ATIVIDADE PRÁTICA – PROJETOS DE SISTEMAS DE MICROPROCESSADORES – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE PRÁTICA – PROJETOS DE SISTEMAS DE MICROPROCESSADORES

Olá a todos.
Sejam todos muito bem vindos!
Esta avaliação foi planejada e preparada para as disciplinas de Projetos de Sistemas
Microprocessados dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Centro
Universitário Internacional Uninter.
O objetivo desta atividade é fazer com que você, aluno, desenvolva os conhecimentos teóricos
aprendidos na rota de maneira práticas e aplicável no mercado de trabalho. Para tanto, será
necessário o uso da placa de desenvolvimento contendo o microcontrolador PIC16F877A incluído
no Kit My Lab. Turing ®. Esta placa oferece de maneira facilitada acesso a dispositivos de LEDs e
Botões que serão utilizados nas práticas desse roteiro.
Ao longo desse roteiro serão passadas as orientações gerais para realização da avaliação bem
como os seus critérios de correção. Na sequência, apresenta-se um exemplo comentado de como
se deve ser entregue uma questão. Seguindo o roteiro estarão as práticas a serem realizadas, cada
uma delas possui um tema e uma explicação de como deve ser feita e como será cobrada e algumas
dicas. Por fim, colou-se uma seção as com as respostas das dúvidas mais frequentes realizadas por
vocês estudos.
No mais, desejo-lhe boa atividade prática em nome dos professores
da disciplina de Projetos de Sistemas Microprocessados.
Roteiro de Atividade Prática de
Projeto de Sistemas Microprocessados
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LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Escrita do display LCD valor 40 de um cronômetro de 0 até 99 que conta em intervalos de 0,1s. __________ 13
Figura 2:Modelos de placas de desenvolvimento. Em (a) está a foto da placa v1 e em (b) a placa v2. ______________ 14
Figura 3: Display LCD 16×2 que vem incluso no Kit My Lab. Turing®. _________________________________________ 14
Figura 4: Em (a) o esquemático para os LEDs da placa v1 e em (b) a da placa v2 _______________________________ 15
Figura 5: Em (a) o esquemático para os botões da placa v1 e em (b) o da placa v2. ____________________________ 15
Figura 6: Em (a) o esquemático para os LEDs da placa v1 e em (b) a da placa v2 _______________________________ 18

Roteiro de Atividade Prática de
Projeto de Sistemas Microprocessados
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LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Possíveis notas no formato de apresentação ___________________________ 7
Tabela 2: Possíveis notas critério de Identificação Pessoal ________________________ 8
Tabela 3: Possíveis notas na apresentação do código ____________________________ 9
Tabela 4: Possíveis notas na apresentação das imagens/fotos ____________________ 10
Tabela 5: Possíveis notas na apresentação das explicações ______________________ 11

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Projeto de Sistemas Microprocessados
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SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _______________________________________________________________ 1
LISTA DE FIGURAS ____________________________________________________________ 2
LISTA DE TABELAS ____________________________________________________________ 3
ORIENTAÇÕES GERAIS_________________________________________________________ 5
FORMATO DE ENTREGA ___________________________________________________________ 5
MATERIAL ADICIONAL ____________________________________________________________ 5
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO _____________________________________________________ 6
FORMATO DA APRESENTAÇÃO _____________________________________________________ 7
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL ___________________________________ Erro! Indicador não definido.
CÓDIGO ________________________________________________________________________ 9
IMAGENS/FOTOS _______________________________________________________________ 10
EXPLICAÇÃO ___________________________________________________________________ 11
EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTão ______________________________________ 13
PRÁTICAS __________________________________________________________________ 14
PRÁTICA 01- ENTRADA E SAÍDA DE DADOS ___________________________________________ 15
A) Piscar 1 LED _________________________________________________________________________ 16
B) Acender LED em sequência _____________________________________________________________ 16
C) Acender 2 LED com 1 botão pressionado _________________________________________________ 17
D) Acender/Apagar LEDs com um apertar de botão ___________________________________________ 17
PRÁTICA 02 – DISPLAY LCD1602 ____________________________________________________ 18
A) Escrever “OLA MUNDO” no display LCD ___________________________________________________ 20
B) Escrever o seu nome e RU no display LCD _________________________________________________ 20
C) Escrever o seu nome e RU no display LCD _________________________________________________ 20
RESPOSTAS AS DÚVIDAS MAIS FREQUÊNTES _____________________________________ 21

Roteiro de Atividade Prática de
Projeto de Sistemas Microprocessados
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ORIENTAÇÕES GERAIS
FORMATO DE ENTREGA
O formato de entrega desejável das práticas desse roteiro, deve estar de acordo com o que é
visto na seção “EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICA”.
Elaborou-se um documento (“Caderno de Resolução de Atividade Prática de Projeto de
Sistemas Microprocessados.docx”) com o propósito de auxiliar na formatação exigida.
Recomenda-se que os trabalhos sejam enviados no formato .pdf. Uma vez que formatos .doc
ou .docx podem apresentar falhas do tipo na codificação, carregamento ou apresentação de
imagens. Sendo assim, fica por conta e risco do estudante se houver problemas com o documento
enviados no formato docx.
Trabalhos codificados em outra IDE que não seja MPLABX terão sua nota descontada!
MATERIAL ADICIONAL
Caderno de Resolução;
Caderno de Resolução (sem o kit);
Datasheet do PIC16F877A;
Instruções para gravar na placa versão utilizando o PICKIT3;
Código teste para display LCD 16×2 placa versão1;
Código teste para display LCD 16×2 placa versão2;
Link com o download do SimulIDE;
Exemplo utilizando o SimulIDE;
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação desse trabalho visam deixar a avaliação o mais justa e transparente
possível. Nessa avaliação, cada questão será corrigida individualmente conforme a seguinte
equação:
𝑁 = (𝐹𝐸). (𝐼𝑃)
𝐶𝑂𝐷 + 𝐼𝑀𝐺 + 𝐸𝑋𝑃
3
Em que:
𝑁 (𝑁𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝑄𝑢𝑒𝑠𝑡ã𝑜): Nota total da questão, podendo variar de 0 até 1,00.
𝐹𝐸 (𝐹𝑜𝑟𝑚𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝐸𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎): Nota do Formato de Entrega, podendo variar de 0 até 1,00.
𝐼𝑃 (𝐼𝑑𝑒𝑛𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎çã𝑜 𝑃𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑙): Nota Identificação Pessoal, podendo variar de 0 até 100.
𝐶𝑂𝐷 (𝐶ó𝑑𝑖𝑔𝑜): Nota do Código, podendo variar de 0 até 100.
𝐼𝑀𝐺(𝐼𝑚𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠): Nota da Imagem, podendo variar de 0 até 100.
𝐸𝑋𝑃 (𝐸𝑥𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎çã𝑜): Nota da Explicação, podendo variar de 0 até 100.
𝑆𝐼𝑀 (𝑆𝑖𝑚𝑢𝑙𝑎çã𝑜): Nota da Simulação, podendo variar de 0 até 100.
Cada um dos itens/critérios que compõe a equação acima será detalhado nas subseções a
seguir. Se mesmo assim houver dúvidas, não hesite em perguntar. O desconhecimento dos
critérios não será aceito como desculpa!
OBS: CASO NÃO POSSUIR O KIT O CRITÉRIO DE AVALIAÇÂO ACIMA SERÁ
SUBSTITUIDO PELO SEGUINTE:
𝑁 = (𝐹𝐸). (𝐼𝑃)
𝐶𝑂𝐷 + 𝐸𝑋𝑃 + 𝑆𝐼𝑀
3
Neste critério removeu-se a avaliação a nota imagem (uma vez que sem o kit, não há como
apresentar imagens).

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FORMATO DA APRESENTAÇÃO
O formato da apresentação é um dos critérios de avaliação, pois um engenheiro deve ser
capaz de seguir normas no momento de elaboração de relatórios técnicos, manuais e outros
documentos afins.
As possíveis notas desse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 1: Possíveis notas no formato de apresentação
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
1,00 Formato da apresentação está
correto
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICA”
para maiores detalhes)
0,70 Formato da apresentação está
parcialmente correto
Está muito próximo do exemplo, mas apresenta
alguns erros
0,50 Formato da apresentação está
incorreto Não seguiu o exemplo.

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IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Todas as questões devem apresentar um identificador pessoal nas seguintes partes:
 No código deve pelo menos uma variável que o nome seja composto pelo RU (e.g.
LEDxxxxxx – onde o “x” s deve ser substituído pelo RU) .
 Nas imagens/fotos exigidas em cada prática deverá haver um papel com escrito
RU do aluno ao lado do microcontrolador (ver seção EXEMPLO para maiores
detalhes)
As possíveis notas para esse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 2: Possíveis notas critério de Identificação Pessoal
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
1,00 Apresentou o identificador pessoal no
código e nas imagens/fotos.
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE
QUESTÃO” para maiores detalhes).
0,80 Apresentou identificador pessoal na
imagem, mas não no código.
Não apresentou um identificador no código (e.g.
o RU como parte do nome de uma variável)
0,70 Apresentou o identificador pessoal no
código, mas não nas imagens/fotos.
Não apresentou um identificador na imagem
(exemplo: um papel com o RU do aluno ao lado
do microcontrolador)
0,50 Não apresentou identificador pessoal
no código e nem nas imagens/fotos. Questão sem nenhuma identificação de autoria.
0,00 Apresentou o identificador de outra
pessoa nas fotos e/ou no código.
A questão veio com identificador pessoal de
outra pessoa.

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CÓDIGO
A apresentação do código compõe um quarto (ou um terço se o aluno não tiver o kit) da nota
total da questão. Este será avaliado conforme a tabela a seguir:
As possíveis notas para esse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 3: Possíveis notas na apresentação do código
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
100 Código correto e apresentado no
formato imagem.
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTÃO”
para maiores detalhes)
70 Código correto e apresentado no
formato texto.
Acertou o código, mas copiou o texto do código ao
invés de tirar print
60 Código parcialmente correto e
apresentado no formato imagem.
Errou um pouco código, mas colocou no trabalho no
formato imagem
40 Código parcialmente correto e
apresentado no formato texto.
Errou um pouco código e copiou o texto do código ao
invés de tirar print
0 Sem código ou com código
incorreto
A questão não apresentou código ou o código estava
errado.
OBS. 1: NÃO ESQUECER DO IDENTIFICADOR PESSOAL (Ex.: COLOCAR O RU NO
NOME DE UMA VARIÁVEL DO PROGRAMA).
OBS. 2: CÓDIGOS ELABORADOS NUMA IDE DIFERENTE DO MPLAX TERÃO 50% DA
NOTA REDUZIDA!!

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IMAGENS/FOTOS
As imagens compõem um quarto (ou um terço se o aluno não tiver o kit) da nota total da
questão. Essas, normalmente, são fotos do microcontrolador sozinho ou com algum outro circuito na
protoboard. Cada prática/questão dessa atividade prática virá com instruções de como deve ser
essas fotos.
Intende-se que a legenda faz parte de uma imagem. Sendo assim, as legendas serão
avaliadas.
As possíveis notas para esse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 4: Possíveis notas na apresentação das imagens/fotos
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
100 Imagens corretas e com legenda
adequada.
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTÃO”
para maiores detalhes)
90 Imagens correta, mas com
legenda superficial.
Ex. de legenda superficial : “Figura 1: Placa
Microcontrolada com LEDs acesos”.
80 Imagens corretas, mas com
legenda precária.
Ex. de legenda precária: “Figura 1: Placa
Microcontrolada”
70 Imagens correta, mas sem
legenda.
Apresentou imagens corretas, mas não colocou
legenda.
60 Imagens parcialmente corretas,
mas com legenda adequada.
Imagem que não consiga identificar o que esteja
acontecendo ou a falta de uma das imagens se
encaixam nesse grupo.
50 Imagens parcialmente correta, e
com legenda superficial.
Similar ao segundo item de cima para baixo dessa
tabela, mas com pelo menos uma das imagens com
problemas.
40 Imagens parcialmente corretas, e
com legenda precária.
Similar ao terceiro item de cima para baixo dessa
tabela, mas com pelo menos uma das imagens com
problemas.
30 Imagens parcialmente correta, e
sem legenda.
Similar ao quarto item de cima para baixo dessa
tabela, mas com pelo menos uma das imagens com
problemas.
0 Sem imagens ou com imagens
incorretas
A questão veio sem imagens ou com imagens
erradas
OBS. 1: NÃO ESQUECER DO IDENTIFICADOR PESSOAL (Ex.: COLOCAR UM PAPEL AO
LADO DO MICROCONTROLADO COM O SEU RU ESCRITO NO MOMENTO DA FOTO).
OBS. 2: ALUNOS SEM O KIT THOMAS EDISON NÃO TERÃO ESSE CRITÉRIO AVALIADO

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EXPLICAÇÃO
A explicação compõe um quarto (ou um terço se o aluno não tiver o kit) da nota total da questão.
Essa, normalmente, é um texto em que o aluno deve explicar com as próprias palavras um
determinado trecho do circuito e/ou responder uma questão.
As possíveis notas para esse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 5: Possíveis notas na apresentação das explicações
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
100
Explicação/Resposta atende o
solicitado e há clareza e
organização.
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTÃO”
para maiores detalhes)
80
Explicação/Resposta atende o
solicitado, porém não há clareza
e/ou organização
Ex. de não clareza ao responder à pergunta do
EXEMPLO: “ O registrador TRISD responsável por
sentido do sentido os pinos de entrada e saída e se
alterado não funcionários os LEDs”
70
Explicação/Resposta atende
parcialmente o solicitado e há
clareza e organização
Ex. de explicação que atende parcialmente pergunta
do EXEMPLO: “ O registrador TRISD é o responsável
por controlador o sentido do sentido os pinos de
entrada e saída ( entrada ou saída).
60
Explicação/Resposta atende
parcialmente o solicitado e não
há clareza e/ou organização
Ex. de explicação que atende parcialmente pergunta
do EXEMPLO e sem clareza: “ O registrador TRISD
responsável por sentido os pinos de entrada e saída”
40
Explicação/Resposta atende
precariamente o solicitado, mas
há clareza e organização
Ex. de explicação que atende precariamente
pergunta do EXEMPLO: “ O registrador TRISD
controla o sentido os pinos de entrada e saída”
30
Explicação/Resposta atende
precariamente o solicitado e não
há clareza e/ou organização
Ex. de explicação que atende precariamente
pergunta do EXEMPLO sem clareza: “ O registrador
TRISD está relacionado ao sentido os pinos de
entrada e saída”
0 Sem explicação ou explicação
incorreta
A questão veio sem explicação ou a explicação está
errada.
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SIMULAÇÃO
A explicação compõe um quarto (ou um terço se o aluno não tiver o kit) da nota total da questão.
Essa é realizada por meio da ferramenta SimulIDE®. O local onde baixar o software bem como um
tutorial de como utilizar esta no material complementar.
As possíveis notas para esse critério são apresentadas na tabela a seguir:
Tabela 6: Possíveis notas na apresentação das explicações
NOTA DESCRIÇÃO NA DEVOLUTIVA COMENTÁRIOS
100 Simulação atende o solicitado e
está organizada.
Está de acordo com o exemplo (ver a seção
“EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTÃO”
para maiores detalhes)
80 Simulação atende o solicitado,
porém não está organizada
Ex. de não clareza ao responder à pergunta do
EXEMPLO: “O registrador TRISD responsável por
sentido do sentido os pinos de entrada e saída e se
alterado não funcionários os LEDs”
70 Simulação está parcialmente
correta e está organizada.
Ex. de explicação que atende parcialmente pergunta
do EXEMPLO: “ O registrador TRISD é o responsável
por controlador o sentido do sentido os pinos de
entrada e saída ( entrada ou saída).
60 Simulação está parcialmente
correta, mas não está organizada.
Ex. de explicação que atende parcialmente pergunta
do EXEMPLO e sem clareza: “O registrador TRISD
responsável por sentido os pinos de entrada e saída”
0 Simulação incorreta ou não foi
apresentada
A questão veio sem explicação ou a explicação está
errada.

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EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO DE QUESTÃO
Prática XX – Display LCD
Questão XX – Cronômetro de segundos do display LCD1602
Enunciado: Escrever na primeira linha o de uma o valor de um cronômetro de 0,1s.
I. Apresentação do Código
(não esquecer do
identificador pessoal):
II. Apresentação das Imagens/Fotos (não esquecer do
identificador pessoal):
a. Imagem do display LCD funcionando e com o
cronômetro diferente de zero:
Figura 1: Escrita do display LCD valor 40 de um cronômetro de 0 até 99 que conta
em intervalos de 0,1s.
b. Imagem do display LCD com o valor do cronômetro
maior do que no item a:
Figura 2: Escrita do display LCD valor 40 de um cronômetro de 0 até 99 que conta
em intervalos de 0,1s.
III. Responda à pergunta: A escrita das duas linhas do display acontece ao mesmo
tempo?
Resposta: Não. Apesar de aparecer que as duas linhas são escritas simultaneamente, na
verdade a primeira linha é escrita alguns ciclos de máquina antes da segunda linha
OBS1: No caderno de prova não precisa circular e apontar o identificador pessoal.
OBS2: Perceba que toda a atividade está contida numa só página.
OBS3: Optou-se por juntar as imagens do código. No entanto, não houve perda de clareza e organização.
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PRÁTICAS
As práticas desse roteiro utilizam a placa de desenvolvimento que vem no Kit My Lab. Turing®.
No entanto, há duas versões desse kit circulando estre os alunos. Na Figura 3, ambas as placas
estão com principais componentes utilizados nesse roteiro sinalizados: LEDs, LED ENABLE (conferir
se a posição do jumper está de acordo com a figura), DISPLAY LCD (onde será encaixado o display
LCD 16×2 da figura que veio com o kit) e os BOTÕES.
(a) (b)
Figura 3:Modelos de placas de desenvolvimento. Em (a) está a foto da placa v1 e em (b) a placa v2.
Figura 4: Display LCD 16×2 que vem incluso no Kit My Lab. Turing®.
A seguir são apresentas explicadas as práticas a serem desenvolvida a fim de preencher
corretamente o caderno de resolução (explicado na seção Formato de Entrega).

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PRÁTICA 01- ENTRADA E SAÍDA DE DADOS
Essa primeira prática foi idealizada como primeiro contato do aluno com a placa de
desenvolvimento. Sendo assim, a dificuldade aumenta conforme a progressão dos itens pedidos.
Nessa prática, utilizará os seguintes esquemáticos:
(a)
Na placa v1 todos os LEDs se acendem quando o
valor do registrador PORTD for de 0x00
(b)
Na placa v2 todos os LEDs se acendem quando o
valor do registrador PORTD for de 0xFF
Figura 5: Em (a) o esquemático para os LEDs da placa v1 e em (b) a da placa v2
(a) (b)
Figura 6: Em (a) o esquemático para os botões da placa v1 e em (b) o da placa v2.
Deve-se ficar atento ao modelo de placa, pois o funcionamento dos LEDs diferencia de
uma para outra (botões tem seu funcionamento igual nos dois modelos).

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A) Piscar 1 LED
No primeiro item dessa prática, deve-se programar o microcontrolador de maneira a piscar o
LED1 da placa de desenvolvimento a cada 2 segundos. Após conferir o funcionamento, deve-se
preencher o caderno como se pede.
Dicas:
1. Configurar o PORTD como saída. Para tanto, configure o registrador TRISD;
2. Escrever 0x80 no PORTD (se a sua placa for v1) ou 0x7F (se a sua placa for v2) para
acender o LED1;
3. Piscar um LED a cada 2 segundos é fazer com que:
Acender LED Esperar 1s Apagar LED Esperar 1s
4. Para gerar a espera de 1s dentro do microcontrolador utilizar a função __delay_ms(1000);
5. O algoritmo do item 3 deve ser ponto dentro de um loop infinito para que o código funcione
de maneira adequada;
B) Acender LED em sequência
Nesse item, deve-se programar o microcontrolador que acontece a seguinte ordem de eventos:
1. Acender o LED1 esperar 1 segundo apagar o LED 1 e acender o LED2;
2. Acender o LED2 esperar 1 segundo apagar o LED 2 e acender o LED3;
3. Acender o LED3 esperar 1 segundo apagar o LED 3 e acender o LED4;
4. Acender o LED4 esperar 1 segundo apagar o LED 4 e acender o LED5;
5. Acender o LED5 esperar 1 segundo apagar o LED 5 e acender o LED6;
6. Acender o LED6 esperar 1 segundo apagar o LED 6 e acender o LED7;
7. Acender o LED7 esperar 1 segundo apagar o LED 7 e acender o LED8;
8. Acender o LED8 esperar 1 segundo apagar o LED 8 e acender o LED1;
Dica: Para realizar o deslocamento binário proposto nessa tarefa utilizar os operadores << ou >>.
1. Exemplo de código em c:
unsigned char a, b;
a= 0b00000001;
b=a<<1;
O resultado de b é igual 0b0000001;
OBS: (não esquecer que essa rotina deve estar dentro de um loop infinito)
Sugestão: Experimente alterar o valor após “<<” para 2 ou 3 e/ou experimente alterar o sentido
com que os LEDs se acendem utilizando: “>>”
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.
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17
C) Acender 2 LED com 1 botão pressionado
Neste item, deve-se acender os LED1 e LED 7 enquanto o botão K1 (KEY1 na placa v2) estiver
pressionado.
Dicas:
1. Configurar o registrador TRISB de maneira a configurar o pino RB0 como entrada. (TRISB
=0b00000001);
2. Na sequência, deve-se configurar uma rotina de teste do pino RB0, por exemplo:
if(RB0 == 0 ) { //código para acender os LED1 e LED7}
if(RB0 == 1) { //código para apagar os LED1 e LED7}
(OBS: essa rotina deve ficar dentro de um loop infinito)
Sugestão: Coloque um pequeno delay (uns 500 ms) após o código de acender os LED’s
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.
D) Acender/Apagar LEDs com um apertar de botão
Nesse item deve-se manter o que foi feito no item anterior e também:
1. Acender os LED2 e LED6 quando apertar uma vez o botão K2 (KEY2 na placa v2).
2. Apagar os LED2 e LED6 quando o botão K2 for apertado uma segunda vez.
Dicas:
1. Configurar o registrador TRISB de maneira a configurar o pino RB1 como entrada. (TRISB
=0b00000011);
2. Na sequência, deve-se configurar uma rotina de teste do pino RB0, por exemplo:
if(RB1 == 0 ) {
// Negar (se o valor no LED era 1 passa a ser 0 e vice versa) o valor LED1 e LED6
// para negar o valor de um bit pode se utilizar algo como: RD0 = ~RD0
// colocar um delay de 1s.
}
Sugestão: Experimente fazer sem utilizar o operador de complemento . Como você faria?
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.

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18
PRÁTICA 02 – DISPLAY LCD1602
Nessa prática, utilizaremos o display LCD 1602 semelhante ao da Figura 4. Este é encontrado
em diversos equipamentos eletrônicos (principalmente na indústria) até hoje, pois se trata de um
dispositivo robusto e fácil utilização.
A maneira com o display LCD1602 se conectar com o microcontrolador pode variar de caso
para caso. Para nós, o display está conectado conforme Figura 7.
(a)
Na placa v1 os pinos RS,R/W E Enable são
conectados aos pinos do registrador PORTA
(b)
Na placa v2 os pinos RS,R/W E Enable são
conectados aos pinos do registrador PORTE
Figura 7: Em (a) o esquemático para os LEDs da placa v1 e em (b) a da placa v2.
O descritivo do que cada pino faz pode ser conferido na Tabela 7:
Tabela 7: Descrição dos pinos do display LCD1602.
Pino Função Descrição
1 Alimentação Terra ou GND
2 Alimentação VCC ou +5V
3 V0 Tensão para ajuste do contraste
4 RS Tipo de
5 R/W Seleção do tipo de Operação:
0 – Escrita /1- Leitura
6 E Seletor de Chip (chip enable)
0 – Habilita o Display
1 – Desabilita o display
7 RD0 (LSB)
Barramento de Dados
8 RD1
9 RD2
10 RD3
11 RD4
12 RD5
13 RD6
14 RD7 (MSB)
15 A (qdo. existir) Anodo para a luz de fundo do display
16 K (qdo. existir) Catodo para a luz de fundo do display
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19
Os comandos a serem enviados para o display estão encapsulados nas funções da biblioteca
lcd.h. Esta tem suas principais funções descritas na Tabela 8.
Tabela 8: Descrição das principais funções da biblioteca lcd.h.
Função Descrição
void LCD_init() Inicializa o display LCD1602.
void LCD_escreve(char x) Escreve um caractere no display LCD1602.
void LCD_linha1() Seta o cursor para a primeira linha do display LCD1602.
void LCD_linha2() Seta o cursor para a segunda linha do display LCD1602.
void LCD_limpa() Limpa tudo o que está escrito no display LCD1602.
Para escrever uma palavra na tela do display deve-se:
1. Inicializar o display LCD no começo do programa;
2. Limpar o display LCD;
3. Selecionar a linha para escrever a palavra;
4. Escrever a palavra caractere por caractere usando a função LCD_escreve(char x).

Roteiro de Atividade Prática de
Projeto de Sistemas Microprocessados
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A) Escrever “OLA MUNDO” no display LCD
Neste item, deve-se escrever a frase “OLA MUNDO” caractere por caractere na primeira linha
do display LCD.
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.
B) Escrever o seu nome e RU no display LCD
Neste item, deve-se escrever nome do aluno na primeira linha e o RU na segunda linha do
display LCD.
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.
C) Fazer um letreiro com o display LCD
Neste item, deve-se manter o que foi feito no item anterior fazer com os caracteres se movam
da esquerda para direita, em ordem, de maneira a simular um letreiro de caracteres.
Após conferir o funcionamento, deve-se preencher o caderno de resolução como se pede.

Roteiro de Atividade Prática de
Projeto de Sistemas Microprocessados
21
RESPOSTAS AS DÚVIDAS MAIS
FREQUÊNTES
1. Eu não possuo o kit My Lab. Turing ®. Como farei a atividade prática?
R: Contate o canal da tutoria o quanto antes, que será passada uma atividade de simulação
em que poderá se aproveitar o código desenvolvido.
2. Onde baixo os softwares para programar o microcontrolador?
R: Baixar o documento: “Orientações para trabalhar com PicKit3”.
3. Estou terminando o curso, tem como fazer um questionário para atividade prática?
R: Não.

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