1ª QUESTÃO
M.A.P.A. PROJETO ARQUITETÔNICO
ABRIGO EMERGÊNCIAL TEMPORÁRIO
Olá, estudante!
Tudo bem? Seja bem-vindo à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Projeto Arquitetônico. A atividade tem
como tema “Projeto de abrigos Emergenciais Temporários” e está dividida em três etapas, abordando os
conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina Projeto Arquitetônico.
VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A)?
Nas próximas páginas, você será DESAFIADO! Como futuro arquiteto, queremos que você desenvolva
habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão. Uma
aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas.
E nisso, o desenvolvimento de projeto é excelente!
Analisar os desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto de estudo que
permita a aplicação de conceitos de arquitetura na vivência prática de concepção de projetos.
O objetivo deste desafio é provocar o seu senso crítico, buscando na leitura os fundamentos necessários à
explicação e compreensão das questões propostas, conectando o conteúdo à realidade.
Além disso, este desafio proporciona autonomia para que você seja capaz de organizar suas atividades
mentais, de modo a desenvolver não somente o que compete às suas atribuições como estudante, mas
também como futuros profissionais.
Nossa atividade deverá ser feitas individualmente.
Você será desafiado a realizar um projeto de arquitetura através de uma necessidade emergente. Promover
abrigo a pessoas desabrigadas. E aí como projetar espaços para serem construídos com rapidez e
facilidade?
Pense em programas de necessidades enxutos, sistemas construtivos práticos, e uso de materiais acessíveis.
Ah, por falar em acessível, lembrem-se precisamos promover a acessibilidade. A idéia é planejar para todos!
Assim, seus conhecimentos serão colocados à prova!
Você está preparado? Vamos lá!
Bom trabalho!
Profº Lessyane Bonjorno
OBJETIVO DO EXERCÍCIO
Este exercício da disciplina atua como formação complementar aos conteúdos tratados durante todo o livro,
despertando no aluno a formação de repertório técnico/construtivo, o interesse pelos pequenos detalhes de
uma edificação e a sua representação gráfica (desenho técnico) e projeto de arquitetura.
Todos os temas tratados são diretamente relacionados a disciplina de Projeto Arquitetônico que se propõe a
desenvolver projetos de habitação unifamiliar de pequeno porte, a fim de apresentar ao jovem iniciante os
elementos e condicionantes que fundamentam tais projetos. O tema “casa, abrigo”, é aquele mais próximo
da realidade vivenciada pelo estudante, e cujo programa é facilmente reconhecido tanto quanto as nuances
relacionadas a fluxos e dimensão, materiais e soluções construtivas. Desta forma, os desenhos a serem
representados serão captados diretamente no contexto residencial, no ambiente familiar, partindo do
princípio que a casa é o primeiro “laboratório” edificado e conhecido pelo estudante.
JUSTIFICATIVA
Fenômenos naturais podem mudar drasticamente o cotidiano de muitas pessoas. Nesse contexto, um abrigo
emergencial tem papel fundamental em minimizar os traumas de populações afetadas
Considera-se que abordar o processo em situações de desastre é um desafio para arquitetos e
engenheiros, porque eles tendem a considerar o produto como uma solução natural. O autor reforça que, se
não considerarem o contexto de forma ampla em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais, essas
propostas tendem a falhar em seus objetivos. O abrigo emergencial insere-se nesse contexto de indefinições
sobre os problemas de projeto. No sentido de oferecer abrigo às vítimas em diversas regiões de um país, os
projetos dessas unidades, na maioria dos casos, precisam lidar com inúmeras variáveis; entre elas, as mais
evidentes são aquelas relacionadas aos usuários, à topografia e ao clima, além de outras desconhecidas que
podem surgir ao longo do processo.
Para projetar uma edificação, o profissional arquiteto necessita recorrer a um repertório de soluções
previamente conhecida e vivenciada a fim de fundamentar suas decisões projetuais baseado em casos reais.
A partir daí o aluno será capaz de inovar e experienciar novos desafios. Para o jovem estudante, a casa é
também o seu primeiro contato com uma edificação e é nela que deverá iniciar seus experimentos,
percebendo soluções construtivas, escalas, materiais, dimensões e proporções, assim como erros e acertos
construtivos ou de uso.
Aspectos sobre vulnerabilidades em diversos contextos
As situações de desastre podem ocorrer como resultado de fenômenos naturais, como condições climáticas
extremas ou instabilidade geológica, ou como resultado de conflitos humanos.
Um grande número de pessoas fica desabrigado em alguns minutos e precisa ser deslocado de suas casas,
necessitando de uma moradia temporária(ASFOUR, 2019). O direito ao abrigo está implícito na Declaração
Universal dos Direitos Humanos e em outros documentos elaborados por organizações multilaterais,
como a ONU, sendo o acesso ao abrigo básico e contextualmente apropriado uma necessidade humana
essencial. Os padrões para esse abrigo podem variar dependendo do contexto cultural, da situação, do
clima etc. (NAPPI, 2016).
Para atender à demanda da moradia temporária, é necessário entender as condicionantes do lugar:
condições climáticas, fatores socioculturais, fatores econômicos.
Segundo Charlesworth (2014), a preocupação de querer ajudar a melhorar o bem-estar de pessoas em
necessidade no campo da arquitetura emergencial é denominada humanitária, pois busca desenvolver
habilidades para ajudar comunidades vulneráveis após crises de guerra, conflito social ou desastre natural.
Para o autor, a arquitetura humanitária não é apenas sobre como intervir com soluções projetuais
inteligentes aos efeitos do desastre, mas sobre como colaborar com comunidades afetadas, muito além das
consequências de um desastre, reconstruindo lentamente sua sociedade, cultura, economia e ambiente
físico (CHAR-LESWORTH, 2014).
OBJETO DE ESTUDO
Você já fez pesquisas e já avaliou pelo menos 3 projetos correlatos de abrigo temporários na Atividade de
Estudo 01.
Você compreendeu, os programas de necessidades, sistemas construtivo e aspectos sociais que
fundamentaram as propostas.
METODOLOGIA
Em atenção aos objetivos e justificativa da disciplina, caberá ao aluno sob orientação da professora escolher
o terreno no qual irá planejar, buscar e conferir dimensões do mesmo.
O nível de detalhamento do Projeto será a nível de Ante-Projeto, representados em no máximo 3 pranchas
A3.
Deves-se apresentar o local através, de fotos, geolocalização, informações de lote, bem como os desenhos
técnicos deverão ser representados em prancha A3 sulfite ou similar, impresso ou desenhado a mão com
material de precisão, contendo cotas e especificações.
O aluno deverá scanear todos os desenhos, e inserir junto a outras informações, depois gerar um único
arquivo para enviar pelo Studeo em 1 único arquivo em PDF.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PROJETO : ANTE-PROJETO DE ESTUDO
PROJETO DE CONCURSO ABRIGO SOBRE RODAS
Disponível em: https://flat27.arq.br/project/abrigo-sobre-rodas/. Acesso em: 05 jul. 2024.
Fonte: https://concursosdeprojeto.org/wp-content/uploads/2016/11/1.jpg. Acesso em: 05 jul. 2024.
TODAS AS FOLHAS DEVEM SER APRESENTADAS EM UMA ÚNICA ORIENTAÇÃO (PAISAGEM OU RETRATO)
USE O PADRÃO.
NOME- RA- NOME DA DISCIPLINA E DO PROFESSOR- UNIVERSIDADE- NÚMERO DA FOLHA.
ETAPA 1
Memorial- Breve descrição da proposta projetual, contexto social, programa de necessidades, sistema
construtivo e solução espacial.
Você precisa apresentar a localização do seu terreno na quadra.
Para isto é feita a Situação Esquemática. (sem Escala)
Figura 1: Desenho da Situação esquemática e Localização do lote.
Fonte: Autor (2023).
Fonte: Google Maps(2023).
ETAPA 1- Layout mobiliário com informações ( planta baixa com mobiliários e cotas internas)
* Os desenhos podem ser feitos à mão ou com auxílio de software computacional de sua preferência
(AutoCAD, SketchUP etc.).
* Os desenhos (Planta baixa, cortes e Fachadas) devem ser entregues em escala legível.
* A Planta de implantação e cobertura.
* Na Planta baixa, dentro de cada cômodo precisa constar: nome do cômodo, área do cômodo e piso, além
da identificação do desnível do piso para áreas molhadas.
* Para as plantas baixas- É obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos
banheiros e lavanderia. Na cozinha é obrigatório indicar o posicionamento da bancada com a cuba e
torneira, fogão e geladeira.
* As pranchas entregues devem ser em tamanho A3.
* Toda e qualquer escrita feita deve ser feita em escrita técnica. É proibido o uso de letra cursiva;
ETAPA 2 – Cortes
A partir da planta baixa desenvolvida na Etapa 2, você deve desenhar
dois cortes
, em diferentes sentidos,
seguindo as diretrizes:
*Um dos cortes deve passar, obrigatoriamente, por um dos banheiros; indicar nível interno e externo da
construção.
*Os cortes devem estar devidamente cotados, e ter uma escala humana.
*É obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos banheiros, lavanderia e
cozinha, desde que sua representação corresponda ao campo de visão do corte inclusive a hachura dos
revestimentos indicando sua altura.
*Portas e janelas devem ser representadas em vista ou em corte (se em corte, sempre cotar, peitoris e
alturas das janelas).
*Em todos os cômodos deve constar: o nome do cômodo e nível do piso.
*E a cobertura deve ser representada em corte, e indicadas a inclinação do telhado, tipo de telha ou laje;
Represente o beiral em corte.
*No corte, você deve representar o perfil do terreno, e elementos que influenciam na proposta, como
árcores, ruas, lagos, entre outros.
*Indiquem a posição solar.
ETAPA 3 – Fachada/Perspectiva
A Fachada frontal ou perspectiva do Abrigo Emergencial deve ser representada.
O desenho deve ter indicações dos materiais e cores de acabamentos, esquadrias e alvenarias através de
linhas de chamadas.
ETAPA 4 -Implantação e Cobertura
A partir dos projetos desenvolvidos nas etapas anteriores, você agora deve desenhar a
planta de
implantação e cobertura
, seguindo as diretrizes:
Deve estar identificado na planta de implantação:
O alinhamento predial,
Áreas permeáveis e suas dimensões,
Altura do muro,
Indicação de acesso à edificação,
Presença de árvores e outros elementos alocados no passeio público, caso haja.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho
INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA Projeto Arquitetônico
disponibilizado.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Nome do arquivo:
MAPA Projeto Abrigo Emergencial- RA-Nome.
Ex: MAPA Projeto Abrigo Emergêncial-202108213-Luiz Felipe.pdf
Após finalizado o projeto, reúna todos os desenhos solicitados na atividade MAPA em um ÚNICO arquivo
PDF, apenas este formato será aceito;
O arquivo resposta do MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo
“M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é
considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado e atente
se a todas as orientações ao longo da atividade. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
Verifique se você está enviando o arquivo correto!
É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa
tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá
mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download
para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos terão notas descontadas.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão descontados, mesmo que você tenha sido o autor.
Não compartilhe seu trabalho. Se comprovada a semelhança, poderão ser anulados e zerados.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com
o Mediador” em seu Studeo.
Aproveite essa ferramenta!
ALTERNATIVAS
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