Procedimento de Aula Prática Síncrona para a disciplina de Física do movimento.
A atividade será realizada em tempo real, via web,
pelo docente e replicada, também em tempo real,
pelos estudantes. Desta forma será possível a
interação entre os participantes para retirar
dúvidas e trocar experiências.
No dia e horário agendado para a aula os alunos deverão
estar preparados em um espaço onde possa ser realizada
a prática, com os materiais necessários disponíveis e
participando ativamente da experiência.
Todos os materiais listados para essas
práticas são de uso comum e fácil acesso
possibilitando a realização das práticas em
casa e em segurança.
Bem-vindo ao Novo Extraordinário!
Autores e revisores:
Elias Arcanjo Silva Junior
Tiago Araújo Lima
Heloisa de Sousa Pimentel Moreira
Alfredo João dos Santos Neto
ATIVIDADE PRÁTICA 1 – VOLUME E DENSIDADE
Objetivos
Familiarização com equipamento de medida de
comprimento e os conceitos de algarismos
significativos e incertezas. Resultando na medida
do volume de bloco prismático e sua densidade.
Material Utilizado
• Fita Métrica,
• Trena ou Régua;
• Bloco prismático;
• Balança.
Procedimento
– Medir as 3 dimensões do bloco e denotá-las por
𝑥, 𝑦 e 𝑧;
– Determinar a incerteza das medições;
– Medir a massa 𝑚 do Bloco;
– Determinar a incerteza da massa.
Orientações Gerais
Registrar por foto ou vídeo as
práticas realizadas e enviar o
relatório até a data limite de envio da
atividade.
Dados para Relatório
Pesquisar
– Importância do conhecimento da densidade de
um material;
– Tópicos da Física onde a densidade do objeto
estudado é relevante.
Resultados e cálculos para o
relatório
– Obter o Volume V da Bloco retangular: 𝑉 = 𝑥 ∙
𝑦 ∙ 𝑧
– Calcular a incerteza do volume obtido;
– Obter a densidade 𝑑 do Bloco Retangular: 𝑑 =
𝑚
𝑉
;
– Calcular a incerteza da
densidade obtida;
– Pesquisar a densidade do
material de que é feito o bloco e
comparar com a densidade
obtida.
ATIVIDADE PRÁTICA 2 – CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA
Objetivo
Determinar a constante elástica da mola.
Material utilizado
• Régua ou Trena;
• Mola;
• Pesos diversos
Procedimento
O experimento consiste em aplicar várias
forças – pesos – a mola vertical e medir as
deformações produzidas;
– Suspenda a mola e pendure um suporte para os
objetos em sua extremidade livre. Escolha um
ponto de referência no suporte e leia a posição
dele na régua – este será o alongamento zero, ou
seja, será desprezado o alongamento produzido
pelo suporte;
– Obtenha um conjunto de deformações 𝑥,
aplicando forças 𝐹 diferentes à mola, ou seja,
colocando quantidades diferentes de objetos no
suporte. Registre suas observações numa tabela;
– Retire todos os pesos que você colocou;
certifique-se que a mola voltou à sua posição
inicial, ou seja, a deformação foi elástica e a mola
não sofreu uma deformação permanente;
– Faça o gráfico força (𝐹) versus deformação (𝑥)
para a mola. Pode-se observar que existe uma
relação linear entre 𝐹 e 𝑥:
𝐹 = 𝐴 + 𝐵𝑥
em que 𝐴 e 𝐵 são coeficientes que definem a reta
do gráfico.
– Por meio do processo de regressão linear,
determine a inclinação da reta correspondente e
indique a grandeza física a ela relacionada;
– Escreva o valor da constante elástica. A partir
do modelo físico utilizado, o valor da constante A
deve ser zero no presente caso. Verifique o valor
encontrado e explique o resultado.
Orientações Gerais
Registrar por foto ou vídeo as práticas
realizadas e enviar o relatório até a
data limite de envio da atividade.
Resultados e cálculos para o
relatório
– Obter o valor da constante elástica;
– Escrever brevemente sobre o
porquê o valor de A foi diferente de
zero
ATIVIDADE PRÁTICA 3 – PÊNDULO E ESTATÍSTICA
Objetivo
Familiarização com alguns equipamentos de
medida de comprimentos e tempo utilizados num
laboratório. Resultando na aplicação de
conceitos de estatística na medida do Período (T)
de um pêndulo
Material Utilizado
• Barbante;
• Fita Métrica;
• Cronômetro;
• Trena.
Procedimento
– Escolher um comprimento de pêndulo (L).
Sugestão em metros: entre 0,30 e 0,60. Esse
comprimento deve ser medido entre o ponto de
fixação e o Centro de Massa aproximado do
pêndulo;
– O pêndulo pode ser de qualquer material, desde
que seja de fácil amarração no fio. Sua massa
deve ser consideravelmente maior que a do fio
para que ele se mantenha esticado durante todo
o balanço do pêndulo. Desde que não traga risco
de rompimento do fio;
– Puxar o pêndulo, mantendo o fio esticado, de um
pequeno ângulo (no máximo 20º). Solta-lo com
cuidado para minimizar movimentos de vibração
da peça. Após poucas oscilações, acionar
cronômetro em um dos pontos de retorno, contar
1 oscilação e pausar a medida. O aferido é o
período de oscilação T;
– Repetir 20 vezes a realização acima e registrar os
dados numa tabela
Orientações Gerais
Registrar por foto ou vídeo as
práticas realizadas e enviar o
relatório até a data limite de envio
da atividade.
Dados para relatório
Pesquisar
– Erro Aleatório;
– Fontes de erro aleatório.
– Fórmula para determinação do período de
oscilação do pêndulo.
Resultados e cálculos para o
relatório
– Obter a média e desvio-padrão das medidas;
– Apresentar o valor do período
com a sua incerteza;
– Comparar o resultado
experimental com o resultado
encontrado com a fórmula do
período de oscilação do pêndulo
simples.
– Apresentar uma metodologia para minimizar o
erro experimental.
ATIVIDADE PRÁTICA 4 – MEDINDO O NÚMERO π
Objetivos
Familiarização com equipamento de medida de
comprimento e os conceitos de algarismos
significativos e incertezas. Resultando na medida
do número π.
Material utilizado
• Fita Métrica ou Trena;
• 3 Peças cilíndricas .
Procedimento
– Medir o comprimento (C) de cada peça;
– Medir o diâmetro (D) da circunferência de cada
peça.
– Determinar a incerteza de medição dos
diâmetros e dos comprimentos das
circunferências.
Orientações Gerais
Registrar por foto ou vídeo as práticas
realizadas e enviar o relatório até a
data limite de envio da atividade.
Dados para o relatório
Pesquisar
– Origem do número Pi;
– Onde ele aparece na matemática;
– Histórico de precisões nas obtenções de casas
decimais de Pi.
Resultados e cálculos para o
relatório
– Obter Pi para cada peça: Pi = C/D
– Calcular a incerteza do valor
medido de Pi para cada peça;
– Comparar os valores medidos com
o adotado (3,14159…) através do
erro percentual;
– Organizar os resultados para cada peça da
medida de Pi, suas incertezas e erros percentuais
numa tabela;
– Escreva brevemente sobre as possíveis
semelhanças, diferenças e padrões entre os
valores da tabela