1ª QUESTÃO
02/04/2024, 09:51 Unicesumar – Ensino a Distância
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MAPA – BIOESTATÍSTICA
Você já parou para pensar o quanto a temperatura é importante para a área de ciências biológicas? Mas, por
quê? Por exemplo, a temperatura corporal diz respeito a produção de calor e os mecanismos de regulação e
manutenção da temperatura interna do organismo, que são essenciais para manter a homeostase sistêmica.
Animais endotérmicos, como as aves e os mamíferos, são capazes de gerar calor metabólico e conseguem
controlar sua temperatura em torno de valores constantes, possibilitando que estes explorem os mais
variados ambientes.
A temperatura também é fundamental para crescimento de plantas. Além disso, temos o aquecimento
global que é se refere ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas
décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas. O aquecimento global é um
fenômeno que tem sido registrado nas últimas décadas e evidencia um aumento anormal da temperatura
média da Terra.
Para melhor entendermos o tema, leia o excerto a seguir:
O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até
milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese
que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa
hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície
“observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958
e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses
três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de
temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades
humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a
transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado.
Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20
anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.
O artigo completo está disponível no link a seguir:
<https://icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/molion_desmist.pdf>
Diante disso, nossa atividade MAPA da disciplina de Bioestatística consiste em:
Imagine que você já está atuando como professor de ciências biológicas e vai fazer uma atividade prática
com sua turma a respeito do monitoramento da temperatura, e para isso irá utilizar técnicas que aprendeu
na disciplina de Bioestatística.
Para realizar a atividade, faça o download do Formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina, e siga
os seguintes passos:
a) Durante cinco dias seguidos, faça a consulta da tempartura mínima e máxima na sua cidade (busque na
internet em sites de previsão do tempo, você pode optar por sites como climatempo, INMET, INPE, etc.). É
importante é você citar sua fonte. Além disso, é necessário indicar a qual cidade você está se referindo.
b) Com os resultados dos cinco dias, preencha a tabela a seguir:
Tabela 01 – Monitoramento de temperatura
Dia do monitoramentoTemperatura Mínima (em ºC)Temperatura Máxima (em ºC)
Dia 01
Dia 02
Dia 03
Dia 04
Dia 05
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Fonte: (Inserir a fonte)
c) Em seguida, calcule:
c1) a média da temperatura mínima em sua cidade nesses cinco dias;
c2) a moda da temperatura mínima em sua cidade nesses cinco dias;
c3) a mediana da temperatura mínima em sua cidade nesses cinco dias;
c4) a média da temperatura máxima em sua cidade nesses cinco dias;
c5) a moda da temperatura máxima em sua cidade nesses cinco dias;
c6) a mediana da temperatura máxima em sua cidade nesses cinco dias.
d) Construa um gráfico de linhas para representar o comportamento das temperaturas mínimas e máximas
ao longo dos cinco dias monitorados (eixo x – dias, eixo y – temperatura).
f) Conclua sua atividade destacando a importância da utlização de medidas de tendência cental, como
média, moda e mediana, em uma área de sua escolha (ex.: ciências, saúde, finanças)
Orientações gerais
1. Faça o download do Formulário Padrão para ajudá-lo nesse processo de resposta, disponível em:
Materiais >> Material da Disciplina
2. Responda aos itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível
no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma
cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar
o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas
referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina,
devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se
minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da
atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de
modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema
com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de
comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a