MAPA – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – 51-2024

1ª QUESTÃO
Conhecer o público de uma organização é fundamental para que uma marca consiga definir suas ações,
estratégias e objetivos de mercado. Por isso, é preciso pesquisar, definir e segmentar seu público. Segundo
Vieira e Shimohigashi (2021, p.171):
“Segmentação é a divisão dos consumidores por produtos adquiridos e pelas características comuns da
maioria desses consumidores.
. . .
A empresa busca conhecer seu consumidor para atendê-lo da melhor forma, pois, atingindo o perfil correto
de clientes, as vendas aumentarão e, por consequência, aumenta sua participação no mercado, porque a
empresa pode começar a atingir novos clientes que antes não compravam, aumentando, dessa forma, a
imagem da empresa com clientes e concorrentes”.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Conhecer o consumidor é tarefa básica e fundamental dos gestores de uma organização, sendo realizada
em conjunto com os responsáveis pelo marketing e comunicação. Afinal, a definição e escolha errada de um
público pode causar danos e até prejuízos financeiros à empresa no mercado. Um exemplo clássico de
necessidade de conhecimento de público, e que levou a empresa até a se reposicionar, mudando sua
imagem no mercado, foi a Havaianas. Com certeza você já ouviu a história de que a Havaianas reposicionou
seu produto no mercado na década de 1990, não apenas nas características do que vendia, mas também na
busca de novos consumidores.
Fonte: https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_627975-MLB44975140237_022021-O.jpg. Acesso em: 29 fev.
2024.
O preço baixo do produto era associado à classe C, sendo considerado popular demais e não consumido
pelos demais públicos existentes no mercado. Segundo Bolina (2018, on-line), “Um dos pontos mais
significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos – tanto classes C quanto
média/alta – eram importantes em números de vendas, afinal, o produto conseguia atender as demandas de
todos”.
Fonte: BOLINA, L. Case Havaianas: o papel de um bom conteúdo no reposicionamento de marca.
Rockcontent, 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/case-havaianas. Acesso em: 29 fev.
2024.
Compreendendo a importância em se conhecer e segmentar corretamente o público, a marca Havaianas
conseguiu reerguer seus produtos no mercado, mudar sua imagem e continuar ativa frente a seus
concorrentes.
Fonte: https://www.publicitarioscriativos.com/wp-content/uploads/2016/02/6-vezes-em-que-aalavancagem-criativa-levou-uma-marca-ao-sucesso.png. Acesso em: 29 fev. 2024.
Você pode acessar mais informações sobre esse assunto pelo link: https://rockcontent.com/br/blog/casehavaianas/
Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de
pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e
consumidores. Afinal, nem sempre as empresas compreendem a importância em segmentar seus
consumidores e acabam realizando suas ações de comunicação e marketing para todos os públicos, de
maneira massiva e não direcionada.
E é isso que vamos descobrir, estudar e analisar, agora, com a nossa atividade MAPA: a segmenta de
mercado das organizações. Vamos começar!
Para realizar a atividade MAPA, você deve usar o estudo de caso apresentado a seguir:
Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e
adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line. Sua
página na internet apresenta poucos modelos à disposição das clientes, pois seu foco está na venda de
produtos personalizados, ou seja, suas consumidoras indicam o modelo que gostaram, e a produção é feita
de maneira exclusiva e sob medida. O preço varia conforme o modelo e a necessidade de cada cliente,
sendo que seus produtos partem do valor de R$ 100,00. Pensando em aumentar suas vendas e,
consequentemente, expandir sua empresa, Cibele resolveu que chegou a hora de investir em ações de
comunicação e marketing. Procurou um profissional de sua cidade que, ao realizar o briefing, questionou a
respeito de seu público (quem seria?). Nesse momento, Cibele não soube responder.
Agora é hora de você ajudar a nossa empreendedora a entender seu público e realizar uma segmentação de
mercado.
1. Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de
Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Começaremos
entendendo o mercado no qual a empresa Sol e Praia atua. Pesquise o mercado local, procurando entender
os possíveis concorrentes da marca e como está o segmento de atuação da empresa. Em seguida, preencha
a tabela a seguir com base nas informações solicitadas:
Mercado Local (pesquise e apresente 2 possíveis concorrentes da empresa Sol e Praia. Defina nome,
produtos vendidos, valores, canais de comunicação e localização)
CONCORRENTE 1
(Apresente aqui as informações coletadas)
CONCORRENTE 2
(Apresente aqui as informações coletadas)
Público-Alvo da Empresa (pesquise o perfil do público das empresas concorrentes apresentadas
anteriormente)
CONCORRENTE 1
(apresente informações referentes a idade, gênero,
perfil e hábito de consumo dos consumidores desse
concorrente)
CONCORRENTE 2
(apresente informações referente a idade, gênero,
perfil e hábito de consumo dos consumidores desse
concorrente)
Fonte: a autora.
2. Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar
Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local,
seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Em seguida, preencha a tabela
a seguir:
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação demográfica – idade,
gênero, renda, entre outros).
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação geográfica – localização do
público-alvo).
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação psicográfica –
personalidade e estilo de vida).
SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação comportamental – ocasião
de compra, benefícios esperados, fidelidade a marca).
Fonte: a autora.
Você pode, e deve, usar o material da disciplina como apoio, na Unidade 4, para compreender os pontos
que devem ser analisados em cada um dos tipos de segmentação. Elabore textos para definir e explicar o
perfil do público.
3. Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15
linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de
comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Não
é preciso descrever a ação, apenas sugerir e justificar o porquê de sua escolha. A ação deve ser escolhida
com base na Unidade 2, páginas 82 a 96, Gestão do Composto de Marketing – Promoção.
Orientações para realização da Atividade MAPA:
1. Realize uma leitura do Livro da Disciplina.
2. Responda todas as ETAPAS solicitadas na Atividade MAPA.
3. A falta do cumprimento de algum requisito obrigatório acarretará em perda de nota.
4. Para essa atividade, é obrigatória a utilização do Formulário Padrão do Word (doc.), disponível no
ambiente da disciplina > Material da disciplina.
5. Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não
haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
6. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
7. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador, pelo Studeo, no
Fale com o Mediador.
Bom trabalho!
ALTERNATIVAS
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