MAPA – CBIO – BIOESTATÍSTICA – 51/2023

Você já parou para pensar que a prática de reciclagem é muito importante? Já fez separação de resíduos em
sua casa? Sabia que é essencial que os resíduos sejam separados de maneira adequada antes de serem
encaminhados a coleta seletiva? Sabe do que se trata composição gravimétrica?
A análise gravimétrica de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) auxilia na classificação individual e no
conhecimento dos constituintes de determinado volume de resíduos, evidenciando sua porção
biodegradável, a parcela de resíduos orgânicos, de recicláveis, e de rejeitos, permitindo uma adequação e
melhoria no gerenciamento desses resíduos, assim, o estudo de caracterização dos RSUs gerados em uma
residência pode auxiliar na sensibilização para que as pessoas possam melhorar suas concepções
socioambientais e seus hábitos de consumo.
Uma forma de experimentar essa análise gravimétrica, primeiramente é fazendo a separação de resíduos
dentro da nossa própria casa.
A separação e o encaminhamento correto do resíduo possibilitam a reutilização, a reciclagem, a
compostagem, o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental. Dessa
maneira, os materiais recicláveis poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou itens
diferentes dos originais. Por exemplo: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, garrafas
(pet), recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos de plástico, esquadrias, arame, potes de
produtos alimentícios, embalagens em geral, entre outros.
Para melhor entendermos acerca do tema, leia o excerto a seguir:
O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) envolve diferentes órgãos da administração
pública, do setor produtivo e da sociedade civil com o propósito de realizar a limpeza urbana, a coleta, o
tratamento e a disposição final dos resíduos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população
por meio do asseio da cidade. Para tanto é preciso considerar as características das fontes de produção, o
volume e os tipos de resíduos gerados, as características sociais, culturais e econômicas dos cidadãos e as
peculiaridades demográficas, climáticas e urbanísticas locais, para que se possa dar aos resíduos, tratamento
diferenciado e disposição final técnica e ambientalmente corretas.
Com o crescimento acelerado das cidades, o tipo de resíduos gerados mudou. A quantidade de embalagens
nos resíduos urbanos, por exemplo, é cada vez maior. Por isso eles estão cada vez mais volumosos.
Para o sucesso de qualquer programa de gerenciamento de resíduos é fundamental, portanto, conhecer
detalhadamente o que se gera para planejar todo o sistema de gestão. Este planejamento deve considerar
os conceitos indispensáveis de não geração e redução da geração de resíduos, e não somente a coleta, o
transporte, a reciclagem e a destinação final. A implementação de um programa para o gerenciamento dos
resíduos sólidos urbanos de um município representa um grande desafio, necessitando, para a sua
efetivação, a participação e responsabilidade compartilhada entre o Poder Público, a população e o setor
produtivo. A efetivação do planejamento será positiva se forem classificados e quantificados os resíduos
sólidos gerados em uma cidade, já que esta é a etapa inicial do processo de gestão municipal dos resíduos
urbanos, e determina as ações e modelos a serem adotados.
O artigo completo está disponível no link a seguir:
<https://www.scielo.br/j/esa/a/fDHpfgCRRxXhWFZX3wrzmxw/?format=pdf&lang=pt>
Diante disso, nossa atividade MAPA da disciplina de Bioestatística consiste em:
Imagine que você já está atuando como professor de ciências biológicas e vai fazer uma atividade prática
com sua turma, e para isso irá utilizar técnicas que aprendeu na disciplina de Bioestatística. Nessa atividade
MAPA você vai precisar fazer a separação de resíduos sólidos em sua casa, a ideia é no mínimo por 3 dias
seguidos, para realizar a atividade, você seguirá os passos:
a) Durante (no mínimo três dias seguidos) junte os resíduos que são gerados em sua casa, tais como: papel,
plástico, papelão, metal, vidro, e outros resíduos.
b) Faça o registro fotográfico da separação.
c) Com os resíduos separados, agora você irá determinar a composição gravimétrica dos resíduos, para isso,
você poderá fazer uma análise visual, pesar os resíduos ou utilizar um recipiente, preenchendo a tabela a
seguir (de acordo com os resíduos gerados em sua casa, abaixo temos um exemplo). Aqui é importante que
você padronize as medidas para todos os tipos de resíduos.
Tipo de resíduo Quantidade (em kg por ex.)Percentual (%)
Papel
Plástico
Papelão
Vidro
Metal
Outros (especificar)
Total
d) Agora que você já fez a prática e tabulou os resultados, construa um gráfico de maneira criativa para
apresentar para sua turma.
e) Com o resultado de sua pesquisa, explique como as formas de apresentação de resultados (tabelas e
gráficos) podem ajudar os professores de ciências biológicas nas aulas.
f) Conclua sua atividade destacando a importância do que estudamos em Bioestatística nas aulas de
ciências.
OBS: Importante – A gravimetria dos resíduos é variável em cada região, devido a diferentes fatores como, a
sazonalidade, estilo de vida, parâmetros sociais e econômicos, hábitos nutricionais, além de
regulamentações vinculadas ao tipo de material e às possibilidades de recuperação dele. Além disso, se trata
de uma atividade individual.

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