideal para buscar orientação
Etapa 1 – Conceituação Terceira semana do módulo
Etapa 2 – Elaboração do quadro Quinta semana do módulo.
Etapa 3 – Elaboração do texto Sétima semana do módulo.
Entrega final. Verificar cronograma de entrega no
AVA.
Fonte: elaboração do autor.
5 Critérios de Avaliação
O Quadro 3 norteia o processo de avaliação da atividade, logo, você pode lê-lo com calma e
observar o que precisa ser entregue e de que forma para obter nota máxima. A etapa 1 tem valor de
0,5 ponto, a etapa 2 tem valor de 1,0 ponto e a etapa 3 tem valor de 1,5 ponto, integrando os 3,0
pontos referente a APO.
7
Quadro 3 – Critérios de avaliação da APO
Critério avaliado Nota
Etapa 1:
 Capacidade de síntese dos conceitos.
 Correta elaboração do porquê cada objetivo é considerado um problema.
 Correta relação entre os problemas de curto e longo prazo indicando porque há um
tradeoff entre eles.
0,5
Etapa 2:
 Preenchimento correto dos instrumentos e sua utilização para cada objetivo.
1,0
Etapa 3:
 Elaboração do texto contendo: a indicação do problema a ser resolvido;
instrumento específico utilizado para resolver o problema; consequências da
utilização desse instrumento.
 A qualidade estrutural e gramatical do texto, bem como a qualidade da escrita, com
encadeamento lógico, também será avaliada.
1,5
Rubricas de avaliação:
Etapa 1: (0,5)
0,5: se tudo foi preenchido corretamente;
0,0: se nenhum tópico foi preenchido ou se foram preenchidos incorretamente.
Valores proporcionais: caso haja algo inserido de maneira equivocada ou não preenchido.
Etapa 2: (1,0)
1,0: se tudo foi preenchido corretamente;
0,0: se nenhum tópico foi preenchido ou se foram preenchidos incorretamente.
Valores proporcionais: caso haja algo inserido de maneira equivocada ou não preenchido.
Etapa 3: (1,5 divididos conforme descrição a seguir)
0,50: para a correta utilização do instrumento de política macroeconômica que atenda ao objetivo
proposto, sendo específico na sua utilização.
0,50: para a correta identificação das consequências da utilização desse instrumentos.
0,50: para a qualidade na escrita, incluindo estrutura e correção gramatical. Podem ser retirados
pontos considerando excesso de erros gramaticais ou baixa qualidade textual.
8
0,0: atribuído individualmente para cada parte da construção do texto, caso ele não seja elaborado,
ou seja elaborado de forma incorreta.
Fonte: elaborado pelo autor.
Referências
SULIVAN, O. A; SHEFFRIN, M, S; NISHIJIMA, M. Introdução à economia princípios e
ferramentas. São Paulo: Pearson, 2004.
SAMUELSON, P. A.; NORDHAUS, W. D. Economia. 19ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
FRANK. R. H.; BERNANKE, B. S. Princípios de Economia. 4ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
SILVA, D. F. da; SILVA, R. A. da. Fundamentos da economia. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
SILVA, D. F da.; AZEVEDO, I. S. S. Economia. Porto Alegre: SAGAH, 2017

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