Em nosso cotidiano existem muitas situações em que usamos algoritmos. Por exemplo, ao inicializar o
computador. Especialmente na computação, os algoritmos desempenham um papel importante. Eles
formam uma base para a programação e são independentes de uma linguagem de programação específica.
Fonte: o autor, Pietro Martins de Oliveira.
Nesse contexto analise o caso a seguir. Considere que um programador foi selecionado para desenvolver
um modelo de código para calcular se o valor digitado pelo usuário é par ou ímpar e o seguinte código foi
entregue:
Analisando o código podemos notar erros que impediram o cálculo de forma correta. Realize o teste de
mesa, para verificar quais são os possíveis problemas com esse algoritmo. Em seguida, com base com base
nas informações apresentadas, responda o que se pede.
1) Sabendo qual era a finalidade original do algoritmo, descrita no enunciado, pode-se dizer que o tipo de
dados da variável declarada na linha de código 03, estaria correto? Justifique.
2) A constate “x”, declarada entre as linhas de código 04 e 05 contribui em algo para identificar se o número
informado pelo usuário se é par, ou ímpar? Justifique.
3) Com o objetivo de identificar se o número informado na linha de código 08 é par, ou ímpar, pode-se
dizer que as linhas de código 09 e 15 são necessárias? Justifique.
4) Da forma como está escrito o algoritmo, a lógica do Se/senão das linhas de código de 10 a 14 funcionará
para identificar se a variável “numero” é par ou ímpar. Esta séria a única forma de fazer está operação?
Justifique.
5) Seria possível identificar se o dado digitado pelo usuário é par ou ímpar sem a utilização de variável
alguma? Justifique
6) Seria possível identificar se o dado informado pelo usuário é par ou ímpar utilizando estruturas de
decisão simples ao invés de estruturas de decisão composta?
O que devo entregar?
As respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão
constante nos materiais da disciplina;
Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar
o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas
30/10/2023, 12:44 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/3
referências serão inquestionavelmente zerada.
4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha
atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade
também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de
modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema
com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de
comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).